Ratos-d'água: como se livrar dessas pragas

Se você tem um jardim, provavelmente já se deparou com pragas. A primeira delas são os diversos tipos de roedores. Camundongos, toupeiras, ratos-do-campo... Quem não devasta nossos jardins? Uma das pragas mais comuns é o rato-d'água, também conhecido como rato-d'água. O que são esses animais e que perigos representam?

Ratos-d'água: aparência e distribuição

Os ratos-d'água às vezes são chamados de ratos ou camundongos-d'água, mas, falando estritamente, eles têm apenas um parentesco distante com esses roedores, apesar da semelhança superficial. Esses animais pertencem, na verdade, à família dos hamsters, embora tenham pouca semelhança com os hamsters domésticos que conhecemos. Os ratos-d'água são muito parecidos com os ratos-comuns, mas são visivelmente maiores. Um adulto pode atingir de 15 a 25 cm, sendo a cauda a que constitui a maior parte do seu comprimento.

rato-d'água na água

Os ratos-d'água preferem viver em áreas pantanosas.

Este animal possui uma pelagem espessa e fofa de cor cinza-escura, desde o início do seu curto focinho até a base da cauda, ​​que é coberta de pelos e apresenta um pequeno tufo na ponta.

Os ratinhos-do-campo podem ser encontrados em quase toda a Eurásia, chegando até à Sibéria e ao norte do Cáucaso. Preferem áreas pantanosas e margens de corpos de água, mas campos, prados e até hortas também são habitats ideais. Esses animais são extremamente resistentes e prolíficos, portanto não há ameaça à sua distribuição.

filhotes de ratos-d'água

O rato-d'água pode gerar descendentes até oito vezes em um ano.

No entanto, esta última notícia não é nada boa – as pessoas envolvidas na agricultura conhecem os ratos-do-campo em primeira mão e não estão em vão tentando exterminá-los. Esses roedores destroem plantações de grãos e roem árvores, causando danos consideráveis. Os ratos-do-campo não atacam pessoas e provavelmente tentarão fugir se forem encontrados. No entanto, se você pegar um com as mãos nuas, ele pode mordê-lo. É melhor evitar essa experiência: roedores são portadores de leptospirose, tularemia, febre hemorrágica de Omsk e outras doenças perigosas.

Danos causados ​​por ratos-do-campo

Se sua casa de veraneio estiver localizada em uma área rural, especialmente perto de rios, lagos e pântanos, esteja preparado para visitas indesejadas. Apesar do nome, os ratos-d'água prosperam em áreas mais secas, incluindo fazendas, armazéns de vegetais, silos de grãos e jardins residenciais.

tocas de ratos-do-campo

Pequenas depressões (buracos) aparecerão no seu terreno se os ratos-d'água começarem a infestá-lo.

Com a chegada do frio, esses roedores inevitavelmente migram para longe de corpos d'água congelados. Seu terreno é perfeito para tocas de ratos-do-campo, e suas plantações são perfeitas para o suprimento de alimento deles. A praga devorará sua colheita com prazer e ainda pedirá mais. Ao mesmo tempo, também roerá os caules e raízes do seu canteiro de flores. Além disso, as árvores frutíferas também estarão em perigo: os dentes dos ratos-do-campo crescem muito rapidamente e, para desgastá-los em tempo hábil, eles são obrigados a roer constantemente algo duro. A casca das árvores parece ser o material dentário mais adequado para eles. Naturalmente, as árvores despojadas da casca acabam morrendo. Este é precisamente o destino que pode acometer suas macieiras e cerejeiras.

Vídeo: Nutrição de Roedores

https://youtube.com/watch?v=WBg2X4qvIEI

Métodos de controle de ratos-d'água

Poucos moradores de vilarejos ou veranistas estão dispostos a compartilhar sua colheita com roedores. Portanto, as pessoas tentam se livrar deles o mais rápido possível. Uma boa ideia é ter um gato ou furão treinado para caçar ratos em casa. Esses predadores podem capturar qualquer praga que consiga invadir sua propriedade e impedir que outros usem seu jardim.

