Vândalos indesejados: tudo sobre traças domésticas

O aparecimento de traças em casa é um sinal de alerta: a imaginação evoca falhas em peças de pele, buracos em lã e outros horrores. Traça é o nome coletivo para três mil espécies de insetos voadores. Elas podem causar danos não apenas a peles e lã.

Mariposa: quem é e o que come

A mariposa pertence à ordem Lepidoptera, uma família de borboletas. Este pequeno inseto voador de cores discretas vive por várias semanas. Durante esse período, uma lagarta eclode de um ovo, que então se transforma em uma crisálida, da qual emerge uma borboleta.

Na maioria das vezes, mariposas machos voam pelo apartamento. As fêmeas esperam pelo parceiro em um local isolado, atraindo-o com seu cheiro.

Três a quatro dias após a eclosão, a fêmea põe seus ovos e, tendo cumprido seu propósito, morre. Os machos morrem imediatamente após o acasalamento.

As mariposas têm medo da luz solar, por isso os insetos são ativos no final da tarde e à noite. Durante o dia, as mariposas se escondem em lugares escuros.

Existem cerca de três mil espécies de mariposas na natureza, mas apenas 14 delas vivem em casas.

Tipos de traças domésticas

A mariposa entra na habitação em busca de alimento para suas larvas. O adulto não se alimenta desde o momento em que emerge da pupa, mas as lagartas são excepcionalmente vorazes. Elas causam danos irreparáveis ​​às roupas e aos alimentos. As traças são classificadas de acordo com suas preferências alimentares:

  • guarda-roupa;
  • casaco de pele;
  • mobília;
  • comida;
  • álamo.

Guarda-roupa

As traças da roupa fazem ninhos em armários, despensas, cestos de roupa suja e caixas, alimentando-se das fibras dos tecidos. Elas são atraídas pelo cheiro de suor, então, se você tem o hábito de acumular roupa suja, espere visitas indesejadas.

traça

As traças alimentam-se das fibras dos tecidos.

As larvas desta borboleta danificam peças de lã e malhas. Eles não gostam de tecidos feitos exclusivamente de fibras sintéticas, mas não desprezam os tecidos mistos.

A envergadura das asas do inseto chega a 22 mm, e sua cor é marrom-acinzentada clara. Ao tocar suas asas, uma camada perolada permanece nos dedos.

casaco de pele

As traças preferem peles, feltro e outros materiais semelhantes. As larvas apararam cuidadosamente os pelos e os trituraram com suas poderosas mandíbulas. Mesmo depois de estar saciada, a lagarta continua a cortar os pelos, abrindo caminho para um novo local.

traça-pele

A traça-da-pele alimenta-se de pelos, feltro e feltro.

As asas superiores são amarelo-argila e brilhantes (com dois pequenos pontos perto do meio e um atrás do meio), enquanto as asas inferiores são cinza-claro. A traça-da-pele é menor que a traça-da-roupa, com uma envergadura de 15 a 16 mm.

Mobília

As traças de móveis fazem seus ninhos em móveis estofados, onde o estofamento serve de alimento para suas larvas. Elas primeiro consomem a parte interna felpuda, depois emergem da superfície e penetram no tecido macio do estofamento. A pupação ocorre em sua superfície inferior. Cobertores e tapetes usados ​​para cobrir móveis também são alvos. Materiais naturais são preferidos, mas a praga também aceita materiais semissintéticos.

Essa espécie difere de seus parentes em sua estrutura pela ausência de tentáculos orais. É caracterizada por asas amarelo-prateadas e cabeça amarelo-escura. O desenvolvimento larval leva de 2 a 5 meses, dependendo da estação do ano.

Comida

A traça-da-despensa, também chamada de traça-do-fogo, habita cozinhas, celeiros e despensas. Sua dieta consiste em grãos, farinha e açúcar. Ela também se alimenta de nozes, cogumelos secos, ervas, frutas secas, raízes, ração para animais de estimação e outros alimentos secos.

traça alimentar

A cor da traça depende do produto do qual ela se alimenta.

As asas da traça não têm mais de 8 mm de comprimento e sua coloração é discreta, variando de acordo com a espécie que se alimenta de determinados alimentos. Por exemplo, a traça-dos-grãos tem uma coloração branco-suja, enquanto a traça-da-farinha apresenta um padrão marrom-escuro nas asas.

Isso é interessante. As traças dos alimentos não danificam móveis, peles ou roupas, e as traças das roupas não comem alimentos.

Álamo

Se você tiver choupos perto de casa, procure conhecer a mariposa-do-choupo. Este inseto não vive no apartamento, mas costuma entrar nele voando por uma janela aberta.y.

