O pardal-de-aveia: descrição da aparência, dieta, reprodução e fotos.

Que tipo de estilo de vida o mingau de aveia proporciona?O escrevedeira-amarela, uma pequena ave da família dos escrevedeiras, é facilmente reconhecida pela sua plumagem amarelo-dourada no peito e na cabeça. É comum em regiões temperadas da Ásia e da Europa, onde pode ser sedentária ou migrar para climas mais quentes durante o inverno. A escrevedeira-amarela também se naturalizou na Nova Zelândia, onde foi introduzida pelo homem. Distinguida pela sua graça, elegância e canto melodioso, pode até tornar-se um belo complemento para qualquer casa.

Aparência – foto

Um pássaro do tamanho de um pardal doméstico. pesa cerca de 30 ge atinge 18 cm de comprimento. Durante a época de acasalamento, o macho do escriba-comum distingue-se por:

  • um grande número de penas amarelo-douradas na barriga, peito, queixo, bochechas e no topo da cabeça;
  • numerosas estrias longitudinais no peito e no papo;
  • Padrão de listras transversais verde-oliva nas bochechas, laterais da cabeça e testa;
  • castanho-acinzentado com pintas escuras nas costas;
  • asas castanho-escuras;
  • parte superior da cauda e parte inferior das costas castanhas;
  • cauda longa.

As penas da fêmea são mais opacas. Os tons amarelos desbotados adquirem uma tonalidade esverdeada, e as penas marrons são substituídas por um marrom fulvo. Os filhotes, independentemente do sexo, têm coloração semelhante à da fêmea.

Com a chegada do outono, os pássaros começa a mudaEntão, as penas amarelas dão lugar a uma plumagem mais escura. Apenas manchas quase imperceptíveis permanecem na barriga e na garganta. Nessa época do ano, é quase impossível distinguir machos de fêmeas. Na primavera, as penas marrons desaparecem e a plumagem amarela reaparece.

Habitats

A cor do pássaro tico-ticoOs escrevedeiras-amarelas habitam facilmente clareiras, bordas de florestas e áreas abertas. Frequentemente, escolhem árvores e arbustos ao longo de estradas como locais de nidificação. Em paisagens abertas, conseguem avistar predadores precocemente e fugir. Essas aves não têm medo de pessoas, portanto, em condições adequadas, podem até viver em cidades. No inverno, habitam jardins e campos colhidos ou nos arredores de áreas povoadas. As escrevedeiras-amarelas também podem ser encontradas nas montanhas, onde ascendem apenas até a zona subalpina.

As aves migratórias voam para longe durante o inverno. para os países do Mediterrâneo ou para a Europa OcidentalEles retornam à sua terra natal em março ou abril. Nessa época, os escrevedeiras formam grandes bandos com pardais, tentilhões e outros pássaros pequenos e saem em busca de alimento.

O que o mingau de aveia comum come?

A dieta da ave é baseada em alimentos de origem vegetal. Os escrevedeiras-de-aveia preferem grãos de cereais e sementes de várias gramíneas.

  • banana-da-terra;
  • milefólio;
  • centáurea;
  • dente-de-leão;
  • miosótis;
  • trevo;
  • ervilhas;
  • yaskolki;
  • urtiga;
  • festuca;
  • bluegrass.

Durante a época de reprodução, as aves precisam de proteína, então elas começam a comer pequenos invertebrados:

  • Yellowhammertatuzinhos-de-jardim;
  • aranhas;
  • serradores;
  • moscas tricópteras;
  • crisopídeos;
  • Hemípteros;
  • tesourinhas;
  • baratas;
  • gafanhotos;
  • efêmeras;
  • colêmbolo.

Os pintinhos são alimentados com ração mista, sendo que o alimento semidigerido é levado até eles em seus papos.

Características da reprodução

Nos escrevedeiras-comuns, a maturidade sexual ocorre com um ano de idadeEles começam a nidificar em meados da primavera. Os machos são os primeiros a retornar dos climas mais quentes, onde passaram o inverno. Encontram um local para o ninho, pousam nas proximidades, no topo de um arbusto ou árvore, e começam a cantar por um longo tempo. Essa é a maneira que encontram para anunciar a ocupação do ninho e atrair as fêmeas.

Dez dias após os machos, chegam as fêmeas e, depois de algum tempo, começam a construir o ninho.

ninhos de escribas

Hábitos do BuntingAs aves escolhem as bordas das florestas ou bosques jovens de coníferas para fazer seus ninhos. Elas não se instalam em áreas florestais, pois essas pequenas aves têm muitos predadores nesses locais.

Durante a época de reprodução, os escrevedeiras escolhem uma depressão adequada entre os arbustos, e começar a construir um ninhoEles passam muito tempo construindo seus ninhos. Para garantir um ninho resistente, as aves usam folhas e talos de grama seca como material de construção, adicionando uma pequena quantidade de líquen e musgo.

Para camuflar seus ninhos de olhares curiosos, os escrevedeiras usam caules triturados de grandes plantas herbáceas, que adicionam à estrutura do ninho. As extremidades dessas plantas são deixadas sem entrelaçar, tornando o ninho praticamente invisível entre os arbustos.

