
Como todos os mamíferos, as baleias nascem completamente formadas. À medida que amadurecem, desenvolvem-se. um pequeno filhote de baleia é alimentado com leiteAliás, o leite é muito mais nutritivo que o leite de vaca e, portanto, ajuda as baleias a atingirem seu grande porte. A desvantagem das baleias-cachalote é que elas ficam praticamente indefesas quando chegam à costa, e a maioria dos encalhes termina em tragédia.
A baleia-cachalote é verdadeiramente o rei e soberano dos mares. Graças ao seu tamanho enorme, ela O animal praticamente não tem inimigos.Com exceção dos humanos, as baleias-cachalote medem entre 20 e 22 metros de comprimento; para efeito de comparação, 18 elefantes caberiam facilmente em suas costas. É por isso que muitos se interessam pela questão de o que as baleias-cachalote comem.
Baleias dentadas

- Eles vivem principalmente em rebanhos de 80 a 100 animais e são considerados animais muito sociais.
- Dentro e debaixo d'água, as baleias-cachalote atingem velocidades de cerca de 50 km/h.
- Embora a baleia-cachalote respire por pulmões, ela consegue mergulhar a profundidades de até 3.000 km. Essa capacidade é possibilitada pela sua camada de gordura subcutânea, que protege o animal dentado do frio e da alta pressão. Essa baleia mergulha a tais profundidades para se alimentar de sua iguaria favorita: a lula-gigante.
Dieta do cachalote
A alimentação diária consiste em diferentes produtos:
- diversos moluscos;
- polvos;
- Meu prato favorito é lula gigante.

É importante entender que as baleias-cachalote, cujas fotos são apresentadas no artigo, mergulham muito fundo por um motivo. Elas não estão interessadas em alimentos que flutuam na superfície, por exemplo. A baleia nem sequer persegue as lulas que estão em cima.e descem a uma profundidade de pelo menos 500 metros atrás deles. Esse comportamento é causado pelo fato de haver muitos competidores acima, e a baleia-cachalote não está acostumada a perseguir comida e compartilhá-la com outros.
Caça
As baleias-cachalote usam a ecolocalização ultrassônica para localizar alimento. Esse método de caça se baseia no fato de que o som emitido pela baleia perturba os moluscos gigantes. O saco de espermacete funciona como uma lente acústica, ajudando a baleia a localizar sua presa. Voltemos à iguaria favorita da baleia-cachalote: a lula-gigante.
Para engolir a presa desejada, a baleia terá que se esforçar bastante, ou seja, lutar com um oponente enorme. As baleias-cachalote e as lulas têm comprimentos quase iguais.E, com muita frequência, em uma luta, um inevitavelmente matará o outro. Os tentáculos da lula geralmente deixam enormes cicatrizes em seus corpos. Por causa dessas cicatrizes, muitos animais nadam com grandes marcas ou cortes no rosto.
Há um caso conhecido de uma lula quase morta que foi retirada do estômago de uma baleia cachalote. Ela havia se agarrado à baleia com seus tentáculos e ficado presa em sua garganta. Aliás, essa lula pesava quase 200 quilos.




Reprodução
Assim como os humanos, as fêmeas de cachalote atingem a maturidade sexual exatamente um ano antes dos machos e estão prontas para se reproduzir aos quatro anos de idade. Os machos costumam ficar longe das fêmeas por longos períodos, aparecendo apenas no momento do acasalamento. Os machos são polígamos e cada baleia pode ser sustentada por até 15 fêmeas.O período de gestação de um filhote é de aproximadamente 18 meses, e as fêmeas geralmente podem dar à luz em qualquer época do ano, com exceção daquelas no Hemisfério Norte, que dão à luz entre junho e setembro. Um filhote nasce pesando aproximadamente 1 tonelada e começa a mamar quase imediatamente.
História da origem
Segundo a teoria, há mais de 70 a 75 milhões de anos, os ancestrais das baleias-cachalote modernas viviam em terra firme. Seus corpos eram cobertos de pelos e, em vez das barbatanas atuais, possuíam membros comuns. Gradualmente Os animais se aproximaram da água., onde escaparam do grande número de predadores e outros animais. Finalmente, entraram na água, onde mudaram de tamanho, perderam a pelagem e começaram a se assemelhar às baleias modernas.
Devido à caça intensiva nos séculos XVIII e XIX, as baleias tornaram-se uma espécie ameaçada de extinção, e uma moratória foi logo imposta à sua caça, proibindo sua captura para qualquer fim. No entanto, elas permanecem ameaçadas pelo risco de colisões com navios que passam, pela poluição de seu habitat por refinarias de petróleo ou simplesmente por serem encalhadas nas praias.