Mariposa do álamo

A traça-do-álamo não vive dentro de casa, mas costuma voar até lá.

As mariposas hibernam em locais isolados e, com a chegada do clima mais quente, acasalam e depositam seus ovos em um mês. Isso ocorre durante a floração do álamo, pois a penugem protege os ovos e as lagartas jovens. O período larval, antes da pupação, dura de duas a três semanas. Durante esse tempo, elas se alimentam intensamente e podem destruir toda a folhagem de uma árvore. Na estação quente, a mariposa se reproduz apenas uma vez.

O inseto possui dois pares de asas brancas, as superiores com um padrão marrom e as inferiores com uma franja. As asas dobradas têm 7 mm de comprimento.

Moradores de verão e residentes rurais encontram vários outros tipos de mariposas:

  • repolho;
  • batata;
  • cera.

Repolho

As larvas da borboleta-da-couve, uma mariposa parasita, alimentam-se de plantas crucíferas, causando danos à couve e outras plantas semelhantes. As fêmeas depositam seus ovos de 4 a 5 vezes por ano, de 1 a 4 na face inferior ou no pecíolo das folhas. A mariposa pode ser encontrada de abril a setembro; seu ciclo de vida completo dura de 30 a 35 dias.

traça-das-crucíferas

A traça-da-couve deposita seus ovos na parte inferior das folhas.

As borboletas variam em cor, do cinza-acastanhado ao castanho-escuro, com uma faixa ondulada branca ou amarela na parte superior das asas. A envergadura das asas é de 12 a 16 mm.

Batata

A traça-da-batata hiberna em depósitos de vegetais ou nas ramas restantes no campo. O acasalamento ocorre com a chegada do clima quente. Após 24 a 30 horas, a fêmea deposita os ovos. A postura é feita na parte inferior das folhas, nos tubérculos ou no solo. O número de ovos varia de um a vários. Ocorrem de três a quatro ciclos reprodutivos durante o verão.

traça da batata

As larvas da traça-da-batata alimentam-se tanto das folhas quanto dos tubérculos.

A borboleta tem coloração cinza-acastanhada, com manchas amarelas e listras marrons na parte superior das asas, um contorno escuro ao longo da borda e penas franjadas na parte inferior das asas. O tamanho das asas varia de 10 a 16 mm.

As larvas emergem transparentes, mas mudam de cor dependendo da sua fonte de alimento: as que se alimentam de folhas ficam verdes, enquanto as que se alimentam de tubérculos ficam cinza-claras. As larvas se espalham pelas plantações, causando danos à colheita.

Cera

A traça-da-cera alimenta-se de cera, pão de abelha e mel nas colmeias. Dois dias após o acasalamento, a fêmea deposita os ovos nas paredes, no teto, nos favos ou nos quadros. O inseto vive por 66 dias.

traça da cera

A traça-da-cera é a mestra das colmeias.

Uma única postura pode conter até 80 ovos, e uma fêmea pode pôr até 1.500 ao longo de sua vida. Os apicultores sofrem muito com essa fecundidade e com os hábitos alimentares vorazes das larvas.

Larvas da traça da cera

As larvas da traça-da-cera alimentam-se de cera, pão de abelha e mel.

As borboletas são cinza-claras, com a parte inferior das asas franjada. A envergadura das asas atinge 30–35 mm. A lagarta é branca e cinza e tem 16 patas.

Isso é interessante. Descobriu-se que as traças da cera podem ser benéficas. As larvas, que se alimentam de cera, produzem uma substância bactericida. Portanto, são usadas na medicina para tratar uma variedade de doenças.

Como uma praga entra em uma casa?

A presença de insetos na casa significa que eles foram trazidos de fora.

Vias típicas de introdução:

  1. Com uma compra recente. Um casaco de pele, botas de pele, peças de lã ou tricô recém-adquiridas podem estar infestadas de larvas ainda na loja.
    Casaco de pele comido por traças

    As traças podem entrar em um apartamento tanto em roupas novas quanto em roupas usadas.

  2. Móveis usados ​​(de brechós ou comprados de amigos) são um petisco saboroso para as traças.
  3. Cereais, massas ou outros produtos comprados em lojas que tenham sido armazenados incorretamente em um armazém e não possuam embalagem hermética.
    Cereais com larvas de traça

    Produtos alimentícios podem ficar infestados por traças na loja ou no armazém.

