Picadas de percevejos: como reconhecê-las e quais as possíveis consequências.

Os percevejos são insetos muito desagradáveis ​​que interferem no sono e representam um risco para a saúde. Mas nem sempre é fácil distinguir uma infestação por eles das picadas de outras pragas.

Quem os percevejos picam?

Ninguém está completamente imune às picadas de percevejos. Esses insetos não se importam com o tipo sanguíneo ou o cheiro de uma pessoa, mas, se tiverem a opção, preferem atacar pessoas com pele fina e delicada, pois é mais fácil perfurá-la com sua probóscide. Portanto, crianças, mulheres ou homens com maior sensibilidade na pele têm maior probabilidade de sofrer picadas.

Outro fator importante é a presença de alergias. Embora um inseto possa picar, não causará coceira ou dor, dando a impressão de que os insetos estão ignorando você. No entanto, pessoas com alergias graves notarão cada picada.

Criança com mordidas

As crianças são frequentemente vítimas de ataques de percevejos.

Como saber se você foi picado por um percevejo

Se você acordar uma manhã e descobrir manchas vermelhas e com coceira pelo corpo, pode se perguntar: quem te picou? Será que estou mesmo infestado por percevejos? Ou talvez seja apenas uma espinha? Conhecer os sinais de diferentes picadas de insetos pode ajudar a determinar se você deve se preocupar com percevejos no futuro.

Sinais de mordida

A picada de um percevejo pode se manifestar de diferentes maneiras, dependendo da reação da pele de cada pessoa. No entanto, os sintomas mais comuns são:

  • O local da picada do percevejo fica vermelho, coça e inchado;
  • geralmente as picadas estão localizadas em grupos ou em um "trajeto", a uma distância de até 4 centímetros umas das outras;
  • A picada tem um contorno nítido. Uma mancha de sangue — uma marca de perfuração — geralmente é visível no centro da picada do percevejo;
  • Às vezes, sente-se dor durante a picada. Isso depende da idade do inseto que atacou — insetos jovens ainda não são capazes de produzir saliva, que contém substâncias com efeito anestésico. Aliás, é a saliva do inseto que causa as manchas vermelhas, uma reação à substância estranha.
    picadas de percevejo

    As picadas de percevejos são encontradas em grupos, à medida que o inseto se move de um lugar para outro, causando picadas repetidas.

Diferença em relação a uma picada de mosquito

As picadas de percevejos são muito parecidas com as de mosquitos — áreas vermelhas, inchadas e que coçam. No entanto, existem diferenças significativas:

  • Os mosquitos picam apenas durante a estação quente - final da primavera, verão e início do outono;
  • A presença de mosquitos, acompanhada por um zumbido contínuo e estridente, é difícil de ignorar;
  • As picadas de mosquito não são tão agrupadas quanto as picadas de percevejo.

Como os mosquitos atacam áreas expostas do corpo, o rosto, as mãos e outras áreas da pele expostas são as primeiras a serem picadas. Depois de se alimentarem de sangue, eles voam, raramente causando uma segunda picada perto da primeira. Os percevejos, por outro lado, podem picar as costas, a barriga — qualquer parte do corpo. Para eles, é muito mais fácil causar várias picadas próximas umas das outras.

picada de mosquito

A picada do mosquito é fina e não deixa marcas visíveis.

Diferença em relação a uma picada de pulga

As picadas de pulga também são semelhantes às de percevejo. Elas preferem áreas com pele fina, causando várias picadas próximas umas das outras. Se forem percevejos, e não aqueles trazidos da rua por animais, eles picam à noite. No entanto, existem algumas diferenças:

  • Não há manchas vermelhas ou sangrentas no centro da mordida;
  • As picadas parecem mais com manchas, pois geralmente não apresentam inchaço visível;
  • A coceira não é tão intensa.
    picada de pulga

    Não há manchas de sangue vermelho no centro da picada de pulga.

Diferença em relação à picada de um mosquito.

Como os mosquitos-pólvora não vivem em apartamentos, suas picadas só podem ser sentidas durante a estação quente, quando se está ao ar livre.

Seus ataques são difíceis de ignorar, pois os mosquitos não perfuram a pele com sua probóscide, mas sim se agarram a ela, causando uma dor aguda. Um vestígio de sangue seco permanece na ferida. O desconforto — coceira e ardência — também é muito mais intenso do que com outras picadas. Várias picadas de mosquito quase nunca são vistas juntas. Tudo isso facilita a distinção entre uma picada de mosquito e uma picada de percevejo.

Picada de mosquito

A dor da picada de um mosquito é muito mais intensa do que a da picada de um percevejo.

Diferença entre acne e alergias de pele

As espinhas também podem ser facilmente diferenciadas das picadas de percevejo. Se a espinha for purulenta, causada por inflamação, uma pústula — um ponto branco no centro — aparecerá. As espinhas são menores do que as picadas de percevejo e tendem a ser mais elevadas acima da pele.

Acne

As espinhas podem não ter uma ponta purulenta, mas sempre terão um contorno limitado e nítido.

