
O sapo possui um corpo grande e achatado que se transforma suavemente em uma cabeça triangular. Tem quatro membros: os dianteiros são relativamente curtos, com dedos finos, e os traseiros são significativamente mais grossos e possuem membranas interdigitais. Os dedos dos membros dianteiros do sapo-pipa são equipados com crescimentos em forma de estrelas, razão pela qual às vezes é chamado de sapo-de-dedos-estrelados. Os membros posteriores não são muito diferentes dos dos sapos comuns e são usados para propulsão na água. Há um conjunto de tentáculos na região da mandíbula, mas não possui língua. Você pode ver sua aparência na foto.
Os sapos podem atingir até 20 centímetros de comprimento, mas geralmente não ultrapassam os 12 centímetros.
Habitat
Os sapos-de-suriname vivem nos rios da Amazônia, assim como estão distribuídos nos seguintes países:
- Ámérica do Sul;
- Peru;
- Brasil;
- Bolívia.
O sapo-pipa passa toda a sua vida na água. Esses sapos geralmente vivem em pequenos corpos d'água e nunca os abandonam. Existem sete espécies de sapos-pipa do Suriname. Viajantes relatam que o sapo-pipa leva uma vida calma e desajeitada, rastejando languidamente pelo fundo de pântanos na floresta. Alguns indivíduos dessa espécie também vivem em canais de irrigação e plantações.
Nutrição, comportamento
A pipa se alimenta de tudo o que encontra no fundo. Usando as patas dianteiras, o sapo solta o fundo, tentando capturar partículas nutritivas. A principal espécie, o sapo-de-suriname, é ativa à noite e nunca sai da água.
Apesar de sua paixão especial pela água, os sapos dessa espécie têm respiração pulmonar e cutânea, típico de espécies terrestres.
Durante a época de acasalamento, os machos emitem sons interessantes, estalos com um som metálico.
Reprodução

Quando os pipas-de-suriname atingem a maturidade sexual (por volta dos 6 anos), um processo fascinante se inicia. Tudo começa com o macho tentando montar a fêmea, com o objetivo de engravidá-la. Se a fêmea estiver receptiva, ela o corpo fica dormente, os sapos iniciam sua dança de acasalamento. Esse processo começa à noite e continua até a manhã, quando a fêmea do sapo-pipa deposita um certo número de ovos. Depois, a fêmea mergulha até o fundo, tentando capturá-los. O macho ajuda a fêmea a coletar os ovos e os "cola" em suas costas. As fêmeas dessa espécie de sapo possuem células especiais nas costas onde os futuros filhotes são depositados.
Após os futuros ovos serem colocados nas células, a fêmea do sapo-de-suriname começa a expelir o "excesso". De costas, nos compartimentos de parto. aparece um líquido cinza, absorvendo os ovos fertilizados da pipa, separando-os dos detritos e dos ovos não fertilizados. Este processo termina com a muda do sapo.
Os ovos se desenvolvem como os de outros sapos, só que em um local muito específico. Os filhotes de sapo-pipa recebem alimento do corpo da mãe. Depois de um tempo, os filhotes de sapo-suriman rompem o véu que os esconde do mundo exterior e emergem das costas da mãe.
Os sapos geralmente atingem a maturidade em duas semanas. Alguns dias antes de "deixarem o ninho", a cápsula que abriga o girino da pipa cresce e se rompe. Pipas jovens fazer uma marcha forçada até a superfície do lago para respirar. Alguns sapos só conseguem na terceira ou quarta tentativa.
Inicialmente, os girinos se alimentam de bactérias e ciliados. Ao atingirem um comprimento de 34 a 40 milímetros, começam a desenvolver membros e perdem a cauda. Durante esse período, sobrevivem apenas da proteína acumulada em seus corpos. Após a perda da cauda, forma-se uma boca completamente desenvolvida, e o girino passa a se alimentar de alimentos vivos e a respirar por meio de pulmões.
Pipa do Suriname como animal de estimação

Os sapos se alimentam de todo tipo de coisinhas pequenas, você pode usar:
- Verme de sangue;
- Minhocas;
- Pulgas-d'água;
- Até mesmo peixes pequenos.
O processo de alimentação leva, em média, dez minutos. Assim que ela estiver satisfeita, Qualquer resíduo precisa ser removido.para que o novo habitante do aquário não contraia nenhuma infecção.
Não há restrições quanto à decoração do aquário de um sapo-pipa-de-suriname com plantas artificiais ou naturais. O fundo pode ser coberto com cascalho, embora o sapo não se importe.













