O que fazer se uma criança for picada por mosquitos?

Com a chegada do clima mais quente, o ar se enche não só com o aroma das flores e um clima agradável, mas também com o irritante zumbido de pequenos sugadores de sangue: os mosquitos. Em busca de alimento, esses insetos nocivos atacam adultos, crianças e animais. Vale ressaltar que os mosquitos são mais suscetíveis às picadas na pele fina das crianças. É importante lembrar que nem todos os equipamentos de proteção e métodos para aliviar as consequências desagradáveis ​​de uma picada são adequados para crianças. Quanto menor a criança, mais cuidado e atenção ela precisa.

Como identificar uma picada de mosquito

É bom saber se seu filho foi picado por um mosquito. Nesse caso, você pode seguir imediatamente as recomendações para o tratamento da ferida e outras medidas específicas para esse inseto. No entanto, o que fazer se você observar uma reação na pele, mas não tiver identificado o causador? Primeiro, você deve se certificar de que seu filho foi realmente picado por um pequeno inseto hematófago. Vejamos as picadas mais comuns e as possíveis reações a elas:

  • A picada de mosquito geralmente é única, acompanhada de coceira no local da picada, vermelhidão de pequeno diâmetro e, frequentemente, um pequeno inchaço;
  • As picadas de percevejos aparecem como manchas vermelhas e pruriginosas, às vezes com bolhas. Elas se dispõem em fileiras, em pequenos grupos de 2 a 3 picadas. Uma reação na pele pode não aparecer imediatamente, mas pode ocorrer dentro de 24 horas após as picadas.
  • As picadas de pulga podem ser identificadas por pequenas manchas vermelhas que coçam e que se agrupam;
  • Os piolhos não deixam picadas visíveis. Eles parasitam áreas com pelos, depositando seus ovos. Coceira intensa indica a presença desses insetos;
  • Os carrapatos costumam passar despercebidos por muito tempo porque sua picada é indolor. Se o parasita se alimentou de sangue e se desprendeu da pele, a picada pode ser identificada por uma pequena mancha vermelha isolada com um ponto escuro no centro.
  • As formigas picam dolorosamente, deixando muitos pontinhos na pele;
  • As picadas de abelha e vespa são acompanhadas de dor aguda e intensa, além de inchaço. Após uma picada de abelha, o ferrão do inseto permanece na ferida e deve ser removido o mais rápido possível;
  • As picadas de aranhas não venenosas costumam ser indolores ou acompanhadas de uma dor leve. O local da picada fica vermelho, mas não causa desconforto significativo. Já as picadas de aranhas venenosas dessa espécie geralmente são acompanhadas de dor, inflamação no local da picada e mal-estar geral (dor de cabeça, febre, tontura, convulsões, náuseas, fraqueza, vômitos, entre outros).

Galeria de fotos: picadas de mosquito e outros insetos na pele humana

Atenção! Se uma criança ou adulto for picado por uma aranha, ou se você descobrir picadas que não consegue identificar, procure atendimento médico qualificado imediatamente no centro médico mais próximo. A automedicação e a negligência nesses casos podem ser fatais!

picada de mosquito

A reação cutânea normal à picada de mosquito consiste em uma única ferida em uma área específica do corpo, acompanhada de uma pequena vermelhidão circular. Às vezes, um pequeno orifício pode ser visto no centro — a marca deixada pela picada do mosquito. Uma bolha, semelhante à picada de urtiga, costuma aparecer no centro da vermelhidão. A coceira é sentida apenas no local da picada. Se a ferida não for coçada, todos esses sintomas desaparecerão espontaneamente em um ou dois dias.

Picada de mosquito em uma criança

Se você não tem alergia, uma picada de mosquito não é motivo de preocupação.

Culicidase

A reação patológica (alérgica) às picadas de mosquito em crianças e adultos é chamada de culicidose. Uma proteína presente na saliva do mosquito causa sensibilização — aumento da sensibilidade a irritantes. Essa condição é caracterizada por diversas manifestações, que variam de erupções cutâneas ao inchaço do trato respiratório superior. Uma erupção papular aparece no local da picada, acompanhada de coceira intensa e dor. Os elementos da erupção podem se fundir, cobrindo grandes áreas da pele. Febre, rinite, espirros e lacrimejamento podem ocorrer. Uma tosse sufocante ou falta de ar imediatamente após a picada indicam reações mais graves, como choque anafilático e angioedema. Se você apresentar qualquer reação alérgica à picada de mosquito, deve consultar um médico o mais rápido possível!

