Escolopedra: Habitat e Perigo para os Humanos

Características dos insetos do gênero ScolopendraA centopeia Scolopendromorpha é um invertebrado muito interessante que pode ser encontrado frequentemente sob pedras, no solo da floresta ou na camada superficial do solo.

A enorme quantidade de patas que esses animais possuem é particularmente intrigante — daí o apelido de "centopeias". Não as vemos durante o dia, pois essas criaturas não gostam da luz solar, preferindo a umidade e a escuridão total.

Quem são os Scolopendras?

Descrição da aparência e estrutura da Scolopendra e suas variedades. Exteriormente, as Scolopendas são semelhantes e sua aparência assusta muitos: elas têm um corpo achatado, dividido em segmentos (de 21 a 30, sendo a exceção o papa-moscas-comum, que possui apenas 15 segmentos), o que contribui para sua agilidade.

Essas centopeias têm cor esverdeada ou marrom (menos frequentemente preto ou amarelo sujo), o que os ajuda a se camuflarem perfeitamente no ambiente, mandíbulas que incutem terror nas presas e uma carapaça quitinosa, o que os torna difíceis de matar.

A escolopendria – do latim Scolopendridae – pertence à família das centopeias. Esses animais possuem quatro pares de olhos. de 21 pares para 23 pares de pernas e numerosos ganchos venenosos bem desenvolvidos. As centopeias são encontradas em climas tropicais e subtropicais.

Esses insetos são ativos estilo de vida noturnoDurante o dia, eles tentam se esconder em qualquer fresta, pois não toleram luz nem secura. Se não houver frestas, os milípedes se enterram em solo solto, embora a areia também seja adequada.

Eles ficam em seus abrigos até escurecer e então saem para caçar. Absolutamente todas as espécies desses insetos. são predadoresExistem diversas espécies conhecidas de representantes da ordem Scolopendra:

  1. Scopendropsis bahiensis – centopeia brasileira.
  2. Scolopendra subspinipes – centopeia vietnamita.
  3. Scolopendra cingulata é um inseto anelado.
  4. A Euconybas crotalus, ou centopeia cascavel, recebeu esse nome por emitir um som sibilante semelhante ao de uma cascavel ao rastejar. Ela é encontrada na África.
  5. Scolopocryptos rufa – centopeia vermelha. Ao contrário de outras espécies, ela não possui olhos.
  6. Scolopendra Lukasi – centopeia de Lucas. Ela cresce até 15 cm de comprimento e é encontrada no sul da Europa.
  7. A Scolopendra gigantea, ou centopeia gigante, é a maior centopeia desta ordem, nativa dos trópicos. Ela pode atingir até 30 cm de comprimento. Alimenta-se de pequenos vertebrados ou grandes insetos.

Que perigo representam os escolopendas?

Consequências da picada de Scolopendra em uma pessoaCaso alguém se depare com uma centopeia na natureza, lembre-se de que o veneno dela não é muito perigoso para os humanos, mas pode causar muitos problemas na vida de uma pessoa.

Um inseto perturbado que rasteja sobre a pele humana pode deixar um "rastro" de queimaduras, pois possui ácido em cada pata. Se picar, A dor será bastante intensa., comparável à picada de 20 abelhas.

O local da injeção do veneno na corrente sanguínea pode inchar significativamente, e tudo isso será acompanhado por: febre, náuseas, ansiedadeOs sintomas incluem vômitos. Geralmente, persistem por no máximo dois dias. Casos de espasmos musculares, insuficiência renal ou paralisia parcial foram relatados.

A histamina contida no veneno da centopeia pode agravar reações alérgicas. As picadas da centopeia gigante são especialmente perigosas para os humanos. Em alguns casos, necrose de tecidos molesUm desfecho fatal foi registrado apenas uma vez, quando uma centopeia (Scolopendra subspinipes) picou a criança.

O veneno desses insetos contém histamina, um mediador de reações alérgicas; lecitina, um conjunto de fosfolipídios essenciais para a construção de células nervosas; serotonina, o hormônio da felicidade; e acetilcolina, um neurotransmissor. É fundamental procurar atendimento médico imediatamente após uma picada de centopeia.

Dependendo da gravidade das consequências da mordida O tratamento é prescrito.Na maioria das vezes, elas se limitam às seguintes manipulações:

  • Lavar as áreas com pele danificada;
  • Aplique uma compressa fria localmente;
  • Anestesiar o local da mordida com analgésicos orais e injeções de lidocaína;
  • Realizar profilaxia antitetânica.

Centopeias em residências e como se livrar delas

Características da presença de Scolopendra em habitações humanas e métodos para lidar com ela.As centopeias podem viver em climas mais frios? Podem habitar casas humanas? A resposta é sim, podem. E são mais comuns. em casas sob reboco, onde é escuro e bastante úmido.

Mas essa espécie tem um nome. papa-moscas comumTem no máximo 6 cm de comprimento, coloração marrom-amarelada e antenas dianteiras várias vezes mais curtas que as traseiras, o que dificulta distinguir a parte frontal da traseira. É completamente inofensivo para os humanos. Aliás, pode ser benéfico, alimentando-se de outros insetos: baratas, percevejos, aranhas, formigas, etc.

Apesar do seu veneno perigoso, esses insetos de aparência assustadora tornaram-se animais de estimação populares para algumas pessoas. Embora as estatísticas mostrem que esses indivíduos que apreciam animais exóticos sejam poucos e raros, a maioria considera essas centopeias repulsivas.

Se você quer se livrar desses insetos — e eles vivem nos lugares mais inconvenientes, como o banheiro, o porão ou o vaso sanitário — os inseticidas comuns não vão resolver o problema. Fita adesiva também não vai ajudar; a centopeia vai arrancar as patas que estão presas a ela e criar novas.

Em primeiro lugar, é necessário Vede todas as rachadurasReboque as paredes com cuidado, reduza o nível de umidade nos cômodos e trate-os contra insetos, pois as centopeias se instalam onde há água e comida.

Nesse caso, as centopeias irão se mudar para outro local mais adequado. Você também precisará limpar o quintal e remover pilhas de composto e folhas. No entanto, não há necessidade urgente de exterminar esses insetos.

Comentários