Um animal de estimação não é só amor e positividade. Os donos costumam gostar de brincar com seus animais quando eles são filhotes, mas um relacionamento completamente diferente se desenvolve à medida que o cão amadurece. Todo dono de cachorro quer que seu cão seja obediente, inteligente e diligente. Grandes ou pequenos, peludos ou de pelo curto, dóceis ou enérgicos — todos precisam não só de cuidados básicos, alimentação e passeios, mas também de adestramento. Adestramento é adestramento. Um cão adestrado aprende a seguir comandos, responde a eles obedientemente e reage adequadamente a solicitações, independentemente do humor ou instintos. Com certeza você também quer um amigo de quatro patas assim, não é?
Um dos comandos mais básicos que um cão deve executar é "buscar". Esse codinome significa "trazer". A capacidade de recuperar um objeto arremessado e devolvê-lo ao dono é extremamente valorizada. Embora seja um exercício lúdico, também é uma tarefa importante para cães de serviço e de caça. O treinamento e a execução dependem do temperamento do cão, das habilidades do dono e, principalmente, da relação entre o cão e o treinador.
Contente
Quando se pode ensinar um filhote a obedecer ao comando de buscar?
Recomenda-se começar o treinamento de busca do seu cão aos 7-8 meses de idade. Alguns treinadores continuam o treinamento após um ano ou mais. Em ambos os casos, os requisitos principais são que o cão conheça os comandos básicos "Vem", "Junto" e "Senta".
Por que você não deve treinar seu cachorro antes dos 8 meses de idade?
- Treinar um filhote muito cedo deve ser evitado devido ao seu potencial para brincadeiras. Ele se perceberá como dominante e exigirá que você o persiga e pegue o objeto recuperado.
- Esse estado de espírito afetará negativamente o treinamento do animal.
- Os animais jovens ainda não são fisicamente fortes e podem se machucar durante o treinamento, o que os desencorajará a aprender comandos por um longo tempo.
Leia também, Como ensinar um cachorro a obedecer ao comando "Não".
O que é necessário para o treinamento?
Para as fases iniciais do treinamento, o ideal é usar uma vareta de madeira ou borracha, ou um pedaço de corda de 40 a 50 cm de comprimento. Esse comprimento é necessário para que o treinador possa segurar o objeto a ser buscado por uma extremidade e o cão pela outra, sem que um interfira no outro ou cause ferimentos. O diâmetro da vareta deve ser escolhido de forma que caiba na boca do cão sem causar desconforto.
Requisitos para os itens mais frequentemente usados em treinamento:
- O objeto a ser recuperado não deve emitir odores fortes e não deve ser tratado quimicamente nem tingido. Esses fatores podem afetar negativamente a saúde e o bem-estar do animal.
- Para reforçar a habilidade, podem ser utilizadas bolas de borracha, halteres de madeira e outros objetos seguros que caibam na boca do animal.
- O equipamento necessário para executar o comando não deve incluir objetos de ferro, brinquedos ou alimentos.
- O treinamento não deve ser feito com objetos cobertos de pelos longos, fiapos ou penas. Esses materiais podem causar desconforto aos cães.
Algoritmo de aprendizado de comandos
O treinamento passo a passo garante resultados. Por onde começar?
- Primeiramente, é necessário ensinar o animal de estimação a pegar o objeto oferecido na boca ao comando "buscar" e a devolvê-lo ao treinador ao comando "dar".
- Selecionamos um local para o treinamento. Inicialmente, pode ser um cômodo do seu apartamento, e depois um local em qualquer lugar sem distrações.
- Coloque o animal à sua esquerda, segure a guia com a mão esquerda e o brinquedo de buscar com a mão direita. Ofereça-lhe um graveto (neste caso). Se ele recusar, tente interagir com ele através de brincadeiras.
- Quando o cachorro pegar o graveto na boca, dê o comando "busca" e o elogie. Às vezes, o cachorro não demonstra interesse e responde lentamente. Nesse caso, puxe o graveto em sua direção, o que fará com que ele o prenda com mais firmeza. Se o animal fechar a boca com força, elogie-o e repita a ação.
- O próximo passo é praticar o comando "Dá". Para isso, tire o graveto do animal, dê o comando "Dá" e ofereça um petisco ao bichinho.
Quando um cachorro não quiser pegar um objeto, coloque um graveto na boca dele e aplique uma leve pressão por uma fração de segundo. Em seguida, elogie-o imediatamente e dê um petisco.
Uma vez que o animal tenha aprendido a segurar um graveto, ele deve ser capaz de se mover com o objeto na boca. Para isso, o animal, carregando o objeto escolhido, deve caminhar alguns metros ao lado do treinador, após o que o comando "Dá" é dado. Após completar o comando com sucesso, o animal é elogiado e recebe um petisco. Se o animal se recusar a se mover com o graveto, o comando "Senta" é dado e a ação de carregar o objeto é repetida.
A próxima etapa do treinamento é pegar o graveto do chão e entregá-lo ao dono:
- O cachorro está sentado. Sua atenção é atraída por um graveto, que é então jogado em seu campo de visão.
- Eles jogam um graveto e dão o comando "Busca".
- O animal é conduzido por uma coleira em direção ao objeto arremessado.
- Uma vez alinhado com o objeto, o comando “Buscar” é repetido.
- Se o cão não entender o que se espera dele, chame sua atenção para o bastão.
- Quando o animal de estimação pegar o graveto na boca, o treinador precisa caminhar alguns passos ao lado dele, dar o comando "Dá", pegar o graveto e oferecer um petisco.
