
Essas aves possuem diversas espécies:
- prado;
- de cauda afiada;
- tetraz-preto;
- azul;
- tetraz-preto-caucasiano;
- absinto.
Algumas delas foram levadas à beira da extinção pelos humanos e agora estão sob proteção.
Contente
Habitat

Nas regiões oeste e central da Europa, essas aves vivem em florestas e se estabelecem nas montanhas.Também podem ser encontradas ao longo da costa norte da Dinamarca, Bélgica e Holanda. Na Ásia, essas aves são frequentemente encontradas no Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte. Em algumas áreas, as aves foram completamente exterminadas pelos humanos (por exemplo, o tetraz-preto não é encontrado nos Sudetes Orientais).
O tetraz-preto também possui uma distribuição geográfica muito ampla na Rússia. No norte, ele é encontrado nas seguintes áreas:
- Península de Kola;
- Região de Arkhangelsk;
- República de Komi;
- Oblast de Tyumen.
No sul, vive nas seguintes áreas:
- Kursk;
- Volgogrado;
- Voronezh;
- vales dos rios Ural e Samara.
No leste da Rússia, é possível avistar o tetraz-preto:
- ao norte do Lago Baikal;
- nos vales dos rios Gorin e Argun,
- perto do rio Ussuri.
O tetraz-preto também é comum nos países bálticos, na Ucrânia, na Polônia e na Alemanha. Esta ave também pode ser vista no Cazaquistão, especialmente em suas regiões do norte, e na Mongólia.
É óbvio que o habitat dessas aves é bastante amplo. Às vezes, em busca de alimento, elas fazem migrações de curta distância, expandindo assim o habitat.
O tetraz-preto-do-cáucaso, um representante maior da família dos tetrazes, tem uma distribuição geográfica mais limitada: Rússia (Cáucaso), Azerbaijão, Armênia, Geórgia e Turquia. Ele prefere se estabelecer e construir ninhos em altitudes consideráveis, acima de dois quilômetros e meio acima do nível do mar, e se alimentar ainda mais alto – em altitudes superiores a 3 quilômetros!
Essas aves também são encontradas na América do Norte, e o galo-da-pradaria prefere esse continente. No inverno, vivem perto de fazendas, alimentando-se delas, e durante a época de acasalamento, migram para áreas gramadas.
O galo-da-pradaria prefere nidificar nas imediações das Montanhas Rochosas, no Turcomenistão, em meio a densos arbustos de artemísia. O galo-da-floresta habita florestas de coníferas.
Habitats

Anteriormente, as aves também habitavam as estepes, mas com o desenvolvimento da agricultura, essas terras passaram para os humanos, que expulsaram os gigantes alados.
Essas aves preferem nidificar no chão, escolhendo especificamente um local seguro em meio a arbustos densos ou matagais. Às vezes, um uma pequena depressão no chãoA construção do ninho é responsabilidade da fêmea; o macho não participa desse processo. A "moradia" finalizada é isolada com penas e capim seco.
A tetraz-preta põe aproximadamente de 6 a 8 ovos e os incuba sozinha. Os filhotes eclodem após cerca de um mês, às vezes três semanas. Durante os primeiros dias de vida, alimentam-se de larvas e insetos. No entanto, as aves adultas preferem alimentos de origem vegetal: brotos, folhas, frutos silvestres, cones de zimbro, flores e sementes.
O tetraz-preto-caucasiano prefere se instalar em matagais de rododendros e roseiras-bravas, povoar pequenos bosques de zimbro e nidificar entre bétulas baixas. Os ninhos são localizados em arbustos ou em encostas de prados, e a fêmea incuba os ovos e cuida dos filhotes. Normalmente, o ninho não tem mais de seis filhotes.
Assim como o tetraz-preto comum, os representantes caucasianos preferem ficar em bandosNo inverno, as fêmeas tendem a ficar com os machos. Na primavera, as aves sobem nas árvores para provar brotos e folhas frescas. Agarrando-se ao tronco com seus pés fortes, elas conseguem ficar penduradas de cabeça para baixo por longos períodos. Essas aves são relutantes em mudar de habitat, o que levou à sua quase extinção: os caçadores encontravam facilmente os ninhos dessas belas aves.
Aparência