Culicidase

Culicidase é uma alergia à picada de mosquito em humanos.

Reação cutânea do bebê

As reações às picadas de insetos na pele delicada de uma criança são mais intensas do que em adultos. A maioria das crianças sente coceira intensa após uma picada de mosquito, o que causa uma vontade irresistível de coçar. Uma grande protuberância se forma no local da picada, e ocorre inflamação. O bem-estar geral da criança também pode piorar. Caso ocorra uma reação alérgica e os sintomas descritos acima apareçam, a criança deve ser levada imediatamente a um centro médico!

Uma menina examina uma picada de mosquito.

A pele das crianças reage com mais intensidade às picadas de mosquito do que a pele dos adultos.

Tratamento da pele após picada de mosquito

Mesmo sem uma reação alérgica, a picada de mosquito pode ser muito incômoda para uma criança. Vejamos as principais maneiras de aliviar o desconforto infantil.

Produtos farmacêuticos

O mercado farmacêutico moderno oferece uma ampla variedade de produtos para o tratamento de feridas causadas por picadas de mosquito e outros insetos. Os mais populares são:

  • Gel Fenistil. O princípio ativo é o maleato de dimetindeno. Possui efeito refrescante, alivia a coceira, reduz os sintomas de uma reação alérgica e previne seu agravamento. Pequenas quantidades podem ser usadas em crianças a partir de 1 mês de idade.
    Gel Fenistil

    O fenistil é um dos produtos farmacêuticos mais populares usados ​​para reações alérgicas a picadas de insetos.

  • Tsindol. O princípio ativo é o óxido de zinco. Está disponível em suspensão com efeitos anti-inflamatórios e adstringentes. Não há limite de idade para este medicamento.
    Suspensão de Tsindol

    A suspensão Tsindol à base de óxido de zinco seca bem as feridas por mordida.

  • Bálsamo Estrela Dourada. Contém mentol cristalino, cânfora, óleos de eucalipto, hortelã-pimenta, cravo e canela, e vaselina. Usado para tratar picadas de insetos. Não recomendado para crianças menores de dois anos de idade.
    Bálsamo Zvezdochka

    O conhecido bálsamo Zvezdochka é indicado para o tratamento de picadas de mosquito.

  • Psilo-Balm. Ingrediente ativo: cloridrato de difenidramina. Alivia rapidamente a coceira na pele. Devido à sua farmacocinética, é contraindicado para crianças menores de dois anos de idade.
    Bálsamo Psilo

    Psilo-balm combate facilmente a coceira na pele.

  • Bálsamo Rescuer. Ingredientes: lipídios de leite purificados, cera de abelha, óleos de lavanda e espinheiro-marinho, extrato de equinácea, óleo da árvore do chá, óleo de terebintina, acetato de tocoferol. Reduz a dor, alivia a coceira e pode ser usado mesmo após coçar. Sem restrições de idade.
    Bálsamo do Resgatador

    O Rescuer Balm é indicado para o tratamento de arranhões.

  • Creme Gistan. Este produto contém óleo de lírio-do-vale, extratos vegetais (tremoço, brotos de bétula, asclépia, bidens-de-três-partes, amor-perfeito-silvestre, agrião, flores de calêndula e verônica-espicata), dimeticona e betulino. Este creme é feito com ingredientes naturais. Alivia reações alérgicas e coceira. Indicado para crianças a partir de dois anos de idade.
    Creme Gistan

    Os ingredientes naturais do creme Gistan eliminam as manifestações de uma reação alérgica.

  • Bálsamo Vitaon. Contém cânfora, extratos de óleo de hortelã-pimenta, brotos de pinheiro, rosa mosqueta, absinto, milefólio, erva-de-são-joão, celidônia, flores de calêndula, camomila, sementes de funcho, sementes de cominho e tomilho. Este bálsamo é excelente para reduzir a inflamação após picadas de mosquito. É adequado para crianças desde o nascimento.
    Bálsamo Vitaon

    O bálsamo Vitaon pode ser recomendado até mesmo para bebês.

  • Creme-gel Nezulin. Ingredientes: D-pantenol, óleos essenciais de manjericão, lavanda e menta, extratos de celidônia, tanchagem, camomila e alcaçuz. Esta pomada versátil é adequada para tratar a pele de bebês e alivia rapidamente os principais sinais de reação cutânea a picadas de insetos.
    Creme-gel Nezulin

    O creme-gel Nezulin alivia a vermelhidão e elimina a coceira.

