Repelentes de roedores - Como fazer a escolha certa

A escolha de produtos para o controle de roedores deve ser feita com responsabilidade, pois as pragas não só estragam alimentos e destroem plantações, como também transmitem doenças perigosas como salmonela, peste e raiva. Atualmente, os fabricantes oferecem uma ampla variedade de repelentes eletrônicos, sendo os modelos ultrassônicos, eletromagnéticos e combinados os mais populares. Vamos explorar quais são os mais eficazes e seguros, além de examinar os princípios de funcionamento e as características dos dispositivos mais populares.

Como funcionam os repelentes de roedores?

Uma das vantagens inegáveis ​​dos repelentes eletrônicos é a sua relativa humanidade para com as pragas, ao contrário de venenos, ratoeiras e outros métodos de extermínio de roedores.

O princípio de funcionamento de um dispositivo ultrassônico

Os repelentes mais comuns estimulam o sistema nervoso das pragas por meio de ultrassom — um sinal sonoro de alta frequência que pode pulsar na faixa de 20.000 a 70.000 Hz. O som ultrassônico faz com que ratos e camundongos deixem a área ao seu alcance o mais rápido possível. A tecnologia moderna permite a criação de dispositivos que podem variar o nível e a frequência da radiação nos modos manual e automático, evitando problemas de adaptação para os animais.

Com base nos resultados de múltiplos estudos, pode-se concluir que um sinal acústico de alta frequência (localizado fora do alcance auditivo de humanos e animais de estimação) causa pânico, medo e perda de apetite nesses animais. Como resultado, os roedores fogem da área perigosa.

Repelente ultrassônico

O repelente ultrassônico funciona contra todos os tipos de roedores.

O alcance efetivo de um repelente ultrassônico é limitado pelo comprimento de onda da onda acústica, que tem dificuldade em penetrar obstáculos como paredes, tende a se dissipar e perde sua eficácia além de uma certa distância. Por outro lado, ondas ultrassônicas refletidas por superfícies em um espaço fechado aumentam a eficácia de dispositivos como repelentes de roedores. Superfícies e materiais com propriedades opostas, como móveis estofados ou pisos, atuam como armadilhas e absorvem o sinal acústico, reduzindo a eficácia do dispositivo.

Como ratos e camundongos têm muitos predadores naturais, eles possuem capacidades auditivas únicas: seu aparelho auditivo pode detectar ondas sonoras com frequências de até 90.000 Hz, enquanto nós conseguimos ouvir sons de até 20.000 Hz, e a maioria dos outros animais, tanto selvagens quanto domésticos, consegue detectar sons com uma frequência de 27.000 Hz.

O princípio de funcionamento de um dispositivo eletromagnético

Os dispositivos que funcionam expondo as pragas a pulsos eletromagnéticos são caracterizados pelos seguintes parâmetros:

  • A propagação da radiação ocorre através da fiação elétrica.
  • Os impulsos atravessam bem diversos tipos de obstáculos,
  • O dispositivo afeta o sistema nervoso de camundongos e ratos.
  • O emissor eletromagnético não atinge, mas irrita os roedores, forçando-os a sair da área coberta pelo dispositivo.
  • O efeito máximo do produto pode ser alcançado após 15 a 30 dias do início de sua utilização.
  • Um número maior de pragas exige um período de uso mais longo do repelente.

Entre as desvantagens dos emissores eletromagnéticos, está o potencial efeito perigoso sobre outras espécies de animais, incluindo animais de estimação ornamentais como hamsters, porquinhos-da-índia e ratos.

Como funciona um repelente combinado?

Os repelentes de roedores por ressonância magnética funcionam com a energia elétrica doméstica padrão. O dispositivo emite dois tipos de radiação de onda: magnética e ultrassônica, sendo essencialmente um dispositivo combinado.

O ultrassom tonal é emitido em um modo denominado "flutuante"; em outras palavras, o circuito alterna periodicamente o comprimento de onda emitido. Esse algoritmo de funcionamento impede que ratos e camundongos se acostumem à frequência constante das vibrações ultrassônicas e força as pragas a deixarem a área afetada.