  4. Cogumelos secos, frutas secas e ervas compradas no mercado também podem estar infestadas com larvas de pragas.
  5. Às vezes acontece de as traças entrarem num quarto na pelagem dos animais de estimação e até mesmo nas penas das aves.
  6. Outra forma dessa praga entrar em um apartamento é através dos dutos de ventilação. Embora essa mariposa não voe bem, não se pode descartar a possibilidade de migrar de um cômodo adjacente por essa via.

Não importa como os vândalos alados apareçam em sua casa, você terá que lutar contra eles.

O que fazer se aparecerem traças em casa

Antes de combater as traças, vamos lembrar as condições necessárias para uma existência confortável para elas.

  1. Alimento para as larvas. O livre acesso a itens e produtos que servem de alimento para a praga cria condições favoráveis ​​à vida das traças.
  2. Um local isolado para viver e se reproduzir. As traças preferem armários, caixas e cômodas fechados onde roupas e alimentos são guardados.
  3. Falta de luz e correntes de ar. A praga não tolera nenhuma das duas.
  4. Sem odores fortes. Alguns odores são desagradáveis ​​para as traças, e elas não se instalam em áreas onde esses odores estão presentes.

Obviamente, para se livrar de um vizinho desagradável, basta criar condições de vida desfavoráveis ​​para os "convidados indesejados".

  1. Se encontrar traças no seu armário, remova todas as peças de roupa. Lave as prateleiras com sabão em pó, vinagre ou diclorvós.
  2. Descarte as roupas irreparavelmente danificadas e lave e passe o restante. Sacuda as peças grandes e as de pele, limpe-as e deixe-as no frio ou ao sol. As peças pequenas podem ser ensacadas e colocadas no congelador por 24 horas.
  3. Descarte qualquer alimento em que forem encontradas larvas e lave os potes usados ​​para armazená-los com sabão e vinagre.
  4. Trate os objetos com spray anti-traças e coloque fita adesiva ao redor do local para repelir as traças.
  5. Aspire os móveis estofados e trate-os com um aerossol especial.
  6. Coloque cascas de laranja frescas, ramos de lavanda, absinto, dentes de alho, pedaços de cedro e sabonete com aroma de morango nas suas prateleiras para repelir pragas. Placas com aroma de lavanda estão disponíveis para armários e podem ser fixadas em um varão de roupas.
    Lavanda

    O aroma da lavanda repele as traças.

Importante: Não tente matar traças com naftalina. Ela é tóxica não só para insetos, mas também para humanos.

Essas pragas vorazes podem danificar tanto alimentos quanto outros itens. Armazene-os de forma que as traças não tenham chance de alcançá-los.

Como armazenar coisas e alimentos para protegê-los

  1. Antes de guardar as roupas de estação, lave-as e passe-as a ferro; limpe, sacuda e areje as peças grandes e de pele.
  2. Guarde casacos de pele e agasalhos de lã em sacos de papel grosso com pastilhas repelentes de traças dentro. Você também pode borrifar um repelente de traças em aerossol dentro do saco.
  3. Adquira capas especiais tratadas com repelentes de traças. Elas protegerão eficazmente suas roupas de vândalos indesejados.
  4. Objetos pequenos podem ser armazenados de forma prática em sacos selados a vácuo. Cubra as roupas com naftalina ou sacos de lona recheados com ervas aromáticas.
  5. Embrulhe seus pertences em jornais novos; as traças não suportam o cheiro de tinta de impressão.
  6. Armazene cereais, açúcar, farinha e outros alimentos secos em recipientes de vidro ou metal com tampas bem vedadas. Caixas de papelão e sacos plásticos não impedem a entrada de traças.

Para preservar seus pertences e alimentos e evitar o aparecimento de pragas em sua casa, crie condições inaceitáveis ​​para a existência delas.

Prevenção da infestação por traças

  1. Verifique os itens e produtos cuidadosamente após a compra.
  2. Descarte imediatamente os produtos contaminados.
  3. Lave ou passe a vapor peças de segunda mão a temperaturas acima de 50°C.0C, depois ferro.
  4. Aspire os móveis usados ​​e trate-os com um spray antimofo.
  5. Ventile os armários da cozinha e do guarda-roupa com frequência, deixando as portas abertas.
  6. Ligue a lâmpada ultravioleta periodicamente; ela substituirá os raios solares.
  7. Coloque um dente de alho em recipientes com produtos secos — o cheiro repelirá os insetos. Não é necessário descascar o alho.
  8. Compre algumas plantas de gerânio ou cóleus, as traças não gostam do seu cheiro forte.
  9. Mesmo que não haja traças, não se esqueça dos comprimidos e caixas anti-traças: coloque-os nos armários com as roupas.
  10. Para os armários da cozinha, use raspas de frutas cítricas frescas e substitua-as conforme secarem.

