
Introdução
Os agricultores geralmente começam com pequenas hortas e casas de veraneio. Passam de três a cinco meses em suas hortas e depois retornam à cidade. Essas pessoas são as que mais frequentemente optam pela agricultura de subsistência, pois já estão familiarizadas com muitos princípios e dispostas a aprender mais. Depois de se estabelecerem definitivamente em uma casa, consideram os diversos animais que podem ser benéficos para a propriedade: gatos, cachorros, galinhas, gansos, patos e perus. No entanto, os iniciantes costumam se concentrar mais nas galinhas.
Raças de galinhas domésticas
Existe no mundo mais de setecentas raças de galinhas domésticasUm avicultor iniciante precisa escolher a raça certa para evitar perder todo o plantel no primeiro mês e alcançar os resultados desejados sem grandes gastos. Existem cinco raças principais de galinhas domésticas:
- Raças de galinhas ornamentais;
- Raças de frangos para produção de carne;
- Raças de galinhas para carne e para produção de ovos;
- Raças de galinhas poedeiras;
- Raças de galos de briga;
Os iniciantes neste assunto devem prestar atenção ao terceiro ponto.Raças de galinhas para carne e ovosEssas galinhas começam a botar ovos muito cedo, ganhando peso rapidamente — até três quilos. Elas também são relativamente fáceis de cuidar e exigem menos vitaminas.
Como escolher as galinhas certas
O ideal é comprar pintinhos entre o início de abril e meados de maio, de preferência com um dia de idade. No entanto, é importante lembrar que cuidar desses pintinhos é mais trabalhoso. Eles também precisam de uma variedade de vitaminas para crescer, por isso é fundamental garantir uma dieta variada. Para obter essas informações, o melhor é entrar em contato com uma granja avícola: as aves nesses locais costumam ser mais baratas e ter um certo nível de proteção contra infecções. Evite comprar pintinhos. cuja idade é superior a um diaAo escolher pintinhos, também é importante prestar muita atenção ao seu comportamento e aparência. Aqui estão algumas dicas que aumentarão muito suas chances de selecionar aves saudáveis e fortes em uma incubadora compartilhada:
O principal requisito é que o pintinho seja ativo. Ele deve estar atento ao ambiente ao seu redor, vocalizar para os outros pintinhos, movimentar-se ativamente e responder a sons desconhecidos (para isso, coloque os pintinhos em uma caixa e bata levemente no fundo por trás. Somente os pintinhos que estiverem alertas ao som desconhecido devem ser comprados).
- A barriga das galinhas deve ser macia e retraída (em raças de frango de corte, ela é ligeiramente arredondada), e não deve haver vestígios de sangue no cordão umbilical;
- Outra condição importante é que o pintinho não deve ter problemas de coordenação: deve ficar firme sobre as patas, não cambalear nem cair, e mover-se de forma ativa e fácil entre os seus semelhantes;
- Os olhos do pintinho não devem apresentar qualquer opacidade ou defeito visível;
- As asas devem ser pressionadas firmemente contra o corpo;
- A penugem deve ser uniformemente macia e brilhante, não devendo haver áreas no corpo onde não haja penugem e a pele esteja visível ou onde a penugem esteja grudada;
- Outra condição importante é o estado do bico do pintinho: o bico deve ser curto e grosso, sem brotos novos ou manchas de pigmentação;
Os primeiros dias numa casa nova
Após uma viagem cansativa desde a granja avícola, os pintinhos provavelmente estarão inquietos ou, pelo contrário, em um estado de medo excessivoInicialmente, os pintinhos devem ser mantidos ao ar livre ou em uma incubadora, cobertos com tela para evitar que escapem. Certifique-se de que o recinto tenha luz e sombra para evitar que as aves sofram com frio ou calor excessivo, e forneça-lhes água fresca, que deve ser trocada diariamente. Nos dias seguintes, os pintinhos devem receber bastante cuidado e alimentação, mas não lhes dê suplementos vitamínicos inicialmente.