Espectrograma da radiação

Os dispositivos combinados utilizam tanto som quanto radiação eletromagnética.

Este tipo de repelente eletrônico é seguro para pessoas e animais de estimação de grande porte, mas sua ação de ondas pode potencialmente causar efeitos indesejáveis ​​em pequenos animais de estimação.

Os repelentes combinados para roedores tornaram-se comuns devido aos seguintes fatores:

  • custo relativamente baixo e baixo consumo de energia,
  • Eles não prejudicam humanos nem animais de estimação de grande porte.
  • Pode funcionar em grandes áreas (dependendo do modelo),
  • não dependem de condições ambientais, incluindo umidade e temperatura.

Ao contrário de um dispositivo eletromagnético, um emissor de ressonância magnética pode ser usado por curtos períodos de tempo, por exemplo, antes da chegada do frio, quando ratos e camundongos procuram abrigo para o inverno. Este dispositivo também funciona continuamente; você pode ligá-lo quando e onde precisar, dependendo da situação.

Diagramas de circuitos elétricos para automontagem

Os repelentes de roedores, que são relativamente fáceis de montar, geralmente consistem em alguns microcircuitos, um ou mais transistores e componentes passivos, como resistores e capacitores. A instalação e configuração de um desses dispositivos é possível com conhecimentos básicos de eletrônica, um ferro de solda e instrumentos de medição básicos.

Galeria de fotos: designs populares de repelentes para ratos e camundongos

Não se deve esquecer que todo trabalho com tensão da rede elétrica é potencialmente fatal, exigindo conhecimento e cumprimento das normas de segurança elétrica!

Tipos de repelentes ultrassônicos e uma visão geral dos modelos mais populares

Os repelentes ultrassônicos dividem-se em dois grupos. O primeiro caracteriza-se pela sua eficácia apenas sobre roedores, enquanto o segundo abrange uma gama mais ampla de pragas. Além disso, existem diversas opções e variedades, como dispositivos de baixa potência que visam apenas ratos ou aqueles que visam apenas insetos. Os dispositivos ultrassônicos também variam em termos de área de cobertura e, consequentemente, potência. Quanto mais potente o dispositivo, maior a área que cobre e maior o número de pragas. Naturalmente, muito depende da disposição do cômodo, da presença ou ausência de objetos domésticos, móveis, materiais das paredes, tetos e acabamentos.

Ao escolher repelentes para ratos e camundongos, considere principalmente parâmetros como alcance e potência. Se você precisa de um dispositivo universal projetado para combater também outras pragas, seu design deve ser selecionado com ainda mais cuidado.

Tabela: área de cobertura dos modelos de repelentes mais populares

Repelente de Pragas200 m2
Rejeição de pragas200 m2
Ridex Plus200 m2
Grad A-10001 km2
Tornado-800800 m2
Casa limpa150 m2
Tsunami-3100 m2
GRAD A-550UZ550 m2
Chiston-2500 m2

Repelente de Pragas

O repelente eletrônico de pragas, segundo fabricantes e vendedores, cobre uma área de até 200 m².2No entanto, os usuários do dispositivo relatam que, na realidade, esse parâmetro não ultrapassa 50 a 60 metros.2Este último, no entanto, é bastante suficiente para um apartamento ou casa de tamanho médio, incluindo imóveis de dois andares. Além de ratos e camundongos, o aparelho combate com sucesso outras pragas, como aranhas, mosquitos, vários tipos de formigas, percevejos e baratas.

Repelente de Pragas

O repelente de pragas não requer nenhum equipamento adicional.

O uso do repelente de pragas não exige habilidades ou conhecimentos especiais. Outras vantagens do dispositivo incluem:

  • Não é necessário nenhum equipamento adicional;
  • distingue-se pelas suas pequenas dimensões e peso;
  • Fácil de instalar em praticamente qualquer lugar;
  • O dispositivo é seguro para todas as pessoas, incluindo crianças e mulheres grávidas;
  • O dispositivo não interfere com o funcionamento de outros aparelhos elétricos instalados;
  • Possui luz noturna comutável;
  • Não emite substâncias tóxicas, fumaça ou odores;
  • Seguro para a maioria dos animais de estimação, incluindo peixes de aquário;
  • Funciona em modo ativo por um longo período.

