Que insetos vivem no banheiro e como se livrar deles

Ao longo dos séculos de história da humanidade, os humanos aprenderam a construir casas fortificadas, muito difíceis de penetrar. Para outras pessoas, mas não para insetos. Apesar de seu pequeno tamanho, eles conseguem entrar em todos os lugares: quartos, cozinhas e até banheiros. Além disso, não se sabe ao certo de onde vêm, como e, principalmente, por quê — afinal, em nossa opinião, não há pré-requisitos para isso. Felizmente, existem muitas maneiras de se livrar desses vizinhos indesejados e evitar que apareçam no futuro. Mas vamos por partes.

Que tipos de insetos vivem no banheiro?

Dependendo da estação do ano e do clima da região, vários tipos de insetos (tanto rastejantes quanto voadores) costumam se instalar em banheiros:

  • mosquitos;
  • aranhas;
  • baratas;
  • tatuzinhos-de-jardim;
  • peixinhos-de-prata;
  • borboleta voa;
  • formigas vermelhas;
  • centopeias.

Mosquitos

Os mosquitos prosperam em áreas úmidas próximas a corpos d'água, portanto, um banheiro com um suprimento constante de água é um habitat ideal para esses sugadores de sangue. Eles entram pelo sistema de ventilação com suas famílias inteiras e podem viver ao lado dos humanos por muito tempo, especialmente porque recebem "entregas de alimento" diárias: enquanto você toma banho ou simplesmente troca de roupa, os mosquitos têm uma boa oportunidade de sugar seu sangue.

Um mosquito na parede

Os mosquitos podem viver na banheira por muito tempo.

Os mosquitos são completamente indiscriminados — picam todos: pessoas saudáveis, animais e até mesmo os doentes. Se um patógeno presente no sangue de um mosquito hematófago entrar em sua probóscide, ele pode ser transmitido pela saliva do mosquito para outra pessoa ou animal durante a picada. É impossível determinar se o mosquito que o picou está infectado — as chances de você não ser infectado são de aproximadamente 50%. Os mosquitos podem transmitir uma grande variedade de doenças, desde malária e encefalite transmitida por mosquitos (gripe do mosquito) até filariose.

A filariose é uma doença linfática transmitida por um verme redondo, que entra na corrente sanguínea de um ser humano ou animal na forma de larva, onde sofre a última muda e se transforma em um verme adulto, sexualmente maduro, que vive no corpo do hospedeiro por até 17 anos.

Aranhas

As aranhas preferem lugares secos, então se o seu banheiro estiver sempre seco, mas sujo, espere encontrar visitantes indesejados por lá. Esses artrópodes também vivem em casas humanas, em famílias que raramente ultrapassam cinco indivíduos. Assim como os mosquitos, as aranhas entram nos apartamentos através da ventilação e se instalam em cantos escuros de vários cômodos, mas perto de água — a banheira é um bom lugar para elas viverem. Outra forma de o inseto entrar em um apartamento é viajando em uma pessoa: as aranhas são pequenas, cinzentas e completamente invisíveis na roupa. No entanto, geralmente apenas uma ou duas aranhas entram em uma casa dessa maneira.

Aranha na banheira

As aranhas se instalam em banheiros onde há água disponível.

As aranhas mais comuns encontradas em residências são as aranhas cinzentas, pretas e opiliões. Elas se alimentam principalmente de pequenos insetos, que capturam em suas teias. Podem picar humanos ocasionalmente; isso só representa perigo se a aranha tiver consumido anteriormente um artrópode hematófago infectado. É impossível determinar se um morador está "saudável" sem realizar exames específicos, e essas aranhas domésticas não são venenosas. As tarântulas e outros animais semelhantes não se aproximam de casas permanentemente habitadas (podem facilmente instalar-se em casas de veraneio que ficam vazias no inverno).

As aranhas costumam assustar as pessoas com suas teias, que destoam claramente da decoração, e com a possibilidade de caírem do teto ou de uma prateleira. O elemento surpresa e a presença de inúmeras patas peludas aterrorizam muitos adultos.

Acredita-se que aranhas em casa trazem boa sorte, fortuna e riqueza, mas também são o primeiro sinal de condições insalubres. Elas poderiam ser toleradas se nunca picassem ninguém, mas isso às vezes acontece.

Baratas

As baratas entram nas casas através de aberturas de ventilação e diversas frestas em paredes, pisos e rodapés. Elas vêm principalmente de porões, se houver comida ali, e de apartamentos vizinhos. Como todos os insetos, elas precisam de água para sobreviver, por isso costumam fazer ninhos em banheiros, onde gotas de água permanecem após o banho. Embora a cozinha não tenha a mesma umidade que o banheiro, há comida lá, então as baratas transitam entre a cozinha e o banheiro.

