
Descrição e foto do olho de pavão
Dentre os muitos insetos, as borboletas são as representantes mais coloridas, que as pessoas nunca se cansam de admirar. Borboleta pavão A borboleta chama a atenção imediatamente com seus olhos enormes. Essas quatro grandes manchas brilhantes nas asas do inseto lembram muito as manchas na cauda de um pavão, que é de onde o inseto alado tirou seu nome. As manchas não são apenas decorativas, mas também servem como proteção contra inimigos. Quando um pássaro se aproxima, a borboleta bate suas asas brilhantes, fazendo com que o pássaro voe assustado.
A borboleta-pavão é uma espécie diurna da família Nymphalidae. 
As fêmeas são maiores, com uma envergadura frágil que atinge 5–6 cm. Os machos são ligeiramente menores, atingindo um máximo de 4,5–5,5 cm. A intensidade da cor da borboleta depende sempre da temperatura do ar no momento da pupação.
Habitat e ambiente favorável
Essas criaturas brilhantes e belas são habitantes típicos da Eurásia. Elas Eles são encontrados desde o território da Espanha até as fronteiras do Japão.São mais abundantes na Alemanha, onde a borboleta-pavão foi eleita a Borboleta do Ano em 2009. O habitat mais favorável para essas criaturas são os espaços abertos. Elas se sentem mais à vontade voando por aí:
- prados;
- estepes;
- florestas;
ravinas;
- bordas da floresta.
Eles podem ser vistos com frequência em parques, praças e jardins. Para a existência e o desenvolvimento normais. Elas precisam de umidade e espaço para sobreviver. Desertos e florestas densas não são adequados para elas, e o clima frio as impede de viver na tundra polar. Não são encontradas na ilha de Creta nem no norte da África.
Vida útil
O pavão é um inseto migratório, capaz de percorrer vastas distâncias. Em áreas montanhosas, eles pode voar a altitudes de até 2.500 metros acima do nível do mar. Essas belas criaturas são diurnas. No inverno, migram para áreas com clima úmido e fresco. O ciclo de vida dessa espécie de borboleta consiste em quatro estágios:
- ovo;
- lagarta;
- boneca;
- imago (borboleta).
Em climas quentes e muito quentes, duas gerações de borboletas-pavão emergem durante a estação quente. Em climas mais frios, há apenas uma geração. Logo no início do verão, as delicadas borboletas emergem de suas pupas e começam a voar ativamente durante toda a estação.
Os adultos passam o inverno em locais isolados e frescos. Às vezes eles pode estar em estado pupalUm clima frio é considerado essencial para a hibernação normal. Às vezes, uma borboleta escolhe um local quente dentro de casa para hibernar, caso em que corre o risco de morrer antes da primavera. Durante a hibernação, um clima quente promove um metabolismo mais ativo, o que acelera o envelhecimento do inseto.




Nutrição e reprodução
Uma borboleta tem dois estágios principais em sua vida: lagarta e adulto. As lagartas adultas se alimentam de matéria vegetal:
- saltar;
- framboesa;
- urtiga;
- folhas de salgueiro.

Quando a fêmea atinge a idade adulta, Ela põe ovos, fixando-as na parte inferior das folhas da urtiga. Uma única borboleta-pavão pode pôr até 300 ovos de uma só vez. De maio a agosto, a borboleta-pavão permanece como lagarta. Sua coloração é preta com pintas brancas. Elas sempre vivem próximas umas das outras, separando-se apenas durante o período de tecelagem do casulo.
O olho do pavão permanece nessa fase por cerca de duas semanas e pronto. O corpo da boneca é esverdeado.Após duas semanas nessa fase, emerge uma linda borboleta com longas e belas asas, cativando com sua beleza brilhante e delicada.
É interessante notar que a voraz borboleta, ao se alimentar de plantas, Não prejudica as plantas.Insetos tão incríveis são criados apenas para serem admirados, então obviamente não podem ser pragas.
ravinas;
Em climas quentes e muito quentes, duas gerações de borboletas-pavão emergem durante a estação quente. Em climas mais frios, há apenas uma geração. Logo no início do verão, as delicadas borboletas emergem de suas pupas e começam a voar ativamente durante toda a estação.

