
Características externas
Descrição:
- Comprimento do corpo – 11-15 cm;
- envergadura – 22-27 cm;
- Peso – 20-25 g.
O corpo do pássaro tem comprimento de 11 a 15 cmO chapim-gigante, espécie comum na China e na Tailândia, tem um comprimento corporal de 19,5 cm. Sua envergadura varia de 22 a 27 cm. Pesa aproximadamente 25 g. A ave possui cabeça grande, corpo robusto e cauda curta. O bico é reto, de comprimento médio e cinza-escuro. A coloração da plumagem varia de acordo com o habitat. No norte da Europa, o ventre é marrom e o pescoço é branco. As partes superiores variam em cor, do cinza ao azul.
Os trepadeiros, que habitam as florestas da Europa Ocidental, Ásia Ocidental e Cáucaso, distinguem-se pela parte inferior do corpo ruiva e pelo pescoço branco. Nas regiões mais ao norte da sua distribuição geográfica, o ventre é tipicamente branco, com laterais castanho-avermelhadas e a parte inferior da cauda castanha com pintas brancas. Uma espécie de ave nativa do leste da China possui a parte inferior do corpo completamente castanha brilhante.
No Extremo Oriente, subespécies de trepadeiras-azuis têm cor branca dos seiosAs penas externas da cauda são sempre marcadas com pintas brancas. Uma estreita faixa preta estende-se da base do bico até o pescoço em ambos os lados da cabeça. Os pés são cinza-acastanhados, com garras longas e afiadas. A diferença externa entre o macho e a fêmea reside no tamanho do corpo: os machos aparentam ser ligeiramente maiores. Não existem outras diferenças externas.
Hábitos e alimentação

Na natureza, os trepadeiros-azuis conseguem se mover rapidamente ao longo dos troncos das árvores, de cabeça para baixo e de costas para cima. Essa habilidade é possibilitada por suas longas garras preênseis. Os trepadeiros-azuis costumam viver perto de humanos. A ave é facilmente domesticada. As pessoas constroem casinhas para que os trepadeiros-azuis vivam e façam seus ninhos.
O canto do chapim-azul varia em frequência. Apesar do seu pequeno tamanho, os chapins-azuis produzem sons altos e possuem uma ampla gama de melodias, incluindo assobios, trinados borbulhantes e outras melodias. Seu canto durante a época de acasalamento é tipicamente simples, semelhante a um chamado, porém mais longo. Ao procurar alimento, o chapim-azul emite diversos tipos de vocalizações. sons curtos de assobio "tew-tew-tew", ocasionalmente simplesmente "tcit" ou a forma mais longa "tci-it", pela qual recebeu o apelido de "cocheiro".
Quando a ave está excitada, ouve-se um "t'och" ou "t'teg" alto, frequentemente repetido com pequenas pausas. Ela também pode produzir trinados de frequência variável, sons como "t'uy-t'uy-t'uy". O chapim-azul torna-se mais vocal pouco antes da época de reprodução — no final do inverno e na primavera.
A dieta do chapim-azul consiste em matéria vegetal e animal. Insetos como borboletas, moscas, besouros e percevejos são fontes comuns de alimento. No verão e no outono, o chapim-azul busca frutas, sementes, nozes e bolotas. Durante a estação quente, ele armazena comida para o inverno na casca das árvores, cobrindo o estoque com líquen ou um pedaço de casca. Em climas frios, o chapim-azul também se alimenta em comedouros artificiais.
Reprodução e expectativa de vida
Informações básicas:
maturidade sexual – a partir de 1 ano;
- A época de reprodução ocorre de abril a maio;
- Incubação – 1 a 2 vezes por temporada;
- ovos por ninhada – 4-12;
- Período de incubação – 2,5 semanas;
- Alimentação dos pintinhos – 5 a 5,5 semanas;
- Expectativa de vida – 10 a 11 anos.
A época de nidificação do trepador-azul varia conforme a região que habita, geralmente entre abril e maio. Os trepadores-azuis são monogâmicos e formam casais para a vida toda. Eles constroem seus ninhos em ocos de árvores, geralmente ninhos abandonados de pica-paus ou cavidades naturais em troncos.
Os locais de nidificação estão localizados a uma altura de 3 a 8 metrosO orifício de entrada do ninho tem normalmente 3 a 4 cm de diâmetro, mas pode ser reduzido com argila, se necessário. O fundo é forrado com folhas e pequenos pedaços de casca.

Ambos os pais alimentam seus filhotes. Após a eclosão, os filhotes de chapim-azul receber alimentos por até 5 a 5,5 semanasApós 22 dias, os filhotes já são capazes de voar. A maioria dos pássaros jovens já escolheu um território até o final do verão, mas a escolha final do local de nidificação e do parceiro só ocorre na primavera seguinte. A expectativa de vida das aves na natureza é de 10 a 11 anos.
















maturidade sexual – a partir de 1 ano;

