No Canadá, cientistas capturaram imagens de um narval em um grupo de baleias beluga. O narval provavelmente entrou em contato com as baleias quando ainda era muito jovem. Nessa fase da vida, eles eram muito parecidos, então as baleias o aceitaram como um dos seus.
No rio São Lourenço (Canadá), cientistas capturaram imagens de baleias beluga, incluindo um narval adulto. Segundo um dos pesquisadores, o comportamento do narval não diferiu do das belugas, que, por sua vez, trataram o narval como um semelhante.
O narval provavelmente chegou às baleias ainda filhote. Como os narvais jovens se parecem muito com baleias beluga pequenas, elas o confundiram com um dos seus.
Além disso, este narval não estava simplesmente nadando entre as belugas, mas sim seguindo-as para o sul, onde os narvais normalmente não nadam.
Descobriu-se também que este não foi o único caso de um narval encontrado entre belugas. Um outro avistamento semelhante ocorreu dois anos antes e, a julgar pela coloração do narval, tratava-se do mesmo indivíduo visto recentemente.
Embora este narval já seja adulto e tenha pelagem escura e um grande chifre, suas diferenças não incomodam as baleias beluga. Esse fenômeno intriga os cientistas. O Ártico está aquecendo e, devido às mudanças climáticas, narvais e baleias irão se cruzar cada vez mais. Talvez, no futuro, possamos até mesmo ver um híbrido de narval e beluga.




