Os gatos estão entre os predadores mais ágeis da natureza. Mas até mesmo esses animais poderosos podem ficar cegos. Os donos se perguntam como saber se seus animais de estimação estão perdendo a visão. O comportamento deles lhe dirá.
Sinais de cegueira
Um animal não consegue perceber se está com a visão prejudicada. No entanto, os humanos podem reconhecer certos sinais de que um gato perdeu a visão:
- O animal para de se movimentar com frequência e passa mais tempo em estado de sonolência;
- Anda apenas no chão, pula menos ou não pula de todo;
- caminha pela casa com cuidado;
- Os bigodes de um gato cego estão quebrados. Isso ocorre porque os bigodes são o principal órgão sensorial de um gato cego. Eles permitem que ele perceba o mundo ao seu redor e detecte vibrações no ar.
- Os olhos não brilham no escuro;
- Ao se deslocar, colide com objetos que não estão em seus lugares habituais.
Um gato cego de um olho pode atacar em autodefesa se você fizer movimentos bruscos em seu ponto cego.
Em que casos a visão pode ser restaurada?
Um gato pode ficar cego por diversos motivos. Isso pode ser uma doença congênita, resultado de enfermidade ou da idade avançada. O tratamento depende da causa da cegueira do gato.
As principais causas de cegueira são:
- Glaucoma é um termo usado para descrever uma condição que causa aumento da pressão intracraniana em animais. A condição geralmente é tratável, dependendo da causa subjacente.
- Cataratas. As cataratas afetam principalmente gatos idosos. A perda de visão nesses casos ocorre gradualmente. Se você notar mudanças no comportamento do seu animal de estimação, as cataratas podem ser tratadas ou sua progressão pode ser retardada.
- A uveíte é uma inflamação do sistema vascular do olho. Essa condição pode levar ao glaucoma. A inflamação é tratável se a condição não estiver em um estágio avançado. Os tumores pressionam os vasos sanguíneos e as terminações nervosas no cérebro do animal. Se não for tratada, o animal pode morrer.
- Atrofia da retina. Na maioria das vezes, trata-se de uma doença hereditária que progride assintomaticamente, levando à perda total e irreversível da visão.
- Hipertensão. Disfunção da tireoide levando ao descolamento de retina. Pode ser curada com um diagnóstico correto. Caso contrário, desenvolver-se-á atrofia da retina.
Como cuidar de um gato cego
Até mesmo um gato cego pode viver uma vida plena, mas seus donos precisam ajudá-lo:
- Não mova os móveis de um lugar para outro, pois o animal se orienta no espaço confiando em sua memória.
- Não deixe objetos pontiagudos no chão. Se possível, proteja as quinas afiadas dos móveis com material macio.
- Se você costuma abrir a janela com frequência, certifique-se de instalar uma rede anti-gato.
- Antes de pegar seu animal de estimação no colo, fale com ele.
- Compre brinquedos que fazem barulho.
- Não é recomendável passear com animais cegos. Se o gato for treinado para andar, é permitido levá-lo para passear na coleira em uma área tranquila.
A cegueira não é uma sentença de morte. Um gato cego não é diferente de seus semelhantes com visão. Se a condição não puder ser curada, os donos devem proporcionar ao animal as condições de vida mais confortáveis possíveis.






1 comentário