Depois que o cão se acostuma e passa a obedecer ao comando claramente, a tarefa se torna mais difícil.
Mas você só deve prosseguir para a próxima etapa depois que a anterior estiver consolidada:
- O cachorro está sentado, o objeto é lançado, mas a busca é iniciada alguns segundos depois. O animal não pode correr atrás do graveto antes disso.
- O treinador se aproxima do objeto recuperado junto com o cão.
- Após consolidar o resultado, você pode exigir mais: o treinador dá um comando, mas permanece no mesmo lugar.
- Assim que o animal pega o graveto, eles dizem: "Venha até mim".
- O cachorro se aproxima, senta-se ao lado da perna esquerda e coloca o objeto no chão.
- Com o tempo, todas as chamadas utilizadas são substituídas por uma só: “Fetch”.
Leia também sobre o comando "Deite-se".
Erros e nuances no treinamento
Como começar a treinar seu animal de estimação corretamente, evitar traumas psicológicos para seu amigo de quatro patas e alcançar excelentes resultados?
Há algumas coisas que é importante saber com antecedência.
Durante o treinamento, os instrutores podem cometer os seguintes erros:
- A presença do cão não é bem-vinda.
- O número de repetições dos exercícios é aumentado em excesso, fazendo com que o cão perca o interesse nos exercícios.
- Não faça pausas entre os exercícios.
- Eles passam para a próxima tarefa sem reforçar a anterior.
- Permite executar um comando sem coleira, sem precisar trabalhar o tempo necessário com a coleira.
- Permita que o cachorro brinque com o objeto recuperado por mais tempo do que o estipulado.
Dê liberdade ao seu animal, mas dentro das regras que você estabeleceu. E não se esqueça da hierarquia: o dono tem sempre razão.
Peculiaridades do treinamento
Esse comando é desenvolvido desde filhote, e o treinamento é feito como uma brincadeira. Ao treinar um cão, não tenha pressa: se o cão não estiver interessado, o treinamento deve ser adiado.
Às vezes, um animal brinca com um graveto, mas não o entrega ao dono. Nesse caso, espere até que o animal termine de brincar. Então, pegue o graveto e balance-o na frente do focinho dele. Quando ele pegar o graveto, dê o comando "Dá" e retire-o, depois devolva-o ao cachorro, repetindo esse processo várias vezes.
Durante o treinamento inicial, evite a presença de estímulos externos que possam distrair o animal de estimação.
Opções mais complexas para trazer e entregar itens
Com o tempo, utilize objetos e locais de treinamento diferentes. Isso é necessário para aprimorar as habilidades de buscar e recuperar objetos e garantir que o cão obedeça ao comando em qualquer situação.
- Em primeiro lugar, o equipamento de recuperação é alterado, tornando-o mais pesado e menos prático. Por exemplo, pode ser uma vara com mais de dois metros de comprimento.
- Em seguida, o local de treinamento é alterado. Pode ser uma área montanhosa, um local com grama alta e várias distrações (pessoas ou animais).
- Eles selecionam condições climáticas mais difíceis (neve, chuva) e também realizam treinamentos no escuro.
- Mas a parte mais desafiadora é trabalhar em águas abertas. O objeto recuperado é solto na água, e o cão precisa encontrá-lo e devolvê-lo ao seu treinador.
- Você também pode usar itens comestíveis e garantir que o animal os traga de volta ao dono sem danos.
Para ensinar um cachorro a trazer chinelos, siga estes passos:
- Tente despertar o interesse do cachorro pelos chinelos e deixe-o cheirá-los.
- Em seguida, agite os chinelos na frente do rosto do animal. Quando o amigo de quatro patas estiver tentado a pegá-los, esconda os chinelos atrás das costas — e repita isso várias vezes.
- Jogue os chinelos a alguns metros de distância e dê o comando "chinelos" ou qualquer outra palavra-chave. Se o cachorro não estiver familiarizado com o comando "buscar", leve-o na guia até os chinelos e chame a atenção dele para o objeto.
- Depois disso, o treinador deve insistir para que o animal pegue os chinelos na boca. Leve-o até o local onde os chinelos foram jogados e diga "dá". O cão deve abrir a boca e deixar os chinelos à sua frente. Não se esqueça de recompensá-lo com um petisco.
Após um treinamento extenso, reforce o comando sem a guia. Você também não precisa seguir o seu cão. Depois de um tempo, ele executará o comando sem muita dificuldade.
Se o seu animal de estimação estiver familiarizado com o comando "buscar", a tarefa fica muito mais fácil. Os chinelos servem como o objeto a ser buscado. O comando é "buscar" "chinelos". Com o tempo, a palavra "buscar" deve ser omitida e apenas a palavra "chinelos" deve ser usada.
Breves conclusões
Buscar um objeto tem um impacto positivo tanto na saúde física quanto na emocional do cão. A maioria dos animais ativos executa esse comando com muita alegria e entusiasmo. Para animais de estimação ativos que precisam de exercícios e corridas diárias, buscar objetos é uma solução para esse problema e também alivia o dono do esforço físico adicional. Buscar objetos faz parte do treinamento geral de obediência. Todo cão de serviço deve executar esse comando com excelência.
Para raças de caça, isso é uma parte essencial do treinamento. Para filhotes, qualquer comando é mais uma brincadeira. Mas para um cão adulto, é uma forma de ganhar a simpatia do dono e conquistar sua confiança. Treinar um cão geralmente não é difícil. Paciência, respeito mútuo e uma verdadeira amizade entre o dono e o animal de estimação são as três chaves para alcançar excelentes resultados.
Leia também: Lista de comandos obrigatórios para treinamento.