Apesar das vantagens listadas, o repelente de pragas apresenta algumas desvantagens:

  • Os indicadores não acendem ou param de funcionar após um certo período de tempo;
  • O dispositivo é sensível a flutuações de tensão;
  • É necessário que o dispositivo funcione continuamente, mesmo após o desaparecimento de ratos e camundongos;
  • Os roedores começam a se comportar de forma mais ativa.

Segundo o fabricante, a eficácia do dispositivo atinge o seu pico no sexto ou sétimo dia após a ativação. Antes disso, qualquer comportamento inadequado das pragas (aumento da atividade, aparição diurna, etc.) é temporário e resulta do efeito do dispositivo no sistema nervoso dos animais.

Para garantir a máxima eficácia do repelente de pragas, siga estas regras:

  1. Não deixe as janelas e portas abertas por longos períodos de tempo.
  2. Limitar o acesso dos roedores aos alimentos.
  3. Procure não trazer pragas junto com seus pertences e móveis.
  4. Adquira apenas dispositivos de marca, na embalagem original e com a documentação completa.

Rejeição de pragas

Rejeição de pragas

Quando o recurso Rejeitar Pragas está ativado, as pragas entram em pânico e têm problemas de orientação.

Este repelente eletrônico de amplo espectro funciona com uma tomada elétrica padrão. Ele opera emitindo pulsos eletromagnéticos que podem viajar até 200 metros.2 (Segundo o fabricante). Os pulsos eletromagnéticos têm o mesmo efeito em ratos, camundongos e insetos, danificando o sistema nervoso das pragas.

Quando o dispositivo é ativado, o animal entra em pânico, fica desorientado espacialmente e tem dificuldade para se concentrar e encontrar comida. Após um certo período de tempo, as pragas saem do cômodo, escapando dos efeitos dos estímulos.

As vantagens do Pest Reject são as seguintes:

  • O aparelho é completamente silencioso;
  • Não tem impacto negativo sobre os seres humanos;
  • Não afeta cães e gatos;
  • É permitido usar o dispositivo por um longo período de tempo.

Para garantir o funcionamento correto do dispositivo, os fabricantes recomendam seguir determinadas instruções:

  • Não é recomendável ativar o repelente de pragas perto do local onde você dorme;
  • A cada 30 dias de operação contínua, o dispositivo requer uma pausa de uma semana;
  • É necessário remover animais de estimação domésticos, como camundongos decorativos, porquinhos-da-índia, hamsters e ratos, do alcance do repelente.

Ridex Plus

Ridex Plus

O dispositivo Ridex Plus incorpora as tecnologias mais recentes.

O repelente eletrônico Ridex Plus, segundo seus desenvolvedores, incorpora a mais recente tecnologia e oferece as seguintes vantagens:

  • Versatilidade - o dispositivo funciona tanto em roedores quanto em insetos;
  • É absolutamente seguro para pessoas e animais de estimação;
  • O Ridex Plus é simples e fácil de usar;
  • Tem um preço acessível;
  • funciona num raio de pelo menos 200 m2;
  • Afeta as pragas imediatamente após ser ligado;
  • é caracterizada por maior eficiência;
  • Não apresenta quaisquer efeitos negativos sobre o meio ambiente.

O dispositivo Ridex Plus inclui uma luz de fundo, o que é muito útil no escuro. Não requer manutenção especializada.

Grad A-1000

O dispositivo ultrassônico universal Grad A-1000 é um modelo avançado e modificado baseado no popular repelente A-500. O Grad A-1000 possui uma potente fonte de sinal ultrassônico e, segundo o fabricante, uma área de cobertura de até um quilômetro quadrado. A intensidade do pulso é ajustável.

Grad A-1000

O Grad A-1000 pode ser utilizado em uma ampla variedade de locais, incluindo áreas industriais.

Entre as inovações, o repelente ultrassônico inclui:

  • Silêncio absoluto sem comprometer a eficiência;
  • Luzes LED brilhantes que aumentam o efeito repelente;
  • Fixadores especiais que permitem prender o dispositivo à parede.