O que dar de comer às galinhas
Se você comprou pintinhos recém-nascidos, deve começar a alimentá-los dentro de 10 horas após o nascimento. Para isso, você precisa saber o que e como alimentá-los.
Imitação da dieta natural

Em vez de insetos, um ovo cozido, cortado em pedaços pequenos, serve. Sementes de plantas podem ser facilmente substituídas por uma variedade de cereais, e brotos jovens podem ser substituídos por cebolinha picada ou brotos frescos de urtiga (frescos, pois plantas secas produzem ácido cianídrico, que é perigoso para pássaros).
O primeiro dia
Se você comprou pintinhos de um dia, do primeiro ao quinto dia de incubação, alimente-os com uma mistura de gema de ovo cozida com um pouco de farinha e cebolinha picada. Durante o primeiro dia após a eclosão, Precisa alimentar a cada 2 horas., inclusive à noite. Kefir ou iogurte com baixo teor de gordura devem ser adicionados à gema. Isso ajudará a melhorar a digestão em aves jovens, povoar seus intestinos com microflora benéfica e facilitar a alimentação subsequente.
No entanto, é importante notar que, durante os primeiros 2 a 3 dias, os pintinhos não conseguem bicar o kefir, sendo necessário alimentá-los manualmente com uma pipeta ou seringa. Em média, para uma dúzia de pintinhos, você precisará de um punhado de farinha (farinha de milho fina ou painço também podem ser usados), 4 a 5 cebolinhas e uma gema de ovo cozido.
Terceiro quarto dia
O kefir pode ser oferecido em um bebedouro separado a partir do terceiro ou quarto dia, quando os pintinhos já conseguem bebê-lo sozinhos. Nesse momento, claras de ovo cozidas podem ser adicionadas às gemas cozidas. É importante também garantir que os pintinhos tenham sempre acesso a água fresca, limpa e fervida desde os primeiros dias de vida.
Quinto dia
Por volta do quinto dia, o organismo dos pintinhos precisa de mais vegetais, portanto, a proporção de kefir deve ser reduzida gradualmente. Substitua por leite desnatado ou queijo cottage com baixo teor de gordura.Adicione trevo e alfafa picados finamente à cebolinha picada finamente. Durante esse período, você também pode adicionar areia à dieta (basta colocar uma pequena caixa com areia peneirada no recinto) e óleo de peixe líquido na proporção de 0,1 a 0,2 gramas por ave.
Dias seis a dez

A quantidade de claras de ovo é gradualmente reduzida e substituída por caldo de carne com baixo teor de gordura e restos de carne bem cozidos. No décimo dia, o número de alimentações diárias pode ser reduzido: elimine completamente as alimentações noturnas e, durante o dia, Alimente aproximadamente a cada 3-4 horas.Cuidar das aves daqui para frente só vai ficar mais fácil.
Se os pintinhos forem criados sem acesso a um pasto, alimentando-se apenas de ração, eles devem receber suplementos vitamínicos e trivitamínicos de clínicas veterinárias ou lojas especializadas, além de água com uma solução fraca de permanganato de potássio uma ou duas vezes por semana (isso não substitui a necessidade de água limpa e regular no recinto).
Nos dias seguintes, os filhotes são gradualmente (ao longo de duas a três semanas) adaptados à ração para adultos e alimentados com frequência cada vez menor, até duas ou três vezes ao dia. Durante toda a vida, é importante garantir que as aves tenham acesso constante a água limpa e fresca.
O principal requisito é que o pintinho seja ativo. Ele deve estar atento ao ambiente ao seu redor, vocalizar para os outros pintinhos, movimentar-se ativamente e responder a sons desconhecidos (para isso, coloque os pintinhos em uma caixa e bata levemente no fundo por trás. Somente os pintinhos que estiverem alertas ao som desconhecido devem ser comprados).

