
Criar galinhas é uma atividade fascinante e não tão fácil quanto parece à primeira vista. No entanto, com um pouco de esforço, em breve você estará servindo com orgulho aos seus amigos carnes e ovos caseiros deliciosos.
Contente
Onde posso encontrar galinhas?
Existe Existem três maneiras principais de se obter galinhas:
- colocar uma galinha no ninho;
- Utilize uma incubadora;
- comprar em uma granja avícola.
Cada um dos métodos acima possui suas próprias vantagens e desvantagens, que iremos analisar a seguir.
Galinha

A galinha choca deve ter um local separado e confortável, longe das outras galinhas, e os ovos devem ser colocados embaixo dela. O ideal é usar ovos frescos, com no máximo três dias, caso contrário, as chances de eclosão serão muito reduzidas. A quantidade de ovos depende do tamanho da galinha, mas avicultores experientes recomendam no máximo 20.
Você pode esperar o nascimento de bolinhas fofinhas. em cerca de 20 diasAlgumas galinhas nem sequer saem do ninho para comer durante todo esse período. Nesse caso, a galinha precisa ser retirada e alimentada à força a cada dois dias, caso contrário, ela simplesmente morrerá de exaustão.
Como nem todos os pintinhos eclodem ao mesmo tempo, é possível que uma galinha abandone os ovos restantes e saia para passear com os pintinhos recém-nascidos. Para evitar isso, os pintinhos devem ser retirados assim que eclodirem e colocados em uma caixa separada.
No 23º dia, a família pode ser reunida e colocada em uma área especialmente designada. As principais vantagens de criar pintinhos com uma galinha-mãe são que ela os protegerá de predadores e perigos, os manterá aquecidos e os ensinará a escolher alimentos e a se orientar no ambiente.
Incubadora
Para uso doméstico, o melhor é comprar uma incubadora. capacidade de 30 a 50 ovos, máximo – 100. O principal problema com esse método de criação de galinhas são as quedas de energia. Para evitar a hipotermia dos ovos e a morte dos embriões, considere modelos com bateria ou um elemento de aquecimento a água que possa ser abastecido com água quente, e o calor liberado durará de 8 a 10 horas.
Antes de colocar os ovos na incubadora, é necessário ajustar a temperatura correta. Durante a primeira semana, essa temperatura deve ficar entre 38,5 e 39 graus Celsius. O termômetro deve ser posicionado exatamente no centro e, somente quando indicar a temperatura correta, você poderá colocar os ovos. Aliás, se você estiver usando a incubadora pela primeira vez, especialistas recomendam verificar a temperatura com um termômetro clínico comum.
Um lado do ovo Antes de adicionar aos favoritos, marque com um lápis.Isso é feito para evitar confundir os lados ao virar os ovos. Uma galinha pode virar cada ovo dezenas de vezes por dia. Naturalmente, um humano não passará o dia inteiro em frente à incubadora, mas virar cada ovo pelo menos cinco vezes é necessário.
E não basta virá-los, você também terá que trocar os ovos de posição uma vez por dia, movendo-os do centro para as bordas e vice-versa. Isso porque a temperatura nas bordas costuma ser um pouco mais baixa do que no meio. Você não deve mexer nos ovos durante o primeiro dia, mas no segundo dia é absolutamente necessário.
Por volta do 19º dia, os pintinhos começam a bicar. Agora você pode parar de virá-los, e baixar a temperatura para 37,5A eclosão termina no 22º dia, e os especialistas não recomendam a incubação adicional de ovos não eclodidos.
Comprar frangos de uma granja avícola
Para quem está se aventurando na criação de aves pela primeira vez, o melhor é evitar usar uma galinha chocadeira ou uma incubadora e, em vez disso, comprar pintinhos já eclodidos para reprodução. Isso evitará muitos problemas. algumas dicas simples, o que ajudará um iniciante a escolher aves saudáveis e fortes.
O ideal é comprar frangos de uma granja avícola de boa reputação. Lá, você tem a garantia de estar adquirindo a raça exata que procura, e não apenas galinhas poedeiras em vez de frangos de corte, ou vice-versa. Além disso, em mercados de aves, compradores inexperientes podem facilmente comprar frangos doentes.
- Portanto, a próxima dica: peça a um amigo que já tenha experiência na criação de aves para ajudá-lo com a compra.
- O ideal é comprar pintinhos no inverno. Isso economiza dinheiro e garante pintinhos saudáveis, já que os pintinhos de inverno são considerados os mais fortes. No entanto, isso só deve ser feito se você puder oferecer aos pintinhos um lar seguro e aquecido.