Este repelente eletrônico de roedores e insetos é muito fácil de instalar e acompanha instruções detalhadas para auxiliar os usuários na operação do dispositivo. Entre as características do Grad A-1000 estão:

  1. Potência de pulso aumentada e uma área efetiva simplesmente enorme do dispositivo.
  2. Diversos modos de operação, incluindo ultrassom sonoro, ultrassom, repelente de mosquitos e repelente de insetos rastejantes.
  3. O repelimento de ratos, camundongos e toupeiras é realizado em modo combinado com uma sequência aleatória de emissão de ultrassom, o que minimiza a adaptação das pragas.
  4. O padrão sonoro exclusivo elimina a possibilidade do chamado "congelamento", quando se formam áreas onde as pragas podem se esconder.
  5. O Grad A-1000 é autônomo, o que significa que pode operar a partir de uma fonte de baixa tensão, como uma bateria de carro.

O dispositivo pode ser utilizado em uma ampla variedade de instalações e em salas de qualquer configuração, incluindo:

  • Casas de veraneio, casas, apartamentos;
  • porões e adegas;
  • fazendas de gado e aves;
  • Instalações para armazenamento de vegetais e grãos;
  • armazéns;
  • fábricas e usinas,
  • casas de férias e centros turísticos;
  • lojas e restaurantes;
  • túneis, poços de elevador;
  • hangares;
  • comunicações subterrâneas;
  • corredores.

Tornado-800

Tornado-800

O Tornado-800 é o dispositivo mais potente da sua classe.

O repelente ultrassônico Tornado-800, graças à sua ampla área de cobertura, tem sido utilizado em residências, apartamentos, armazéns de alimentos, porões e áreas de serviço. No entanto, as vantagens do dispositivo vão além da sua ampla área de cobertura; ele também oferece:

  • Segundo o fabricante, o Tornado-800 é o dispositivo mais potente da sua classe;
  • O repelente eletrônico é seguro para humanos;
  • O dispositivo possui um emissor duplo, o que aumenta sua eficiência em pelo menos duas vezes;
  • O dispositivo opera em frequências de 18 mil a 70 mil Hz com uma frequência flutuante, o que impede que as pragas se acostumem ao sinal sonoro;
  • O dispositivo fornece uma pressão ultrassônica de pelo menos 102 dB a uma distância de um metro, o que significa um efeito muito poderoso no sistema auditivo dos roedores;
  • O Tornado-800 é econômico, com consumo de energia na ordem de dez watts;
  • Pode operar em condições de grandes flutuações de temperatura e umidade;
  • O repelente é fácil de usar e bastante compacto.

Para máxima eficácia, o dispositivo deve ser instalado a uma altura de um a um metro e meio. Ratos e camundongos geralmente abandonam o local completamente dentro de um mês após a instalação.

O Tornado-800 funciona ativando vibrações ultrassônicas no sistema auditivo e nervoso de roedores. Dentro de dois ou três dias após o acionamento do dispositivo, ratos e camundongos começam a sentir desconforto e buscam refúgio. A função cerebral se deteriora e a comunicação entre os indivíduos torna-se difícil. Após cerca de uma semana, os roedores perdem seus instintos de autopreservação e sua coordenação fica comprometida. Após dez dias, o pânico se instala e os animais sentem a necessidade de deixar a zona de perigo. Após três semanas, os roedores restantes ficam exaustos, incapazes de se mover e podem ser facilmente removidos do local.

Casa limpa

O repelente eletrônico Clean House funciona utilizando um gerador de frequência ultrassônica. Os humanos são completamente insensíveis a ondas ultrassônicas, mas ratos e camundongos percebem esses sons, causando sérios problemas na atividade cerebral e no funcionamento do sistema nervoso. O som do dispositivo pode ser tão potente que as pragas entram em pânico e tentam sair rapidamente do prédio onde o emissor ultrassônico está funcionando. Para melhorar a eficácia do dispositivo, os engenheiros desenvolveram um circuito que permite variar a frequência do som.

Casa limpa

O dispositivo Clean House proporciona a maior pressão sonora na faixa ultrassônica.