É dada especial atenção à parte inferior do ninho. Ela é cuidadosamente... revestido com crina de cavalo ou pequenas raízesSe a construção do ninho ocorrer durante a estação chuvosa, as aves tentarão depositar o máximo de pelos possível no fundo. Os filhotes se sentirão muito confortáveis ​​em um ninho assim.

O ninho do escrevedeira é um pequeno ninho em forma de tigela, medindo 80 mm de altura e 130 mm de diâmetro. Para proporcionar proteção adequada aos filhotes, o ninho deve ter pelo menos 50 mm de profundidade. Isso evitará que os filhotes caiam.

Ninhos e filhotes

O escrevedeira-amarela põe ovos duas vezes por temporada. A primeira ninhada é posta em meados da primavera e a segunda no início do verão. Cada ninhada contém de dois a seis ovos robustos. Eles podem apresentar uma grande variedade de tonalidades — rosa, lilás claro, cinza-azulado ou marrom ferrugem. Os ovos podem ter padrões escuros, como manchas, pintas, vírgulas e espirais. O maior ovo mede 23 mm e o menor, 15 mm.

A fêmea permanece no ninho após pôr os ovos. o penúltimo ou último ovoA fêmea incuba os ovos sozinha. O macho não a auxilia, pois é responsável por prover alimento, voando para buscá-lo.

Após doze a quatorze dias, os filhotes eclodem. Eles são cobertos por uma penugem espessa, marrom-acinzentada ou avermelhada, e têm a cavidade oral de cor vermelho-framboesa ou rosa.

Ambos os pais alimentam os filhotes. Mas, depois de um tempo, quando os filhotes ainda não deixaram o ninho, a fêmea os deixa com o macho enquanto começa a construir um novo ninho para a próxima ninhada. Os filhotes deixam o "lar dos pais" no décimo segundo ou décimo terceiro dia de vida.

O comportamento de uma galinha quando um animal ou pessoa se aproxima é muito interessante. Ela voa para o galho de outra árvore e começa a emitir chamados de alarme na forma de um estalo curto e seco ou um assobio longo e agudo. Se os pintinhos já nasceram, para distrair um possível inimigo do ninho, pais caem na grama E, fingindo ser um pássaro ferido, começam a rastejar para longe.

No outono, aves de todas as idades se reúnem em bandos e procuram habitat em áreas abertas onde o alimento é mais facilmente encontrado. A expectativa de vida média de um escrevedeira-amarela é de cerca de três anos.

Manter aveia em casa

É possível guardar aveia em casa?A melhor época para capturar pássaros pequenos é na primavera. É quando eles começam a cantar, e você pode escolher o melhor cantor para o seu viveiro. Você pode capturá-los usando uma fêmea como isca ou alimentando-os.

Durante as duas primeiras semanas após a captura, os escrevedeiras são mantidos em uma gaiola ou recinto coberto com um pano grosso. Nesses dias, a ave canta alto, por isso é estritamente proibido mudar o local de seu novo lar. Caso contrário, a ave permanecerá em silêncio até a primavera seguinte. O lar da escrevedeira deve ser espaçoso. Em condições apertadas, elas cantam menos alto ou não cantam de todo.

Pássaros canoros podem ser mantidos em qualquer número. No entanto, cada pássaro deve ser mantido em uma gaiola separada de comprimento adequado. pelo menos sessenta centímetrosInicialmente, o fundo da gaiola é preenchido com areia peneirada e lavada. Com o tempo, essa areia pode ser substituída por forro de papel.

Aves que habitam prados e estepes necessitam de boa iluminação em cativeiro. Para isso, a gaiola deve ser levada regularmente para fora e colocada em um local ensolarado. A falta de luz faz com que as penas desbotem, adquirindo uma coloração amarelada. Manchas esbranquiçadas aparecem nas asas e na cauda.

A gaiola precisa de água fresca para beber e banho diário, para o qual a gaiola deve estar equipada com um bebedouro e um recipiente grande com água.

Alimentação

Aveia e seus filhotesOs petiscos mais saudáveis ​​para pássaros incluem colza, painço, aveia, alpiste e sementes de ervas daninhas. Sementes de girassol e outras sementes gordurosas devem ser evitadas. Eles adoram larvas de tenébrio.Assim, também podem ser incluídos na dieta.

Durante a muda, as aves necessitam de proteínas animais, encontradas em diversas misturas de grãos e rações para aves insetívoras. Além disso, os escrevedeiras-de-aveia devem ser alimentados com verduras frescas, grãos germinados e suplementos minerais.

O belo pássaro canoro, o escrevedeira-amarela, é um grande trunfo para a agricultura. Ele destrói sementes de ervas daninhas e pragas de insetos. E, se bem cuidado, um pássaro de estimação irá encantá-lo com seu magnífico canto a cada primavera.

Aveia comum
Reprodução de aveiaYellowhammerAlimentação do pássaro da aveiaYellowhammerOnde vive o mingau de aveia?Reprodução do BuntingEscrevedeira comumBandeirinhasDescrição do BuntingA aparência da aveiaO que a aveia come?Um belo pássaro escriba

Comentários