Às vezes, baratas podem ser encontradas no vaso sanitário – elas também são atraídas pela água presente no local.

Barata no banheiro

As baratas precisam de água para sobreviver, e é mais fácil encontrá-la no banheiro do que na cozinha.

Além de se alimentarem da nossa comida e beberem da nossa água, esses animais são vetores de diversas doenças intestinais. Isso se deve ao fato de os insetos rastejarem por onde puderem e onde prevalecerem condições insalubres, acumulando todos os tipos de bactérias e microrganismos em suas patas e cobertura quitinosa, e depois transferindo-os para outras superfícies sobre as quais rastejam e para os alimentos que consomem.

tatuzinhos-de-jardim

Os tatuzinhos-de-jardim são pequenos crustáceos que vivem em locais com poeira e umidade, por isso aparecem em casas onde a limpeza não é feita adequadamente. Eles se alimentam exclusivamente de vegetação, portanto não mordem humanos nem rastejam para dentro de seus corpos. Existe uma teoria de que os tatuzinhos-de-jardim carregam micose, bactérias e outros microrganismos em suas patas, mas isso ainda não foi comprovado.

tatuzinhos-de-jardim

Os tatuzinhos-de-jardim são pequenos crustáceos.

Os tatuzinhos-de-jardim representam um perigo real para as plantas das quais se alimentam. Esses insetos passam o dia perto da água (em banheiras e vasos sanitários) e, à noite, saem em busca de comida. Esses crustáceos sempre deixam pequenos torrões de terra no fundo do vaso. Se você encontrar terra de 1 a 3 dias após removê-los, esse é o primeiro sinal de que os tatuzinhos-de-jardim entraram em sua casa.

Peixinhos-de-prata

Os peixinhos-de-prata são pequenos insetos brancos, amarelos ou cor de aço, com três pares de patas. Vivem em locais escuros e úmidos (em frestas de pisos, azulejos e atrás de canos) e seu "alimento" favorito é material impresso: livros, revistas e fotografias. Além disso, quanto mais antigo o livro, mais ávido o peixinho-de-prata fica por comê-lo.

Peixinhos-de-prata

O petisco favorito do peixinho-de-prata são os livros.

Este pequeno inseto não representa nenhum perigo específico para os humanos: ele não morde nem se alimenta, embora precise de água. Alguns cientistas acreditam que os peixinhos-de-prata podem carregar diversos germes e bactérias em suas patas, mas ainda não há evidências definitivas. Na maioria das vezes, as pessoas removem esses insetos puramente por razões estéticas — eles não têm lugar em uma casa.

Borboleta voa

As moscas-borboleta são incrivelmente belas, pequenas e peludas, com até mesmo suas asas cobertas por minúsculos pelos. Suas asas são brilhantes e iridescentes, lembrando um caleidoscópio único. Criaturas tão belas são raras na natureza, e é uma pena que as moscas-borboleta depositem seus ovos em esgotos e na sujeira, de onde os adultos emergem posteriormente.

Borboleta

A borboleta é considerada um dos insetos mais belos.

Essas criaturas vivem em áreas úmidas, próximas à água, e se alimentam de matéria orgânica. Elas geralmente entram em apartamentos através da ventilação do porão. Raramente mais de dois ou três indivíduos vivem ao lado de humanos.

As moscas-borboleta, ao contrário de muitos outros insetos que morrem em umidade excessiva, sentem-se como peixes na água em condições semelhantes.

Essas moscas não infectam humanos ou animais, mas precisam ser removidas das residências. Primeiro, elas se reproduzem muito rapidamente, o que é desagradável. Segundo, os insetos espalham umidade pelo apartamento em seus corpos, causando mofo e, consequentemente, apodrecimento. E terceiro, como as moscas se alimentam de restos de plantas, partículas de sua "refeição" se acumulam em seus habitats, o que também pode levar ao apodrecimento e ao crescimento de mofo.

Formigas vermelhas

As formigas vermelhas são trazidas para os apartamentos nas solas dos sapatos ou junto com frutas e verduras. Elas se alimentam principalmente de migalhas de pão, mas também consomem outros restos de comida.

formiga vermelha

As formigas vermelhas são muito difíceis de eliminar.

Como muitos insetos, as formigas rastejam literalmente por toda parte, coletando todos os tipos de micróbios, que depois "doam" aos humanos, depositando-os em superfícies e alimentos. As formigas não comem sozinhas, então o dano que causam aos nossos alimentos parece colossal. Este é o segundo problema que essas minúsculas criaturas representam. O terceiro problema é a sua resiliência.