Os desenvolvedores do repelente Clean House afirmam que o raio de propagação da onda a partir do dispositivo ligado é de 150 m.2Um dispositivo desse tipo é mais do que suficiente para um apartamento ou residência particular. No entanto, vale a pena considerar o seguinte:

  • Salas com muitos móveis estofados, tapetes ou revestimentos de piso reduzem o nível do sinal;
  • Pelo contrário, salas vazias e móveis de madeira e plástico contribuem para uma melhor dispersão da radiação;
  • Mesmo paredes pouco espessas representam um obstáculo no caminho do ultrassom.

Os fatores listados acima, no entanto, geralmente são resolvidos com o posicionamento adequado dos equipamentos ou a instalação de múltiplas fontes de sinal.

Vale ressaltar que, mesmo com um dispositivo posicionado corretamente ou com dois ou três emissores, ratos e camundongos ainda podem entrar no cômodo. Isso pode ocorrer por diversos motivos:

  1. Apesar da comutação automática de frequência do equipamento, as pragas podem se acostumar com o som.
  2. Os ratos e camundongos estão com muita fome e está muito frio lá fora.
  3. Comportamentos inexplicáveis ​​em roedores também foram observados, mas isso ocorre extremamente raramente.

Tsunami-3

Este é um dispositivo muito potente e eficaz, projetado principalmente para o tratamento de ambientes não residenciais. O alto nível de ultrassom desorienta os roedores, forçando-os a deixar a área. A frequência da radiação varia periodicamente, impedindo que os animais se acostumem a ela. O Tsunami-3 é mais eficaz em cômodos pequenos, porões, subsolos e depósitos.

Tsunami-3

O repelente de roedores Tsunami-3 é recomendado para uso em espaços pequenos.

O Tsunami-3 possui um cabo de alimentação longo, permitindo posicionar o aparelho no local mais conveniente. O dispositivo é seguro para pessoas e animais de estimação, com exceção de ratos, hamsters e porquinhos-da-índia. No entanto, devido à sua alta potência, pode ocasionalmente causar desconforto em humanos, sendo mais adequado para uso em espaços parcialmente ou totalmente desabitados.

Vale a pena observar separadamente o seguinte:

  • baixo limiar de ruído e confiabilidade do sistema;
  • O corpo do dispositivo é resistente aos dentes de roedores;
  • a presença de dois modos funcionais;
  • O tempo de exposição para ratos varia de 15 a 20 dias.

Para evitar novas infestações de pragas, recomenda-se ligar o aparelho sistematicamente por vários dias, com breves pausas.

O fabricante recomenda seguir certas precauções ao usar o produto:

  • Evite que crianças se aproximem do dispositivo em funcionamento devido à sua maior sensibilidade;
  • Proibição de permanência prolongada em quarto irradiado devido ao risco potencial de distúrbios nervosos;
  • Instalação do dispositivo acima do nível do piso.

GRAD A-550UZ

Este dispositivo processa uma área de até 550 m².2 O repelente eletrônico GRAD A-550UZ opera silenciosamente. Os projetistas modificaram os algoritmos de emissão, resultando em maior eficiência. É recomendado para uso em espaços pequenos e grandes. Pode ser conectado a uma tomada elétrica padrão ou alimentado por bateria. É adequado para uso em áreas com alta umidade e em ambientes externos.

GRAD A-550UZ

O GRAD A-550UZ é um dispositivo completamente autônomo, mas também pode funcionar conectado à rede elétrica.

As principais características do repelente ultrassônico GRAD A-550UZ são as seguintes:

  • A área abrangida é de 550 m².2;
  • Existe um modo completamente silencioso;
  • A faixa ultrassônica não tem efeito sobre os seres humanos;
  • Foi aplicado um novo algoritmo de textura sonora;
  • Existe uma função de comutação automática para o modo econômico quando não há fornecimento de energia;
  • Existem indicadores LED convenientes;
  • Um fixador especial permite instalar o dispositivo em uma superfície vertical.

Chiston-2

Chiston-2

Não é recomendável deixar o Chiston-2 ligado por muito tempo.

O dispositivo eletrônico Chiston-2 é um repelente de roedores potente e altamente eficaz para áreas como:

  • casas particulares,
  • apartamentos,
  • casas de veraneio,
  • armazéns,
  • instalações de armazenamento de grãos,
  • escritórios,
  • porões do navio.

