Quais são as diferenças entre as barbatanas caudais dos peixes e das baleias?

A estrutura das baleiasUma vasta diversidade de criaturas vivas habita a terra e os oceanos. Os biólogos as dividem em ordens, espécies e subespécies. Isso é totalmente justificado, pois pode ser muito difícil classificar um animal em uma espécie específica.

No entanto, se as criaturas e os organismos vivos encontrados em terra já foram mais ou menos estudados, aqueles que vivem e nadam nos mares representam um tesouro de descobertas científicas em biologia para os ecologistas.

Ao discutir os animais atualmente estudados nos oceanos do mundo, os "cetáceos" ocupam um lugar especial. O termo mais comumente usado é "baleias". Embora as baleias vivam no oceano, elas não são peixes. Elas, juntamente com os golfinhos, as belugas e as orcas, pertencem à ordem dos mamíferos.

A estrutura das barbatanas caudais de peixes e baleias

Baleias e peixes têm estruturas e métodos de respiração fundamentalmente diferentes. Os peixes precisam de barbatanas para se moverem na água. As baleias se movem na água de uma maneira fundamentalmente diferente. Devido à sua estrutura única, elas nadam usando a cauda. Essa parte do corpo da baleia é indiscutivelmente a mais forte.

Ao falar sobre as diferenças entre as barbatanas caudais de peixes e baleias, podemos destacar As principais características de ambas as espécies são:

  • As baleias, cuja barbatana caudal é horizontal, conseguem mover-se facilmente nas ondas da água;
  • O peixe possui uma barbatana caudal localizada verticalmente.

Essa diferença não é coincidência. Apesar de estarem constantemente na água, ambas as espécies possuem esqueletos, métodos de oxigenação, reprodução, alimentação e estruturas de pele completamente diferentes.

Peixe

Falando em peixes e método de respiração, as seguintes características distinguem-se destes animais de sangue frio:

  1. Os peixes respiram utilizando um órgão filtrador. Com esse órgão, eles filtram o oxigênio da água. Consequentemente, não precisam obter oxigênio diretamente da atmosfera.
  2. A reprodução dos peixes ocorre através do desenvolvimento de um embrião a partir de um óvulo.
  3. A pele é protegida por escamas.

Baleias

As baleias, por outro lado, precisam vir à superfície de tempos em tempos para respirar e, em seguida, prender a respiração por um longo período. Debaixo d'água, esses mamíferos podem passe até uma hora e meiaA barbatana posicionada horizontalmente permite que ele venha rapidamente à superfície quando necessário. A barbatana também permite que ele mantenha facilmente o espiráculo acima da água, já que o órgão respiratório está localizado no topo da cabeça.

Com base em tudo o que foi exposto acima, pode-se concluir que as baleias respiram por via pulmonar e são animais de sangue quente. Sua pele é geralmente lisa e sem escamas, embora também sejam observados vestígios de pelos. As baleias se desenvolvem no útero e seus filhotes são amamentados.

Como as baleias apareceram

A história do aparecimento das baleiasOs cientistas tendem a classificar as baleias como membros do grupo dos "cetioungulados". Este grupo não é um grupo sistemático de animais estudados. O fato é que existe uma teoria sobre a origem das baleias a partir de animais ancestrais que se assemelhavam aos lobos modernos na aparência, mas possuíam cascos como os de vacas e outros ungulados de dedos pares. Sua classificação científica moderna... o nome "mesoníquia"Trata-se de uma espécie de mamífero ancestral que viveu há aproximadamente 50 milhões de anos. Acredita-se que os mesoniquídeos viviam em terra, mas caçavam na água, ao longo das margens de um antigo mar.

Após um certo período, essa espécie de ungulado parissodáctilo, embora continuasse a levar um estilo de vida semi-aquático, começou a evoluir. Seus corpos tornaram-se mais hidrodinâmicos. Uma cauda poderosa surgiu, substituindo os membros posteriores. Os membros anteriores, ou cascos, gradualmente assumiram a aparência de nadadeiras, dando origem às barbatanas.

Gradualmente, foi depositado sob a pele. espessa camada de gorduraOs pelos desapareceram do corpo. A pele ficou lisa. Falando das narinas, elas também sofreram algumas mudanças. Estando quase constantemente na água, tornou-se necessário adaptar-se à respiração aquática. As narinas moveram-se para o topo da cabeça. Assim, surgiram os espiráculos.

Baleias no mundo moderno

Qual é a aparência de uma baleia?As baleias e os cetáceos modernos têm um corpo em forma de torpedo. Essa estrutura corporal facilita o deslocamento rápido na água. A ausência de pelos na pele também significa menor atrito. A própria pele é muito elástica e resistente. Uma vantagem inegável da pele de baleia é que ela é praticamente impermeável à umidade. Todos esses fatores são, sem dúvida, benéficos para alcançar boa velocidade na água.

Estrutura esquelética

O esqueleto da baleia tem todos os departamentos inerentes aos mamíferosNo entanto, essas seções são ligeiramente modificadas e adaptadas à vida na água. A cabeça maciça, com seu bico, se integra quase perfeitamente ao corpo. Contudo, o esqueleto da baleia possui uma pequena seção cervical. O corpo se afunila gradualmente em direção à cauda.

Cabeça de baleia

A cabeça da baleia — o crânio — está totalmente adaptada ao seu sistema respiratório único. As narinas, como mencionado anteriormente, estão deslocadas em direção à coroa, e os ossos da coroa estão posicionados de forma a tocarem o osso occipital superior. Os ossos da mandíbula são alongados, o que está associado ao desenvolvimento do aparelho filtrador.

Esses mamíferos não têm dentes; seria melhor dizer que eles atrofiado e localizado na mandíbulaOs dentes da cavidade oral foram substituídos por um grande número de placas córneas, chamadas barbatanas.

Cauda e barbatanas

Esqueleto de uma baleia marinhaA cauda de um cetáceo é talvez a parte mais forte e densa do esqueleto. Lobos pareados, dispostos horizontalmente, são frequentemente encontrados na extremidade da cauda. Nas costas de quase todas as espécies de cetáceos encontra-se uma barbatana dorsal, que serve como estabilizador de profundidade. Ela é ímpar.

As barbatanas caudal e dorsal são apenas crescimentos de peleEm seu interior existe apenas tecido cartilaginoso conjuntivo.

As barbatanas das baleias também desempenham uma função termorreguladora. Para evitar que o corpo da baleia superaqueça, as barbatanas dissipam o excesso de calor.

Nos mamíferos cetáceos, apenas os membros anteriores foram mantidos. Ao evoluírem, estes se tornaram fortes nadadeiras peitorais, cujos ossos do carpo são frequentemente fundidos. Elas servem principalmente como reguladoras de profundidade e para "virar" o corpo.

As baleias não possuem membros posteriores.Apesar disso, cientistas às vezes observam e encontram vestígios de ossos pélvicos, ou rudimentos em termos científicos, em alguns esqueletos.

Em conclusão, podemos afirmar que as barbatanas dos peixes e das baleias diferem devido à evolução das baleias de anfíbios para habitantes do oceano. A posição horizontal das barbatanas é determinada por um método específico de respiração, que permite às baleias virem à superfície com mais facilidade e rapidez para inspirar.

Comentários