A internet está repleta de vídeos de gatos reagindo de forma cômica à valeriana: fazendo barulhos altos, rolando no chão e incapazes de se levantar. A actinidina, um verdadeiro feromônio felino que enlouquece os animais de estimação, é a culpada. No entanto, a valeriana está longe de ser a única planta capaz de induzir um estado de euforia nos gatos.
Catnip
Outro nome para a planta é erva-de-gato. Ela possui um aroma único que atrai gatos. Os óleos essenciais contidos na planta são absorvidos pelo trato respiratório do animal quando ele inala seu aroma. Isso desencadeia um sinal no cérebro que pode induzir um estado semelhante à intoxicação alcoólica grave ou até mesmo alucinações. Gatos adultos começam a se comportar como filhotes: pulando, ronronando, brincando e se aconchegando. Isso pode durar de 15 a 20 minutos. Depois, o efeito passa e o gato provavelmente vai querer dormir.
Apesar de seus efeitos intoxicantes, a erva-de-gato não é um narcótico e não causa dependência. Veterinários inclusive recomendam seu uso para fins medicinais e educacionais.
- aumento do apetite;
- Treinamento para uso da caixa de areia e arranhador;
- Tratamento de infestação por helmintos;
- Combater a agressividade - um pouco de erva-de-gato seca pode acalmar seu animal de estimação.
A erva-de-gato pode ser usada fresca ou seca. Lojas de animais costumam vender vitaminas e petiscos que contêm essa erva.
Zimbro
O zimbro fresco não atrai gatos em particular. No entanto, na forma de óleo essencial, essa planta tem um efeito semelhante ao da erva-de-gato: estimula a brincadeira. É frequentemente usado para treinar gatos a se deslocarem para um novo local, cama, arranhador ou caixa de areia. O efeito pode ser potencializado pela mistura de zimbro e erva-de-gato, o que incentivará seu animal de estimação a permanecer na área tratada.
Esta planta também possui propriedades medicinais:
- bom efeito diurético;
- ação antialérgica;
- Tratamento da inflamação articular (artrite).
Além disso, os gatos gostam de roer ramos de zimbro: dessa forma, eles afiam e limpam os dentes.
Azeitona
Muitos donos de animais de estimação notaram que seus bichinhos imploram por azeitonas assim que sentem o cheiro vindo de um pote aberto. Depois de receberem o petisco, os gatos o perseguem pelo chão, brincam com ele, lambem e, às vezes, até o comem. Na Grécia, os gatos locais podem até mordiscar a casca das oliveiras, afiar as garras ou simplesmente se esfregar no tronco. Isso se deve à oleuropeína, uma substância biologicamente ativa que tem um efeito estimulante nesses animais peludos. É essa substância que dá às azeitonas seu sabor ácido, tão atraente para os gatos.
As azeitonas possuem propriedades benéficas:
- reduzir os níveis de colesterol;
- Melhorar o metabolismo;
- Rico em diversas vitaminas e microelementos.
No entanto, as azeitonas em conserva têm seu valor nutricional reduzido pela metade. Os fabricantes adicionam quantidades excessivas de sal e conservantes para garantir uma longa vida útil. Portanto, não é recomendável alimentar seu gato com muitas azeitonas.
Madressilva
O aroma da madressilva atrai os gatos ainda mais do que o da valeriana. Assim que seu animal de estimação avistar a planta no jardim, não vai querer sair de perto e ficará se alimentando dela constantemente. A madressilva tem um poderoso efeito calmante e ajuda a combater o estresse, a depressão e a insônia, por isso suas folhas são usadas para fins terapêuticos.
No entanto, tenha cuidado: as bagas da madressilva são venenosas para os gatos! Você pode inalar o aroma da planta à vontade, mas não deixe seu gato comê-la. Mantenha seu animal de estimação sob vigilância constante, caso contrário, ele corre o risco de envenenamento.
Cenoura
Nem todos os gatos gostam desse vegetal, mas alguns são obcecados pelo cheiro de cenouras cruas. As folhas da cenoura têm um aroma semelhante ao da valeriana, o que as torna particularmente atraentes para os ronrons.
As cenouras contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais que trazem benefícios para a visão, imunidade e sistema gastrointestinal. Portanto, não há problema em oferecer cenouras ao seu animal de estimação ocasionalmente. Recomendamos servi-las raladas, caso contrário, seu gato pode quebrar os dentes ou ter dificuldade para digeri-las.








1 comentário