
Essa formidável arma contra outros insetos não é apenas o principal meio de defesa, mas também uma forma de orgulho: os chifres têm uma bela tonalidade avermelhada, que se destaca de forma impressionante contra o corpo marrom escuro. Curiosamente, enquanto os machos despertam a admiração dos pesquisadores, as fêmeas não chamam a atenção (elas não possuem a característica mais distintiva da espécie — os chifres).
Besouro-veado: descrição da aparência, habitat e características da espécie.
O tamanho do corpo dos besouros (incluindo os chifres) atinge cerca de 7 a 7,5 cm. em comprimento. Sua estrutura corporal é determinada pela presença de três seções: a cabeça, o tórax e o abdômen. A cabeça é bastante grande; além dos chifres, abriga os órgãos da visão (dois olhos localizados nas laterais da cabeça) e do olfato (antenas). O tórax contém três pares de patas locomotoras. O abdômen é coberto pelas élitras.




O besouro-veado é considerado um símbolo principalmente das florestas europeias, mas também pode ser encontrado no Irã, no norte da África, na Síria e na Turquia.
Ciclo de vida e características reprodutivas dos besouros-veado

Após a fertilização As fêmeas depositam os ovos em células especiais., que são encontradas no interior de tocos ou árvores secas. Após algum tempo (geralmente de 3 a 4 semanas), as larvas do besouro-veado emergem à superfície. Elas têm uma cabeça e pernas grandes, o que lhes permite produzir um som característico, semelhante a um chilreio.
Alimentam-se de partículas de madeira morta. No estágio final do desenvolvimento larval, seu tamanho corporal atinge 1–1,3 cm, ultrapassando o comprimento do besouro.
O próximo período é transformação de uma larva em pupaDesenvolve-se no subsolo, a uma profundidade de aproximadamente 30 a 40 cm. O processo de pupação geralmente começa no outono, o inseto passa o inverno no subsolo e, na primavera, a pupa se transforma em um besouro adulto.
Classificação dos besouros-veado

- maior — o dente superior grande é maior que o apical
- mídia — o dente superior grande é menor que o apical
- menor - todos os tipos de dentes são fracamente expressos
Descrição do estilo de vida do besouro-veado

Apesar do fato de que As fêmeas do besouro-veado não possuem mandíbulas tão grandes. (mandíbulas superiores), eles também podem morder. Para os humanos, sua mordida pode ser bastante dolorosa.
Os besouros-veado são insetos capazes de voar. Voam principalmente à noite, assumindo uma posição vertical devido ao tamanho de seus chifres.
Dieta dos besouros-veado
Como alimento Os besouros-veado utilizam a seiva de árvores ou outras plantas.Eles engolem com o lábio inferior. Se você os mantiver dentro de casa, o melhor alimento para eles é xarope de açúcar.
Os seguintes fatores representam perigos para os besouros-veado:
- destruição artificial de árvores secas, que são um habitat para larvas;
- A vespa Scolia representa uma ameaça para as larvas do besouro-veado, pois é capaz de imobilizá-las com sua picada e depositar um ovo em seu corpo;
- coruja, coruja-real, pega - esta é uma lista incompleta de aves que caçam besouros, comendo apenas seus abdômens;
- Os colecionadores de insetos também reduzem significativamente o número de besouros ao capturarem representantes dessa espécie para repor suas coleções.
O papel do besouro-veado na vida cultural
Os primeiros Referências a esses insetos podem ser encontradas em fontes da Grécia Antiga.Mesmo assim, o besouro-veado inspirou poetas e dramaturgos, e também se tornou um personagem em vários mitos. Mesmo naquela época, as pessoas acreditavam nas propriedades sobrenaturais do besouro-veado; por exemplo, os antigos gregos e romanos frequentemente usavam suas cabeças em volta do pescoço como uma espécie de amuleto contra as forças do mal.

Para os agricultores da Grã-Bretanha medieval, o besouro-veado era considerado uma grande ameaça, um presságio de más colheitas.
Aparência brilhante e Imagem mitologizada do besouro-veado Eles inspiraram artistas repetidas vezes. Artistas do Renascimento italiano frequentemente retratavam esses insetos em suas pinturas. Isso se deve em grande parte à identificação dos besouros-veado com cervos reais, cuja imagem na cultura cristã da época era associada a Cristo. Portanto, eles podem ser vistos nas obras de mestres como Dürer, Hoffmann, de Grassi e outros.
Durante a era do cinema mudo, o besouro-veado era frequentemente (e com grande sucesso) tornou-se o personagem central de longas-metragens e documentários.Na Rússia, o primeiro filme de animação foi dedicado especificamente aos besouros-veado, ou mais precisamente, às peculiaridades dos duelos entre machos pela afeição de uma fêmea. Foi a primeira vez na história do cinema mundial que a técnica de animação em stop-motion foi utilizada. O interesse pelas técnicas de luta dos besouros-veado inspirou repetidamente cineastas a criar filmes sobre o tema, principalmente devido à semelhança figurativa com os torneios de cavaleiros medievais.
Atualmente, imagens de besouros-veado Podem ser encontrados em utensílios de mesa, selos postais, notas bancárias e moedas de alguns países europeus.


