Ensinar um cão a obedecer comandos não é fácil. Portanto, o ideal é começar cedo, mais especificamente, aos 5 ou 6 meses de idade. Nessa idade, os filhotes ainda absorvem informações como uma esponja, mas também já são bastante versados em entonação e na necessidade de responder aos pedidos do dono. Ensinar o comando "não" a um cãozinho é mais fácil do que a um adulto. Mesmo o animal de estimação mais fofo, obediente e inteligente deve saber esse comando. Isso facilitará a vida tanto do cão quanto do dono. Vamos ver como treinar seu pet.
Como ensinar um cachorro a obedecer ao comando "não". As diferenças entre "não" e "não".
Ao contrário da crença popular, "Não" e "Não" são comandos completamente diferentes. O primeiro é uma proibição absoluta e categórica, uma distração que concentra a atenção no próximo comando. É dado em voz alta e firme. A reação do cão deve ser inequívoca. Geralmente, isso é seguido por um comando proibitivo ou recomendatório — um chamado, um tabu ou uma ordem para agir.
O comando "Não!" também proíbe, mas de forma mais branda; depois dele, não espere outro comando subsequente. Os animais de estimação costumam reagir de forma semelhante a ambas as proibições e se comportam com cautela. No entanto, a primeira serve para prevenir comportamentos indesejados em um momento específico. Já o "Não" nem sempre proíbe estritamente uma ação, apenas a restringe de forma rigorosa.
Se usarmos os dois comandos, primeiro devemos dizer "Não" e depois "Não".
Com que idade devo começar a treinar um filhote?
Especialistas recomendam iniciar o adestramento de filhotes aos 4 meses de idade. O ideal é que comecem entre 5 e 6 meses, quando o cão já não encara a interação com o dono como uma brincadeira, assume a responsabilidade por cada comando e responde prontamente. Como isso pode ser alcançado? Na maioria das vezes, ao adestrar cães para obedecerem a certos comandos, os treinadores costumam recompensá-los com seus petiscos favoritos para reforçar o resultado.
Aqui estão as regras básicas:
- Não se deve iniciar o treinamento antes dos 3 meses, pois os filhotes nessa idade ainda não estão psicologicamente preparados.
- A desobediência não deve causar emoções negativas no criador.
- Elogios e até mesmo recompensas são os principais fatores motivadores para a correta percepção de qualquer comando.
- Uma pessoa deve treinar o cão para responder objetivamente à voz e se comportar adequadamente. Dessa forma, o cão desenvolverá essas habilidades mais rapidamente.
Mas, ao final do treinamento, qualquer membro da família poderá usar o comando “Não!” e o cão deverá entendê-lo corretamente.
"Não" é um comando básico que todo cachorro deve saber. Quanto mais cedo aprenderem, melhor. Isso simplifica o adestramento — por volta dos 3 ou 4 meses, um filhote já será capaz de evitar comida quente e não pegará restos de comida ou lixo. Responder ao comando "Não" é um sinal de obediência e bom senso.
Como ensinar um filhote ou um cão adulto a obedecer ao comando "não"
O comando "Não" é usado em casos de agressão, retaliação por barulho ou quando o cão quer recolher lixo na rua. Também é útil se o cão estiver causando danos — sejam móveis, plantas do jardim, um carro, sapatos ou cavando embaixo de uma cerca.
Como você pode fazer seu animal de estimação entender que os donos devem e irão limitar seu comportamento nessas situações?
- Comece com o mais simples: escolha um objeto proibido e aprimore sua habilidade com ele.
- Não exagere - não dá para proibir tudo.
- Procure por contato – o animal de estimação precisa sentir um motivo convincente para a reação do dono.
- Não force, mas seja firme e persistente ao ensinar as proibições.
- Não comece a treinar seu cachorro para responder ao comando "não" com comida, pois será difícil para ele. Mas certifique-se de reforçar essa habilidade mais tarde.
- Recompense seu amigo de quatro patas, mas seja consistente. Seu cão precisa aprender a responder à sua voz. Somente quando o comportamento for correto, você deve tentar oferecer um petisco.
- Adestradores de cães recomendam o uso de coleira de pinos.
E lembre-se, qualquer raça de cachorro pode responder bem ao treinamento. Se algo der errado, pode ser porque o momento e o lugar eram inadequados, ou porque você não levou em consideração a idade do seu animal de estimação, ou até mesmo o humor e o ambiente em que ele se encontrava.
