A centopeia, também conhecida como milípede ou papa-moscas, costuma invadir espaços residenciais: apartamentos, casas e chalés. A aparência e o tamanho do inseto provocam repulsa e horror em quem o descobre repentinamente. Mas, apesar da aparência ameaçadora, o papa-moscas não é nada perigoso.
Contente
O que é uma centopeia?
A centopeia pertence à classe dos artrópodes. Na natureza, vive na serapilheira. Seu habitat original era o Oriente Médio, o Norte da África e o sul da Europa. Hoje, espécies exóticas desse inseto, aparentadas ao papa-moscas doméstico, também são encontradas nessas regiões.
Para prosperar, uma centopeia precisa de um ambiente quente e úmido, além de muita comida. O papa-moscas-doméstico é um predador por natureza, alimentando-se de quaisquer pequenos insetos e artrópodes que encontrar.
- pulgas;
- tesourinhas;
- moscas e mosquitos;
- aranhas;
- baratas;
- cupins;
- mariposas e borboletas;
- traças-prateadas.
A centopeia doméstica (Scutigera coleoptrata) não deve ser confundida com a centopeia verdadeira, cuja picada pode causar queimaduras graves.

O corpo blindado da centopeia, suas pernas curtas e poderosas e sua cabeça sem olhos são características adaptadas à vida sob pedras e folhas.
As centopeias podem viver até 7 anos. Elas se reproduzem depositando ovos em locais isolados. Solo úmido é ideal para isso.
Uma única fêmea de papa-moscas pode pôr cerca de 60 ovos de uma só vez, e em alguns casos até mais, portanto, para evitar uma infestação maciça de centopeias em casa, é importante limpar e secar as áreas onde os insetos possam estar aninhando.
Qual a aparência de uma centopeia doméstica?
O que há de tão assustador na aparência deste inseto? Uma centopeia adulta tem um corpo de até 60 mm de comprimento. Sua cor de base varia de amarelo-acinzentado a marrom brilhante. Suas costas possuem três listras longitudinais roxas ou azuis. Sua principal característica, como o próprio nome sugere, são as pernas. Seriam quarenta delas? Na verdade, o número de pernas varia com a idade e está diretamente relacionado ao número de segmentos corporais. Inicialmente, uma centopeia recém-nascida possui de um a quatro segmentos com quatro pares de pernas listradas. À medida que seu corpo cresce, novas pernas aparecem. Esse processo continua até que o número de pernas chegue a 15 pares, sendo as pernas mais externas mais longas que as demais e assemelhando-se mais a antenas em forma de chicote.
Galeria de fotos: A estrutura do papa-moscas
- O par de patas externas de uma centopeia é mais comprido que os outros.
- Os papa-moscas têm uma visão excelente.
- O corpo da centopeia é composto por segmentos, cada um com dois pares de pernas.
Tabela: Diferenças externas entre uma centopeia e uma escolopendra
| Parâmetros | centopeia doméstica | Escolopendra |
| Tamanho | Até 6 cm (cresce ao longo da vida). Indivíduos com 2 a 3 cm de comprimento são mais comuns. | Dependendo da espécie, pode atingir 15 cm. |
| Características do corpo | Corpo esguio e achatado. Pernas longas e finas. A coloração varia do amarelo-acinzentado ao marrom claro. | Uma espécie semelhante a uma minhoca, com corpo blindado, coloração marrom e pernas curtas e poderosas. |
| Olhos | Em formato de vieira. | Nenhum. |
Você deveria ter medo de uma centopeia?
Com base em sua dieta, o papa-moscas é mais um aliado do homem. É um inseto benéfico, que se alimenta de pragas em casas e apartamentos.
Argumentos a favor da centopeia:
- Não causa danos à propriedade: não danifica objetos internos nem entra em contato com alimentos. A centopeia se alimenta exclusivamente de insetos.
- O papa-moscas leva uma vida solitária, raramente sendo visto.
- Não é um vetor de infecções.
- No sul, os milípedes são hóspedes ilustres em jardins e campos, pois ajudam a proteger as plantações de insetos nocivos.
