
Informações gerais sobre morsas
Os biólogos distinguem três subespécies de morsas:
- Atlântico;
- Pacífico;
- Laptevsky.
O primeiro e o terceiro tipos estão listados no Livro Vermelho. A subespécie atlântica habita uma região onde a atividade humana é particularmente notável. A subespécie do Pacífico é mais comum.Assim, hoje, os povos do norte que vivem perto do oceano têm direito a uma quota para a sua extração.
Estimar o número exato de morsas é difícil. Biólogos estimam que a subespécie do Pacífico possa chegar a 200.000 indivíduos, a subespécie de Laptev a cerca de 3.000 e a subespécie do Atlântico entre 8.000 e 15.000.

Recentemente, ambientalistas têm soado o alarme com cada vez mais frequência: devido a O aquecimento global está reduzindo a área de gelo., onde essa espécie se acasala. Isso pode impactar seriamente sua população.
A aparência de uma morsa
Antes de discutirmos a aparência do animal, vale ressaltar que muito dela varia de acordo com a subespécie. Trata-se de um animal de grande porte. O peso corporal de homens adultos pode variar de 800 quilos a duas toneladas.Os rinocerontes do Pacífico são maiores. As fêmeas pesam um terço a menos. O comprimento também varia de acordo com o sexo do animal. Os machos podem atingir até 4,5 metros e as fêmeas até 3,7 metros.
Os corpos poderosos das morsas são cobertos por uma pele extremamente grossa. Ao redor do pescoço, essa pele pode chegar a 10 centímetros de espessura. A camada de gordura subcutânea também é bastante espessa.Quando o animal é jovem, a pele é marrom, mas torna-se mais clara com a idade.
A pele é coberta por pelos amarelo-acastanhados, mas com a idade avançada os animais geralmente ficam calvos.
As morsas têm a cabeça larga devido à base de suas presas. Seu focinho é coberto por numerosos bigodes. Seus olhos são pequenos e elas não possuem orelhas externas. Praticamente não há cauda.Esses animais vivem cerca de 40 anos, atingindo a idade adulta entre os 6 e os 10 anos de idade.
A parte mais reconhecível da anatomia de uma morsa são suas presas. Podem crescer até 1 metro.Observou-se que quanto maiores as presas, mais elevada a posição do macho na hierarquia.
E outro fato interessante: as morsas têm um osso peniano muito longo — 50 centímetros.
Distribuição na natureza
As populações de morsas podem ser encontradas no norte dos oceanos Pacífico e Atlântico e nos mares do Ártico. Elas vivem em blocos de gelo à deriva durante o inverno e migram para terra firme no verão.
Os representantes da subespécie do Pacífico passam o verão em locais diferentes:
Às margens do Mar de Berengov;
- Na costa norte da Sibéria Oriental;
- Próximo à Ilha Wrangel;
- No norte do Alasca.
Durante a entressafra, eles residem na área entre o Alasca e Chukotka, e no inverno migram para climas mais quentes.
A subespécie atlântica pode ser encontrada em uma vasta região entre o leste do Canadá e o oeste do Ártico russo. Existem diversas áreas distintas onde vivem as morsas.Este animal costumava ser muito comum na natureza, mas devido à caça, seu número agora é muito pequeno.
A subespécie Laptev vive na região do Mar de Laptev.
Como se comporta uma morsa?
Animais dessa espécie preferem viver em manadas. Suas comunidades são altamente cooperativas e procuram se proteger mutuamente em momentos de perigo. Todos os adultos cuidam das morsinhas., fornecem apoio. A manada é protegida por sentinelas que alertam seus parentes sobre o perigo com rugidos ou outros sinais.
Esses animais se alimentam principalmente de moluscos, mas às vezes comem peixes e carniça. Suas famosas presas os ajudam a coletar moluscos. Além da busca por alimento, suas presas são usadas para defesa, locomoção no gelo e combate com outros machos.

Esses animais marinhos são excelentes nadadores, e será difícil para uma pessoa em um barco resistir a eles. O próprio animal não o atacará.mas pode afundar um barco como defesa. Pode mergulhar a profundidades de até 180 metros.
Os principais perigos para ele na natureza são os ursos polares e as orcas.
Caça à morsa
A caça à morsa é uma atividade tradicional dos povos do norte: os Chukchi, os esquimós, entre outros. Os caçadores utilizam todas as partes do animal na sua criação.Pele, gordura, carne, presas e ossos, vísceras.
Atualmente, a caça à morsa é rigorosamente regulamentada nos países onde esses animais vivem. Os povos do norte têm direito a uma quota especial para a caça, já que a carne da morsa é essencial para a sua alimentação.
Comercial A caça à morsa é proibida em todo o mundo.Canadá, Estados Unidos, Rússia e Dinamarca estão tomando todas as medidas para preservar as populações de morsas na natureza.
Às margens do Mar de Berengov;