- Ao escolher pintinhos, preste atenção principalmente à sua aparência. Penugem macia, limpa e brilhante, olhos e bico claros, asas bem ajustadas ao corpo e barriga macia, mas não flácida — todos esses são sinais claros de um pintinho saudável.
- Os pintinhos são bastante ativos. Se um pássaro estiver sentado tristemente no canto da caixa, é melhor não comprá-lo.
Como cuidar de galinhas?
Desde o primeiro dia em que as galinhas apareceram na casa precisam de cuidados adequadosBoa alimentação e espaço adequado. A combinação desses três fatores influencia muito a saúde das futuras galinhas.
Galinheiro
Logo após a compra ou o nascimento, os filhotes de pássaros geralmente são colocados em uma caixa. O fundo dessa "casa temporária" é forrado com aparas de madeira ou feno. No entanto, eles só podem ser criados nessas condições por alguns dias antes de serem transferidos para um galinheiro, pois os filhotes precisam de espaço para se movimentar.
Um galinheiro pode ser construído especificamente para esse fim, ou um edifício já existente pode ser adaptado. O principal é que seja seco, espaçoso e aquecido. E se as galinhas forem futuras poedeiras, o ideal é começar a treiná-las o quanto antes. incluir locais de nidificação no projetoAssim, depois você não precisará coletar ovos em diferentes lugares escondidos.
Antes de introduzir galinhas em um novo recinto, é necessário desinfetá-lo. Para isso, utiliza-se uma solução específica, disponível em qualquer farmácia veterinária. Caso não haja solução disponível, pode-se usar cal hidratada.
É crucial instalar um sistema de aquecimento no galinheiro. Durante os primeiros sete dias, os pintinhos precisam de calor, e a temperatura não deve cair abaixo de 30 graus Celsius. Depois disso, deve ser reduzida gradualmente para 20 graus Celsius. O uso de lâmpadas para aquecimento não é recomendado, pois elas interferem no ciclo de luz e escuridão, levando à exaustão nervosa e ao canibalismo.
Quanto à densidade, as galinhas poedeiras são alojadas para criação na proporção de 10/1m².2e frangos de corte Você pode plantá-los com uma densidade ainda maior, 12/1m.2.
Como e o que dar de comer às galinhas?

Na criação e alimentação de frangos de corte, os especialistas recomendam o uso de ração especialmente formulada. Ela contém todas as proteínas e vitaminas necessárias e, com sua ajuda, os frangos de corte já estarão mais desenvolvidos. Aos 2 meses, pesará mais de 1,5 kg..
Após 1,5 meses, a alimentação pode ser alterada para uma mistura caseira de trigo, ervilhas, milho, cevada, painço e sementes de girassol. Embora o crescimento possa demorar um pouco mais, o resultado será uma carne mais saborosa e saudável.
Ao alimentar os pintinhos com fórmula, a massa muscular geralmente cresce rapidamente, mas a massa óssea não acompanha esse crescimento. Como resultado, o pintinho pode "cair em pé", mas as fórmulas caseiras praticamente eliminam essa possibilidade.
Na criação de galinhas poedeiras, você também pode usar ração seca, mas o ideal é combiná-la com ração caseira. Avicultores experientes recomendam o uso de ração seca na primeira alimentação. Eles recomendam usar um ovo cozido.Adicione gradualmente o queijo cottage, a sêmola e os vegetais picados.
No décimo dia, batatas cozidas, abobrinha e cenouras são adicionadas à dieta dos pintinhos. Também é uma boa ideia adicionar giz ou cascas de ovos trituradas. No vigésimo dia, as aves podem ser alimentadas com qualquer coisa, incluindo restos de peixe e carne, produtos lácteos fermentados e grãos moídos, desde que o alimento esteja fresco e não estragado.
Aqui estão mais algumas dicas úteis para criar galinhas em casa:
Nunca alimente as galinhas no chão.
- O bebedouro e o comedouro devem estar sempre limpos.
- A água precisa ser trocada regularmente.
- Alimentos secos e cozidos são fornecidos em comedouros diferentes.
- Após ferver a comida, o comedouro é lavado cuidadosamente.
- Quando os pintinhos crescerem, deve-se dar a eles uma tigela com areia ou cascalho, que eles irão bicar conforme necessário.
Criar galinhas saudáveis em casa – É uma questão bastante problemática.Mas com bastante vontade e dedicação, até mesmo um iniciante consegue lidar com isso.
O ideal é comprar frangos de uma granja avícola de boa reputação. Lá, você tem a garantia de estar adquirindo a raça exata que procura, e não apenas galinhas poedeiras em vez de frangos de corte, ou vice-versa. Além disso, em mercados de aves, compradores inexperientes podem facilmente comprar frangos doentes.
Nunca alimente as galinhas no chão.

