
Contente
Classificação de insetos domésticos
Todos os insetos podem ser divididos nos seguintes grupos:
Insetos inofensivos que não representam perigo para os humanos e não causam danos a casas ou apartamentos. Entre eles, estão os peixinhos-de-prata, pequenas aranhas, centopeias e papa-moscas.
- Pragas são artrópodes que não causam danos diretos às pessoas, mas podem danificar alimentos e diversos itens domésticos. Entre elas, estão traças, baratas, moscas-brancas, colêmbolos, cupins, tatuzinhos-de-jardim, formigas, piolhos-de-livro e besouros-de-tapete.
- Insetos parasitas são aqueles encontrados em apartamentos que picam pessoas e se alimentam de seu sangue. Entre eles estão mosquitos, percevejos, pulgas e piolhos.
Existe também outro grupo de insetos domésticos - os chamados "hóspedes visitantes"," voando pela janela, "chegando" nas roupas, etc. Entre eles podem estar os parasitas já descritos acima. No entanto, muitos deles não são insetos domésticos, então consideraremos os três primeiros tipos.





As baratas são provavelmente as mais pragas domésticas comunsNaturalmente, o primeiro lugar vai para um dos insetos domésticos mais comuns — a barata alemã (também conhecida como "Prusak").
O próximo tipo, bastante comum para os nossos apartamentos, é besouro pretoTrata-se de um inseto doméstico relativamente grande que está desaparecendo gradualmente sob o ataque dos prussianos (a barata alemã come ativamente seus próprios ovos).
A última espécie desses insetos é barata americanaInicialmente, era bastante raro em nossas latitudes, mas com o desenvolvimento do comércio, esse tipo de construção começou a conquistar as lojas e armazéns das grandes cidades e, só depois, os apartamentos vizinhos.
A chave para que esses insetos "infestem" uma casa com sucesso está em sua biologia. As baratas são pragas que se alimentam de qualquer tipo de resto de comida e de certos itens domésticos, como papel, graxa de sapato e diversos adesivos. Além disso, elas podem ficar bastante tempo sem comer — às vezes até um mês.
As baratas se reproduzem muito rapidamente, e a expectativa de vida de um inseto adulto é de cerca de 10 a 15 meses.
Além dos danos óbvios que os insetos causam a diversos alimentos (contaminando-os e ingerindo-os), eles também são vetores de várias doenças infecciosas e ovos de certos helmintos. Portanto, o controle de baratas é essencial.
Percevejos

Os percevejos podem viver em praticamente qualquer canto e recanto da casa, onde se reproduzem a uma velocidade incrível. Por serem parasitas, esses insetos pulam para a cama à noite. morder pessoas e começam a sugar seu sangue. Surpreendentemente, as larvas começam a se alimentar desde o início de sua vida e diferem dos adultos apenas no tamanho.
Basicamente, pode haver parasitas no apartamento. diversas variedades percevejos, mas é quase impossível distingui-los uns dos outros sem um microscópio e algum conhecimento.
Controlar essas pragas é muito mais difícil do que controlar baratas, pois a maioria dos inseticidas disponíveis comercialmente é ineficaz contra elas. Normalmente, inseticidas específicos são usados para matar percevejos. pós, sprays, inseticidas em aerossol.
formigas domésticas

Falando sobre os danos que causam, pode-se observar que esses insetos domésticos - assim como muitos de seus parentes próximos - podem propagar várias infecçõese também estragam produtos alimentícios.
O principal problema no controle de formigas é que as colônias frequentemente possuem múltiplos ninhos, que são interligados e até mesmo localizados em apartamentos diferentes. Por esse motivo, destruir um único ninho não será eficaz: enquanto a colônia permanecer unida, as pragas retornarão ao apartamento repetidamente.
É essencial combatê-las em conjunto — de preferência com todos os moradores da casa trabalhando juntos. Só assim haverá um efeito positivo; caso contrário, apenas uma remoção temporária das formigas será alcançada. Quase qualquer inseticida é adequado para o extermínio, mas o melhor método ainda é... iscas envenenadas especiais.
Insetos parasitas - pulgas

Na verdade, as pulgas não têm um "lar permanente": podem ser encontradas tanto dentro de casa quanto no ambiente natural. Em apartamentos, elas costumam ficar perto das áreas de descanso dos animais de estimação, onde parasitam sugando sangue.
As pulgas são insetos domésticos que trocam de hospedeiros com facilidade (por exemplo, humanos). Esses parasitas precisam de sangue tanto para nutrição quanto para reprodução — sem sangue, os ovos da fêmea não conseguem se desenvolver.
Teoricamente, as pulgas podem transmitir um grande número de doenças fatais — da brucelose e encefalite ao tifo e à peste — e, portanto, exigem um controle especialmente cuidadoso. Mas mesmo quando o próprio inseto não está infectado, A mordida é muito dolorosa., pode causar coceira intensa e a formação de inflamação pustulosa na pele.
Em geral, livrar-se das pulgas não é tão difícil se você fizer da maneira correta:
- Primeiro, você precisa eliminar os insetos dos seus animais de estimação, nas áreas de descanso e nas camas deles.
- Em seguida, é necessário tratar todos os cômodos, pois as larvas de pulga podem ser observadas atrás dos rodapés, em rachaduras no piso e em panos de limpeza.
Mariposa