Dica: Em vez de ervas para repelir traças, use óleos essenciais. Mergulhe bolas de algodão e coloque-as em armários ou deixe frascos abertos em prateleiras.

Análises de métodos de controle de pragas

Uma vez comprei trigo sarraceno, comecei a cozinhar e abri um pacote novinho em folha! E tinha essa coisa rastejando lá dentro. Credo... Joguei tudo fora. Olhem seus grãos com mais atenção quando forem comprar. Isso pode acontecer mesmo em embalagens fechadas. Provavelmente está vivendo na embalagem. Encontrei uma solução: quando compro grãos, abro a embalagem, verifico cuidadosamente se tem essa coisa nojenta e depois despejo em potes de cereal e fecho bem. Essa porcaria também pode contaminar temperos!

Resumindo, segui este procedimento: peguei todos os grãos, farinha, especiarias secas, ervas e outros feijões, ervilhas e massas, coloquei-os em sacos de papel e levei vários sacos ao micro-ondas de cada vez, em potência máxima, por 30 segundos. Aproveitei para arrumar as prateleiras e limpá-las com vinagre. Depois de processar tudo, coloquei os grãos em vários potes com tampas de rosca. Toda aquela sujeira sumiu como o vento. Para evitar uma nova infestação, após comprar qualquer alimento seco, faço uma "irradiação" preventiva no micro-ondas, ainda na embalagem original. O importante é que a embalagem não tenha metal (papel alumínio, lacres metálicos, etc.). Abrir a embalagem também ajuda a secar o produto. Esse problema desapareceu (tocando na madeira) há três anos. O importante é lembrar de fazer a manutenção preventiva após a compra.

Descasquei um dente de alho, piquei-o em vários pedaços, coloquei-o num copo infantil, enchi-o com água da torneira e coloquei-o no sótão, junto com a comida onde os pássaros vivem. Enchi um segundo copo com alho e água e coloquei-o noutro armário, onde estava a comida infestada de traças. Depois de três dias, as traças tinham diminuído visivelmente e, após seis dias, tinham desaparecido completamente. Três dias depois, quando troquei a mistura de alho e água, vi inúmeras traças afogadas. Fiz uma nova mistura de alho e água e voltei a colocá-la no mesmo lugar. Passaram-se seis dias e as traças tinham desaparecido completamente, mas troquei a solução novamente e coloquei-a de volta no mesmo lugar, por precaução. O cheiro de alho no sótão é bastante agradável, no entanto.

Comprei lavanda seca, coloquei nos armários e as traças desapareceram. Não fiz isso em outro cômodo — as traças saem voando de algum lugar de vez em quando.

Toda essa "lavanda" comprada em loja é uma porcaria... Me livrei das traças!!! Encontrei os esconderijos onde elas estavam e joguei fora... Elas encontraram um novo "lar" para elas... Preciso comprar óleo essencial de lavanda, MAS não o substituto diluído na proporção de 1:10, e sim o 100% natural. Experimente a marca "STIX", vendida apenas em farmácias. Coloque um pouco em um algodão e espalhe no armário, nas prateleiras da cozinha e em qualquer outro lugar que você suspeite... O óleo essencial natural custa cerca de 200 rublos por 10 ml. Qualquer coisa mais barata é "diluída" e, naturalmente, não vai ajudar. Você também pode adicionar óleo de cravo... só para garantir.

Comprei no Auchan por 10-15 rublos, não me lembro do preço exato nem do nome, acho que era Combat, um conjunto de 10 folhas normais. Coloquei-as em todos os armários, cantos, pendurei-as nas cortinas ou colei-as com fita dupla face. Funcionou para nós!

Eu penduro comprimidos de Maskitol no meu armário e coloco em todas as prateleiras. Comprimidos baratos me dão uma dor de cabeça terrível, mas estes são ótimos. Mas o ideal é arejar todas as roupas de lã no frio antes de usá-las. De preferência, guardá-las na varanda durante o inverno.

Traças em casa são um problema que deve ser evitado. Afinal, larvas despercebidas podem se multiplicar e causar grandes danos, arruinando um casaco de pele, um sofá ou até mesmo o estoque de alimentos. Saber disso ajudará você a se livrar dessas traças discretas, mas perigosas. Siga as orientações adequadas de armazenamento para seus pertences e alimentos e impeça que esses vândalos alados reapareçam.

Comentários

1 comentário

    1. Ivan

      Será que as traças podem viver numa varanda se a janela estiver constantemente aberta?