As formigas são um dos insetos mais persistentes, assim como as baratas. Você pode matá-las, mas elas fogem para outro cômodo ou para a casa dos vizinhos, só para retornar depois de um tempo. E quanto maior a colônia na sua casa, menores as chances de você se livrar delas.

centopeias

Existem apenas dois tipos de milípedes encontrados em apartamentos (que, aliás, não são considerados insetos):

  • Milípedes: vivem e se reproduzem em locais úmidos e quentes; quando em perigo, se enrolam formando uma bola e secretam uma substância com odor fétido;
    Uma enorme centopeia

    Uma enorme centopeia

  • Papa-moscas: alimentam-se de pequenos insetos, não atacam humanos; instalam-se principalmente em locais onde outros insetos podem viver: moscas, mosquitos, mariposas e outros;
    papa-moscas centopeia

    Os papa-moscas comem todos os insetos pequenos, até mesmo baratas.

Os papa-moscas não atacam humanos, mas podem morder em autodefesa, injetando veneno no agressor. Pode causar uma reação alérgica.

Razões para o aparecimento de insetos

Os insetos, diferentemente dos pequenos animais, são incapazes (ou relutantes) em ingerir alimentos sólidos, embora muitos possuam uma substância especial na saliva capaz de liquefazer matéria sólida. Eles preferem alimentos macios e em decomposição, que não lhes causam nenhum dano, pois essas criaturas vivem e se reproduzem em ambientes úmidos, em decomposição e com lixo. Esse é um habitat familiar e confortável para eles. Além disso, a presença de umidade é um fator essencial — onde há umidade, há água, o que significa que eles podem viver ali.

Mofo

O mofo se prolifera rapidamente em locais úmidos.

Nós, humanos, associamos imediatamente a umidade à deterioração, ao mofo e talvez até à sujeira. Tudo isso atrai insetos que não conseguiriam sobreviver em ambientes limpos, onde simplesmente não há nada para se alimentar. Portanto, o aparecimento de visitantes inesperados em sua casa significa que as regras de higiene foram violadas e a casa está insalubre.

repelentes de insetos

Não há garantia de que, ao criar e manter uma ordem perfeita o tempo todo, você se livrará dos insetos — eles esperarão a sujeira retornar à sua casa e não irão embora. Portanto, é necessário usar diversos métodos para expulsar as pragas, além de manter a limpeza.

As baratas possuem a defesa mais poderosa contra influências externas: sua carapaça quitinosa é praticamente impossível de destruir na primeira tentativa; são necessárias duas ou até três investidas para matar o inseto. Portanto, para se livrar dessas pragas, é essencial usar produtos adequados para o controle de baratas: se um inseticida funciona contra elas, é ainda menos eficaz contra outros insetos.

impacto mecânico

Se a população de insetos for pequena, você pode se livrar deles com um chinelo, dando uma pancada no visitante inesperado ou com um jornal. Baratas não são tão fáceis de lidar; elas podem escapar após o primeiro golpe e sobreviver. A única coisa que as mata instantaneamente é água fervente. Se você vir uma barata sentada tranquilamente, esperando que algo aconteça, e tiver a possibilidade de ferver a água rapidamente, despeje água fervente sobre ela para matá-la. Primeiro, sua carapaça quitinosa será danificada, deixando-a vulnerável, e segundo, ela simplesmente se afogará nessa quantidade de água.

Chinelo

Até mesmo um chinelo comum pode eliminar uma pequena quantidade de insetos.

Produtos químicos

Se você não tem tempo para espantar visitantes indesejados, se a população for muito grande ou se forem apenas formigas, cujas colônias em 85% dos casos você nunca vê, então os inseticidas são a única solução. Os mais convenientes e "limpos" (aqueles que não deixam manchas) são os seguintes:

  • aerossol;
  • armadilha;
  • aquafumigador;
  • giz;
  • gel;

Aerossol

O aerossol é eficaz contra todos os tipos de insetos, mantém seu efeito por 2 a 3 semanas, não mata seus ovos, sendo necessária a repetição do tratamento.

Aerossol

O aerossol é a forma mais prática de repelente de insetos.

Remova todos os produtos de higiene pessoal e roupas, retire pessoas e animais de estimação do apartamento e, em seguida, borrife todas as superfícies do banheiro, prestando atenção especial aos cantos embaixo da banheira ou do box do chuveiro, a uma distância de 25 a 40 cm. Deixe o ambiente agir por 15 a 20 minutos e, em seguida, ventile todo o apartamento por 1 a 2 horas para eliminar qualquer odor restante.

