Posso dar valeriana para um gato? Conselho veterinário.

Conselhos de veterinários sobre se a raiz de valeriana pode ser administrada a gatos.A valeriana está disponível em quase todas as farmácias. Geralmente, é encontrada em duas formas: tintura alcoólica ou comprimidos. Embora esse medicamento sempre tenha sido eficaz para acalmar humanos, seu efeito em gatos é completamente diferente. Então, valeriana pode ser administrada a gatos?

Informações gerais sobre a valeriana

Descrição da planta medicinal valerianaA valeriana é conhecida há muito tempo, desde a antiguidade. Acredita-se que as partes mais medicinais dessa planta sejam as raízes, que sempre foram utilizadas na Grécia Antiga, Egito, Roma, Oriente e Índia.

Mas além do nome científico - valeriana officinalis, esta planta também possui diversos nomes populares - erva-de-gato, raiz de gato, ou erva-de-gato. Isso porque o aroma dessa planta tem um efeito especial sobre os gatos.

A valeriana é uma planta que pertence à à família das ervas perenesEssa gramínea cresce perto de corpos d'água, bem como em áreas pantanosas e planícies. A planta é composta pelas seguintes partes:

  1. Um caule grosso e alto que pode atingir até dois metros de altura.
  2. Flores rosadas reunidas em uma umbela.
  3. Uma raiz pequena, curta e frouxa com muitos ramos.

Assim que os gatos sentem o cheiro desta planta, reúnem-se imediatamente perto dela. Está comprovado que os gatos conseguem detectar esse odor a uma distância muito grande. Os gatos reagem a esta planta medicinal de uma forma peculiar: rolam no chão, tentando danificá-la. então eles lambem o suco..

Isso faz com que eles comecem a rolar e deitar no chão, também podem pular, mas, o mais importante, Eles miam muito alto.O efeito estimulante da valeriana só é perceptível em gatos; em humanos, essa planta medicinal é usada como sedativo.

Reação dos gatos à valeriana

Os efeitos da valeriana em gatosO efeito estimulante da valeriana em gatos é conhecido há muito tempo. Basta aproximar a tampa do frasco do medicamento do nariz do gato para que ele sinta imediatamente uma sensação de formigamento. agarre-se a ela e lamba-a., não deixando ninguém se aproximar e não revelando o segredo.

Só depois disso ele começará a se comportar de forma estranha. Os efeitos do medicamento passarão em 10 a 15 minutos. Depois disso, o gato voltará à sua rotina normal, como se nada tivesse acontecido.

Por que os gatos reagem dessa forma à valeriana? Existem vários motivos:

  • Os gatos são viciados em certas plantas. A valeriana é uma delas.
  • O cheiro da valeriana lembra o dos hormônios felinos. Isso explica por que a planta medicinal só funciona em gatos.

Com base nisso, valeriana Não dê para gatos.pois funciona como uma espécie de droga para animais. E, com o tempo, esse uso também levará o animal a ficar letárgico, constantemente indisposto e a desenvolver várias doenças. Houve até casos em que o animal morreu.

Posso dar valeriana ao meu gato, que vem em forma de comprimido?

Sabe-se que os comprimidos de valeriana são mais potentes e perigosos do que as gotas. Isso ocorre porque a composição do medicamento nos comprimidos é modificada em comparação com a das gotas.

Assim, os comprimidos contêm um quarto de valeriana e o restante é excipientes sintéticos, que pode causar alergias.

Se você ainda precisa dar vários comprimidos para o seu gato e agora ele dorme o tempo todo, então é necessário Procure atendimento médico imediatamente. ou até mesmo leve-os à clínica o mais rápido possível.

A valeriana é prejudicial aos gatos?

Descrição dos malefícios da valeriana para gatosValeriana para gatos é um tipo de drogaE os medicamentos nunca são benéficos. Os veterinários acreditam que não é uma boa ideia brincar com a saúde dos gatos e dar-lhes este medicamento por diversão.

Existe outra saída para essa situação: você pode comprar um brinquedo de pelúcia especial para gatos, que já vem impregnado com uma substância chamada “erva-de-gato"Essa erva pode ser encontrada em qualquer lugar, seu efeito não é tão forte no corpo do gato, e muitos gatos são simplesmente indiferentes a ela."

Por exemplo, acredita-se que os gatinhos, até completarem seis meses de idade, Eles não reagem de forma alguma. sobre o efeito deste medicamento. Além disso, existem algumas raças de gatos, como o siamês, que também são resistentes à valeriana.

Se o gato também estiver pronto para acasalar neste momento, então Você não deveria dar valeriana para ela.Porque ela já está excitada, e o remédio da planta medicinal só aumentará esse desejo.

E então, ainda não se sabe como essa aventura terminará para a gata. Nesses momentos, o melhor é dar a ela "Bayun Cat", que terá um efeito calmante. Mas apenas se você não espera que ela produza filhotes de raça pura.

Mas às vezes a valeriana é dada a um gato. para fins medicinaisEm pequenas doses, sabe-se que a valeriana é benéfica no tratamento de distúrbios do trato gastrointestinal, bem como de distúrbios do sistema nervoso. Veterinários afirmam que as gotas de valeriana são benéficas para a glândula tireoide dos gatos e ajudam a normalizar seu funcionamento, mas esse tratamento só deve ser administrado sob supervisão médica.

Não exagere na dose de valeriana administrada ao seu gato, pois as consequências podem ser graves. Aliás, uma sobredosagem também pode afetar negativamente a saúde do seu gato.

Sintomas de overdose

Sintomas de overdose de valeriana em gatosHá casos conhecidos em que um gato conseguiu chegar à raiz de valeriana sozinho, e até mesmo conseguiu comer uma cartela de comprimidos ou abrir um frasco de tintura medicinal.

Como resultado disso, houve um início overdose de drogasE foi necessária a intervenção imediata de um veterinário, pois a vida do animal estava em perigo.

Os sinais de overdose incluem o seguinte:

  • o gato cai de lado;
  • Sai espuma branca da boca;
  • convulsões;
  • Os olhos reviram para trás.

Vale sempre lembrar que os veterinários respondem afirmativamente à pergunta sobre se a valeriana é prejudicial aos gatos. Portanto, seu uso deve ser feito apenas com cautela. conforme prescrito por um médico. e sob sua supervisão, visto que cada animal é um indivíduo e pode tolerar o medicamento de forma diferente.

Comentários