- Na Ucrânia, o inseto está inclusive listado no Livro Vermelho.
Como uma centopeia entra na casa de uma pessoa
Na natureza, as centopeias vivem na serapilheira e hibernam em abrigos quentes. Portanto, com a chegada do frio, esses insetos podem rastejar para dentro de casa. A temperatura ambiente é bastante adequada para que as centopeias vivam confortavelmente.
As centopeias só aparecem onde outros insetos vivem; caso contrário, não sobrevivem sem uma fonte constante de alimento. Se sua casa tem moscas, aranhas e baratas, prepare-se para a chegada de uma centopeia em busca de comida. Ela simplesmente virá da rua ou do apartamento vizinho.
As centopeias costumam fazer seus ninhos em porões e adegas de residências particulares. Isso se deve à umidade nesses locais. Ao caçar, esses insetos podem se movimentar pelos cômodos. O período de atividade da centopeia pode ser diurno ou noturno, mas ela caça com mais frequência à noite. Após selecionar sua presa, a centopeia aguarda imóvel na parede, demonstrando uma resistência notável. Graças à sua capacidade de atingir altas velocidades, ela pode capturar facilmente um grilo, uma mosca ou uma barata.
No inverno, mesmo em um quarto aquecido, os papa-moscas "hibernam", permanecendo em algum canto isolado. Com a chegada da primavera, eles despertam, saem de seus esconderijos e começam uma nova temporada de caça.
A centopeia doméstica consegue capturar várias presas ao mesmo tempo. Enquanto devora um inseto, segura outro em suas garras tenazes.
As centopeias são muito sensíveis a mudanças em seu microclima. Suas longas antenas detectam facilmente até as menores flutuações na temperatura do ar, além de perceberem correntes de ar e outros perigos. Quando essas condições desconfortáveis surgem, as centopeias imediatamente se recolhem a um local mais confortável.
A picada de centopeia é perigosa?
Muitas pessoas temem que o veneno da centopeia, eficaz contra insetos, também possa ser usado contra elas. Embora o papa-moscas-comum seja capaz de picar humanos, é improvável que cause danos significativos. Este artrópode só ataca pessoas em legítima defesa.Na verdade, uma centopeia nem sempre consegue penetrar a pele. Diz-se que, se ocorrer uma perfuração e o inseto liberar veneno, a sensação é comparável à de uma picada de abelha.
Sintomas comuns de uma mordida:
- vermelhidão;
- queimando;
- coceira.
O veneno da centopeia é praticamente inofensivo para os humanos. O maior perigo é a possibilidade de uma reação alérgica. Em autodefesa, a centopeia também pode tentar morder animais de estimação. No entanto, mesmo nesse caso, é improvável que cause danos à pele.
A picada de uma centopeia, no entanto, é muito mais perigosa. O veneno, embora não seja fatal (a menos que seja uma espécie tropical), causa dor significativa, incluindo inchaço severo da pele. Um pequeno animal de estimação pode até morrer devido ao ataque venenoso de uma centopeia.
Primeiro socorro
Se você for picado por um papa-moscas doméstico, você deve:
- Lave a área afetada com água morna e sabão.
- Limpe com qualquer solução desinfetante: álcool medicinal, tintura de calêndula, água de colônia, ácido bórico.
- Em caso de inchaço e queimação intensa, aplique uma compressa fria.
- Se necessário (em caso de reação alérgica), tome uma dose única de um anti-histamínico.
Você deve consultar um médico se apresentar os seguintes sintomas alarmantes:
- mal-estar grave;
- náusea;
- vomitar;
- obscurecimento da consciência.
Normalmente, esses sintomas não são observados em picadas de papa-moscas doméstico.
Um ataque de centopeia apresenta um quadro completamente diferente. Primeiro, pode ocorrer um inchaço severo. Por exemplo, se uma mão for mordida, às vezes ela pode até inchar completamente. A reação obrigatória do organismo (exceto em casos raros) será o aumento da temperatura corporal e uma deterioração geral do estado de saúde.