Como os aerossóis são tóxicos, é necessário usar respiradores e luvas.

Os mais populares são Combate, Incursão, Raptor e Obter.

Encontrei um ninho de baratas bem embaixo da minha mesa, onde fica a fonte de alimentação do computador! Imagine o horror e o nojo que senti quando esse bichinho apareceu na minha mesa, e aí me abaixei e vi um monte deles! A lata diz para borrifar nos insetos, em seus ninhos e em possíveis habitats. Então, resolvi testar a ação instantânea, apontando o spray diretamente para eles! E sabe de uma coisa? É difícil de acreditar, mas as baratinhas estavam morrendo bem na minha frente! De manhã, não havia mais nenhum bichinho embaixo da minha mesa! Só me restou varrer os cadáveres com uma vassoura! Vitória! O produto é tóxico! Então, certifique-se de ventilar bem o cômodo depois do massacre!

Armadilhas

As armadilhas atraem todos os tipos de insetos, que permanecem presos permanentemente, por isso as "redes" devem ser substituídas quando estiverem completamente cheias. São muito fáceis de usar: basta abrir conforme as instruções e colocá-las no chão ou na parede, dependendo do tipo de caixa utilizada.

Armadilha elétrica para insetos

As armadilhas para insetos podem até ser elétricas.

Antes de armar a armadilha, é aconselhável limpar as superfícies para garantir que estejam limpas.

Coloquei as armadilhas e notei uma diminuição no número de baratas quase no dia seguinte. Infelizmente, elas não desapareceram completamente, mas a quantidade definitivamente diminuiu e estou encontrando insetos mortos com mais frequência. Então, as armadilhas estão funcionando!

Giz

O giz age por contato; ao entrar em contato com o inseto, penetra em seu corpo e, ao entrar em contato com a água, transforma-se em concreto, matando-o. É verdade que o efeito demora bastante (um ou dois meses), mas toda a população será dizimada, pois cada indivíduo carregará um "presente" em suas patas para os demais.

Este tipo de repelente de insetos é fácil de usar: basta desenhar longas trilhas ao longo de todas as frestas e possíveis passagens de insetos para incentivar as pragas a pisarem na substância. O giz não deve ser removido da superfície, caso contrário, perderá a eficácia. Não é recomendado o uso por pessoas com crianças ou animais de estimação.

Mashenka de giz

A mashenka é considerada um dos melhores repelentes de insetos.

E o giz MASHENKA, infelizmente, também não ajudou! Estou chocada que todas as outras avaliações desse giz sejam de 5 estrelas! É por isso que estou postando as fotos. É uma pena que os próprios personagens principais não tenham querido participar da sessão de fotos. Além disso, eles estão correndo bem no centro dessas listras! Talvez tenhamos algum problema com baratas? Já faz mais de uma semana que aplicamos o giz... —————— As baratas finalmente sumiram! Já se passaram dois meses, e não podemos afirmar com certeza que o giz ajudou... mas, ainda assim, o fato permanece.

Géis

Um produto em gel contendo uma isca com um aroma especial e um inseticida que paralisa os insetos por várias horas após o contato. O produto só é eficaz em contato com o inseto e pode ser transportado nas patas de outras pragas para outros insetos.

Leva bastante tempo para ver o resultado, mas toda a população é dizimada.

Aplique o gel pontualmente nas superfícies lavadas onde os insetos estão rastejando (deve haver uma distância de 5 a 10 cm entre os pontos). O produto não pode ser removido com água, portanto, não é recomendado para uso em residências com crianças ou animais de estimação.

Gel

Os géis devem ser aplicados pontualmente.

Não notei nenhum cheiro. Vi resultados já no dia seguinte, ou melhor, não vi nenhuma barata. Não havia nenhuma. Também não vi nenhum cadáver. Não sei para onde foram. Mas já faz um ano que não as vejo. Não posso dizer nada sobre as formigas: se vai funcionar ou não. Se você tem baratas (mas não na sua cabeça), eu recomendo. É um remédio muito eficaz.

Aquafumigador

Quando o vaporizador entra em contato com a água, ocorre uma reação térmica e o vapor inseticida se espalha pelo ambiente, depositando-se em todas as superfícies e frestas, não deixando aos insetos qualquer chance de se esconderem. Ele age sobre as pragas por contato, causando paralisia. A substância permanece eficaz por várias semanas e, embora não seja eficaz contra ovos, mata os novos insetos antes que possam se reproduzir.

