
Descrição e composição do medicamento
O medicamento Ditrim é composto por 20% de sulfadimesina, 4% de trimetoprima e outros componentes.
1 ml do medicamento é composto pelas seguintes substâncias:
- 40 mg de trimetaprima;
- 200 mg de sulfadimezina;
- outras substâncias (álcool benzílico, 1 ml de água para injeção, pirrolidina-2, tiossulfato de sódio, sal dissódico - EDTA).
Ditrim é uma solução alcalina de cor amarelo claro. 
A ação da injeção baseia-se em um efeito antibacteriano de amplo espectro. O medicamento pode ser administrado aos animais por via oral ou injetável.
Propriedades do ditrim
O efeito do medicamento se estende às seguintes bactérias:
- Clostridium spp;
- Corynebacterium spp;
- E. coli;
- Streptococcus spp;
- Staphylococcus spp;
- Fusobasterium spp;
Salmonella spp;
- Bordetella spp;
- Pasteurella spp. e algumas outras.
Usado em Ditrim algumas substâncias potencializam os efeitos de outros componentes., afetando o metabolismo de vários ácidos na célula infectada, proporcionando um efeito antibacteriano de amplo espectro. O medicamento é altamente eficaz contra muitos microrganismos.
Os níveis sanguíneos máximos de Ditrim são sentidos 2 a 3 horas após uma injeção intramuscular. Os efeitos do medicamento duram dois dias. Em animais lactantes, o medicamento é parcialmente excretado no leite. Em todos os outros animais, é excretado na urina.
Indicações de uso do medicamento
Ditrim é prescrito para animais que contraíram infecções bacterianas.
Para cães com infecções pulmonares e doenças intestinais, bem como cistoisosporíase.
- Para galinhas, patos e perus com eimeriose.
- Para bovinos com diarreia, pneumonia, febre paratifoide, colibacilose e algumas outras doenças.
- Para bovinos de pequeno porte com diarreia, salmonelose, metrite, pasteurelose, infecções respiratórias e eimeriose.
- O medicamento é prescrito para cavalos em casos de pneumonia de origem bacteriana, diarreia em potros jovens, febre paratifoide e septicemia.
- Para suínos com edema maligno, eimeriose, isoporose, febre paratifoide, doenças respiratórias, colibacilose e outras.
- Ditrim é prescrito para coelhos com eimeriose.
Método de administração e cálculo da dosagem
O Ditrim é administrado a diversos bovinos e outros animais de fazenda na forma de injeções. Para cada 10 kg de peso animal, calcula-se 1 ml de solução.A injeção é administrada uma vez ao dia. Para cavalos, recomenda-se a administração do medicamento por via intravenosa.
Em doenças infecciosas agudas a dose mais alta de ditrim é tomada Durante os primeiros 2 a 3 dias, a dosagem é calculada da seguinte forma: 1 ml da solução por 10 kg de peso corporal. A injeção é administrada duas vezes ao dia, com intervalo de 12 horas. Após o desaparecimento dos sintomas agudos da doença, o Ditrim deve ser suspenso por mais 2 dias. O tratamento prolongado (mais de uma semana) não é recomendado. É necessário utilizar locais de injeção diferentes; não se deve administrar mais de 20 ml de Ditrim em um mesmo local.
Para aves e coelhos, prepare uma solução de água fresca para beber:
Para prevenir doenças em coelhos, utiliza-se um litro de água com 1 ml da preparação. A água deve ser oferecida aos coelhos durante 3 dias. Para o tratamento, prepara-se uma solução com a mesma dosagem, mas administra-se aos coelhos durante 3 dias consecutivos, seguidos de 2 dias de intervalo e 3 dias de tratamento.
- Para a manutenção da saúde de galinhas e perus, prepare um litro de água potável contendo 1 ml de Ditrim. Ofereça essa água ao animal durante três dias. Para o tratamento de diversas doenças, prepare uma solução semelhante e administre ao animal seguindo o mesmo esquema utilizado para coelhos.
- Para patos, a solução é preparada nas seguintes proporções: 2 ml de ditrim e 1 litro de água para prevenção (o tratamento dura 3 dias) e 1 ml de ditrim e 1 litro de água para tratamento - o tratamento é semelhante ao dos outros animais.
Em alguns casos, podem surgir vermelhidão e inchaço na pele do animal no local da injeção. Tais fenômenos não requerem intervenção. Esses efeitos colaterais geralmente desaparecem em poucos dias. O uso prolongado do medicamento e a superdosagem da dose recomendada são estritamente proibidos, pois podem afetar o trato gastrointestinal e os rins. Seguindo as instruções e calculando a dosagem corretamente, não foram relatados efeitos colaterais ou complicações. Caso ocorra algum problema de saúde ou reação adversa ao medicamento, interrompa o uso de Ditrim imediatamente e consulte um veterinário.
Contraindicações
Ditrim Não indicado para uso em casos Intolerância ou hipersensibilidade individual a qualquer um dos componentes do medicamento. O medicamento não é prescrito para animais com doença renal ou hepática, bem como para fêmeas prenhes.
Peculiaridades
Após a última injeção deve ser conservado por 28 diasAntes de utilizar o animal para consumo de carne. Em alguns casos, o abate prematuro é inevitável, sendo que, nessa situação, a carne pode ser utilizada como alimento para animais de pele ou para a produção de farinha de carne e ossos. Após a última injeção de Ditrim, o leite de animais leiteiros não deve ser utilizado por 5 dias. O leite previamente extraído deve ser tratado termicamente e utilizado como alimento para animais.
Condições de armazenamento e medidas de segurança

Ao usar ditrim As precauções de segurança devem ser observadas. Ao manusear medicamentos veterinários, é importante seguir as regras de higiene pessoal. O medicamento de baixa toxicidade Ditrim ajuda a combater eficazmente as infecções bacterianas sem causar resistência.
Salmonella spp;
Para cães com infecções pulmonares e doenças intestinais, bem como cistoisosporíase.
Para prevenir doenças em coelhos, utiliza-se um litro de água com 1 ml da preparação. A água deve ser oferecida aos coelhos durante 3 dias. Para o tratamento, prepara-se uma solução com a mesma dosagem, mas administra-se aos coelhos durante 3 dias consecutivos, seguidos de 2 dias de intervalo e 3 dias de tratamento.

