Doenças de pele em gatos: tratamento e descrição com fotos.

Doenças de pele - sintomas e tratamentoProblemas de pele podem se desenvolver até mesmo em um gato que vive em apartamento e nunca saiu de casa, por isso todo dono deve ter as informações necessárias para prestar os primeiros socorros caso essa condição ocorra. As doenças de pele em gatos são tão numerosas que é simplesmente impossível compreender e abranger todas as informações disponíveis. Todo dono, pelo menos uma vez na vida, enfrenta o problema de seu animal de estimação contrair dermatite ou dermatofitose, o que pode causar desconforto e ansiedade significativos em relação à saúde do animal.

Alguns sintomas de inflamação da pele são perigosos não apenas para os gatos, mas também para a saúde humana. Portanto, para detectar e tratar a doença a tempo, É necessário ter conhecimentos básicos.Eles podem ajudar a identificar o tipo de doença e orientar sobre como prestar os primeiros socorros a um gato doente.

Se algum desses sintomas estiver presente, é necessária intervenção veterinária. Infelizmente, neste momento, é praticamente impossível tratar qualquer tipo de infecção fúngica ou dermatite. Chás de ervas e remédios caseiros podem melhorar temporariamente o quadro e reduzir a vermelhidão, mas não curam nem eliminam a doença.

Lista de doenças de pele em gatos: fotos e tratamento

As doenças de pele em gatos e seus sintomas podem variar bastante e se manifestar de maneiras completamente diferentes em ambientes distintos. Existem alguns tipos comuns que são agressivos e apresentam manifestações agudas.

As doenças de pele em gatos podem ser:

  • Que doenças de pele um gato pode ter?Dermatite miliar;
  • Micose;
  • Escaras;
  • Alergia;
  • Sarna;
  • Eczema;
  • Acne;
  • Demodicose.

Cada doença tem seu próprio plano de tratamento e características. Abaixo, examinaremos cada condição com mais detalhes, descrevendo as informações básicas que todo dono de gato deve saber.

Micose

É um problema enorme e bastante difícil de eliminar. A micose se espalha muito rapidamente. infectando a coluna, as patas e a cabeça do gato.Ela também se espalha facilmente para os humanos, o que se explica pela natureza fúngica dessa doença.

Nos estágios iniciais, eliminar a microsporia é bastante simples. O principal objetivo é identificar e diagnosticar a infecção o mais rápido possível. É importante evitar que o fungo infecte áreas maiores da pele. À medida que a dermatofitose se espalha, pode se tornar muito dolorosa, causando desconforto e mal-estar ao animal.

Doenças fúngicas em gatos podem ser frequentemente causadas por um fungo dermatófito. Dependendo do tipo de bactéria, A microsporia progride com certas diferenças.Mas os sintomas e o curso da doença permanecem os mesmos.

Essa doença é perigosa apenas para gatos, adultos e crianças. Pássaros e cães não são afetados. Portanto, se a micose for detectada, é recomendável que todos na casa recebam tratamento preventivo.

Dermatite miliar

Problemas de pele em gatosEssa doença engloba diversos tipos de irritações cutâneas, incluindo dermatites parasitárias, bacterianas e transmitidas por alimentos. Independentemente do tipo, a condição se manifesta de forma persistente e causa muita preocupação. Além de erupções cutâneas na forma de feridas secas e coceira, o humor e o bem-estar do gato são afetados, e a pele torna-se significativamente mais sensível. As características imunológicas são reduzidas..

Nenhum animal está imune a essa doença. Vagar constantemente ao ar livre e uma dieta inadequada estão entre as causas mais comuns dessa condição. Picadas de carrapatos, pulgas e insetos podem facilmente causar irritação. A saliva desses parasitas é o principal alérgeno ao qual os animais são intolerantes.

Alergia

Essa condição é um tipo de dermatite, mas tem uma natureza ligeiramente diferente. A reação pode ocorrer aos objetos mais inesperados. Por exemplo, é comum em animais. sofrer de alergia à colônia do dono Ou a um novo aromatizador de ar que apareceu no banheiro. As alergias também podem se manifestar de diversas formas. Entre elas, as principais são as alergias a produtos domésticos e as alergias alimentares.