O gato pegou um rato-do-campo.

Gatos caçadores de ratos (especialmente gatos tricolores) são considerados os melhores caçadores de ratinhos-do-campo.

Mas e se seu animal de estimação não tiver interesse em caçar ou se você não tiver um?

Produtos químicos contra ratos-do-campo

Uma das opções mais populares e acessíveis é usar pesticidas contra os ratos-do-campo e envenenar outros roedores juntamente com estes. Os fabricantes normalmente produzem rodenticidas universais. São muito fáceis de usar: basta comprá-las na loja e seguir as instruções à risca. Normalmente, recomenda-se colocar este veneno para ratos perto das tocas dos roedores. Elas são fáceis de identificar: os locais de saída dos animais parecem montes de terra que se elevam na grama ou nos canteiros. O veneno geralmente está misturado à isca. O rato-do-campo a ingere e morre envenenado.

Existe outra opção além do uso de produtos químicos. Na primavera, algodão ou capim seco tratados com veneno podem ser colocados perto das tocas. Os ratos-do-campo arrastarão esse material para dentro de seus ninhos para decorá-los, enquanto o pó envenenado cairá sobre a pelagem dos animais, que o lamberão em seguida.

Galeria de fotos: Rodenticidas populares

Existem dois argumentos sérios contra o uso de rodenticidas no seu jardim. Primeiro, esse método é inaceitável se você ou seus vizinhos tiverem animais de estimação. Seu animal de estimação pode ser fisgado por iscas envenenadas ou envenenado ao capturar e comer um rato-do-campo que tenha ingerido a substância química. Em segundo lugar, envenenar animais é, afinal, incrivelmente cruel. Pense bem: você não sentiria pena de uma pequena criatura peluda se contorcendo de dor horrível? No entanto, se sua resposta for não, certamente vale a pena tentar.

Remédios caseiros para se livrar do problema

Os remédios caseiros para ratos-do-campo podem ser divididos em dois grandes grupos com base em seu modo de ação. O primeiro envolve o envenenamento dos animais com produtos químicos domésticos. O jardineiro prepara a isca com ingredientes como pão, purê de vegetais e queijo. Em seguida, adiciona-se um componente tóxico, como fosfeto de zinco ou arsenito de cálcio e sódio. A cinza de madeira é usada com mais frequência em sua forma pura, enquanto misturas de farinha e gesso ou açúcar e cal viva também são utilizadas. Sugere-se ainda a mistura de rolhas de vinho picadas finamente com óleo vegetal e migalhas de pão. Todos esses métodos levam ao envenenamento ou indigestão do roedor e, por fim, à sua morte.

O segundo grupo de remédios populares visa repelir animais. Aqui, as seguintes opções são possíveis:

  • Cheiro químico. Muitos recomendam embeber pedaços de pano ou algodão em líquidos domésticos com cheiro forte e vedar as passagens dos ratos-toupeira com eles. Gasolina, querosene, terebintina e pomada de Vishnevsky são comumente usados ​​para esse fim. O cheiro forte repele os roedores.
  • Pelo chamuscado. Acredita-se que pragas de jardim, incluindo ratos-do-campo, não suportam o cheiro. Alguns jardineiros queimam as carcaças dos roedores capturados e colocam os restos carbonizados nas tocas dos que ainda estão vivos. Mas basta chamuscar alguns pedaços de pele velha e desnecessária e colocá-los por baixo - o efeito será o mesmo.

  • Esterco fresco. Outra opção para eliminar odores desagradáveis. Recomenda-se colocar este produto em tocas de roedores, vedando todas as saídas encontradas na propriedade.

  • Sons desagradáveis. Perto das tocas dos ratos-do-campo, hastes ocas de junco com 1,5 a 2 metros de comprimento ou garrafas de vidro comuns são enterradas profundamente no solo. Em dias de vento, esses "tubos" improvisados ​​começam a vibrar e a emitir sons que assustam os animais.