  • Pomada Iricar. Um produto que contém um ingrediente ativo natural da trepadeira tropical Cardiospermum halicacabum (cardiospermum). É um agente anti-inflamatório e antipruriginoso que pode ser usado para aliviar as consequências desagradáveis ​​das picadas em crianças a partir de 1 ano de idade.
    Pomada Irikar

    A pomada Irikar é um medicamento anti-inflamatório para adultos e crianças com mais de 1 ano de idade.

  • O gel Moskitol alivia a vermelhidão, a coceira e outras consequências das picadas de insetos. Contém um complexo antibacteriano com íons de prata. Ingredientes ativos: alantoína, D-pantenol, pró-mentol, óleo de rícino e extrato de camomila. Não recomendado para uso em crianças menores de 1 ano de idade.
    Gel Moskitol

    O gel anti-mosquitos alivia irritações na pele após picadas e protege contra novos ataques de insetos hematófagos.

remédios populares

As reações cutâneas mais comuns às picadas de mosquito são coceira, vermelhidão e inchaço. Portanto, a maioria dos remédios caseiros visa aliviar esses sintomas. A primeira coisa a fazer após uma picada de mosquito é lavar e desinfetar a ferida. Para bebês, use água fervida em temperatura ambiente; para crianças maiores, use água com um pouco de sabão. Se você tiver várias picadas, pode aplicar uma solução com 1 a 2 pitadas de sal marinho, 1 a 2 colheres de chá de tintura de hortelã-pimenta ou a mesma quantidade de vinagre de maçã na área afetada.

Para aliviar a dor e reduzir a coceira, os curandeiros populares recomendam os seguintes remédios:

  • Bicarbonato de sódio em solução ou pasta. Para a solução, misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de água fria. Para a pasta, misture a mesma quantidade de bicarbonato com algumas gotas de água até formar uma pasta. A solução é usada para fazer compressas ou para limpar as picadas. A pasta é aplicada sobre as feridas em uma camada fina e, depois de seca, é removida com uma gaze úmida ou simplesmente enxaguada com água. Como a aplicação tópica de bicarbonato de sódio é segura, este método é adequado para crianças de todas as idades.
    Bicarbonato de sódio

    O bicarbonato de sódio reduz a vermelhidão e a coceira causadas por picadas de mosquito.

  • Plantas: tanchagem, hortelã, babosa, salsa. Amasse as folhas com as mãos e aplique o suco sobre as picadas de mosquito.
    Criança com folha de bananeira

    Uma folha de bananeira amassada ou algumas gotas de suco de salsa podem aliviar a dor e a inflamação.

  • Vinagre de maçã. O produto só deve ser usado em casos onde as feridas não foram arranhadas! Umedeça uma pequena bola de algodão com uma gota de vinagre e aplique-a sobre a picada. Se necessário, fixe-a com um pedaço de fita adesiva. O procedimento pode ser repetido após 15 a 20 minutos.
    Vinagre de maçã

    O vinagre de maçã só pode ser usado para tratar picadas que não estejam arranhadas.

  • Pasta de dente. Aplique uma pequena quantidade de pasta de dente com sabor de menta, mentol ou eucalipto no local da mordida usando um cotonete. Assim que a pasta secar, remova-a com um algodão embebido em água à temperatura ambiente e repita o processo.
    Pasta de dente de menta

    Pasta de dente com menta ou mentol refresca a pele irritada.

  • Kefir ou leite azedo. Tratar a ferida com esses produtos reduzirá significativamente a coceira. A aplicação do produto lácteo no local da picada pode ser repetida várias vezes até que a coceira e a vermelhidão sejam aliviadas ou desapareçam completamente.
    leite azedo

    Leite azedo caseiro ou kefir comprado em loja ajudam a combater a dor, a vermelhidão e a vontade de coçar a ferida.