O princípio de funcionamento do dispositivo baseia-se na emissão de pulsos ultrassônicos de determinada frequência e potência.

O Chiston-2 induz estresse e pânico nas pragas, levando à diminuição da atividade, redução das interações familiares e em grupo e, por fim, à fuga. Entre as vantagens deste repelente ultrassônico estão:

  • a presença de um padrão de radiação circular, ou seja, o dispositivo emite ultrassom em todas as direções;
  • Fonte de alimentação através de um adaptador conversor de rede;
  • Inspeção visual do desempenho do dispositivo.

O Chiston-2 deve permanecer ligado por 14 a 21 dias, com pausas de uma hora a cada três dias. O fabricante recomenda não deixar o aparelho funcionando continuamente para evitar que ratos e camundongos se acostumem ao ultrassom.

Regras para escolher o repelente certo

A escolha de um repelente de roedores deve basear-se principalmente nos parâmetros técnicos do dispositivo, mas também levando em consideração as condições de uso e sua capacidade financeira.

Vídeo: Como escolher um repelente de roedores

Abaixo estão as principais características a serem observadas na hora da compra:

  1. Diferentes modelos geralmente têm áreas de cobertura diferentes. Se você tiver uma área grande e um único repelente não for potente o suficiente, provavelmente precisará comprar várias unidades, embora possa experimentar posicionar uma única unidade primeiro. Considere também a presença ou ausência de paredes na área — as ondas ultrassônicas não penetram esse tipo de barreira.
  2. Ao comprar um dispositivo independente, preste atenção à fonte de alimentação e, ao escolher um equipamento fixo, à qualidade da ficha e do cabo de alimentação. Para o controlo de pragas em campo, necessitará de um dispositivo móvel alimentado por baterias externas (pilhas ou baterias). Uma opção mais exótica é um repelente movido a energia solar. Para utilização em ambientes interiores com humidade normal, um dispositivo ligado à corrente elétrica é suficiente.
  3. Geralmente, existem diferentes tipos de emissores direcionados a pragas específicas. Você também pode comprar um dispositivo universal, que certamente custará mais, mas vale a pena se precisar de um. Um dispositivo específico para ratos custará um pouco menos.

Como usar e onde instalar dispositivos ultrassônicos

Como mencionado, as ondas sonoras de ultra-alta frequência não penetram paredes, independentemente da potência. Se precisar tratar vários cômodos, será necessário instalar pelo menos um dispositivo em cada um. A quantidade e a localização dos repelentes de roedores também dependem da quantidade de móveis no cômodo. Se o espaço estiver cheio de móveis, um único dispositivo pode não ser suficiente.

Propagação de ultrassom

Uma onda sonora de alta frequência não penetra paredes, independentemente de sua potência, e é refletida por obstáculos.

Ao instalar dois ou mais repelentes, assegure uma distância mínima de pelo menos cinco metros entre eles para evitar interferências. A máxima eficácia pode ser alcançada através de múltiplas reflexões da onda ultrassônica em superfícies rígidas. Objetos como carpetes, móveis estofados e tecidos macios atuam como absorvedores de som e, portanto, reduzem a eficácia do ultrassom.

Iscas envenenadas e repelentes eletrônicos são mutuamente exclusivos. Não deixe alimentos dentro de casa e impeça que as pragas tenham acesso a fontes de água. O controle de pragas exige uma abordagem abrangente, levando em consideração o máximo de fatores possível.

A maioria dos repelentes para ratos e camundongos deve ser usada continuamente até que as pragas sejam completamente eliminadas. Após a completa exterminação, o equipamento deve ser ligado para fins preventivos.

Precauções de segurança ao usar repelentes

Vale a pena abordar separadamente o tema da segurança no uso de repelentes eletrônicos. Nunca aproxime um equipamento de ultrassom em funcionamento do ouvido - o nível do sinal pode atingir 100 a 120 dB, o que pode causar sérios danos à saúde.Embora os fabricantes afirmem que seus dispositivos são seguros para a saúde humana, não coloque repelentes ativos a menos de dois metros da sua área de dormir.