Se a inflamação for causada pelo contato da pele com um alérgeno (uma planta, cosmético, produto doméstico, etc.), não haverá sinais de pústula, mas também não haverá uma mancha vermelha como a picada de percevejo. No caso de alergias, a vermelhidão também será menos intensa.

Efeitos na saúde

As picadas de percevejos podem ser prejudiciais não apenas à aparência, mas também à saúde. Quais são as possíveis consequências para o organismo?

Inflamação

Coçar a área da picada pode causar inflamação devido a uma infecção. Os sintomas de infecção incluem:

  • Vermelhidão intensa e persistente no local da picada;
  • o aparecimento de um caroço doloroso;
  • muco ou pus na ferida;
  • O local da picada fica quente ao toque.

Se o local da picada de percevejo inflamar, você deve consultar um médico para evitar o desenvolvimento de complicações, como um abscesso purulento.

Alergia

Pode ocorrer uma reação alérgica, não às picadas em si, mas à saliva do percevejo. Suas manifestações variam. As mais comuns são vermelhidão extensa, bolhas e erupção cutânea acompanhadas de coceira intensa. Estas podem evoluir para eritema e dermatite.

Alergia

A alergia a substâncias presentes na saliva dos percevejos é uma reação bastante comum.

Em alguns casos, as reações se desenvolvem não apenas na pele, mas também em todo o corpo, tais como:

  • Edema de Quincke (inchaço agudo da pele e das membranas mucosas do rosto e pescoço; pode levar à asfixia);
  • choque anafilático (edema, broncoespasmo, perda de consciência, podendo levar ao coma);
  • Asma - falta de ar, tosse, sufocamento.

Alergias são condições perigosas que, em casos graves, podem ser fatais. Portanto, se você apresentar sintomas, é essencial consultar um médico e tomar medicamentos antialérgicos até que os percevejos sejam eliminados.

Anemia

Em casos raros, com um número muito grande de percevejos, pode ocorrer anemia por deficiência de ferro como resultado da perda de sangue causada pelas picadas. Essa condição é mais comum em pessoas debilitadas e crianças pequenas. Os sintomas incluem fadiga, fraqueza, palidez, tontura e náusea.

Problemas nos nervos

As constantes picadas de percevejos e a coceira incessante levam à insônia, ansiedade e depressão. As crianças ficam letárgicas, incapazes de se concentrar e seu desempenho acadêmico cai.

Tabela: Consequências comuns das picadas de percevejos

Tipo de consequênciaCom que frequência isso ocorre, em %
Vermelhidão56
Coceira37
Sem resposta30
Bolhas20
Infecções de pele12
Depressão6
Insônia5
Dermatite bolhosa4
Asma3
Anemia3
Angioedema3
Anafilaxia3

Doenças transmitidas por percevejos

Durante a pesquisa, foram encontrados patógenos das seguintes infecções no corpo dos percevejos:

  • antraz;
  • lepra, ou lepra;
  • praga;
  • tularemia;
  • tuberculose;
  • febre tifoide;
  • hepatite B;
  • varíola;
  • Febre Q;
  • febre amarela;
  • brucelose;
  • leishmaniose.

Staphylococcus aureus e pneumococo também foram detectados.

Apesar da impressionante lista de patógenos transmitidos por percevejos, não há registros de casos de infecção em humanos. O fato é que as fezes dos percevejos contêm bactérias e vírus, portanto, não podem entrar no corpo humano através de uma picada. Para eliminar até mesmo a menor chance de infecção, evite coçar o local da picada.

O vírus HIV (AIDS) nunca foi detectado em percevejos.

Avaliações

Como reconhecer picadas de percevejos? Ao contrário das picadas de mosquito, as picadas de percevejos costumam ser bem próximas umas das outras. Picadas de mosquito podem ser tratadas facilmente com álcool, colônia, perfume, água de colônia, etc. Já as picadas de percevejos só cicatrizam com o tempo e, frequentemente, evoluem para feridas desagradáveis ​​durante o processo de cicatrização.

Percevejos no seu apartamento! Qual seria a reação de alguém que descobrisse esses insetos em casa? Imagine acordar de manhã e ver pequenas manchas vermelhas, levemente inchadas, pelo corpo, que coçam incessantemente. Você pode não notar nada no primeiro dia, mas, ao cair da noite, acontece de novo. Você "sente" o aparecimento das manchas logo à noite, quando todo o seu corpo começa a coçar. E na manhã seguinte, você encontra ainda mais picadas e pequenas manchas alaranjadas (com sangue) na sua cama.

Meu apartamento inteiro estava coberto deles, meu corpo inteiro estava coberto de picadas, desenvolvi uma reação alérgica, chamamos um médico, ele disse que era preciso fazer algo com urgência.

Os percevejos são insetos nocivos que podem causar sérios problemas de saúde, por isso suas picadas devem ser tratadas com produtos específicos e deve-se evitar coçar. Assim que os percevejos forem descobertos em seu apartamento, eles devem ser eliminados o mais rápido possível.

Comentários