
Os sexos desta espécie são completamente diferentes entre si. A fêmea, relativamente pequena, é marrom com um tom ruivo e pintas pretas. Ela tem cauda reta e penas infracaudais brancas. Pode pesar até um quilograma.
O tetraz-preto é frequentemente confundido com o tetraz-da-floresta. Eles podem ser distinguidos em voo. A fêmea do tetraz-da-floresta distingue-se de outras aves pelas suas asas inferiores brancas, que só são visíveis quando as asas estão abertas.
Aparência, habitat, foto
A aparência de um macho nobre difere:
- plumagem preta com um tom azul-esverdeado;
- Sobrancelhas vermelho-vivo;
- cauda em forma de lira;
- "Espelho" branco nas asas;
- pesando até um quilo e meio e medindo 60 cm;
- cabeça pequena;
- bico curto e forte;
- longas penas nas asas.
Muitas pessoas reconhecem o chamado do tetraz-preto. Durante a época de acasalamento, ele emite um som longo, alto e gorgolejante. As fêmeas cacarejam, prolongando as notas no final de seu canto.
Tipos de tetraz-preto
No território da Rússia várias espécies de tetraz-preto vivem lá, mas apenas dois são os mais famosos:
- O tetraz-preto, que vive em quase todo o país, até ao Círculo Polar Ártico.
- O tetraz-preto-do-cáucaso vive no Cáucaso. Difere do tetraz-preto comum pelo seu tamanho menor, cauda fortemente curvada e plumagem escassa. Esta ave está em perigo de extinção, por isso consta da Lista Vermelha.
O maior representante é o galo-da-pradaria, que vive na América do Sul, atingindo 75 cm de comprimento e pesando quatro quilos.
Habitat na natureza

Na natureza O tetraz-preto é muito ativo Eles vagueiam em bandos mistos, que podem chegar a 200 indivíduos. As aves são mais ativas pela manhã ou antes do pôr do sol durante os meses mais quentes. Durante o dia, elas se empoleiram em galhos e tomam sol.
O tetraz-preto é sedentário. Voa apenas quando necessário. No resto do tempo, caminha pelo chão, onde se move rapidamente mesmo na vegetação mais densa. É ali que encontra alimento e se reproduz. Descansa em pequenos montes pantanosos, sob arbustos, no chão ou em galhos finos. Enquanto procura comida, agarra-se firmemente a um galho, às vezes até mesmo de cabeça para baixo.
O tetraz-preto levanta voo ruidosamente e rapidamente. Seu voo é veloz e ágil, atingindo velocidades de até 100 km/h. O tetraz-preto, em particular, possui excelente visão e audição. É conhecido por seu comportamento cauteloso. Se ameaçado, pode voar dezenas de quilômetros.
Em dias de geada, os tetrazes-pretos emergem de seus prados. Eles só saem para se alimentar por algumas horas.Sob a neve, as aves conseguem ouvir claramente os movimentos de um lince e os saltos de uma lebre. Se ouvem o ranger dos esquis de um caçador ou os passos de uma raposa à espreita, emergem rapidamente da neve, levantam voo e desaparecem. Com a chegada da primavera, os tetrazes-pretos reúnem-se nos seus locais de acasalamento. Os bandos dispersam-se gradualmente.
Nutrição
O tetraz-preto alimenta-se principalmente de matéria vegetal. Durante os meses mais quentes, sua dieta inclui:
- bagas e folhas suculentas de rosa mosqueta, mirtilos, arandos e cereja-brava;
- sementes de junco;
- brotos de amieiro, álamo e salgueiro.
De animais para alimentação de aves Alimentam-se de pequenos besouros e insetos., que elas alimentam principalmente aos seus filhotes. Para manter o funcionamento normal do sistema gastrointestinal, elas bicam sementes duras e pequenas pedras.
No outono, os tetrazes-pretos migram para os campos onde foram cultivadas plantações de cereais. No inverno, alimentam-se de amentos e botões de bétula e, por vezes, bicam galhos finos. Em casos extremos, podem alimentar-se de bagas de zimbro, pinhas e agulhas de pinheiro. As aves enchem o papo com comida congelada e retornam ao ninho, onde o alimento descongela.
Reprodução

Cada macho possui vários tetrazes-pretos. Após escolher e se estabelecer em um território, uma hora antes do amanhecer, o tetraz-preto começa a sibilar alto, passando depois a balbuciar. Algumas horas depois, as fêmeas chegam e, após escolherem um parceiro para acasalar, voam para o centro do lek.
Durante o período de excitação, que dura cerca de uma hora e meia, os machos murmuram alto, saltam, abrem as caudas, esticam os pescoços e circulam no mesmo lugar. Conflitos entre os tetrazes-pretos são bastante comuns. começam a se perseguir. e até mesmo entram em combate. As lutas são ferozes, mas nada resulta em ferimentos ou lesões. A atividade de acasalamento diminui após o nascer do sol.
Após o acasalamento, o papel do tetraz-preto na reprodução termina. Ele não participa da construção do ninho, da incubação dos ovos ou da alimentação dos filhotes.
O ninho é uma depressão no solo forrada com grama, galhos, folhas e penas do ano anterior. Pode estar localizado sob a cobertura de urtigas ou arbustos na orla de uma floresta, ou em uma clareira ou prado aberto.

Durante a época de reprodução, os machos permanecem solitários ou em pequenos grupos. Nesse período, eles passam por uma muda, perdendo temporariamente a capacidade de voar. Isso torna as aves especialmente tímidas e silenciosas.
Na Rússia, o tetraz-preto é muito popular entre os caçadores. Conhecendo seus padrões de comportamento, os caçadores usam iscas no inverno e cães no outono. Em termos de número de aves abatidas, o tetraz-preto só perde para o tetraz-pequeno e o tetraz-salgueiro.













