
A orca é um golfinho ou uma baleia?
Este grande animal pertence a aos mamíferos marinhos da ordem Cetacea, um membro da família Delphinidae, uma subordem de baleias dentadas. É o único cetáceo que se alimenta não apenas de peixes, mas também de animais marinhos de sangue quente. Entre os predadores aquáticos, é o maior em tamanho.
A foto mostra claramente a coloração preta e branca característica da orca. Isso a distingue imediatamente de outras criaturas das profundezas marinhas. O dorso e os flancos da orca são pretos, com uma faixa branca longitudinal que atravessa a barriga e a garganta. Uma mancha cinza em forma de sela se estende atrás da barbatana dorsal. Uma mancha branca está localizada acima de cada olho. Indivíduos pretos e albinos (brancos) são encontrados, embora raros, no Pacífico Norte.
A orca é frequentemente chamada de "baleia assassina", o que causa confusão. Na verdade, a orca é golfinho predadorMas apenas as muito grandes. Em aquários, as orcas parecem inofensivas e pacíficas. Na realidade, são predadoras marinhas formidáveis e implacáveis. Elas caçam não só peixes, como também já atacaram tubarões e até baleias enormes.
As orcas machos podem atingir até 10 metros de comprimento e pesar cerca de 8 toneladas. A barbatana dorsal deste formidável animal pode chegar a um metro e meio de comprimento. As fêmeas são menores, com quase metade do tamanho. Elas se diferenciam dos golfinhos por suas barbatanas largas e arredondadas. Como pode ser visto na foto, elas possuem uma cabeça grande e robusta, com fileiras de dentes grandes. Os dentes atingem um tamanho de 10 a 13 cm.para atacar outras grandes criaturas marinhas. As orcas podem atingir velocidades de até 60 km/h durante a caça. Sua expectativa de vida pode chegar a 35 anos.
Habitat

Elas caçam em bandos e vivem em grupos. Seu ambiente é matriarcal, apesar de os machos serem muito maiores que as fêmeas. Durante a caça, as fêmeas com filhotes permanecem a uma distância segura, mas podem participar se os machos forem poucos. Um grupo de orcas é sempre pacífico e calmo. Os grupos frequentemente se unem para uma caçada bem-sucedida.
O que as orcas comem?
Esses predadores têm uma ampla variedade de presas. Por exemplo, aqueles que vivem na costa da Noruega podem se alimentar de arenque, migrando em busca de peixes. Existem populações que preferem caçar pinípedes. Os cientistas identificaram duas populações:
- "vagabundos";
- caseiros
A segunda variedade alimenta-se principalmente de peixes:
- bacalhau,
- arenque;
- linguado;
- cavalinha;
- atum;
- salmão;
- cefalópodes.
Em casos raros, eles atacar mamíferos marinhosQuando um grupo de orcas avista um cardume de peixes, todo o grupo os reúne em um círculo compacto próximo à superfície. Os predadores então atordoam os peixes com golpes de cauda, mergulhando em turnos. Um grupo de caça normalmente consiste de 5 a 15 indivíduos.
As orcas transientes são as mais perigosas, conhecidas como "baleias assassinas". Elas se alimentam dos seguintes animais:
- baleias,
- leões-marinhos;
- pinípedes;
- golfinhos;
- lontras marinhas.
Os grupos dessas orcas são muito menores. podem reunir de 1 a 5 indivíduos.Ao caçar leões-marinhos, eles encalham. Este é o método mais espetacular de caçar animais marinhos. Quando caçam focas, eles as emboscam. Se uma foca estiver em um bloco de gelo, as astutas orcas tentam atraí-la para a água. Elas usam várias manobras para conseguir isso. Durante a caça, esses "vagabundos" praticamente não fazem barulho, pois os mamíferos marinhos têm uma audição excelente.
As orcas têm um apetite voraz. Elas consomem entre 50 e 150 kg de alimento por dia. O único inimigo de uma orca é o golfinho. Os tubarões não são rivais, mas sim suas presas.
Reprodução

As orcas são consideradas animais muito inteligentes. Eles são muito fáceis de treinarQuando levadas para aquários ou delfinários, elas realizam truques complexos nessas condições. Há apresentações em que o treinador coloca a cabeça na boca da orca, e o predador carrega o treinador nas costas diante da plateia durante os espetáculos. Quando forçadas a viver em cativeiro, seu comportamento muda. Animais agressivos e temíveis se tornam os favoritos do público porque, nessas situações, elas se mostram pacíficas e inofensivas.




















4 comentários