Uma das necessidades humanas mais básicas é um teto sobre nossas cabeças e segurança, incluindo a capacidade de nos proteger e proteger nossas casas. E aqui não estamos falando apenas de invasores externos abstratos, mas também daqueles que entram em nossas casas secretamente, sorrateiramente, tentando passar despercebidos. Você provavelmente já percebeu que estamos falando de roedores domésticos — principalmente ratos. É possível se livrar deles de vez em seu apartamento ou casa?
Contente
De onde vem aquilo?
Os ratos são animais pequenos e furtivos, e fazem de tudo para passar despercebidos. No entanto, detectá-los não é tão difícil quanto pode parecer inicialmente. Existem vários sinais reveladores de infestação de roedores em sua casa.
Sons. O ruído diurno mascara todos os sons externos, por isso é melhor prestar atenção à noite. Um farfalhar característico, aparentemente vindo de trás de paredes, móveis, porão ou sótão — em resumo, de algum lugar abaixo — deve alertá-lo. Se você não acredita em fantasmas, terá que admitir que roedores provavelmente estão infestando sua casa. Aliás, pessoas com audição particularmente sensível também podem ouvir o guincho de um rato.
- Excrementos. Como os ratos em habitações humanas se alimentam de comida humana (ou de qualquer outra coisa que Deus envie, no caso de garagens e galpões), eles também defecam nesses locais. É difícil confundir excrementos de rato com qualquer outra coisa; eles têm uma aparência e um cheiro igualmente reconhecíveis.
- Cheiro. Mesmo que você ainda não tenha encontrado nenhuma caixa de areia improvisada para ratos, você ainda pode notar o odor característico desses animais. Além disso, não apenas os excrementos de roedores, mas também suas carcaças em decomposição (caso o animal tenha morrido em sua casa por algum motivo) podem exalar um odor desagradável.
- Pergunte ao seu gato. Encontrar roedores é mais fácil se você tiver um predador em casa — um gato, cachorro ou furão. Eles têm maior probabilidade de detectar a praga primeiro. Portanto, se você flagrar seu gato olhando fixamente para um rodapé aparentemente sem importância, fique atento: pode haver um buraco de rato escondido ali.
- Danos. Como já mencionamos, os ratos comem os mesmos alimentos que os humanos. Portanto, você pode encontrar vestígios de suas refeições: restos e migalhas nos cantos ou embalagens de comida roídas, como cereais, nozes e frutas secas. Você pode ter a "sorte" de se deparar com um ninho de ratos, cuja entrada também pode estar roída — em um rodapé, no chão ou até mesmo na parede de um armário esquecido.
Muitas donas de casa, ao descobrirem a presença de ratos em suas casas, olham para cima com tristeza e perguntam melancolicamente por que isso aconteceu com elas. Mas, na verdade, por quê?
Vizinhos. Se os ratos já estiverem fazendo ninho nas casas dos seus vizinhos, à medida que se multiplicam, podem gradualmente se mudar para a sua casa em busca de novos territórios para colonizar e comida para se alimentar.
Latas de lixo. Muitos roedores encontram comida em latas de lixo. Se elas estiverem perto da sua casa ou mesmo ao lado da sua varanda, os ratos podem ser atraídos para a sua residência. Eles rastejarão diretamente da lata de lixo para dentro da sua casa.
Caos. Um rato pode entrar numa casa ou apartamento completamente por acidente. Se ele vai ficar ou não, dependerá em grande parte de se ele achar sua casa confortável o suficiente. E se você tiver muitos cantos escondidos cheios de entulho, e restos, migalhas e outros detritos espalhados por todo o chão e mesas, então há uma grande probabilidade de um roedor decidir fazer um ninho em sua casa. E ao mesmo tempo, mude-se com sua família para lá.
Como se livrar de hóspedes indesejados
Agora que você confirmou a presença de ratos em seu apartamento (ou casa, ou garagem), é hora de pensar em como se livrar deles. Roedores domésticos atormentam a humanidade há centenas de anos, e ao longo desse tempo, as pessoas acumularam considerável experiência em lidar com eles. Vale a pena considerar diferentes métodos e decidir qual é o mais adequado para você.
Produtos químicos contra roedores
As lojas de materiais de construção agora oferecem uma ampla variedade de rodenticidas. Estes geralmente contêm uma substância venenosa em pó, grânulos ou solução. Iscas envenenadas prontas para uso também estão disponíveis, assim como abrigos especialmente projetados para colocá-las. Dependendo do ingrediente ativo, a substância química pode simplesmente matar o animal, causar indigestão grave ou provocar hemofilia. Alguns venenos contêm até mesmo um componente mumificante para impedir que o corpo do animal morto se encha de bactérias e odores de putrefação na casa.
Raticidas populares - Galeria de fotos
- Veneno "Gato-Super" - em vez de um gato
- "Mistura explosiva" contra roedores
- Mitificando o veneno - "Morte de rato"
- "Ratid-1" - o vencedor entre ratos e camundongos
- Veneno Rubigon
- Rodenticida "Gryzunoff"
- Os grânulos de Ratobor são um rodenticida universal.