Aquafumigador

O aquafumigador funciona produzindo vapor que preenche todas as frestas.

Retornamos ao apartamento pouco mais de três horas depois. Ao abrir a porta, vi uma névoa ainda densa. Enquanto corria para abrir as janelas, consegui inspirar um pouco e tossi por alguns minutos; o cheiro deixou uma irritação persistente na minha garganta. Esperamos mais 20 minutos para que a névoa e o cheiro se dissipassem antes de entrarmos com as crianças. Naturalmente, inspecionamos o apartamento em busca de animais mortos e, felizmente, confirmamos que havia vários. Em seguida, vi alguns insetos tentando rastejar pelas paredes e pelo teto, mas estavam claramente intoxicados e meio mortos. Aspiramos os insetos e os ajudamos a morrer completamente. À primeira vista, gostei muito mais do resultado do que depois da dedetização do apartamento.

métodos populares

Os remédios caseiros são considerados os mais seguros para as pessoas, especialmente crianças pequenas e pessoas alérgicas, mas não são tão eficazes quanto os tratamentos químicos. Esses métodos tradicionais podem levar várias semanas para fazer efeito, período durante o qual novas pragas aparecem rapidamente.

Os meios mais populares são:

  • Ácido bórico: cozinhe um ovo ou uma batata até ficar bem duro, amasse até obter uma pasta homogênea, adicione ácido bórico (líquido ou em pó — tanto faz), forme pequenas bolinhas e coloque-as onde houver insetos; o ácido se acumula no corpo e, ao atingir um nível crítico, destrói o inseto; assim que a bolinha seca, o remédio para de funcionar; eficaz contra baratas e formigas.
    Ácido bórico

    O ácido bórico mata insetos

  • Amônia; a amônia tem um odor muito forte, por isso é necessário usar um respirador; dilua o álcool com água na proporção de 1:10 e aplique a solução em todas as superfícies do banheiro; o álcool repele os insetos, mas apenas enquanto o cheiro persistir; assim que o cheiro desaparecer, o procedimento deve ser repetido;
    Amônia

    A amônia tem um cheiro muito forte.

  • Um frasco com água; pegue um frasco de um litro e encha-o até a metade com água; cubra o gargalo com vaselina para dificultar a fuga; feche todas as outras torneiras do apartamento com antecedência e deixe o frasco durante a noite; os insetos virão para o bebedouro, não conseguirão escapar do frasco e se afogarão; este método só ajudará a eliminar um pequeno número de pragas, portanto, o procedimento deve ser realizado todas as noites;

Métodos para prevenir insetos no banheiro

Para evitar o aparecimento de insetos na sua banheira, você precisa seguir algumas condições:

  • Mantenha toda a sua casa limpa; os insetos podem se alimentar em qualquer lugar, mas preferem viver mais perto da água;
    Apartamento limpo

    É muito fácil mantê-lo limpo o tempo todo, mas é difícil limpá-lo novamente.

  • Pelo menos uma vez por mês, examine cuidadosamente o estado do banheiro - se houver vazamento de água em algum lugar, aparecerá umidade, o que atrairá insetos;
    Banheiro

    Você pode não perceber imediatamente que seu banheiro está com vazamento.

  • Pelo menos uma vez a cada seis meses, desinfete o banheiro, removendo primeiro todos os produtos de higiene pessoal e roupas. Após a desinfecção, uma película invisível da substância ativa permanecerá no chão e nas paredes, eliminando quaisquer visitantes indesejados por várias semanas.
    controladores de pragas

    Você pode realizar o controle de pragas por conta própria.

  • Ao chegar em casa, verifique cuidadosamente seus pertences: bolsas, roupas, sapatos, para detectar a presença de insetos;
    Aranha em um saco

    Os insetos adoram viajar nas coisas das pessoas.

Essas regras simples devem se tornar um hábito para todas as pessoas que não desejam compartilhar sua casa com insetos.

O mundo dos insetos é rico e diverso; alguns são belos e inofensivos para os humanos, outros são muito nocivos e alguns são destrutivos para a sua própria espécie. Suas vidas são fascinantes de observar: como se movem, se alimentam e se comunicam uns com os outros. Mas, às vezes, eles invadem nossas casas e começam a mandar em tudo, nos tratando como móveis em movimento, em vez de como os donos da casa. Eles criam enormes problemas, que vão desde "não é nada agradável ter algo rastejando por aqui" até uma ameaça à nossa saúde. Portanto, não importa o quão bonito ou fofo um inseto seja, ele deve ser afastado, se possível, ou destruído.

Comentários