Tipo de estrutura do aparelho bucal em besouros e outros insetos

Características da estrutura do aparelho oral em besourosAtualmente, mais de 300.000 espécies de besouros habitam o planeta Terra. Esses insetos podem ser encontrados em qualquer lugar, exceto nas calotas polares: em desertos quentes, selvas úmidas, estepes secas e em água doce ou salgada. Apresentam uma grande variedade de tamanhos: de 1 mm a 30 cm ou mais! Podem se mover exclusivamente em terra, ter um ou dois pares de asas ou nadar na água.

Esses animais incríveis ocupar um lugar muito importante Os besouros desempenham um papel em muitas cadeias ecológicas: fornecem alimento para pássaros, insetívoros e outros besouros. Os próprios besouros podem ser predadores e controlar populações de outros besouros ou insetos menores. Alguns besouros se alimentam de plantas, controlando assim o crescimento de organismos produtores.

informações gerais

A estrutura de todos os besouros é certamente Varia, mas em geralÉ sempre possível descrevê-lo. A maioria dos besouros possui uma cabeça distinta, que provavelmente contém antenas, olhos e peças bucais. Atrás da cabeça está a próxima seção do corpo — o tórax. Em relação à cabeça, ele é menos móvel. O primeiro e o segundo pares de pernas estão localizados no tórax. O último segmento do corpo é o abdômen. Ele contém o último par de pernas, as aberturas das glândulas excretoras e secreções, que o besouro usa para marcar território ou deixar um rastro para comunicação com outros besouros, e os espiráculos.

Quais são as diferenças entre as peças bucais dos besouros e de outros insetos?As asas estão localizadas entre as porções abdominal e torácica. Ambas as asas estão escondidas sob élitros rígidos., que serve como proteção contra danos externos. Essas asas geralmente se desenvolvem nos besouros durante o estágio de pupa, formando-se a partir de tecidos iniciais. Muitas pessoas costumam se perguntar: "Quantas asas um besouro tem?" Os besouros podem ter no máximo duas asas, ou seja, no máximo um par.

Todo o corpo do besouro está coberto. cobertura quitinosa dura, que funciona como um exoesqueleto. Essa cobertura também protege os órgãos internos do besouro contra danos mecânicos. O mesmo material também é usado para fazer as élitras rígidas, que cobrem as asas do besouro quando ele está em repouso e as protegem de danos.

A estrutura do aparelho bucal dos besouros

A cabeça do besouro, e em particular o aparelho bucal, consiste em vários componentes:

  • Lábio superior;
  • Lábio inferior;
  • Roendo órgãos;
  • Sensores;

O lábio superior é chamado de labrum e é uma dobra de pele, que cobre as peças bucais quando em repouso. Contém numerosos receptores gustativos e táteis sensíveis. Estes ajudam o inseto a determinar se os objetos são comestíveis. Os órgãos mastigatórios — as mandíbulas e maxilas (maxilares superior e inferior, respectivamente) — repousam sob ela.

O número de maxilas é igual, ou seja, o besouro possui tantas maxilas quanto mandíbulas. Essas maxilas possuem apêndices serrilhados que auxiliam as mandíbulas a agarrar a presa, arrancar pequenos pedaços e triturá-los pelo tempo necessário para produzir porções menores e mais fáceis de manusear. O alimento é então triturado e, com o auxílio das maxilas e do lábio, conduzido para o interior da cavidade oral, o mais próximo possível do esôfago.

Diversos tipos de palpos (labiais, maxilares e outros) localizados na cabeça fornecem ao besouro informações essenciais sobre o mundo ao seu redor, já que a maioria dos insetos tem visão relativamente fraca. Os palpos podem detectar odores de potenciais parceiros ou perigos, vibrações do ar e mudanças de temperatura. Eles também podem funcionar como um órgão tátil, examinando substratos ou alimentos desconhecidos.

Funções de roer

O aparelho bucal roedor serve ao seu dono. não apenas como um órgão eficaz de nutrição, mas também como meio de defesa contra predadores e intrusos: os músculos opostos que abrem as mandíbulas horizontalmente possuem uma força notável, permitindo que as formigas segurem objetos milhares de vezes mais pesados ​​que elas próprias. Tal mordida não é perigosa (a menos que o besouro possua glândulas de veneno), mas é bastante dolorosa e pode distrair o atacante por um curto período, permitindo que o besouro escape ileso.

Características e diferenças das peças bucais dos insetosO alimento dos besouros com estrutura roedora é frequentemente besouros ficam menores(Exemplos desses predadores incluem besouros terrestres e joaninhas), partes de plantas ou plantas inteiras (muitas espécies de lagartas, gafanhotos e locustas). As vespas de papel usam suas mandíbulas para arrancar pequenos pedaços de casca e madeira velha de tocos secos, depois os "mastigam", misturando-os completamente com saliva pegajosa e transformando-os em uma polpa pegajosa que fica bastante resistente e dura depois de seca. É isso que elas usarão posteriormente para construir seus ninhos.

A estrutura das peças bucais varia muito entre os besouros, dependendo de suas preferências alimentares, habitat, tamanho e nicho ecológico. No entanto, o esquema geral acima se aplica a qualquer besouro.

Outros tipos de aparelhos bucais

As peças bucais dos besouros pertence ao tipo roedorAcredita-se que os outros tipos evoluíram a partir do aparelho bucal roedor:

  • Sucção;
  • Lambendo;
  • Piercing-sucção;
  • Roendo e lambendo;

Esses tipos também são encontrados com frequência entre insetos ao nosso redorOs lepidópteros, como borboletas e mariposas, possuem o tipo sugador. Esses insetos se alimentam do néctar das flores, e sua longa probóscide oca os ajuda a extrair nutrientes do interior das flores. As moscas possuem o tipo lambedor. A principal estrutura desse tipo é um lábio inferior hipertrofiado, modificado em uma probóscide, que a mosca usa para capturar partículas de alimento líquido (geleia ou mel) e conduzi-las ao esôfago.

Fotos da estrutura das peças bucais de diferentes espécies de insetos com explicações.Todo mundo conhece os mosquitos. possuem um aparelho bucal perfurante-sugador, formada pelo labro e dois pares de mandíbulas. O tubo oco é adaptado para perfurar a camada superior do tecido e extrair o conteúdo. Todos os himenópteros possuem o tipo roedor-lambedor. Este tipo é formado por um labro e maxilas modificados.

Na verdade Existem muitos tipos de aparelhos orais.Mas todos eles evoluíram a partir de besouros roedores. No entanto, muitas vezes é muito difícil determinar como certas partes de um novo tipo evoluíram. Portanto, o estudo dos besouros e suas mutações continua até hoje, e o número de espécies aumenta diariamente.

Comentários