
Habitat
Oriole comum Prefere florestas decíduas claras., escolhendo bosques de choupos, salgueiros ou bétulas. Por vezes, é encontrado em pinhais e até em árvores isoladas em ilhas desabitadas.
O oriol evita a taiga e florestas sombreadas contínuas., mas pode se instalar facilmente em parques, jardins ou ao longo de estradas em plantações florestais perto de áreas habitadas.
O oriol nidifica na Ásia Ocidental até o oeste de Sayan, na bacia de Minusinsk, no rio Ienissei e no planalto de Dzungária. É bastante comum na Índia.O rouxinol-dourado também vive na Europa, chegando ao norte até a Finlândia e a Suécia, e até mesmo à Rússia europeia. Raramente nidifica nas Ilhas Britânicas. Ocasionalmente, é encontrado na costa sul da Inglaterra, nas Ilhas Scilly e Maider, e nas Ilhas Azov.
Descrição do rouxinol – foto
Segundo os linguistas, O nome da ave, "oriole", tem raízes eslavas.Compartilha a mesma raiz das palavras "vlaga" e "vologa". Acredita-se que essas aves sejam anunciadoras de chuva.
Ordinário O oriol distingue-se pelo seu corpo ligeiramente alongado., cujo comprimento pode chegar a 25 cm e o peso varia de 50 a 90 g. A envergadura da ave atinge 45 cm. As principais diferenças externas do oriol são:
bico forte vermelho escuro;
- olhos iridescentes vermelho carmim;
- uma faixa semelhante a uma máscara que se estende da base do bico até os olhos;
- penas de voo pretas com bordas amarelas;
- patas finas e escuras;
- quatro dedos com garras afiadas.
A cor do pássaro é muito bonita. Ao mesmo tempo, pode-se observar dimorfismo sexual nele.O macho do oriol se destaca entre muitas outras aves. Ele tem o corpo amarelo brilhante e a cauda e as asas pretas, com pequenas manchas amarelas nas bordas.
A fêmea tem a parte inferior do corpo esbranquiçada com mais listras longitudinais escuras, com partes superiores amarelo-esverdeadas e asas cinza-esverdeadas. Os juvenis de ambos os sexos têm coloração semelhante à das fêmeas, mas apresentam partes inferiores mais escuras.

O voo do oriol tem suas peculiaridades. A ave pode atingir uma velocidade média de 40 a 45 km/h, e às vezes até 70 km/h. Seu voo é ondulante, raramente voando em céu aberto.
Estilo de vida e nutrição
Para os lugares nativos que vivem em Os Orioles chegam à Europa no início de maio.Os machos chegam primeiro. Eles ocupam territórios, mantendo intrusos afastados, e aguardam a chegada das fêmeas. Após três ou quatro dias, as fêmeas emergem. Essas aves raramente vivem em pares. Fora da época de nidificação, preferem a solidão. Durante a época de nidificação, os machos tornam-se muito agressivos e constantemente se envolvem em combates entre si.
Os orioles adoram nadar, por isso costumam escolher locais próximos a corpos d'água para fazer seus ninhos. Assim que chegam à superfície da água, mergulham com entusiasmo.
Os orioles comuns podem se alimentar ração vegetal e animalDurante o período de amadurecimento, consomem avidamente frutos e bagas de cereja-brava, groselha, uva, cereja-doce, pera, figo, etc. Durante a época de reprodução, a base de sua dieta passa a ser alimento de origem animal, que inclui:
- Insetos da madeira na forma de várias lagartas;
moscas-guindaste;
- tesourinhas;
- libélulas;
- borboletas;
- besouros da madeira;
- percevejos;
- algumas aranhas.
Às vezes Os orioles destroem os ninhos de pássaros menores., que inclui o papa-moscas-de-asa-vermelha e o papa-moscas-cinzento. Essas aves se alimentam principalmente pela manhã. Em alguns casos, sua alimentação pode continuar até o almoço, mas depois das 15h, ela cessa.
Reprodução do oriol
Pássaros que retornam da hibernação Os ninhos começam a ser construídos bem tarde.Em meados de maio, quando as árvores já estão verdes, os pássaros constroem ninhos na Rússia central. Ninhos completos são encontrados:
- na Espanha, no final de maio;
- na Alemanha Oriental, no final de maio - início de junho;
- na Suécia, Suíça e Bélgica, no início de junho;
- em Marrocos, em meados de junho.
A reprodução das aves desta espécie ocorre uma vez por ano.
Durante a época de acasalamento O macho começa a se comportar de forma demonstrativa e assertiva. e incomum. Ele tenta exibir seu melhor lado e corteja a fêmea, atraindo-a com várias ações. O macho persegue a fêmea, saltando de galho em galho e literalmente circulando-a. Ele canta em todas as tonalidades e chilreia vigorosamente, abre a cauda e bate as asas.

O ninho é Um cesto oval raso, suspenso, tecido com casca de bétula, talos de grama seca e tiras de fibra de ráfia. Sua altura varia tipicamente de 6 a 9 cm, e seu diâmetro de 12 a 16 cm. O interior do ninho é forrado com teias de aranha, penugem, folhas ou restos de detritos macios.
As aves constroem seus ninhos longe do chão e do tronco das árvores, na bifurcação de galhos horizontais finos ou entre dois galhos. Para evitar que uma rajada de vento o leve embora, elas fixam o ninho firmemente e o camuflam de intrusos com talos de grama e pedaços de musgo.
A ninhada pode conter de 3 a 5 ovos branco-creme ou branco-rosados. Às vezes. Podem ser encontrados ovos com inclusões marrom-avermelhadas.A fêmea incuba os ovos, enquanto o macho fornece alimento e proteção. Em alguns casos, o macho permanece sobre os ovos por um curto período.
Os pintinhos eclodem em cerca de duas semanas. Após a fêmea pôr os ovos, estes ficam levemente cobertos por uma penugem amarela e são completamente cegos. Inicialmente, os pais alimentam os filhotes com lagartas, que primeiro esmagam com o bico. Os pais voam até o ninho aproximadamente quinze vezes por hora. O número de alimentações por dia pode chegar a duzentas. Esta é uma tarefa muito difícil, que os pais realizam de forma altruísta.
Aqueles que não podem voar Os filhotes estão sentados nos galhos, esperando pelos pais.Este período é o mais perigoso na vida do oriol, pois o filhote pode cair da árvore. A queda em si é inofensiva, mas o filhote ainda não consegue voar, tornando-o vulnerável a predadores.
Os filhotes começam a voar entre 15 e 17 dias de idade. Os primeiros juvenis aparecem no sul da Rússia já na segunda quinzena de junho. Eles se dispersam no início de agosto e, no final do mês, começam a se reunir para os locais de invernada.




Orioles, Ao destruir besouros e outros insetos nocivos, eles beneficiam a floresta.Ao mesmo tempo, seu número permanece estável. Isso se explica pelos movimentos rápidos e ágeis das aves e por sua capacidade de se esconderem bem na copa das árvores.
bico forte vermelho escuro;
moscas-guindaste;