  • Óleos essenciais (lavanda, melaleuca, eucalipto, camomila, manjericão e outros). Como primeiros socorros, somente o óleo da árvore do chá pode ser aplicado puro no local da picada, na quantidade de 1 a 2 gotas. Outros óleos devem ser diluídos de acordo com as instruções antes de serem aplicados na pele! Repita a aplicação a cada hora ou conforme necessário. Para inflamações severas, recomenda-se uma pasta feita com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 gota de óleo essencial de lavanda. Misture esses ingredientes em um recipiente pequeno e dilua com um pouco de água destilada até formar uma pasta. Aplique a mistura sobre a picada com um algodão até que o desconforto diminua.
    Os óleos essenciais podem ser usados ​​em crianças desde o nascimento, mas antes de aplicá-los na ferida, certifique-se de que seu filho não seja alérgico ao produto. Usando um cotonete, aplique uma microdose do óleo em uma área da pele sem lesões e observe a reação da criança por 10 a 15 minutos. Se não houver nenhuma mudança na pele da criança ou no seu bem-estar geral, você pode aplicar o óleo com segurança no local da picada.

    Importante! Uma causa comum de reações alérgicas a óleos essenciais não é a intolerância individual, mas sim o uso de produtos de baixa qualidade e óleos não diluídos. Para evitar produtos falsificados, compre óleos essenciais em farmácias e lojas especializadas e sempre verifique as instruções de uso, que especificam as proporções de diluição.

    óleo essencial de lavanda

    O óleo essencial de lavanda aromática acelera a cicatrização de picadas existentes e protege contra novos ataques desses pequenos monstros sugadores de sangue.

  • Gelo. Um pedaço de gelo envolto em várias camadas de tecido limpo e seco reduz o inchaço e alivia a dor. O tempo mínimo de aplicação de gelo na área afetada é de 10 minutos e o máximo é de 1 hora. Em casos de lesões cutâneas extensas, aplique gelo por 10 minutos de cada vez, com intervalos de 10 a 15 minutos entre as aplicações. Isso evitará que a área inflamada fique muito fria.
    Cubos de gelo

    Um cubo de gelo envolto em um pano limpo ou lençol ajudará a prevenir o inchaço e a reduzir a dor.

  • Vegetais e frutas. Pedaços de batata crua, tomate, cebola e limão podem ser aplicados na pele afetada. Como esses alimentos podem causar alergias, é importante garantir a segurança desse método antes de tratar a picada. Aplique um pequeno pedaço de fruta ou vegetal na pele saudável, espere 15 minutos e, se não ocorrerem reações adversas, prossiga com o tratamento da ferida.
    Corte transversal de um tomate

    Algumas frutas e vegetais, como o tomate, podem reduzir a gravidade das reações alérgicas a picadas de insetos.

  • O álcool e líquidos que o contenham devem ser usados ​​com cautela, pois podem causar queimaduras e irritação grave. Além disso, o álcool pode ser absorvido pela pele e entrar na corrente sanguínea, o que pode levar ao envenenamento em crianças. O uso de álcool isopropílico puro é estritamente proibido! Antes de tratar uma picada com um líquido que contenha álcool, dilua-o com água limpa fervida ou destilada na proporção de 1:2 ou 1:3 (quanto maior o teor alcoólico do líquido, mais água deve ser adicionada).
    Álcool etílico

    Antes de tratar a picada, o álcool puro deve ser diluído com água numa proporção de 1:3 ou superior.

Como escolher o produto certo

Ao escolher um método para reduzir as consequências desagradáveis ​​da picada de mosquito em uma criança, você deve ser cuidadoso e cauteloso. A opção ideal é usar medicamentos e remédios caseiros conforme prescrito por um médico. Se não puder consultar um médico, ou não achar necessário, leia atentamente as instruções do fabricante dos medicamentos. Preste atenção às recomendações e advertências relativas à idade da criança e aos possíveis efeitos colaterais. Quanto aos remédios caseiros, a maioria deve ser usada quando os ferimentos não estiverem arranhados.

Alergia à picada de mosquito

Reações alérgicas graves a picadas de mosquito são raras. Embora os principais sintomas da culicidose já tenham sido descritos acima, vale a pena revisá-los, pois a identificação precoce da alergia e seu tratamento podem ajudar a evitar muitas condições desagradáveis ​​e, frequentemente, fatais.

Alergia à picada de mosquito em crianças

As picadas de mosquito em crianças podem causar grandes inchaços, bolhas e edema severo.

Sinais de culicidose:

  • vermelhidão intensa no local da picada;
  • o aparecimento de uma erupção papular avermelhada que afeta áreas maiores do corpo em comparação com o local da picada;
  • coceira e ardência intensas;
  • Inchaço das áreas afetadas da pele;
  • aumento da temperatura corporal;
  • lacrimejamento;
  • espirros;
  • tosse;
  • sensação de falta de ar;
  • Edema de Quincke.

