
Nessa situação, o melhor é levar seu gato ao veterinário para determinar a causa. Por que os olhos do meu gato estão lacrimejando e o que posso fazer em casa para ajudar?
Lacrimejamento dos olhos
Os gatos frequentemente apresentam lacrimejamento excessivo, e existem várias razões para isso. Esse problema pode afetar tanto gatos adultos quanto filhotes. Você pode descobrir a causa com a ajuda de um veterinário.Ele lhe dirá por que os olhos do seu gato estão lacrimejando, como tratar o problema adequadamente e quais remédios são necessários para ajudar seu animal de estimação a se recuperar. De acordo com especialistas, existem muitas causas de secreção ocular em gatos. Quase todas elas são causadas por alguma doença ocular ou do globo ocular. Existem diversas causas possíveis:
- A conjuntivite ou inflamação da conjuntiva surge devido a condições patológicas do organismo do gato e se manifesta na forma de sintomas; a conjuntivite viral pode ser causada pela recusa da vacinação ou pela sua administração em tempo oportuno;
- A lacrimação costuma surgir em casos de resfriado;
- A secreção intestinal em gatos pode ser causada por parasitas intestinais;
uma reação alérgica, e o alérgeno pode ser várias substâncias - alimentos, fiapos; pólen, produtos químicos domésticos, produtos para animais de estimação e outros;
- trauma, hematomas nos olhos do gato, irritação mecânica, presença de corpos estranhos;
- irritações por radiação;
- se entrar gás no saco conjuntival;
- Certas raças de gatos têm predisposição ao lacrimejamento devido à estrutura anatômica dos seus olhos. Por exemplo, os gatos da raça Sphynx têm pálpebras invertidas, o que pode levar à irritação do globo ocular pelos cílios.
- a entrada de processos inflamatórios do tecido circundante no globo ocular;
- Doenças oculares em gatos - eversão das pálpebras, bleforite, ceratite, neoplasias palpebrais e muitas outras.
Olhos lacrimejantes - principais sintomas
Dependendo da causa, o lacrimejamento em gatos pode se manifestar de diferentes maneiras, variando de leve a grave. Muito depende da gravidade do quadro. Os sintomas mais comuns de lacrimejamento em gatos incluem:
- Leve inchaço na área dos olhos com secreção leve a moderada;
- Se o arrancamento durar muito tempo, o cabelo geralmente cai e, por esse motivo, desenvolvem-se dermatite e eczema;
- A secreção líquida da área dos olhos do gato pode mudar de fluida para espessa;
- Nos cantos internos, a secreção acaba se transformando em uma massa marrom seca;
Nos cantos, você pode ver um canal de cor marrom ou vermelha;
- Devido à coceira, os gatos podem esfregar os olhos, o que piora ainda mais a situação, pois o olho fica lesionado;
- Por vezes, a conjuntiva incha muito, fica vermelha e pode projetar-se para fora do olho;
- Quando o caso está muito avançado, a temperatura do gato aumenta, o animal fica fotofóbico e deprimido.
Dependendo da gravidade da doença e na ausência de tratamento, esses sintomas só irão aumentar, causando dor ao animal. Se a lacrimação for persistente Se o problema persistir, o melhor é consultar um veterinário. Ele examinará seu animal de estimação, determinará a causa e prescreverá o tratamento adequado.
Por que os olhos do gato lacrimejam e como você pode ajudar em casa?
A produção de lágrimas em gatos é uma resposta protetora a certos irritantes, sejam eles internos ou externos. É importante prestar atenção a isso e resolver o problema. Se o seu gato... Comporta-se com calma e não demonstra sinais de ansiedade. Se o comportamento do seu gatinho mudar, limite-se a procedimentos de higiene. Estes devem ser realizados regularmente, especialmente quando o gatinho ainda é muito jovem. Eles ainda não conseguem se limpar adequadamente, por isso precisam de ajuda. Remédios naturais podem ser uma boa opção.

Acredita-se que todas as soluções antissépticas devam ser usadas para esse fim. Por exemplo, a furacilina é usada em solução a 0,2%. Se a conjuntivite for bactericida, outras soluções aquosas devem ser utilizadas.
- Levomicetina;
- Sofradex;
- Canamicina.
Todos esses remédios devem ser usados na dosagem de 2 a 3 gotas em cada olho, 5 vezes ao dia. Se pomadas antibióticas forem utilizadas, devem ser aplicadas na área dos olhos 3 vezes ao dia. Se o inchaço for grave e o animal sentir dor, deve-se usar uma solução de hidrocortisona e novocaína.
Frequentemente, por diversos motivos, objetos estranhos entram nos olhos dos gatos, causando grande desconforto e lacrimejamento. Antes de remover o objeto, Preciso aplicar uma injeção para aliviar a dor.Para facilitar o procedimento para o animal, a pálpebra é então dobrada para trás usando uma pinça e um cotonete embebido em solução de cloreto de sódio a 8,5%, e o corpo estranho é removido.
Se o animal continuar inquieto e a mancha não puder ser removida completamente, você precisará entrar em contato com um veterinário. Pode ser necessário remover o objeto cirurgicamente.Gatos frequentemente apresentam lacrimejamento devido a alergias. É importante identificar o agente irritante e eliminá-lo. Nesses casos, o tratamento hormonal é prescrito.
Remédios caseiros e prevenção da lacrimação em gatos

Para inflamações purulentas, decocções de sálvia, calêndula e erva-de-são-joão são muito úteis. Compressas são feitas com essas decocções. Aplique na área dos olhos várias vezes ao dia.O chá preto é excelente para lavar os olhos. É melhor não usar chá recém-preparado; deixe-o em infusão antes de aplicar as compressas.
Para evitar problemas oculares, é aconselhável prestar atenção regularmente às membranas mucosas dos olhos. Usando cotonetes embebidos em infusões de ervas, lave os olhos, as pálpebras e a área ao redor.
Todas essas medidas não podem ser consideradas primárias, mas apenas auxiliares, podendo aliviar ligeiramente o estado de um animal de estimação doente. Produtos que contêm antibióticos requerem cuidados especiais.Caso sejam detectados sintomas de doença e o animal esteja inquieto, o melhor é levá-lo a um especialista que possa determinar a causa do lacrimejamento e prescrever o tratamento adequado.
uma reação alérgica, e o alérgeno pode ser várias substâncias - alimentos, fiapos; pólen, produtos químicos domésticos, produtos para animais de estimação e outros;
Nos cantos, você pode ver um canal de cor marrom ou vermelha;