As fêmeas são menos atraentes. São menores e apresentam uma coloração mesclada em tons de amarelo-acastanhado ou amarelo-acinzentado com listras transversais. Suas caudas não são tão bonitas quanto as dos machos e são significativamente mais curtas.
Os pintinhos também são coloridos., sua coloração inclui listras e manchas marrons, brancas, marrons e amarelas.
Fatos interessantes
- O tetraz-preto possui características sexuais bem definidas: mesmo um observador inexperiente não consegue confundir machos e fêmeas. As fêmeas são marrom-acinzentadas com manchas, ou menos comumente amarelo-escuras, e emitem um som semelhante a um cacarejo, enquanto os machos são pretos, com um tom esverdeado ou arroxeado, e têm uma voz ressonante.
- O tetraz-preto possui excelente audição e visão aguçada, o que lhe permite pressentir o perigo à distância.
- Os machos praticamente não desempenham nenhum papel na criação dos filhotes. As fêmeas cuidam tanto do ninho quanto dos filhotes. Elas alimentam os filhotes e os escondem cuidadosamente do perigo. Se as fêmeas avistarem um predador se aproximando, elas desviarão a atenção para si mesmas, fugindo do ninho para salvar os filhotes.
Estilo de vida
Leva uma existência terrestre.A ave de rapina só sobe às árvores para procurar alimento. No entanto, é uma voadora habilidosa, capaz de percorrer dezenas de quilômetros sem parar. Prefere viver em bandos, que podem atingir tamanhos impressionantes — até 300 aves de ambos os sexos.
O período de maior atividade é no início da manhã ou no final da tarde.
Nutrição
O tetraz-preto-do-cáucaso prefere sementes, frutos silvestres, folhas e grama no verão, e no frio do inverno come com prazer amentos e brotos de bétula, além de desenterrar frutos silvestres e sementes debaixo da neve.
O tetraz-preto também é herbívoro, alimentando-se de brotos (tanto de bétula quanto de outras árvores como álamo, salgueiro e amieiro), frutos silvestres (mirtilos, rosa-mosqueta, cereja-brava e arando-vermelho) e sementes. Às vezes, comem insetos, mas isso é mais comum entre os filhotes. No outono, as aves se aproximam dos campos para se banquetear com os grãos que sobram da colheita. Em anos desfavoráveis, alimentam-se de pinhas, agulhas de pinheiro e bagas de zimbro.
No inverno
O tetraz-preto não migra para climas mais quentes, preferindo passar o inverno em seu habitat natural. Essa ave se adaptou à estação rigorosa de uma maneira notável: vivendo perto de bétulas, ela banqueteia-se com seus rinsE no clima mais frio, ele se abriga na neve: mergulhando de uma árvore em um monte de neve, criando um verdadeiro canal que termina em um "quarto" onde o tetraz-preto sobrevive à tempestade. No entanto, ao ouvir o barulho da neve rangendo sob as patas de um predador se aproximando, as aves sensíveis imediatamente levantam voo e fogem.
Um pouco sobre reprodução

Após a chegada das fêmeas à clareira, a luta começaSão praticamente inofensivos para as aves, mas têm uma aparência simplesmente incrível! Os tetrazes-pretos não formam pares; um macho pode gerar várias fêmeas. Após o acasalamento, a fêmea assume total responsabilidade pelo ninho, pelos ovos e pelos filhotes.
O habitat do tetraz-preto é bastante extenso, mas a intervenção humana reduziu consideravelmente sua área de distribuição. Isso afetou particularmente as espécies das estepes, que foram praticamente dizimadas pelas atividades agrícolas. As aves florestais continuam a prosperar, ocupando uma parte significativa das florestas e estepes florestais da Europa e da Ásia.



1 comentário