Besouros-de-tapete: pequenos insetos que causam grandes danos

Por mais estranho que pareça, às vezes os insetos mais nocivos, que também são nossos vizinhos mais próximos, podem parecer completamente inofensivos. O besouro-do-tapete é exatamente um desses casos. A maioria de nós nem sequer considera sua existência, acreditando que esse pequeno inseto preto ou marrom não causa nenhum dano e é um visitante temporário em nossa casa. Infelizmente, somente depois de perceber os danos causados ​​pelo besouro-do-tapete é que os proprietários começam a considerar se livrar dele.

O que são besouros da pele: seus tipos e características de desenvolvimento

Os besouros-de-tapete são uma das menores pragas que vivem perto de nós. Mesmo um besouro adulto não ultrapassa 9 milímetros de comprimento, sem falar de suas larvas microscópicas! O corpo do inseto possui uma carapaça dura com três listras longitudinais no meio. Dependendo da espécie, a cor do besouro pode variar do preto ao marrom claro. O formato do corpo dessa praga pode ser redondo ou oval.

O ciclo da vida

A capacidade reprodutiva desses besouros está diretamente relacionada às condições ambientais: quanto maior a temperatura e mais seco o ar, mais vigorosamente eles se reproduzem. Uma fêmea pode pôr de algumas dezenas a centenas de ovos de uma só vez, que eclodem em larvas após cerca de um mês.

Se as condições ambientais piorarem após a eclosão, os insetos nessa fase do seu ciclo de vida conseguem sobreviver de 4 a 5 anos sem alimento, mas o desenvolvimento das lagartas simplesmente não ocorre.

larva de besouro da pele

As larvas dos besouros-de-tapete são praticamente onívoras e não dormem, sendo capazes de danificar seus pertences a qualquer hora do dia ou da noite.

Dentro de um ano após o nascimento, a lagarta, se encontrada em um ambiente adequado, transforma-se em um inseto adulto, passando por aproximadamente seis mudas. Em condições ideais, a fêmea põe ovos de 5 a 6 vezes por ano.

Vídeo: A história da distribuição e desenvolvimento do besouro-do-tapete

Tipos de insetos

Existem aproximadamente 600 espécies de besouros-de-tapete. Destas, as mais comuns em nosso país são:

  • besouros de tapete;
  • besouros peludos;
  • Devoradores de pele de Smirnov;
  • besouros de museu ou domésticos;
  • descascadores de presunto;
  • Kozhedy de Frisch.

besouros de tapete

A família dos besouros-de-tapete é composta por três a quatro subespécies. Essas pragas são pequenas (de 2 a 9,5 mm) e têm o corpo marrom. Sua principal fonte de alimento são minúsculas partículas orgânicas.

  • pequenos farelos que sobram da comida;
  • fragmentos de pelos de cães e gatos;
  • pedaços de epitélio humano morto (pele).

Curiosamente, os representantes dessa espécie necessitam de alimento apenas durante o estágio larval, enquanto os besouros-de-tapete adultos utilizam os nutrientes e a "gordura" acumulados anteriormente para sobreviver.

besouros peludos

Os besouros-peludos são completamente pretos, mas possuem cinco manchas brancas nas costas. Eles atingem de 4 a 6 mm de comprimento. Apesar do nome ameaçador, essa espécie se alimenta exclusivamente de insetos. As larvas podem ser encontradas em florestas, onde vivem em ninhos de pássaros e ocos de árvores, alimentando-se de carcaças de diversos insetos.

comedores de pele de Smirnov

Os besouros-de-tapete de Smirnov geralmente não ultrapassam 3 milímetros de comprimento. São encontrados principalmente em caixilhos e peitoris de janelas. Suas larvas preferem se alimentar de peixe seco, linho, lã, materiais sintéticos e produtos cárneos.

besouros domésticos (de museu)

