
A maioria dos polvos não ultrapassa meio metro de comprimento; apenas o polvo-comum, o polvo-de-Apollyon, o polvo-de-Hong-Kong e o polvo-de-Dofliein são considerados grandes. Algumas espécies são venenosas. Habitam mares e oceanos subtropicais e tropicais, geralmente em áreas rochosas costeiras. Alimentam-se de crustáceos, moluscos e peixes. Os polvos respiram por brânquias e podem ficar fora da água por curtos períodos de tempo.
Anatomia e fisiologia dos polvos

O corpo do polvo é coberto por um manto, que é um saco coriáceo. O comprimento do manto nos machos atinge 9,5 centímetros, enquanto nas fêmeas chega a 13,5 centímetros. O polvo não tem ossos.Graças a essa característica, ele pode facilmente mudar de forma e permanecer em um espaço limitado.
O polvo possui oito tentáculos interligados por uma fina membrana. Os tentáculos são cobertos por... ventosas em 1 a 3 fileirasUm adulto pode ter até duas mil ventosas. Cada ventosa pode suportar aproximadamente 100 gramas de peso. Essa sustentação é obtida exclusivamente pela ação muscular, e não por adesão.
A abertura da boca está localizada no ponto de onde os tentáculos crescem. A boca é equipada com com duas mandíbulas fortes, semelhante ao bico de um pássaro. A faringe contém uma rádula, semelhante a um ralador, que tritura os alimentos. O ânus fica escondido sob o manto.
Um polvo comum pode mudar de corIsso ocorre sob a influência de sinais transmitidos pelo sistema nervoso em resposta ao ambiente externo. Em seu estado normal, o polvo é marrom, em perigo fica branco e, quando enfurecido, fica vermelho.
Os olhos do polvo são semelhantes aos olhos humanos: grande com lente e uma retina orientada para o exterior. É importante notar que as pupilas têm formato retangular.
Características do organismo polvo
Este cefalópode possui três corações: um é responsável por distribuir o sangue por todo o corpo, e os outros dois são responsáveis por conduzir o sangue através das brânquias.
O polvo tem cérebro altamente desenvolvido e os rudimentos do córtex. O formato do cérebro lembra uma rosquinha. Esse formato permite que o cérebro fique posicionado de forma compacta ao redor do esôfago. Os cefalópodes são capazes de perceber não apenas sons normais, mas também infrassons.
Além disso, graças ao grande número de papilas gustativas, eles determinam a comestibilidade dos alimentos. Comparado a outros invertebrados, o polvo genoma muito grandePossui 28 pares de cromossomos e aproximadamente 33.000 genes codificadores de proteínas. Neste último aspecto, o polvo supera até mesmo os humanos.
Estilo de vida e comportamento dos polvos

Eles escolhem uma toca com entrada estreita, mas interior espaçoso. Mantêm a limpeza usando um funil. Não acumulam lixo ou restos de comida dentro do seu habitat. Em superfícies duras, mesmo verticais, os polvos se movem rastejando, usando seus tentáculos.
Para nadar, o polvo enche a cavidade onde se localizam as brânquias com água e a expele com força na direção oposta. Para mudar de direção, o funil por onde a água é expelida gira.
Qualquer um dos modos de locomoção do polvo é muito lento, então o animal usa ativamente emboscadas e mudanças de cor para caçar comida.
Os principais inimigos dos polvos são:
- golfinhos;
- baleias;
- leões-marinhos;
- tubarões;
- focas.
Em caso de perigo, o polvo frequentemente foge, liberando um líquido escuro de glândulas especiais. Esse líquido permanece compactamente suspenso na água por algum tempo, permitindo que o polvo escape. Alguns zoólogos acreditam que essas manchas amorfas também servem como isca.
Além disso, se um tentáculo for capturado, ele pode ser arrancado por uma forte contração muscular. O tentáculo continua se movendo por um tempo, permitindo que o polvo escape de sua presa.
Reprodução de polvos

Polvos fêmeas após a fertilização botar ovosEles escolhem depressões no solo para depositar seus ovos e construir um ninho, forrando-o com conchas e pedras. Os ovos de polvo são esféricos e agrupados em conjuntos de 8 a 20.
Pode haver em uma embreagem 80 mil ovosO polvo cuida dos ovos, permitindo a passagem de água e removendo sujeira e objetos estranhos. Até que os ovos eclodam, a fêmea permanece perto do ninho sem se alimentar. Às vezes, ela até morre após o nascimento dos filhotes.
Durante os primeiros meses de vida, os polvos recém-nascidos alimentam-se de plâncton e vivem exclusivamente perto do fundo do mar. Após um mês e meio, atingem 12 milímetros de comprimento e pesam vários gramas, e aos quatro meses, pesam cerca de um quilograma.
De toda a ninhada, apenas um ou dois indivíduos atingem a maturidade sexual. A expectativa de vida dos animais pode chegar a 4 anos, mas em média Os polvos vivem de 1 a 2 anos..
O que os polvos comem?

Após capturar um caranguejo, o polvo o carrega, segurando-o com seus tentáculos como se fossem mãos, até sua toca. Às vezes, um único polvo carrega vários caranguejos de uma só vez. Os polvos também capturam grandes gobies e linguadosA presa é capturada usando ventosas nos tentáculos. Sua força é impressionante: uma ventosa com 3 centímetros de diâmetro pode suportar de 2,5 a 3,5 quilos.
Isso é muita coisa, especialmente considerando que esses animais têm centenas de ventosas. Alguns experimentos muito engenhosos foram conduzidos para determinar a força dessas ventosas. Um caranguejo preso a um dinamômetro foi lançado em direção a polvos mantidos em um aquário. O polvo imediatamente agarrou o caranguejo com as patas e correu para se esconder com ele, mas a corda o impediu.
O polvo então se fixava firmemente ao caranguejo e começava a puxá-lo com força em sua direção. Ele segurava o caranguejo com três braços, enquanto os outros se prendiam ao fundo do aquário. Polvos com peso aproximado de 1 quilograma ou mais podiam gerar uma força equivalente a 18 quilogramas.
Os polvos não usam a língua para sentir o gosto dos alimentos, pois ela funciona como um ralador, mas sim as suas patas. Toda a superfície interna dos seus tentáculos e ventosas é utilizada para isso. Esses animais marinhos possuem um paladar incrivelmente apurado; eles chegam a sentir o gosto dos seus inimigos.
Os polvos preferem comer:
- Peixe.
- Crustáceos.
- Animais marinhos e moluscos.
Se você pingar uma gota de água retirada de um aquário onde vive uma moreia, o pior inimigo desses moluscos, perto de um polvo, o polvo imediatamente ficará roxo e fugirá.
Assim como muitos outros cefalópodes, os polvos pertencem aos animais predadoresEles capturam suas presas com seus tentáculos e as matam com veneno antes de consumi-las. Se a presa estiver presa com uma concha, o polvo a quebra com seu "bico" localizado perto da boca.

