
Para incentivar os pássaros a se instalarem na sua casinha de pássaros, você precisa saber o que eles comem para poder oferecer a comida certa e atraí-los. Neste artigo, vamos falar sobre como os estorninhos passam o inverno, o que eles preferem comer e como criam seus filhotes.
Contente
Descrição da aparência do estorninho
As aves pesam apenas cerca de 75 gramas, seu comprimento corporal atinge de 18 a 22 cm e sua envergadura é de 39 cm. Os estorninhos diferem na aparência:
- Plumagem preta com aparência metálica que muda para marrom na primavera. Algumas subespécies de aves podem ter penas bronzeadas, roxas, esverdeadas ou azuladas.
- Com um bico longo e afiado, ligeiramente curvado para baixo, ele pode mudar de cor, de preto para amarelo, durante a época de acasalamento, como um camaleão.
- Com patas grandes, fortes, marrom-avermelhadas e garras curvas.
- Corpo enorme.
- Pescoço curto.
- Com cauda encurtada.
Ao observar mais atentamente a plumagem do estorninho, Você consegue diferenciar um homem de uma mulher?O macho tem manchas lilás no bico, enquanto a fêmea tem manchas vermelhas. O macho tem penas mais compridas no peito, enquanto a fêmea tem penas mais curtas.
Tipos de estorninhos

Estorninho-rosado. O nome desta ave deriva de sua coloração. Quando um bando desses estorninhos voa, à distância parece que uma nuvem rosa está se movendo pelo céu. Como os indivíduos desta espécie se alimentam principalmente de gafanhotos, eles se estabelecem perto de planícies e estepes semidesérticas e desérticas. Se os gafanhotos não estiverem disponíveis, eles precisam se contentar com outros insetos.
E, no entanto, os estorninhos-rosados tentam encontrar gafanhotos, para os quais voar longas distânciasDurante o dia, um único estorninho come cerca de duzentos gramas de insetos, o que equivale ao dobro do seu próprio peso.
Essas aves constroem ninhos entre rochas, em diversas tocas e em fendas nas pedras. Essa espécie de ave é pacífica, portanto você não as verá brigando ou lutando.
O estorninho-de-barbela. Encontrado apenas na África, este pássaro recebe seu nome das protuberâncias carnudas que se formam na cabeça do macho durante a época de reprodução. Essas aves constroem seus ninhos não em ocos de árvores, mas em galhos. Elas usam gravetos secos para construir seus ninhos. criar uma estrutura em forma de cúpulaComo os estorninhos vivem em bandos, pode haver várias dezenas dessas "casas" em uma única árvore.
Os estorninhos-carunculados alimentam-se exclusivamente de gafanhotos. Portanto, seus filhotes só nascem quando os insetos param perto de seus ninhos para se reproduzir. Assim que os gafanhotos se movem, todo o bando os segue.
Habitats
O estorninho-comum habita quase todas as partes do mundo. É amplamente distribuído pela Eurásia, Nova Zelândia, Austrália, América do Norte e América do Sul. Os estorninhos são sedentários na Europa Ocidental e Meridional. Na Europa Oriental e Setentrional, onde os invernos são mais frios, são migratórios. Voe para o sul para passar o inverno..
Os estorninhos preferem as planícies como habitat; eles não se estabelecem nas montanhas. Preferem viver perto de rios e pântanos, mas também são encontrados em estepes e florestas esparsas. Seus ninhos são frequentemente encontrados perto de fazendas e habitações humanas. Os estorninhos também podem nidificar perto de campos, usando-os como áreas de alimentação. Durante a época de reprodução, eles utilizam árvores ocas ou constroem nichos.
O estilo de vida dos estorninhos