Tecidos sintéticos, figueiras floridas e poeira em casa também podem desencadear alergias. Deixar um gato circular livremente aumenta a probabilidade de desenvolver alergias, já que os ambientes externos contêm muito mais alérgenos perigosos.

Escaras

Essa condição ocorre frequentemente em animais idosos ou gatos que sofreram recentemente uma lesão grave ou doença. Escaras são lesões de pele necrosada que se desenvolvem ao longo do tempo devido à inatividade do gato. apodrecer e morrerQuando um animal permanece deitado por muito tempo ou se deita predominantemente de um lado, é provável que essa doença apareça em breve.

Eczema

Essa deterioração é completamente imprevisível. O desenvolvimento dessa doença é causado por muitos fatores, bastante difíceis de prever. Trata-se de um processo inflamatório que ocorre na pele devido à forte contaminação por sujeira, parasitas e bactérias. Mas o eczema também pode ser causado pelo uso inadequado de coleira ou roupas sintéticas feitas especificamente para gatos.

Também existem casos frequentes em que a doença é uma complicação Como resultado de um distúrbio preexistente, o gato pode apresentar problemas graves no sistema nervoso, estômago, fígado e rins.

Sarna

Doenças de gatos e felinosApesar de ser rara, a sarna causa grande sofrimento e muitas vezes assusta os donos. É causada por ácaros microscópicos que destroem e corroem o epitélio da pele do gato.

Esses carrapatos são encontrados no corpo de qualquer animal, mas eles nem sempre causam sarnaEssa condição pode se desenvolver muito rapidamente se o gato tiver deficiência de vitaminas e um sistema imunológico enfraquecido. A sarna também é facilmente transmitida para outros animais e pode rapidamente se tornar um parasita.

Demodicose

Essa doença é extremamente perigosa e pode ser fatal para um animal tão rapidamente que o dono simplesmente não tem tempo de agir. A doença é causada por picadas de carrapatos, que são mais ativos durante o clima quente.

Os gatos não conseguem se proteger deles, sendo, portanto, vítimas frequentes desses insetos. Os animais estão com muita dor., uma vez que a demodicose infecta grandes áreas da pele, causando vermelhidão e coceira.

Acne

Doenças de pele - sintomas e tratamento.A acne surge como resultado de higiene inadequada. Essa condição também pode se desenvolver quando um gato sofre um choque emocional ou estresse severo. A acne pode evoluir para pústulas e úlceras dolorosas, que frequentemente progridem para inflamação.

Qualquer doença de pele em gatos representa uma ameaça. Qualquer doença tem o potencial de progredir, o que ativa o processo de reprodução do vírusIsso causa grande sofrimento ao animal; o gato perde o sono e o apetite, para de se comunicar com seus donos e deixa de funcionar normalmente.

Se o seu animal de estimação apresentar qualquer irritação no rosto ou no corpo, procure imediatamente um veterinário. É importante lembrar que nem todas as doenças são seguras para humanos. Muitos fungos e vírus aprenderam adaptar-se a um organismo específico, localizado nas proximidades. Portanto, não se surpreenda se, sem tratar a doença prontamente, você perder repentinamente sua imunidade e desenvolver manchas de origem desconhecida.

Causas das doenças

Os fatores que levam os gatos a sofrerem de diversos problemas de pele são comuns. Devido à sua vulnerabilidade e sensibilidade, os gatos são mais suscetíveis do que outros animais a inúmeros vírus e doenças. Nem todos os donos percebem que proteger seu animal de estimação é uma tarefa estratégica importante que exige decisões ponderadas e equilibradas.

Naturalmente, animais que vagam livremente ao ar livre têm maior probabilidade de contrair diversas doenças. Os donos nem sempre percebem o problema e levam seus gatos ao veterinário, o que pode agravar a situação. No entanto, nesse caso, também é possível tentar prevenir o problema e proteger seu animal de estimação de possíveis perigos.