Os ratos domésticos são criaturas incríveis. Eu poderia escrever um livro inteiro sobre seu comportamento, hábitos e preferências alimentares em uma casa. No entanto, por ora, gostaria de discutir as vantagens e desvantagens das iscas venenosas para roedores, usando o rodenticida "Morte de Rato nº 1" como exemplo. <…> A vantagem dessa isca é que ela atrai os ratos com seu cheiro, e eles a consomem com avidez e rapidez, desde que você continue adicionando novas porções. Capturar essas pragas com uma ratoeira, porém, é um processo mais demorado; os ratos relutam em entregar suas vidas por um pedaço de pão preto. Enquanto você captura alguns, outros estão nascendo. A embalagem da isca contém todas as instruções básicas de uso e precauções de segurança, e até inclui um antídoto, caso algo aconteça. <…> A eficácia da isca reside no fato de que posso matar toda a população da casa em uma semana, e então vivemos livres de ratos por semanas, como pessoas brancas, até que novos apareçam. <…> Agora vem o outro lado, a parte desagradável. Às vezes, você precisa encontrar ratos mortos pelo cheiro. Algumas vezes, tive que vasculhar um armário cheio de papéis e objetos diversos só para achar um rato. O cheiro é horrível, sabe?
Há alguns anos, compramos uma casa no campo, que usamos como casa de veraneio. De repente, uma praga até então desconhecida surgiu entre os nossos "moradores da cidade" — ratos. A casa estava vazia há vários anos, enquanto um campo próximo (literalmente a dez metros de distância), semeado com girassóis e trigo, estava infestado de ratos. Rapidamente expulsamos os habitantes indesejados, graças ao veneno para ratos e camundongos "Mouse Death". <…> O veneno para ratos e camundongos "Mouse Death" da Ital Tiger funciona 100%, comprovado.
A vantagem do controle químico de ratos é que o veneno geralmente é bastante eficaz para matar os roedores. As desvantagens incluem a necessidade de procurar constantemente por carcaças em seu apartamento ou casa e o perigo para os animais de estimação (seu animal de estimação pode comer tanto o veneno quanto o rato morto, e o efeito será o mesmo). Assim, os produtos químicos são adequados para uma garagem ou um galpão, mas são completamente inadequados para uma casa. Aliás, uma das desvantagens desse método é a sua evidente desumanidade.
Pessoas contra roedores
Existem também remédios caseiros para controlar ratos. Alguns deles, como o método anterior, envolvem a preparação de iscas envenenadas para os roedores. Gesso, alabastro, cal viva e cinzas são geralmente usados como componentes tóxicos. Aliás, as mesmas cinzas também são espalhadas perto de tocas de ratos, às vezes misturadas com cacos de vidro. Ambos podem ferir e irritar a pele das patas dos roedores, fazendo com que considerem procurar um local mais seguro. Outro método popular de controle de pragas é repelir ratos com remédios caseiros. Existem certos odores que os roedores não toleram bem. Exemplos disso incluem amônia, água sanitária, vinagre e óleo de hortelã-pimenta.
Soluções dessas substâncias são usadas para limpar paredes, rodapés, pisos — em resumo, qualquer lugar onde você tenha visto ratos ou suspeite da presença deles. Alguns produtos químicos domésticos não só têm um odor forte, como também produzem vapores tóxicos — por exemplo, gasolina, querosene, solvente de tinta e terebintina — portanto, esses produtos são adequados para uma garagem, galpão ou anexo, mas não para um apartamento ou casa. É claro que, ao trabalhar com essas substâncias, é preciso observar as normas de segurança contra incêndio.
Acredita-se também que os ratos têm medo do cheiro de pelos queimados — aparentemente, isso os faz pressentir perigo. Aliás, a presença de um predador no apartamento — um gato, um cachorro ou um furão — terá o mesmo efeito. Os roedores tentarão evitar uma casa onde possam ser agarrados pelo cangote a qualquer momento.
Você também pode usar algumas plantas para repelir ratos. As mais úteis nesse sentido são o absinto, a camomila, o alecrim selvagem e, claro, o confrei (nome oficial: raiz-preta).
ratoeiras
Você também pode se livrar de roedores nocivos mecanicamente — ou seja, simplesmente capturando-os. Existem várias maneiras de fazer isso. Primeiro, existem as clássicas ratoeiras, cujo princípio de funcionamento é simples e direto: um rato corre para dentro da ratoeira atrás da isca, que se fecha ou mata o animal instantaneamente.
Ah, e um rato, vindo de algum lugar — uma fêmea grávida — subiu correndo até o 14º andar. Os filhotes nasceram e começaram a correr por todo o apartamento. Tive que comprar ratoeiras. Peguei todos assim, mas foi uma pena jogá-los fora.