As mariposas adultas são borboletas. Elas podem ser pragas ativas em apartamentos durante a fase de lagarta, mas as mariposas adultas podem não se alimentar.
Por isso, matar uma única mariposa pairando perto de um armário dificilmente erradicará a população da praga — muito provavelmente, a mariposa adulta já pôs ovos, e a "batalha" subsequente terá que ser direcionada contra as lagartas, que eclodem aproximadamente duas semanas após a postura.
A traça-da-pele é destruída. agentes inseticidasE também, quando possível, temperaturas elevadas (até 75°C) ou, inversamente, congelamento das roupas.
Infelizmente, remédios caseiros à base de lavanda e infusões de ervas diversas não eliminarão as traças do seu apartamento; eles só podem ser usados como medida preventiva. O controle de traças em alimentos concentra-se principalmente na destruição dos alimentos infestados.
tatuzinhos-de-jardim

Grande Eles não causam danos aos humanos.Apenas ocasionalmente os tatuzinhos-de-jardim danificam reservas de vegetais ou brotos jovens de plantas domésticas. No entanto, os encontros com esses pequenos companheiros nem sempre são agradáveis.
Na maioria das vezes, os tatuzinhos-de-jardim vivem em cômodos onde o ambiente é constantemente climatizado. alta umidade Ou então há vazamentos de água: geralmente são em banheiros e lavabos. Essas áreas também oferecem muitos esconderijos escuros e isolados (os insetos não gostam de luz forte) e uma fonte de alimento — por exemplo, uma lata de lixo onde eles podem se alimentar de diversos restos de comida.
Os tatuzinhos-de-jardim dependem, em certa medida, da água para o seu ciclo de vida, por isso livrar-se deles é bastante simples. Normalmente, tudo o que você precisa fazer é eliminar a umidadePor exemplo, conserte uma torneira com vazamento ou seque a banheira. Se essas medidas não produzirem o efeito desejado, você pode se livrar dos tatuzinhos-de-jardim com qualquer inseticida (Delta-Zone, Get, Dobrokhim FOS, Cyfox, etc.).
besouros da pele

Em geral, existem diversas espécies de besouros-de-tapete. No ambiente natural, eles quase sempre se instalam em locais com abundância de restos orgânicos de pássaros ou animais. Em apartamentos, esses insetos se instalam em locais com roupas, couro ou papel.
Em áreas residenciais, esses insetos Eles se alimentam de livros e peças de roupa. E assim por diante. Vale ressaltar que os besouros-de-tapete são verdadeiros "generalistas" em sua dieta: podem ser encontrados, entre outros lugares, em herbários e cereais. Podem até se alimentar de partículas de poeira e se reproduzir por longos períodos atrás de rodapés.
Mas os danos a utensílios domésticos e alimentos não são o pior que você pode esperar dos besouros-de-tapete. Como esses insetos domésticos são capazes de a causa da derrota do povo helmintos e até mesmo diversas doenças infecciosas, portanto, sua destruição em tempo hábil é muito importante.
Em geral, os besouros de tapete são eliminados de diferentes maneiras. inseticidas em aerossolMas os remédios caseiros também podem ser de grande ajuda no caso dessas pragas. Por exemplo, as larvas desses insetos não suportam o cheiro de absinto e lavanda.
Peixinhos-de-prata
Esses são provavelmente os insetos mais silenciosos e inofensivos. Seu estilo de vida pode ser comparado, por exemplo, ao dos tatuzinhos-de-jardim: esses pequenos companheiros também adoram calor, escuridão e umidade.
Essas pragas se alimentam de várias matérias orgânicas encontradas na poeira, migalhas de pão, açúcar na mesa e, às vezes, em tudo o que os besouros de tapete adoram.
Os peixinhos-de-prata não se reproduzem em grande número e são mais frequentemente encontrados à noite, quando os moradores acendem as luzes, pegando as pragas de surpresa. Os peixinhos-de-prata raramente são o alvo de inseticidas convencionais e geralmente são removidos juntamente com outros insetos. Diversos inseticidas em aerossol são os mais utilizados para esse fim.
Piolhos
O piolho é parasita sugador de sangueEsses insetos não estão presos a uma casa, mas à própria pessoa, e são incapazes de permanecer fora do corpo. Os piolhos adultos passam a maior parte do tempo firmemente presos aos cabelos humanos e rastejam até a superfície da pele a cada duas horas para se alimentar.
Seus ovos são chamados de lêndeas e podem prejudicar significativamente a aparência do cabelo. Como resultado da infestação por piolhos, os cabelos ficam mais finos e saudáveis. alimentam-se de sangue humano Assim, eles picam constantemente, causando coceira intensa. Hoje em dia, existe um vasto arsenal de medicamentos especiais contra piolhos:
- pentes;
- sprays;
- xampus pediculicidas.
Aranhas em casa

Pelo contrário, as aranhas podem ser consideradas úteis no combate a outros insetos, já que sua principal "tarefa" dentro de casa é capturar mosquitos, baratas e moscas. Portanto, quando as aranhas não cobrem um cômodo inteiro com suas teias, podem ser consideradas mais úteis.
As aranhas não costumam ser numerosas em apartamentos, por isso é muito fácil se livrar delas: em regra, Eles simplesmente foram pegos, por exemplo, com uma vassoura e, ao mesmo tempo, tirar as teias de aranha.
Em resumo, é importante combater os insetos domésticos assim que forem detectados no apartamento. Inúmeros fabricantes produzem produtos para exterminar diversos insetos. medicamentos especiais Em diversas formas.
Esses medicamentos podem ser apresentados em forma de pó, spray, gel, solução, fita adesiva, cápsulas e também em forma prensada ou comprimido.
Insetos inofensivos que não representam perigo para os humanos e não causam danos a casas ou apartamentos. Entre eles, estão os peixinhos-de-prata, pequenas aranhas, centopeias e papa-moscas.

