10 fatos incríveis sobre polvos que você não sabia

Os polvos são os habitantes mais antigos do nosso planeta e, como se vê, os mais inteligentes de todos os invertebrados. Embora sua expectativa de vida seja relativamente curta — não mais que quatro anos — nesse período eles podem atingir tamanhos impressionantes e possuir propriedades biológicas surpreendentes.

Os ancestrais do polvo possuíam armadura.

Há quinhentos milhões de anos, um ancestral distante do polvo nadava no oceano, protegendo-se de predadores com uma carapaça. Mas, ao longo da evolução, essa carapaça deu lugar a outras defesas e atrofiou, tornando-se um órgão inútil.

O polvo é suscetível à hipnose.

Esses invertebrados podem ser facilmente hipnotizados. O método mais simples é segurar um polvo na palma da mão, com a boca para cima e os tentáculos pendurados. Uma vez hipnotizado, diversas manipulações podem ser realizadas no polvo sem que ele acorde. Mesmo se solto de uma grande altura, o polvo permanece consciente!

polvo gigante

Um polvo gigante pode atingir até 50 quilos e nove metros de comprimento. O maior exemplar já registrado pesava 198 quilos! Se seus tentáculos fossem abertos, a largura de um polvo gigante seria de quase 10 metros — a altura de um prédio de três andares. Cada tentáculo contém centenas de ventosas que funcionam independentemente. Uma única ventosa pode sustentar até 100 gramas.

O polvo consegue mudar de cor.

Uma característica impressionante desses animais é sua capacidade de camuflagem. Em uma fração de segundo, o polvo pode mudar completamente de cor. Ele é um mestre da coloração e consegue assumir as cores de uma grande variedade de animais, plantas e dos abrigos onde se esconde.

As mudanças de cor ocorrem quando o humor do animal muda abruptamente. Quando o polvo está em repouso, seu corpo apresenta várias tonalidades de marrom, camuflando-se com o ambiente. No entanto, quando assustado, sua cor muda para branco. E quando irritado, tons avermelhados predominam.

A mudança de cor de um polvo está diretamente relacionada à sua visão. Se ele perder completamente a visão, não poderá mudar a cor da pele. E se um olho ficar cego, metade do seu corpo perde essa função.

A textura da pele dele muda.

As capacidades do polvo são surpreendentes! Ele pode mudar não só a cor, mas também a textura. A estrutura do seu tecido subcutâneo permite que o seu corpo pareça irregular quando necessário. O polvo é o único animal no mundo com essa habilidade.

O polvo percebe o mundo através de seus tentáculos.

As ventosas do polvo são multifuncionais. Elas capturam a presa, seguram-na e a direcionam diretamente para o bico. Além disso, o animal usa as ventosas em seus tentáculos para determinar a adequação e a comestibilidade da presa capturada.

Ele consegue distinguir cores com a pele.

Os polvos parecem enxergar com o corpo todo ao mesmo tempo. Sua pele contém pigmentos hipersensíveis chamados cromatóforos, que normalmente estão localizados na retina. Esses pigmentos se expandem em resposta à luz, mesmo quando a luz incide apenas sobre a pele, deixando os olhos do animal intactos.

Os cromatóforos se expandem rapidamente e pulsam ritmicamente quando expostos à luz branca intensa. A luz vermelha provoca contrações musculares rítmicas, porém lentas. Eles são mais sensíveis à luz azul.

Um petisco saboroso

Em alguns países com acesso ao mar, os polvos são consumidos vivos. Também são utilizados no preparo de pratos do dia a dia, como takoyaki e sushi.

A carne de polvo é uma boa fonte de proteína de fácil digestão. Também é rica em vitaminas B3 e B12, além de oligoelementos como potássio, fósforo e selênio.

Um polvo não tem tentáculos, tem braços.

O polvo tem oito braços, que muitos chamam de tentáculos. Cada braço possui inúmeras ventosas (cerca de duas mil), dispostas em fileiras. Cada braço tem de uma a três fileiras. Os próprios braços são conectados por uma membrana fina.

Cada ventosa de um polvo adulto pode suportar até 100 gramas de peso. Os tentáculos do polvo contêm um número enorme de células nervosas — várias vezes mais do que o cérebro.

Um dos animais mais inteligentes do mundo.

Entre os invertebrados que habitam os mares e oceanos, os polvos se destacam por suas habilidades mentais.

Os fatos nos quais os cientistas se baseiam ao chegar a tais conclusões:

  • Os polvos podem ser treinados e domesticados;
  • Ter boa memória;
  • capaz de distinguir formas geométricas;
  • reconhecer a pessoa que os alimenta;
  • Em caso de perigo, eles emitem uma mancha de tinta, que pode ter a forma de um polvo, o que engana o inimigo.

Os polvos são animais incrivelmente grandes e poderosos, com cérebros altamente desenvolvidos, e podem ser domesticados. Quantas outras descobertas incríveis a ciência revelará?

Comentários