A maioria dos repelentes funciona com uma fonte de alimentação de 220V, portanto, lembre-se de seguir as precauções de segurança elétrica ao usá-los. Nunca use dispositivos elétricos em áreas com alta umidade; para isso, existem modelos a bateria.

Avaliações de usuários sobre diversos dispositivos

Testamos vários modelos. A maioria tinha pressão sonora zero. Os modelos caseiros apresentavam baixa direcionalidade e eficiência zero. O modelo Poison foi o vencedor absoluto.

Comprei um simples "gato elétrico", mais ou menos do tamanho de um maço de cigarros. Dentro havia uma placa de circuito com um microchip, alguns diodos, um regulador de tensão zener e alguns resistores. Era um emissor eletromagnético. Conectei-o a uma bateria de 12,6 volts e coloquei-o em um buraco no solo onde plantei batatas. No primeiro ano, não detectei nenhum sinal de ratos ou camundongos. No segundo ano, começaram a aparecer marcas de dentes nos tubérculos. Na terceira temporada, os roedores já não temiam os sons que ele emitia. Fiz alguns ajustes com um ferro de solda e um frequencímetro. Ajustando os resistores, aumentei a frequência de saída de 15 para 18,5 quilohertz. Também não vimos nenhum roedor neste inverno... Provavelmente estão se acostumando com um determinado espectro... Não sei o nome do dispositivo; não está escrito na carcaça.

Caímos na lábia do anúncio do repelente de pragas porque minha família e eu moramos em uma casa e realmente achamos que é um item indispensável. Compramos dois de uma vez, incluindo um para nossos pais. Nenhum deles funcionou e, na verdade, meus pais acharam que a infestação de roedores só piorou.

O produto Pest Reject funcionou. Compramos para minha mãe, que tinha ratos no apartamento. Agora não há mais ratos. Quero comprar um para minha casa também.

Comprei o Ridex Plus online, supostamente um produto oficial, mas agora está difícil distinguir o original de uma falsificação, então espero que não seja falso.

Comprei um Grad 550 UZ há dois meses. Queria me livrar de ratos e camundongos. Coloquei-o na cozinha e eles estavam lá, como se pertencessem àquele lugar. A princípio, achei que o tinha colocado no lugar errado, então o movi para mais perto da lata de lixo — e aconteceu a mesma coisa: eles estavam sentados bem ao lado, comendo. Então, acreditei na propaganda online, li várias avaliações (que, como descobri, foram escritas por pessoas pagas) e até vi um programa sobre esse aparelho no Canal Um. Resumindo, fui enganado e perdi 2.400 rublos.

Comprei um repelente Tornado-800. Ratos tinham aparecido na minha casa. Nunca tinha tido problemas com eles antes, mas de repente começaram a arranhar o chão. Instalei o Tornado-800 na cozinha (fixei-o na parede). Depois de um mês, o barulho tinha desaparecido completamente, mas havia sinais de ratos ou camundongos no segundo andar.

Comprei um Chiston-2 para mim. De acordo com as instruções, ele é inofensivo para humanos e outros animais de estimação, exceto roedores. Instalei um na minha casa de campo e parece que eles desapareceram. Agora, usando um temporizador, ele liga à noite em modo aleatório para afastar roedores indesejados e, como recomenda o fabricante, para evitar que eles se acostumem com o ultrassom.

Testamos este dispositivo em casa. Nosso gato doméstico serviu como cobaia. Quando ligamos o modo diurno, ele ficou inquieto. Quando ligamos o modo noturno, ele entrou em pânico. Portanto, as instruções dizem que o dispositivo afeta ratos, especialmente camundongos, etc. Nosso gato se encaixa na categoria "etc.". O grau de dano ainda precisa ser determinado...

Até hoje, os humanos continuam a usar venenos, armadilhas e laços para controlar roedores, mas esses métodos têm diversas limitações. Embora os repelentes de ratos e camundongos não sejam isentos de desvantagens, com a abordagem correta na seleção, instalação e uso, as vantagens dos dispositivos eletrônicos modernos superam as de muitos métodos tradicionais de controle de pragas.

Comentários