Nesses casos, você deve consultar um médico. Uma compressa morna deve ser usada como medida de primeiros socorros. Alternativamente, você pode aplicar uma almofada térmica no local da picada. Isso ajuda a quebrar o veneno da centopeia.
Como se livrar de centopeias no seu apartamento
Nem todos os métodos comuns de combate a insetos em apartamentos são adequados para matar centopeias. Por exemplo, as armadilhas adesivas recomendadas por muitos se mostram ineficazes e até mesmo inúteis. O fato é que, mesmo completamente enredados, os papa-moscas escapam sem perder várias patas. Elas regeneram rapidamente. Iscas envenenadas também não assustam esses artrópodes. Eles se alimentam exclusivamente de insetos, e moscas e baratas ainda não foram inventadas como isca.

Repelentes universais para insetos, como sprays, aerossóis e fumigadores, são úteis no combate às centopeias.
O ponto alto do programa de controle de papa-moscas é o extermínio de insetos-praga. Quando a centopeia perde sua fonte constante de alimento, ela é forçada a sair de casa.
É importante lembrar que os papa-moscas são raros em áreas residenciais. Eles não se reproduzem em ambientes desconhecidos. Portanto, é bastante fácil capturá-los e soltá-los ao ar livre. Se você ainda preferir recorrer a medidas drásticas, pode matar o inseto usando qualquer método comum. Os tratamentos químicos mais eficazes incluem sprays:
- Starex;
- Medilis-ciper;
- Henkel Combat;
- Ataque.
Você também pode usar produtos que não exigem pulverização:
- Pasta Globol Origina;
- Grânulos da zona lambda;
- Aquafumigador Raptor.
Métodos de prevenção
A principal forma de se proteger dos papa-moscas é a prevenção:
- Limpe a área ao redor da sua casa. Remova folhas caídas, grama seca e entulho de construção.
- Remova todas as plantas trepadeiras das paredes da sua casa.
- Seque bem o porão e o espaço rastejante. As centopeias domésticas adoram umidade. Se as condições não forem adequadas, elas irão embora em busca de um lugar mais confortável.
Se você mora em um apartamento na cidade, é importante restringir o acesso de insetos tanto da rua quanto do apartamento vizinho. Isso pode ser feito utilizando os seguintes métodos mecânicos:
- Elimine frestas e rachaduras nas molduras das janelas.
- Preencha os rodapés (ou até mesmo renove-os).
- Instale tela nas aberturas de ventilação.
Vídeo: Os benefícios das centopeias
Avaliações
Por que me livrar de uma centopeia? Joguei uma na rua há alguns meses, mas depois disso apareceram baratas. Não aguento mais, borrifo tudo com uma solução especial. Claro, praticamente não há mais baratas, mas poxa, uma planta carnívora seria mais eficaz. Estava pensando onde poderia comprar uma. Cheguei a pensar em ir a uma loja de animais ou algo assim e finalmente comprar uma. Eu a manteria em casa, deixaria ela correr por aí e comer todos os insetos.
Se o problema com centopeias estiver restrito a áreas internas, você pode polvilhar um inseticida residual em pó nos locais onde elas costumam se esconder — frestas nas paredes, cantos escuros no porão, no piso da área de serviço e embaixo de móveis. Lembre-se de que as centopeias precisarão passar pelo pó, pois são predadoras que caçam presas em movimento e não são atraídas por iscas.
Apliquei Raid embaixo da banheira para me livrar das centopeias. Elas não apareceram por quase seis meses. Na semana passada, quando entrei no banheiro novamente, vi uma centopeia correndo para debaixo da banheira. Lembrei-me do Raid bem a tempo e apliquei em todos os cantos do banheiro. Cinco minutos depois, quando voltei ao banheiro, vi uma centopeia morta saindo debaixo da banheira. Fiquei muito satisfeito com os resultados mais uma vez.
As centopeias são insetos inofensivos. Podem até ser úteis no controle de pragas domésticas. No entanto, se a presença delas incomoda ou causa preocupação, basta bloquear a entrada delas em sua casa e criar condições desfavoráveis para sua sobrevivência. O controle químico de centopeias é o último recurso.









1 comentário