Em segundo lugar, as ratoeiras de cola tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos: os ratos ficam simplesmente presos à ratoeira pelas patas e morrem de exaustão depois de algum tempo. Este método é bastante cruel e, mais uma vez, pouco higiênico, mas ainda é viável e também mais adequado para locais não residenciais.
Cola repelente de roedores - Galeria de fotos
- As ratoeiras de cola cheias de ratos têm mais ou menos esta aparência.
- "Morte de Ratos" - um rodenticida bem conhecido, agora em forma de cola.
- "Expert Catch" - armadilha de cola para ratos
- Cola para roedores "Casa Limpa"
Existe uma cola especial para roedores; pegamos uma família inteira de ratos em menos de uma semana. Você espalha a cola em um pequeno pedaço de papelão e o coloca no meio de algo apetitoso. Os ratos vêm correndo à noite e ficam presos. Às vezes, até três ratos ficavam presos. Meu pai jogava os ratos, com o papelão e tudo, em um saco e jogava no lixo ou do lado de fora da porta, e os jogava fora de manhã. Não deixe animais entrarem no cômodo com o papelão e a cola; eles vão ficar presos e aí você vai ter que ficar lá tentando tirar a cola do rosto do seu cachorro.
Em terceiro lugar, você pode tentar fazer sua própria armadilha. Elas são feitas de potes de vidro, garrafas de plástico, caixas e qualquer outra coisa em que um rato possa, teoricamente, ficar preso.
Armadilha de vidro para ratos – Vídeo
Armadilha para roedores feita com garrafa plástica – Vídeo
A vantagem é que você pode capturar o animal vivo e removê-lo da casa. A desvantagem é que levará bastante tempo para capturar todos os ratos. Você também terá que carregar o roedor para longe o suficiente da casa para evitar que ele retorne naquela noite.
Prevenção de infestações de roedores
Como você pode ver, combater ratos dentro de casa é uma tarefa muito, muito trabalhosa. Deixar tudo como está não é uma opção, pois mesmo que você não se importe em compartilhar seus suprimentos com os animais, não deve se esquecer das muitas doenças que eles carregam. Portanto, obviamente vale a pena tentar tomar medidas para evitar que os ratos infestem sua casa com antecedência.
Limpeza e organização. Embora a necessidade de manter a ordem em um apartamento ou casa seja mais ou menos óbvia para todos, vale a pena repetir isso separadamente para proprietários de garagens, galpões, porões e espaços subterrâneos. Sim, todos esses espaços de serviço também precisam ser limpos regularmente com produtos químicos domésticos. Além disso, se você armazena alimentos nesses locais, certifique-se de guardá-los em recipientes resistentes e herméticos e garanta que permaneçam intactos.
Nada de lixo! Se você armazena seu lixo em um contêiner externo, certifique-se de que ele não esteja muito perto de casa. Além disso, verifique se está bem fechado e se o lixo é esvaziado prontamente. O próprio contêiner também deve ser limpo e desinfetado regularmente.
Barreira protetora. Mesmo que você ainda não tenha visto nenhum roedor por perto, é uma boa ideia tornar sua casa menos atraente para eles. Uma grande variedade de plantas com odores desagradáveis são adequadas para esse propósito, incluindo repelente de ratos, absinto, alecrim selvagem, camomila e hortelã-pimenta. Elas podem ser penduradas em ramos ou colocadas em sachês.
Repelentes. Muitas donas de casa consideram os repelentes ultrassônicos de roedores muito eficazes. Pode valer a pena adquirir esses dispositivos para sua casa, jardim, garagem ou galpão. Apenas certifique-se de verificar com antecedência se esses repelentes são compatíveis com seus animais de estimação: se você cria hamsters, ratos ou porquinhos-da-índia, eles podem não gostar dessas novas adições.
Um repelente ultrassônico realmente funciona. Temos um EcoSniper. Os ratos foram embora, ficaram rondando por aí à noite durante mais uma semana e depois simplesmente desapareceram. Não apareceram há três meses. Acho que é melhor do que qualquer veneno.
- Vedação. É claro que você não conseguirá se vedar completamente, como em um bunker em caso de guerra nuclear. No entanto, ainda vale a pena preencher as frestas entre os tijolos ou painéis da casa, nas molduras das portas, ao redor dos rodapés e embaixo das janelas com espuma expansiva. Isso é especialmente importante para casas de veraneio, galpões de madeira e anexos.
- Controle de pragas. Se a entrada do seu prédio de apartamentos é frequentemente infestada por roedores, considere contratar uma equipe de controle de pragas para ajudá-lo a se livrar dessas pragas de vez.
Não existe praga doméstica que os humanos não consigam controlar. Portanto, se você tiver uma infestação de roedores cinzentos, não se desespere: eles podem ser derrotados; muitos já conseguiram, e você também consegue. E depois que o último rato sair de casa, simplesmente tente ficar mais atento no futuro e tome medidas preventivas.


