Garrafa de vidro no chão

As garrafas são enterradas no chão com o gargalo para cima, para que o vento possa penetrar facilmente em seu interior.

Barreira vegetal

Uma excelente maneira de afugentar os ratos-d'água e evitar o aparecimento de novos é plantar corretamente as hortaliças do seu jardim e usar plantas especiais resistentes a roedores. Para isso, devem ser plantadas diversas leguminosas (feijões, ervilhas), pimentões, cebolas e alho ao redor dos canteiros de hortaliças que se deseja proteger das pragas.

Pimentão doce

Algumas culturas de hortaliças são verdadeiras inimigas dos ratos-d'água.

Plante ervas aromáticas sob árvores, ao redor de arbustos e em canteiros de flores. Absinto, hortelã, celidônia, sabugueiro e confrei (conhecido popularmente como "matador de ratos") são os melhores para repelir ratos-do-campo. Coentro, camomila, alecrim-bravo e levístico também são boas opções.

Galeria de fotos: ervas contra ratos-do-campo

Prevenção de ocorrências

Agora você conhece diversas maneiras de controlar os ratos-do-campo, mas o ideal seria evitar que eles aparecessem no seu jardim, não é mesmo? Existem várias medidas preventivas específicas que você pode tomar para garantir isso:

  • Colheita. Esta deve ser feita de forma rápida e completa: os canteiros devem estar livres de quaisquer restos de vegetais ou raízes, frutas estragadas ou folhas. Tudo isso deve ser descartado ou compostado.
  • Tratamento de plantas. Para proteger os troncos das árvores do jardim, cubra-os com uma solução de cal e sulfato de cobre. Você também pode criar uma "cintura" protetora usando feltro para telhados, plástico ou galhos de plantas espinhosas.
  • Escavação. No outono, ao encerrar a temporada de jardinagem, certifique-se de cavar os canteiros profundamente. Isso ajudará o solo a descansar, destruirá tocas de roedores e matará algumas pragas de insetos.
  • Limpeza e organização. Cuide da sua horta. Certifique-se de que ervas daninhas, folhas caídas, frutos caídos e outros resíduos orgânicos não se acumulem nos canteiros e sob as árvores. Faça compostagem com tudo isso e reserve uma área cercada em um canto afastado para esse fim. Além disso, não deixe que restos e pontas de grama se acumulem nos canteiros e evite que a água fique parada.
  • Gatos. Mesmo que seu gato seja um bicho preguiçoso e gordinho que não se importa com ratos, o cheiro dele pode repelir arganazes. Deixe-o passear pelo jardim. Se você não tem um gato, pode simular a presença dele espalhando areia higiênica para gatos pela área. Esse produto tem um cheiro suave que os roedores também detectam como um sinal de alarme.

Análises de métodos de controle de pragas

A primeira, na minha opinião, é uma das mais eficazes: corte peles de coelho em pedaços, ateie fogo nelas e coloque-as dentro das tocas dos ratos. Isso os afastará da área.

Os ouriços-cacheiros realmente ajudam. Desde que começaram a aparecer nos arbustos atrás do jardim, não houve mais nenhum rato-do-campo. É verdade que não eram muitos, mas ainda era possível notar vestígios da sua atividade no jardim.

Na nossa casa de campo também tínhamos ratos com listras pretas — esses são ratos-do-campo, e os totalmente cinza são ladrões. O ultrassom não ajuda (comprovei isso por experiência própria) — roedores nunca abandonam seus filhotes à própria sorte. A solução mais confiável é usar cola especial em uma placa de compensado de 50x50 cm, espalhada ao redor da circunferência, com algumas sementes no meio.

Os ratos-d'água continuam causando danos significativos à agricultura todos os anos. São pragas perigosas e, se você os encontrar, deve levar o controle a sério. Mas é ainda melhor se você proteger sua horta de forma a impedir que os ratos-d'água entrem. Como podemos ver, isso é bastante viável para qualquer jardineiro.

Comentários