Causas das doenças:

  • Dieta composta incorretamente;
  • Ecologia precária;
  • Distúrbios hormonais;
  • Estilo de vida sedentário;
  • Hereditariedade;
  • Ignorar o tratamento de parasitas e as vacinações.

Diagnóstico de doenças

Após se familiarizar com as causas mais comuns de doenças da epiderme, o dono deve estar sempre preparado e saber, O que fazer se ocorrer um problemaEm primeiro lugar, o dono é obrigado a levar seu animal de estimação para ser examinado por um veterinário, para que este possa determinar a probabilidade de desenvolvimento de determinada doença.

Diagnosticar qualquer doença de pele é bastante desafiador. Muito depende não só do veterinário, mas também das informações fornecidas pelo dono do gato durante o exame. É importante também considerar a necessidade de uma série de exames e análises. Estes ajudarão a determinar a natureza precisa da condição e a chegar a um diagnóstico correto.

O diagnóstico ajudará a criar um plano de tratamento claro. Identificar os perigos da doença e o grau de contágio.Portanto, você não deve ignorar as oportunidades que lhe proporcionam assistência profissional e especializada em tratamento.

Como tratar gatos?

Gatos adultos com quase todos os tipos de doenças de pele requerem cuidados e supervisão constantes. Se tiverem sarna ou microsporíase, devem ser isolados de animais saudáveis, mas evite mantê-los dentro de casa, pois o estresse só agravará o quadro.

Os animais de estimação devem sempre ser tratados com medicamentos prescritos e vacinados; isso ajuda a eliminar completamente o vírus por dentro. É importante lembrar que qualquer vacina ou medicamento deve ser prescrito apenas por um veterinário. Tentar tratar seu animal de estimação por conta própria só causará danos.

Recomendações adicionais sobre mudanças no estilo de vida e nutrição alimentar não devem ser ignoradas. Além disso, Você precisa dar vitaminas ao animal.Eles restaurarão a resistência anterior do seu sistema imunológico a doenças e à saúde.

Não deixe um gato doente sair de casa. Isso coloca outros animais e crianças em risco, já que certamente vão querer acariciar e abraçar seu bichinho.

Medidas preventivas

Medidas preventivas e de precaução são sempre essenciais, mas são cruciais para preservar a saúde e a vida do seu amigo de quatro patas. A prevenção envolve mais do que apenas visitas ao veterinário. Um dono inteligente e sensato deve sempre lembrar que o bem-estar e a saúde do seu animal de estimação são de sua inteira responsabilidade.

As seguintes medidas são importantes:

  • Como combater a micoseDeve-se dar especial atenção à nutrição. Uma dieta equilibrada e nutritiva ajudará todos os órgãos a funcionarem corretamente. Alimentos de baixa qualidade devem ser evitados;
  • Não negligencie o controle de parasitas e a vacinação. Eles garantirão a sua segurança e prevenirão problemas de pele;
  • Mantenha a higiene no cômodo onde seu animal de estimação passa a maior parte do tempo. Além disso, preste bastante atenção aos comedouros e à caixa de areia.

Se você tem algum problema de pele, não se desespere e não tente se desfazer do seu animal de estimação, sacrificando seu gato pela saúde da sua família. Essa decisão é definitivamente errada. Hoje em dia, praticamente qualquer tipo de doença de pele pode ser tratada. é tratável e pode ser eliminado.Os medicamentos modernos podem eliminar rapidamente os sintomas iniciais e tornar a vida do animal completamente segura para o resto da família.

A chave para a recuperação é o tratamento oportuno. Um veterinário experiente pode tornar as doenças de pele em gatos praticamente invisíveis. Se a doença estiver em estágio inicial, pode ser tratada com algumas injeções e diversos xampus à base de ervas.

Doenças felinas
Doenças felinasO gato está doenteQue doença tinha o gato?Doenças de pele em gatosMétodos de tratamento para gatosdoença de pele em gatosQue doenças um gato pode ter?Fungo em um gatoComo curar um gato com fungosComo ajudar um gato

Comentários