Os besouros-de-tapete-de-museu (ou besouros-de-tapete-domésticos) são encontrados com mais frequência em animais empalhados e flores, mas raramente são vistos em casas ou apartamentos. O comprimento do corpo varia de 2,2 a 3,5 mm. Esses insetos receberam esse nome porque destruíram um número recorde de peças de exposição desde que Carl Linnaeus os descobriu em um museu sueco.

besouros da pele de Frisch

Os membros desta espécie atingem de 6 a 9 mm de comprimento. Seus corpos são pretos foscos e ovais. As larvas são marrom-escuras e densamente cobertas de pelos. Tanto as larvas em estágio inicial quanto as adultas são prejudiciais aos humanos. Elas se alimentam de artigos de couro, grãos, produtos de farinha e grãos de cacau, e também consomem ração animal e farinha de carne e ossos.

Galeria de fotos: Tipos de besouros de tapete

Como os insetos entram em sua casa e que danos eles causam.

Assim como muitas outras pragas de insetos, os besouros-de-tapete têm suas próprias maneiras, e várias, de entrar em nossas casas. Por exemplo, eles podem entrar por um cômodo infestado, junto com itens e pertences domésticos, em um vaso de planta, e assim por diante.

Durante os meses mais quentes, os insetos também podem simplesmente entrar voando por uma janela ou porta aberta. Existem várias razões pelas quais os besouros-de-tapete aparecem em sua casa, mas eles são geralmente atraídos por um clima interno seco e pela disponibilidade de alimento.

Danos causados ​​por besouros de tapete

Os maiores danos aos nossos pertences domésticos são causados ​​pelas larvas do besouro-do-tapete, embora, em algumas subespécies, os besouros adultos não sejam menos destrutivos. Os itens mais frequentemente afetados são:

  • Capas de livros em couro e outros artigos de couro;
  • tapetes e carpetes, especialmente feitos de lã;
  • casacos de pele feitos de pele natural;
  • produtos alimentícios;
  • coleções botânicas, animais empalhados e outras exposições.

Vale ressaltar que as larvas do besouro-do-tapete não têm absolutamente nenhuma necessidade de dormir, e sua gula é simplesmente fenomenal, então elas passam 24 horas por dia, 7 dias por semana, roendo tudo o que encontram.

No entanto, esses besouros são perigosos não apenas para seus itens domésticos. Os insetos também podem causar danos pessoais. Os besouros-de-tapete e suas larvas podem picar humanos, o que pode levar à infestação por helmintos e diversas infecções. A picada se manifesta como uma pequena mancha vermelha em qualquer parte do corpo, embora em pessoas propensas a reações alérgicas possa apresentar um tamanho considerável. Caso encontre algo semelhante em seu corpo, trate a área afetada o mais rápido possível com um desinfetante (álcool, água oxigenada, etc.).

Como saber se você tem besouros-de-tapete em casa: os principais sinais

Para combater eficazmente os besouros-de-tapete, é preciso ter certeza de que se trata de uma infestação real. Você pode reconhecer a presença deles em sua casa por meio de certos sinais:

  • Após a muda dos insetos, as carapaças quitinosas permanecem;
  • Aparecem buracos em objetos e utensílios domésticos feitos de materiais orgânicos e naturais;
  • Em locais isolados da casa, encontram-se grânulos de fezes de larvas;
  • Em um produto de pele ou tapete, você viu um besouro marrom ou preto, ou um indivíduo de cor marrom no primeiro estágio de desenvolvimento, coberto por tufos de cerdas.

As larvas, assim como os besouros jovens, não toleram bem a luz, por isso são encontradas com mais frequência em cantos sombreados ou escuros da casa. Elas costumam fazer ninhos em lugares como:

  • armários de cozinha contendo cereais e farinha;
  • carpete;
  • móveis estofados;
  • objetos feitos de pele e lã.

