Algumas curiosidades interessantes sobre o simpático atobá-de-pés-azuis

Pássaro atobá-azulA natureza, como nada mais, tem o poder de cativar a imaginação com suas criações. Paisagens deslumbrantes, plantas fantásticas e animais incomuns sempre despertam o interesse não só de cientistas, mas também daqueles que simplesmente apreciam a beleza natural. Uma dessas criaturas únicas é o atobá-de-pés-azuis. Fotos dessas aves incrivelmente fofas e confiantes já conquistaram o coração dos internautas.

O primeiro a estudar e descrever o atobá-de-pés-azuis foi o conhecido Charles DarwinPara isso, ele visitou especificamente as Ilhas Galápagos, um habitat predileto dessas aves. Aliás, estudar seus hábitos não é tão difícil. Os atobás praticamente não têm medo de pessoas e permitem que elas se aproximem bastante.

Devido a essa ingenuidade, que muitas vezes terminava em tragédia para as aves, e devido ao seu andar um tanto desajeitado, como todas as aves marinhas, elas receberam o apelido de "booby" em inglês. Esse nome vem do espanhol "bobo", que significa "bobo" ou "palhaço". De fato, em todas as fotos, as aves parecem muito engraçadas e fofas.

Aparência do atobá-de-pés-azuis

atobá-de-pés-azuisA primeira coisa que você nota ao olhar para esta ave são, naturalmente, seus pés palmados azuis incomuns. A tonalidade da cor pode variar. do azul brilhante ao azul acinzentadoTudo depende da idade e da saúde do ganso-patola. Também depende do seu sexo. Os machos têm pés mais claros, enquanto as fêmeas têm tons mais discretos.

A cabeça e o pescoço são cobertos por penas castanhas claras e brancas, as asas são castanhas escuras, a cauda é preta e o ventre e as partes inferiores são completamente brancas. Esta interessante alternância de tons confere à ave uma aparência "espinhosa".

As asas do ganso-patola são longas e pontiagudas nas extremidades. O bico é bastante grande e tem uma tonalidade cinza-esverdeada. Os olhos são amarelos e voltados para a frente, e os machos também possuem uma mancha pigmentada ao redor das pupilas, fazendo com que os olhos pareçam maiores. Aliás, essas aves têm excelente visão.

Para capturar presas, os gansos-patola precisam mergulhar frequentemente. Por essa razão, a natureza dotou a ave. narinas fechadasEntão como eles respiram? Curiosamente, pelos cantos da boca.

Aqui estão algumas das características "técnicas" da espécie:

  • pesa cerca de 2 a 3 kg;
  • comprimento do corpo aproximadamente 80 cm;
  • envergadura – 1,5 m;
  • Expectativa de vida – até 20 anos.

As aves se comunicam usando gritos roucos e sons finos e assobiados. Estudos mostraram que não apenas machos e fêmeas têm vozes distintas, mas os gansos-patola também conseguem distinguir seus parceiros de outras aves por meio de suas vozes.

Caça e alimentação

Uma ave incomum, o atobá-de-pés-azuis.A dieta dos gansos-patola consiste em exclusivamente de peixeO peixe fresco ajuda o corpo a produzir um pigmento chamado carotenóide, que fortalece a imunidade e é um excelente antioxidante. Esse mesmo pigmento dá aos pés das aves sua cor vibrante. Se você retirar o peixe fresco da dieta delas, os pés ficarão opacos em 48 horas.

Os gansos-patola preferem caçar peixes pequenos: sardinhas, cavalas, bonitos e até peixes-voadores. Ocasionalmente, não recusam lulas ou as vísceras de peixes maiores.

As aves geralmente caçam em bandos, e apenas algumas caçam sozinhas. Elas saem para caçar ao entardecer ou ao amanhecer. Alçam voo, observando atentamente a presa. O bico está sempre apontado para baixo.Em busca de peixes, os gansos-patola podem viajar para alto-mar. Assim que a ave líder avista uma presa na água, ela imediatamente sinaliza para as outras, e todos os gansos-patola mergulham na água ao mesmo tempo.

Esses predadores emplumados são mergulhadores incríveis. Eles mergulham a profundidades de até 25 metros, atingindo velocidades de até 100 km/h. A altura de onde caem, com suas longas asas dobradas, pode chegar a 30 metros. Os gansos-patola conseguem nadar facilmente vários metros debaixo d'água enquanto perseguem suas presas. Se tiverem sorte, emergem perto do local de mergulho do pato-de-cauda-curta com um peixe no bico.

Um fato interessante: aves dessa espécie preferem capturar peixes não mergulhando, mas sim na superfície. O motivo dessa astuta caçada reside na coloração dos peixes, que geralmente são escuros no dorso e claros na barriga, tornando-os muito mais fáceis de serem vistos nas profundezas escuras da água. E assim se desfaz a ideia de "tolo"...

Os gansos-patola também apreciam peixes-voadores. Nem precisam mergulhar para capturá-los; pegam-nos no ar. Também se alimentam na superfície do mar. Além disso, se caçam em bando, comem todos juntos, e os que caçam sozinhos comem sozinhos.