Importante! O edema de Quincke caracteriza-se por inchaço visível dos lábios, pálpebras, bochechas, mucosas da boca ou genitais (onde houver tecido subcutâneo). Em alguns casos, o inchaço pode atingir a laringe, o que é extremamente grave e coloca a vida em risco. A pessoa entra em coma hipercápnico e pode falecer. Portanto, ao menor sinal de suspeita dessa condição, deve-se chamar imediatamente uma ambulância ou levar a vítima a um centro médico.

A primeira coisa a fazer ao menor sinal de reação alérgica à picada de mosquito, acompanhada de erupção cutânea, inchaço, tosse e outros sintomas graves, é administrar à criança um anti-histamínico adequado à sua idade.

  • Tavegil. Estes comprimidos podem ser prescritos para crianças com 6 anos de idade ou mais. Para crianças com 1 ano de idade ou mais, é utilizado como solução para administração intravenosa e intramuscular. Contém lactose e, portanto, não é recomendado para pessoas com condições associadas à intolerância à galactose, deficiência grave de lactase ou má absorção de glicose-galactose.
  • Suprastin. Contraindicado para recém-nascidos. Pode ser usado com prescrição médica a partir de um mês de idade.
  • Diazolina. De acordo com as instruções oficiais, este medicamento é prescrito para crianças com 7 anos de idade ou mais. Possíveis efeitos colaterais em crianças incluem o desenvolvimento paradoxal de insônia, irritabilidade e euforia.
  • Claritin. Contraindicado para crianças menores de 2 anos de idade.
  • Difenidramina. Um medicamento antigo com inúmeros efeitos colaterais. No entanto, ainda pode ser prescrito para crianças de 7 a 12 meses de idade na forma de um pó especial preparado em farmácias. Para crianças com mais de 1 ano de idade, o medicamento é prescrito em comprimidos. A administração de difenidramina pode causar agitação, tremores e distúrbios do sono em crianças..
  • Desloratadina. Aprovado para crianças a partir de 3 anos de idade.
  • Zyrtec. Usado para tratar crianças com 6 meses de idade ou mais.
Anti-histamínicos

Anti-histamínicos para crianças e adultos podem ser adquiridos em qualquer farmácia.

Atenção! Os anti-histamínicos estão longe de serem inofensivos, portanto, devem ser usados ​​estritamente conforme prescrição médica. Mantenha esses medicamentos fora do alcance de crianças em casa.

Se uma criança for picada por um mosquito e desenvolver uma reação alérgica, você deve:

  1. Trate a ferida e a erupção cutânea com um agente anti-inflamatório e antipruriginoso.
    Tratamento de mordida na pele de um bebê

    Primeiramente, você precisa aliviar o desconforto do bebê aplicando um produto anti-coceira e anti-inflamatório no local da picada.

  2. Para reduzir o inchaço, aplique uma compressa fria, cataplasma de bicarbonato de sódio ou corte vegetais frescos (batatas, tomates) na área afetada da pele.
  3. Para desinfetar o local da picada, lubrifique a pele na área afetada com uma solução de verde brilhante.
    Coisa verde

    Tratar a picada com uma solução verde brilhante protegerá a área afetada da pele contra germes.

  4. Minimize o contato com a ferida e a erupção cutânea, evite coçar a pele.
  5. Caso surjam sinais de edema de Quincke ou choque anafilático (dificuldade para respirar, tosse, dor abdominal, vômito), é necessário administrar à criança um anti-histamínico adequado à idade o mais rápido possível e levá-la ao hospital.
    Ambulância

    Se a reação alérgica se intensificar e o estado geral do bebê piorar, você deve levá-lo ao médico o mais rápido possível.

Vídeo: Dr. Komarovsky fala sobre picadas de insetos em crianças

Resenhas de remédios para picadas de mosquito

A tintura de calêndula (custa centavos) ajuda logo após a picada, mas só logo depois. Eu levo comigo quando saio. E hoje comprei gel Fenistil por precaução. E foi muito útil imediatamente. Meu filho e eu temos picadas graves nas pernas, exatamente como você descreveu. A Senya começou a coçar até sangrar. Estamos torcendo para que melhore. Os mosquitos são pragas desagradáveis; eu nunca tive uma reação assim.