Leia também sobre 4 comandos que todo cão deve saber.
Primeiro passo: apresentar a equipe
Para ajudar o cão a entender a tarefa, os especialistas aconselham colocar objetos proibidos ao longo do percurso do animal. Naturalmente, o animal deve responder corretamente ao seu comando categórico:
- Inicialmente, ao praticar essa habilidade, coloque uma coleira no seu cachorro.
- Se o cão tentar pegar um objeto proibido, dê o comando imediatamente.
- Caso não haja reação, repita o procedimento não imediatamente, mas após algum tempo, alternando com outras solicitações.
- Se o cão não responder ao comando "Não", tente novamente na mesma sequência, mas com mais firmeza: dê um puxão brusco na guia quando ele tentar pegar o objeto proibido. Faça isso com firmeza, mas sem demonstrar emoção ou raiva desnecessárias. Isso é especialmente importante para filhotes, para evitar estresse e manter a estabilidade emocional.
- Se seu animal de estimação fizer tudo corretamente, elogie-o; isso reforça a habilidade.
Passo dois: reforçar a habilidade durante os passeios.
Seu amigo de quatro patas já conhece o comando "Não"? Tente reforçar essa habilidade: varie o caminho, teste as reações do seu pet em diferentes momentos e ambientes e pratique várias vezes por semana. Os cães tendem a esquecer rapidamente se não forem treinados a longo prazo.
Especialistas também aconselham continuar o treinamento sem coleira, trocar os itens proibidos e não negligenciar as restrições. Você não pode restringir o comportamento do seu animal de estimação persistentemente e depois permiti-lo. Isso impedirá que a habilidade seja reforçada.
O que não fazer ao treinar um cão
Ao treinar um cão, não espere que ele se adapte instantaneamente a um comando. Isso leva tempo. "Não!" é um pedido difícil, apesar de sua natureza simples.
O adestramento de um filhote começa por acostumá-lo ao seu nome e aos comandos "Vem" e "Senta".
- Durante o processo de treinamento, não repreenda nem castigue o cão.
- Sua resposta ao comportamento e o tom de comando que você usa definirão o ritmo do processo de treinamento. "Não" é uma ordem imediata e firme; se você reagir tarde demais e seu cão passar a obedecer ao comando "não", a culpa é sua.
- Não use "Ugh!" com muita frequência, não substitua "Não" por essa expressão.
- Use o tempo limite durante o treinamento para dar um descanso ao seu filhote.
- Não deixe seu cachorro com medo. Se você não consegue treinar a reação do seu cachorro a uma ordem de restrição, ele fica bravo quando a guia é puxada e nem sempre obedece, isso exige prática.
- Não é recomendável praticar o comando "Não!" durante o adestramento de cães em resposta a pessoas ou outros animais. Adestradores consideram isso inadequado. Durante uma briga entre cães, o melhor é separá-los e não esperar por uma reação.
Leia também, Como ensinar um cachorro a obedecer ao comando "Deita".
Breves conclusões
Treine seu cão para obedecer ao comando "Não" com boas intenções e consistência, demonstrando sua superioridade, mas sem se desviar dos princípios da igualdade.
Os cães são especialmente sensíveis à entonação:
- Se você precisa treinar um cão adulto para aceitar uma proibição categórica, é difícil e demorado, mas totalmente possível. Tudo depende do quão leal, confiante e cooperativo o cão é.
- O adestramento básico não se resume apenas a comandos negativos. Ao iniciar o adestramento, ensine seu cão a "analisar" e distinguir entre os comandos. Caso contrário, seu animal de estimação reagirá unicamente ao comportamento do dono e à aspereza de sua voz.
- Comece o treinamento em um ambiente tranquilo e individual, para que seu filhote se acalme e responda adequadamente aos seus comandos.
- Se você não consegue fazer com que seu amigo de quatro patas obedeça aos comandos, não desista e não pare de treiná-lo. Consulte um especialista.
Se o seu cão ainda não responder bem ao comando "Não!", puxe e encurte a guia, fazendo-o com firmeza e sem demonstrar emoção. Como os cães sempre percebem o tom de voz, eles logo aprenderão a entender os comandos corretamente.
É só uma questão de tempo. E não recorra à força física — isso não vai gerar a resposta desejada. Se o seu cão já domina outros comandos, você não terá problemas com este — basta ter paciência.
Leia também, Como impedir que um cachorro marque território em um apartamento.






