
Doenças oculares em gatos
Às doenças, afetando as pálpebras de um animal, incluem:
- Inflamação da pálpebra (blefarite).
- Ferimentos e contusões.
- Inversão ou eversão da pálpebra.
- Ptose (queda das pálpebras superiores).
- Lagoftalmo (fusão) das pálpebras.
- Novos crescimentos.
Afeta o globo ocular as seguintes doenças:
- Conjuntivite.
- Glaucoma (pressão alta).
- Catarata.
- Dermoide (neoplasia na conjuntiva).
- Deslocamento do globo ocular.
- Úlceras e inflamações da córnea.
- Ceratite.
Causas e sintomas de doenças oculares em gatos
As doenças mais comuns em gatos são:

Contusões e feridas Um gato pode sofrer esses ferimentos devido a uma queda ou briga. O ferimento pode ser superficial, profundo ou penetrante. O principal sintoma é inchaço intenso, vermelhidão e até sangramento pelos olhos.
Inversão da pálpebra A pele se inverte, causando inflamação grave. Corpos estranhos ou exposição a produtos químicos também podem causar inversão. Sem tratamento imediato, o gato pode desenvolver conjuntivite ou ceratite. Em casos avançados, pode ocorrer uma úlcera na córnea.
Os sintomas da doença incluem lacrimejamento e fotofobia. A pálpebra começa a inchar, alterando sua aparência.
É possível identificar as doenças oculares listadas em gatos a partir de uma foto.
Tipos de conjuntivite
A conjuntivite é considerada a doença mais comum em gatos. Apresenta as seguintes variantes:
- Purulento.
- Alérgico.
- Catarro agudo.
- Folicular.
Na conjuntivite purulenta, o estado geral do gato piora. A temperatura corporal do animal aumenta e começa a sair pus em abundância pelos olhos. Diarreia e vômito podem ocorrer.
Conjuntivite alérgica Em gatos, isso é causado pelo contato com um alérgeno. Inicialmente, a secreção ocular parece transparente. Se não for tratada, torna-se purulenta.
A conjuntivite catarral aguda é sempre acompanhada de vermelhidão e inchaço intenso dos olhos. Os gatos apresentam dor, lacrimejamento e secreção seroso-mucosa. A principal causa é trauma e deficiência de vitamina A.
A conjuntivite folicular é caracterizada pela inflamação dos folículos linfáticos, localizados na superfície interna do olho. Essa condição é crônica e requer tratamento prolongado. A cirurgia é uma possibilidade.
A foto mostra claramente todos os tipos de conjuntivite.
Tipos de ceratite
A ceratite é uma doença da córnea. Os tipos mais comuns são:
- Purulento superficial.
- Vascular superficial.
- Purulento profundo.
A ceratite superficial envolve a inflamação da camada superior (epitelial) da córnea. O gato sente dor e fica sensível à luz. A córnea adquire uma coloração acinzentada e incha. Esse tipo de doença geralmente é causado por trauma.
Na ceratite vascular, os capilares crescem na camada superior da córnea, causando opacidade dos olhos.
A ceratite supurativa profunda é uma condição muito grave causada por micróbios que penetram no estroma da córnea do gato. O gato torna-se fotofóbico e coça os olhos constantemente. A córnea adquire uma tonalidade amarelada. Capilares começam a crescer na córnea. Acredita-se que trauma e infecção sejam as causas da condição. O gato ficará doente por um longo período.
Úlcera de córnea

Quando uma úlcera perfurada se desenvolve, observa-se secreção purulenta pelos olhos. A córnea adquire uma tonalidade acinzentada. Espasmos nas pálpebras e sensibilidade à luz intensa são comuns. Após a cicatrização da úlcera, a cicatriz ficará visível.
Glaucoma
O glaucoma em gatos pode ser agudo ou congênito. O principal sintoma é o aumento da pressão intraocular. A córnea fica opaca, perde a sensibilidade e torna-se incolor.
Os globos oculares ficam rígidos e aumentados de tamanho. Essa condição pode ser causada por hemorragia, deslocamento ou inchaço do cristalino, ou por complicações decorrentes de ceratite purulenta.
Catarata
A catarata é a opacificação do cristalino. Pode ser congênita, tóxica, traumática ou sintomática.
Na fase final, o animal apresenta visão comprometida no olho afetado. A lente fica esbranquiçada. A doença se desenvolve após infecção, lesão ou inflamação. A catarata afeta com frequência gatos idosos.
Tratamento de doenças oculares em gatos
Existem diversos tratamentos para doenças oculares em animais. Essas condições respondem bem a pomadas e colírios antibióticos. Uma solução de permanganato de potássio e furaciliina pode ser usada para enxágue.
Para instalação Você pode usar colírio:
- levomicetina;
- gentamicinas;
- colbiocina;
- Ciprobid.
Especialistas não recomendam o uso de Albucid. Essas gotas causam queimação intensa.
O gel Actovegin (Solcoseryl) pode ajudar a cicatrizar feridas rapidamente. Deve ser aplicado atrás da pálpebra.
Os olhos dos gatos podem ser tratados com pomadas de tetraciclina, eritromicina e neomicina.
Para problemas graves, além de medicamentos tópicos, utiliza-se o antibiótico cefazolina. Ele é administrado por via intramuscular, diluído em novocaína. A dosagem é determinada pelo médico veterinário.
É recomendado o uso em conjunto com antibióticos. Tomar Tavegil ou SuprastinEsses são medicamentos antialérgicos. Estão disponíveis em comprimidos e injeções.
Você não deve tratar doenças oculares em seu animal de estimação por conta própria. O uso de medicamentos e tratamentos inadequados pode levar à cegueira.
Cuidados diários com os olhos do seu animal de estimação

- Ciprovet (gotas).
- Olhos de diamante (gotas).
- Barras (loção).
Para enxaguar os olhos, as gotas devem ser instiladas na seguinte ordem:
- Você precisa colocar 1 a 2 gotas do medicamento em cada olho.
- Massageie levemente as pálpebras do animal.
- Remova qualquer resíduo do produto utilizando um disco de algodão.
- É aconselhável realizar o procedimento duas vezes ao dia.
Para limpar os canais lacrimais, use loções. Após umedecer a almofada, limpe suavemente os pelos ao redor dos olhos. Repita este procedimento diariamente durante uma semana. O tratamento pode ser repetido, se necessário.
Recomendações dos veterinários
Para manter a saúde ocular do seu animal de estimação, siga as recomendações de veterinários especialistas:
- Evite usar algodão, pois suas fibras podem causar rasgos. Discos de algodão são uma opção melhor.
- Não lave os olhos com água. Isso perturbará a microflora.
- A infusão de camomila não deve ser usada para tratar problemas oculares. Este remédio pode causar a perda de células mortas nas pálpebras.
- Não é possível interromper o tratamento que já foi iniciado.
O tratamento adequado de doenças oculares em animais é impossível sem um diagnóstico especializado. Isso só pode ser feito por um veterinário especialista. Se sinais gerais de doença ocular forem perceptíveis (lacrimejamento, secreção purulenta, estrabismo), leve seu animal de estimação ao veterinário imediatamente. Somente um veterinário pode prescrever um plano de tratamento adequado.