Colônias de besouros de tapete podem ser encontradas atrás de rodapés, em papéis de parede que se soltaram das paredes, em sistemas de ventilação, no sótão, etc.

Roupas danificadas por besouros da pele

Veja como seu suéter favorito pode ficar depois de ser atacado por uma larva de besouro-de-tapete.

Como se livrar de pragas

Depois de determinar que os besouros-de-tapete são os responsáveis ​​pelos danos aos seus pertences, é hora de pensar em como se livrar dessas pequenas pragas. Se você prefere rapidez e eficácia garantida, pode optar por tratamentos químicos. No entanto, se a segurança for sua prioridade, tente usar remédios naturais. Mas primeiro, tente métodos físicos para eliminar os insetos.

Métodos físicos de eliminação

Para a remoção física de besouros de tapete, o melhor é usar um limpador a vapor. Utilize-o em carpetes e tapetes, móveis estofados, cortinas e quaisquer outros itens que não sejam danificados pela água ou pelo vapor quente. Caso não possua um, aspire bem todas as superfícies macias.

Lave pisos e rodapés com a maior frequência possível, de preferência uma ou duas vezes durante todo o período de controle de pragas. Itens e alimentos que tenham sido severamente danificados por besouros de tapete devem ser queimados ou simplesmente descartados. O ideal é lavar capas de estofados e roupas de cama em água bem quente.

Produtos químicos para combater besouros de tapete

Os ingredientes ativos mais eficazes no combate aos besouros de tapete são a aletrina, o clorpirifós e o bendiocarbe. No entanto, ao usar medicamentos, nunca se esqueça da sua toxicidade para animais de estimação e pessoas. Devem ser utilizados em estrita conformidade com as instruções e com equipamento de proteção (luvas, respirador, vestuário fechado).

Durante o tratamento, preste atenção não apenas aos itens danificados e ao carpete, mas também a locais escondidos, como embaixo da cama e atrás do armário, diversas rachaduras e frestas, e rodapés. Isso ajudará a desinfetar todas as áreas potenciais de reprodução de pragas.

Se estiver usando uma solução, você pode adicionar um regulador de crescimento de insetos para maior eficácia, o que limita a capacidade de reprodução dos besouros de tapete.

Os produtos químicos podem ser produzidos de diversas formas:

  • preparações em pó;
  • sprays;
  • comprimidos;
  • emulsões líquidas.

O produto em pó é polvilhado em áreas onde os besouros de tapete possam viver: frestas, espaços atrás e dentro de armários, rodapés, etc. A maneira mais fácil de fazer isso é com uma vassoura.

Spray

Os aerossóis (Karbofos, Raid, Chisty Dom, Raptor, etc.) matam besouros e larvas, mas não prejudicam os ovos, por isso devem ser usados ​​pelo menos duas vezes, com um intervalo de 2 a 3 semanas. São pulverizados em todas as superfícies do cômodo e os resultados devem ser visíveis em cerca de um mês. O ingrediente ativo do produto, ao entrar em contato com a carapaça do inseto, causa paralisia e morte. Naturalmente, as larvas, por não possuírem carapaça quitinosa, morrem mais rapidamente.

Aerossol Raptor

O aerossol Raptor é um remédio confiável e eficaz para combater insetos rastejantes, incluindo besouros de tapete.

emulsão líquida

Os concentrados líquidos (Tetrix, Palach) são mais indicados para residências com infestação severa de pragas. Isso porque esses produtos são altamente tóxicos, matando tanto pragas adultas quanto ovos e larvas. Devem ser utilizados somente com o uso de equipamentos de proteção individual.

Aplique o produto em todas as superfícies e objetos e deixe agir por pelo menos 2 horas, depois enxágue. Se o cômodo estiver desocupado, o produto pode permanecer por até um mês. As pragas desaparecem em 1 a 3 semanas, e o efeito residual dura até 1 mês.