Reprodução e filhotes

A única coisa para a qual criaturas marinhas como os gansos-patola precisam de terra é para se reproduzir. Sua época de nidificação dura o ano todo. A cada 8 meses A fêmea põe ovos.

Os ninhos dessa espécie de ave geralmente são depressões escavadas no solo. As aves os cercam com galhos e os defendem destemidamente. Às vezes, podem nidificar em penhascos ou árvores. A ave geralmente possui dois ou três ninhos desse tipo, localizados a uma distância considerável uns dos outros.

dança de acasalamento

Hábitos do atobá-azulOs atobás são aves monogâmicas, embora em certas circunstâncias possam acasalar com múltiplos parceiros. Quando um macho corteja uma fêmea, ele primeiro lhe oferece um "presente" único na forma de um pequeno galho ou pedra.

Então a dança propriamente dita começa. O homem faz movimentos interessantesExibindo suas patas azuis brilhantes para a fêmea, ele levanta o bico, a cauda e as asas para o céu, assobia de forma cômica e tenta com todas as suas forças atrair a atenção da fêmea desejada.

Se a fêmea gostar do macho, eles se curvam e tocam os bicos. Então, o casal começa a dançar junto. Essa dança pode durar muito tempo, às vezes até várias horas. Como as aves confiam muito nas pessoas e não fogem à sua mera presença, você pode encontrar muitas fotos e vídeos das danças de acasalamento dos atobás-de-pés-azuis online. E vale a pena assistir, pois todo o processo é muito divertido e emocionante.

Um critério importante na escolha de um parceiro é a cor de suas patasQuanto mais brilhantes as patas, mais jovem e saudável o macho e, consequentemente, maiores as suas chances de acasalamento. A cor das patas também é importante para as fêmeas. Quanto mais brilhantes as patas, mais ovos a fêmea irá pôr. Os machos prestam maior atenção a esses indivíduos.

Chocagem e criação de pintinhos

Os atobás-de-pés-azuis põem ovos a cada 8-9 meses. A ninhada é pequena, com 2 ou 3 ovos. Esse número reduzido, comparado ao de outras aves, se explica pelo fato de os atobás aquecerem os ovos com os pés, e não com o corpo. Durante a época de acasalamento, o sangue flui para os pés, fazendo com que inchem e endureçam. A temperatura dos seus pés azuis "frios" chega a 39°C.O.

A fêmea e o macho se revezam para aquecer os ovos e esperam os filhotes eclodirem. Esse processo continua. cerca de 45 diasOs pintinhos recém-nascidos são muito indefesos. Seus corpos são cobertos por uma penugem branca e macia, e eles ainda não conseguem regular a temperatura corporal. Somente depois de um mês é que os passarinhos ficam cobertos de penas em vez de penugem.

Essas bolinhas fofas precisam ser alimentadas regularmente. O macho geralmente traz comida, mas se não houver o suficiente, a fêmea também pode sair para caçar. Muitas vezes acontece que, quando ambos os pais saem em busca de alimento, o ninho é destruído. Nesses casos, os atobás-de-pés-azuis começam imediatamente a pôr novos ovos, mas os vigiam com muito mais atenção.

Se ainda não houver comida suficiente para toda a família, o filhote maior, que tem maior chance de sobrevivência, fica com a comida. Os filhotes comem o peixe mastigado pelos adultos.

Os filhotes deixam o ninho 10 semanas após o nascimento. Seu primeiro instinto é ir para a água. No entanto, eles só conseguem nadar até certo ponto, não podendo voar ou mergulhar. Devido ao seu pequeno tamanho, dispositivos especiais impedem que as aves entrem na água. sacos de ar subcutâneos.

Os filhotes atingem a idade adulta completa após cerca de dois anos, quando toda a plumagem necessária está totalmente desenvolvida. Após três ou quatro anos, os jovens gansos-patola são considerados sexualmente maduros e podem dar continuidade à sua linhagem.

Habitat do atobá-azul

Os cientistas estimam que existam aproximadamente 40.000 casais de atobás-de-pés-azuis em todo o mundo. Essas aves escolheram os mares tropicais quentes como habitat e se espalharam por quase toda a costa da América Central e do Sul. Podem ser encontradas em:

  • Habitat do atobá-azulGolfo da Califórnia;
  • Peru;
  • México;
  • Equador;
  • nas Ilhas Galápagos.

Ilhas Galápagos – um habitat predileto dos gansos-patola. Existem aproximadamente 20.000 casais deles aqui. E não é surpresa, já que são protegidos por lei nessas ilhas.

É assim que são esses passarinhos. Incomuns, criativos, confiantes e incrivelmente fofos.

Atobá-de-pés-azuis
Pássaro atobá-azulA ave Gannet em aparênciaUma ave incomum, o atobá-de-pés-azuis.atobá-de-pés-azuisHabitat do atobá-azulA aparência do pássaroatobá-de-pés-azuisPássaro atobá-azulReprodução do atobá-azulUma ave belíssima, o atobá-azul.Uma ave incomum, o atobá-de-pés-azuis.Comida de Atobá AzulO que come o atobá-azul?atobá-de-pés-azuisUma ave incomum, o atobá-de-pés-azuis.

Comentários