
Os demais ingredientes do Tylosin 50 são álcool benzílico, água e propanodiol. Os frascos de vidro são fechados com rolhas e selados com tampas de alumínio.
Propriedades biológicas e ação
Dentre as propriedades farmacológicas do medicamento veterinário, podem ser destacadas as seguintes:
Ação antibacteriana – A tilosina pertence à classe dos antibióticos macrolídeos e possui uma pronunciada ação antibacteriana que se estende a diversas espécies animais;
- Atua sobre bactérias gram-positivas e gram-negativas, incluindo estreptococos e estafilococos, que causam pneumonia em animais;
- inibe a síntese de proteínas de microrganismos patogênicos;
- A administração intramuscular garante a rápida penetração do medicamento no organismo, sendo observada sua concentração máxima nos tecidos uma hora após a injeção;
- O efeito terapêutico dura 24 horas e é excretado do corpo do animal pelo leite (em vacas e cabras), mas principalmente pela urina e bile;
- Trata-se de uma substância pouco tóxica, razão pela qual a tilosina 50 se tornou popular na medicina veterinária.
O medicamento Tylosin 50 pode ser igualmente Tratar eficazmente infecções em bovinos, aves, gatos, cães e outros animais.Qualquer patologia bacteriana pode ser uma indicação para o uso deste medicamento. As instruções contêm informações sobre os métodos de tratamento para espécies animais específicas.
Tylosin 50 – instruções
O antibiótico tilosina na medicina veterinária administrado exclusivamente por via intramuscularDeve ser administrado uma vez ao dia. A dosagem varia dependendo do peso e da espécie do animal. Cada injeção deve ser aplicada em um local diferente para evitar hematomas e infecções.
Espécies animais e dosagem de tilosina 50 por kg de peso corporal:
- porcos – 0,2–0,05;
- gado – 0,1–0,2;
- gatos e cães – 0,005–0,2;
- ovelhas e cabras – 0,05–0,2.
Ao usar o medicamento por conta própria, sem a supervisão de um veterinário. A dose mínima recomendada deve ser administrada. Se o organismo reagir negativamente ao medicamento, interrompa o uso e consulte um veterinário. A maioria dos possíveis efeitos colaterais desaparece espontaneamente, sem necessidade de intervenção externa.
Indicações em medicina veterinária
O uso do medicamento em bovinos, gatos e cães é indicado nos seguintes casos:
infecções do trato respiratório, pneumonia bacteriana;
- artrite e outros processos inflamatórios das articulações e do tecido ósseo;
- infecção secundária do animal;
- mastite em bovinos;
- rinite atrófica em porcos;
- disenteria, distúrbios intestinais;
- pneumonia enzoótica.
A tilosina 50 é indicada para o tratamento de quaisquer patologias de origem viral nos casos em que os microrganismos patogênicos sejam sensíveis ao principal componente do medicamento – a tilosina.
Benefícios do uso
Esse O antibiótico é muito popular na medicina veterinária. Para o tratamento de gatos, cães, bovinos, suínos e aves. Isso se deve ao seu amplo espectro de ação, facilidade de uso e baixo custo. Demonstrou-se eficaz no tratamento da pneumonia.
O uso da tilosina 50 apresenta as seguintes vantagens:
- O medicamento é estável e igualmente eficaz no tratamento de animais de diferentes espécies;
- É um dos poucos antibióticos seguros na medicina veterinária;
- preço favorável do medicamento;
- Devido à rápida eliminação dos resíduos do organismo, os animais podem ser abatidos em até 8 dias.
O medicamento é administrado durante uma semana, com uma injeção diária. Não é aconselhável interromper o curso.Caso você perca um dia de administração, não aumente a dose no dia seguinte; em vez disso, continue seguindo o regime especificado nas instruções.
Contraindicações e efeitos colaterais

Não foram identificados sinais de sobredosagem. Não é recomendado administrar Tylosin 50 Juntamente com outros antibióticos, cloranfenicol e penicilina. Bovinos e suínos podem ser abatidos para consumo oito dias após a última administração de antibióticos. Animais abatidos à força antes do período necessário não são adequados para consumo humano; sua carne pode ser usada para alimentar outros animais.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com qualquer medicamento veterinário Você precisa se preocupar com sua segurança pessoal.Para evitar que o medicamento entre acidentalmente na corrente sanguínea, é necessário ter habilidade no manuseio de animais, pois é preciso contê-los e escolher o local correto da injeção. Devido à resistência e força dos animais, o risco de perfuração acidental da pele com a agulha aumenta. Além disso, quando a agulha perfura a pele, ela pode já não estar estéril, o que pode levar a infecções graves.
Ao trabalhar com Tylosin 50 Devem ser usadas luvas.Caso o medicamento entre em contato com mucosas ou pele, lave imediatamente. As mãos devem estar livres durante a aplicação da injeção; é proibido fumar, consumir bebidas alcoólicas e comer. Após o procedimento, as mãos devem ser lavadas com água e sabão, desinfetadas e secas completamente.
Instruções especiais
O medicamento Tilosina deve ser armazenado em um frasco fechadoConservar em local seco e ao abrigo da luz solar direta. A temperatura ideal é de 10 a 25 °C. O antibiótico tem um prazo de validade de 2 anos; após aberto, o medicamento deve ser utilizado em até 30 dias, após os quais torna-se impróprio para uso.
O leite animal pode ser consumido 4 dias após a última injeção.O leite previamente coletado pode ser dado a outros animais; no entanto, seu consumo humano é proibido. As embalagens usadas do medicamento não devem ser armazenadas em casa nem reutilizadas para fins domésticos. Todas as embalagens devem ser descartadas, assim como qualquer produto não utilizado após o prazo de validade.
Ação antibacteriana – A tilosina pertence à classe dos antibióticos macrolídeos e possui uma pronunciada ação antibacteriana que se estende a diversas espécies animais;
infecções do trato respiratório, pneumonia bacteriana;