Foi absolutamente horrível! Fomos para o campo por uma semana — os mosquitos quase devoraram nosso filho! Eu não levei nenhum repelente específico e creme para bebês misturado com óleo de cravo não adiantou nada. Acabei passando o dia inteiro correndo atrás dele com gel repelente, espalhando por todo o corpo, mas mesmo assim ele ficava com coceira, nervoso e irritado. E se eu não aplicasse, a pele dele inchava como se tivesse sido picada por abelha.

O bicarbonato de sódio ajuda. A Sasha também foi muito picada e se salvou. É só aplicar com frequência. Não tenha preguiça. Tudo sarou no terceiro dia. Bem, ainda tem algumas marcas de picada, uns pontinhos minúsculos, mas não tem mais vermelhidão, inchaço ou coceira.

O gel Fenistil nos salva depois das picadas de insetos - o inchaço diminui imediatamente e o bebê não sente mais coceira.

Tivemos uma consulta com o Centro de Operações de Emergência ontem sobre isso. Um mosquito (ou pernilongo) picou a pálpebra superior dela. O olho dela estava tão inchado que ela não conseguia abri-lo. Não sei se tenho o direito de aconselhar, mas o médico nos receitou um creme Advanton (especificamente, creme, não pomada ou emulsão) (aplicar uma camada fina duas vezes ao dia) e um medicamento antialérgico…

Se você já foi picado, a solução mais barata e eficaz é o bicarbonato de sódio. Mas eu faço assim (um truque antigo da minha avó): molhe o dedo, mergulhe a ponta no bicarbonato de sódio e esfregue delicadamente na picada até secar — basta retirar o excesso. Alivia a coceira e a vermelhidão perfeitamente!

Aplique pomada de sintomicina nas picadas de mosquito e de borrachudo (áreas arranhadas). Alivia a inflamação (vermelhidão) e a coceira. Tão barato e eficaz. E você fica pensando: "Gardex, Gardex..."

Meu filho também adora mosquitos. A reação dele às picadas é simplesmente terrível: ficam bolhas enormes e azuladas. O gel Fenistil nos ajuda muito. Alivia o inchaço e a coceira perfeitamente.

As crianças costumam ter reações alérgicas às picadas de mosquito. Primeiro, tome um anti-histamínico por via oral. Aplique uma pasta de bicarbonato de sódio e água na pele. Isso ajudará a aliviar a coceira.

Nosso bebê foi seriamente picado por mosquitos à noite quando tinha 5 meses. Agora que ele tem 3 anos, o problema está piorando, com bolhas e pústulas no local da picada. Estamos usando a pomada Traumeel S! Qualquer outra coisa é conversa fiada! Ele também deveria tomar algum tipo de anti-histamínico! As bolhas somem muito mais rápido; tente aplicar antes que inchem!

Usamos o bálsamo "Elefante Vermelho" para tratar erupções alérgicas e picadas de insetos. É um bálsamo vietnamita, semelhante ao "Zvezdochka" (Estrela), mas este é líquido e à base de álcool. Alivia muito bem a vermelhidão e a inflamação, e também pode ser aplicado em hematomas e arranhões.

Meu filho teve uma alergia, o local da picada inchou bastante, e seguindo a recomendação médica, fizemos compressas de bicarbonato de sódio e aplicamos Fenestil, o que ajudou.

O corpo das crianças costuma reagir às picadas de mosquito de forma mais intensa do que o dos adultos. Portanto, é aconselhável proteger as crianças do contato com esses insetos usando repelentes adequados e proteção física. No entanto, se um acidente acontecer, não entre em pânico! Tratar adequadamente a área afetada, administrar anti-histamínicos e monitorar a saúde geral da criança ajudará a garantir que o encontro com o parasita voador seja esquecido em poucos dias.

Comentários

1 comentário

    1. Sófia

      Antes eu usava pasta de dente para tratar as picadas do meu filho, mas agora que tenho mais dinheiro, não se trata mais de economizar; os preços nas farmácias são razoáveis. Recentemente comprei o bálsamo em bastão da Dr. Rep. É ótimo para picadas de inseto. É prático e tem um cheiro agradável. Mas o mais importante para mim são os ingredientes: contém pantenol, menta e hortelã, perfeito para uma criança. Basta aplicar na picada e seu filho pode correr por aí sem se preocupar com a pasta de dente espalhada pela casa toda, como antes.