Se você estiver preocupado com a possibilidade do produto manchar um item caro, coloque-o em um saco plástico e, com cuidado, coloque o frasco aberto do produto dentro dele por 2 horas.

Pílulas venenosas

Métodos que utilizam comprimidos (como o Antimol) são eficazes contra larvas, mas não afetam as pragas adultas, pois estas podem não consumir alimentos sólidos. Este método pode ser utilizado como medida complementar. A desvantagem óbvia é que os efeitos dos comprimidos só se tornarão aparentes após um longo período de tempo, e o odor forte será absorvido por todos os itens domésticos ao redor.

remédios populares

Remédios caseiros para controle de insetos nem sempre são fáceis de usar, mas se você não quer usar produtos químicos, não tem escolha.

Congelamento

Os besouros-de-tapete adoram condições de vida confortáveis, como temperaturas abaixo de -10°C. OÉ fatal para eles. Para se livrar dessa praga, você pode abrir bem todas as janelas e portas durante o tempo frio e ventilar o ambiente por 3 a 4 horas. Repita esse procedimento várias vezes, alternando com a limpeza úmida. Antes disso, envolva todos os canos da casa com espuma expansiva ou panos para evitar que estourem. Se você pretende congelar algum item específico, embrulhe-o em um saco plástico e coloque-o no congelador por 2 horas.

Tratamento a vapor

Todas as superfícies, roupas e móveis estofados podem ser tratados com um gerador de vapor para matar moscas adultas e suas larvas. Esse procedimento geralmente é repetido após 2 a 3 semanas para eliminar completamente o problema.

Ácido bórico

O ácido bórico, um agente de controle de pragas praticamente universal, é polvilhado sobre uma folha de papel e colocado sob armários, camas e sofás, sendo deixado para agir.

Ácido bórico em pó

O ácido bórico mata tanto os besouros-de-tapete adultos quanto suas larvas.

Aromas fortes

Cotonetes embebidos em óleos essenciais de tansy, lavanda e erva-cidreira, que repelem besouros da pele, podem ser colocados nas prateleiras dos armários.

Vinagre

O cheiro de vinagre é altamente repelente para insetos, portanto, use uma solução com uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água quente. Use um borrifador para pulverizar todos os armários, peitoris de janelas, molduras, prateleiras e rodapés.

Vídeo: Como se livrar das larvas do besouro-do-tapete

Prevenção do aparecimento de besouros da pele

Depois de se livrar dessas pragas, você deve tomar todas as medidas possíveis para evitar que elas retornem. Portanto, siga estes passos:

  • Fora de temporada, é aconselhável guardar roupas de couro e pele em sacos a vácuo ou com pastilhas antimofo ou naftalina; aparas de cedro também repelem bem os besouros da pele;
  • Todas as frestas nos peitoris e caixilhos das janelas devem ser vedadas, telas mosquiteiras devem ser instaladas nas janelas e telas finas devem ser colocadas nas aberturas de ventilação;
  • Tapetes e carpetes devem ser limpos regularmente para minimizar a possibilidade de aparecimento de besouros de tapete;
  • É aconselhável verificar se cereais, biscoitos e farinha comprados a granel apresentam insetos e larvas, e armazenar os produtos não infectados em recipientes hermeticamente fechados;
  • Vale a pena realizar a limpeza úmida com mais frequência; a melhor opção para prevenir o aparecimento de besouros da pele é limpar todas as superfícies com um gerador de vapor;
  • Flores secas de lavanda ou absinto devem ser colocadas em mesas de cabeceira e armários;
  • É aconselhável livrar-se, o mais frequentemente possível, de coisas que ninguém usa.

Embora as larvas do besouro-do-tapete possam causar sérios danos à propriedade, se você detectar esses "vizinhos" precocemente, terá boas chances de se livrar deles. No entanto, ainda é melhor evitar completamente a presença deles por meio de medidas preventivas.

Comentários