Os pássaros também costumam dormir em grupos. Eles escolhem áreas costeiras densamente povoadas por salgueiros ou juncos para pernoitar. Podem ser vistos empoleirados nos galhos de arbustos e árvores em parques e jardins urbanos à noite. Em áreas onde os estorninhos migram durante o inverno, o número de indivíduos que dormem juntos é simplesmente impossível de contar. Parece haver mais de um milhão deles.
Durante a época de reprodução, as aves mantêm um pequeno território, que protegem de outras aves. Nesse período, alimentam-se longe do ninho, procurando comida nas margens dos rios, em plantações, hortas e nos arredores das aldeias.
Em relação a outras espécies de aves Os estorninhos são muito agressivos.e são capazes de competir por locais de nidificação adequados. Por exemplo, na Europa, os pica-paus-verdes e os rolieiros são vítimas desse comportamento. Nos EUA, os estorninhos competem por locais de nidificação com os pica-paus-de-cabeça-vermelha, que eles literalmente expulsaram de seus locais de nidificação.
Segundo pesquisadores, a expectativa de vida de um pássaro canoro na natureza é de cerca de 12 anos.
Dieta dos estorninhos
Essas aves são onívoras, alimentando-se tanto de matéria vegetal quanto animal. No início da primavera, os estorninhos que retornam de seus locais de invernada consomem avidamente minhocas, que emergem assim que o sol aquece. Eles também se banqueteiam com as larvas de diversos insetos que hibernam na casca das árvores.
No verão, a dieta dos estorninhos consiste em:
vermes;
- lagartas;
- borboletas;
- gafanhotos;
- Frutas cereja;
- ameixas;
- macieiras;
- peras.
Embora as aves protejam os campos e jardins de pragas ao se alimentarem de lagartas e outros insetos, elas também podem causar sérios danos. Vinhedos, pomares e campos são locais de alimentação preferidos das aves, portanto As colheitas estão frequentemente ameaçadas.Eles conseguem até mesmo romper a casca resistente que protege algumas frutas. Para isso, o estorninho insere o bico em um pequeno orifício e começa a abri-lo gradualmente. Isso faz com que a fruta se abra, revelando seu conteúdo.
Reprodução
Logo após a chegada, os estorninhos iniciam a época de acasalamento, cuja duração depende da disponibilidade de alimento e das condições climáticas. No Hemisfério Sul, a época de reprodução começa em setembro, e no Hemisfério Norte, em março.
Nas populações asiáticas e europeias, as fêmeas podem reproduzir-se durante toda a estação. Põe ovos três vezes:
- A primeira postura começa simultaneamente em todas as aves ao redor e contém de seis a dez ovos.
- A segunda ninhada está associada a uma característica dos estorninhos chamada "poligamia".
- A terceira postura começa quarenta a cinquenta dias após a primeira e ocorre novamente em todos os indivíduos ao mesmo tempo.
Após o período de hibernação, os machos são os primeiros a chegar ao seu ninho permanente. Imediatamente começam a procurar um local para nidificar, que pode ser o oco de uma árvore, uma casinha de pássaros ou um buraco na parede de um edifício. Depois de escolherem um local para o ninho, os estorninhos pousam perto dele e começam a cantar, atraindo assim as fêmeas e sinalizando que o local está ocupado.
Após alguns dias, as fêmeas chegam e, depois de algum tempo, formam-se casais, que imediatamente eles começam a arrumar o ninhoPara isso, ambos os pais coletam folhas, caules, raízes, penas e penugem de outras aves, que utilizam para fazer o ninho.
Os machos podem cortejar várias fêmeas ao mesmo tempo, fertilizando a primeira e, depois de algum tempo, a segunda.
Os ovos de estorninho são azul-claros e medem 21 mm de largura e 31 mm de comprimento. Pesam apenas 6,6 gramas. A fêmea incuba os ovos, mas ocasionalmente é substituída por um estorninho macho. Os filhotes indefesos eclodem após onze a treze dias.
Durante os primeiros dias, os filhotes são silenciosos. A única maneira de saber se os estorninhos eclodiram é observando as cascas de ovos descartadas do ninho. Ambos os pais alimentam os filhotes simultaneamente. Enquanto eles estão em busca de alimento, Os filhotes são deixados sozinhos no ninho.Os filhotes se alimentam principalmente de manhã e à noite. Os pais podem sair para alimentá-los dezenas de vezes por dia.
Durante os primeiros dias, os pintinhos comem apenas alimentos macios. Com o tempo, passam a ser alimentados com insetos mais resistentes, incluindo lagartas grandes, besouros e gafanhotos. Pequenos caracóis também podem ser incluídos na dieta dos pintinhos.
Após 21 a 23 dias da eclosão, os filhotes deixam o ninho, mas os pais continuam a alimentá-los por mais alguns dias. Se um filhote estiver assustado e relutante em deixar o ninho, os estorninhos adultos o atraem para fora usando vários truques. Na maioria das vezes, eles voam ao redor do ninho com comida no bico.
Inimigos dos estorninhos

Embora os estorninhos possam causar danos às plantações, são inegavelmente mais benéficos para os humanos. Já no século XVIII, na Rússia, essas aves eram atraídas deliberadamente para jardins e hortas para se alimentarem de insetos nocivos. Aqueles que matavam estorninhos ou destruíam seus ninhos eram considerados criminosos.
vermes;

