O lar é um lugar onde nos sentimos seguros. No entanto, nem todas as criaturas vivas reconhecem os direitos humanos sobre seu território, invadindo regularmente nosso espaço pessoal. E os mais descarados costumam ser os insetos mais desagradáveis, quase microscópicos. Estes são os percevejos.
Contente
Percevejo: Conheça seu inimigo
Insetos que preferem viver em contato próximo com humanos (baratas, formigas) tendem a se alimentar de comida, diferentemente dos percevejos, que se alimentam da coisa mais valiosa: o corpo. Isso porque esses insetos se alimentam exclusivamente de sangue, com uma predileção especial pelo sangue de crianças. Se não houver ninguém por perto, em um ato de desespero, eles atacam animais domésticos.
As primeiras menções a percevejos remontam aos escritos de Aristóteles, nos quais ele descreve esses insetos como habitantes nativos das cavernas do Oriente Médio. Devido às condições insalubres, esses parasitas coexistiam confortavelmente com humanos e animais. Aliás, os antigos acreditavam que os percevejos curavam picadas de cobra e infecções. Com o tempo, essas crenças provaram ser infundadas.
Então, o que é um percevejo, ou inseto doméstico? É um pequeno inseto (apenas 2 a 8 mm) que não voa e pode sugar sangue duas a três vezes maior que seu próprio tamanho. Dependendo da quantidade de sangue que o parasita ingeriu, ele pode ser:
- marrom ou preto;
- Bordô ou escarlate.
Seu corpo fica vermelho vivo depois que ele está satisfeito.
Um inseto jovem, recém-nascido de um ovo, é quase transparente quando está com fome, e depois de sugar sangue, uma gota vermelha pode ser vista em seu estômago.
Em relação ao tamanho, assim como a maioria de seus parentes, as fêmeas dos percevejos são maiores que os machos.
A cabeça do inseto contém um ferrão, que ele usa para perfurar a pele. A mandíbula do percevejo é complexa: possui dois canais, um dos quais age como anestésico, tornando a picada invisível aos humanos, enquanto o segundo canal, mais largo, funciona como um canal de comunicação entre o trato digestivo do agressor e a pele da vítima.
Se um percevejo estiver com fome, sua mobilidade torna quase impossível eliminá-lo mecanicamente. No entanto, um percevejo bem alimentado torna-se sedentário e, portanto, mais vulnerável.
Tabela: Características distintivas dos percevejos
| comparado às baratas | Os percevejos não possuem apêndices na parte posterior do abdômen, mas as baratas adultas têm asas. |
| com alicates | Os percevejos têm 6 patas, os carrapatos têm 8. |
| com formigas | Existe uma constrição chamada "cintura" no abdômen das formigas, e o corpo do inseto é uniformemente arredondado. |

Os percevejos são frequentemente confundidos com carrapatos, mas os primeiros são maiores e têm um número diferente de patas.
Onde eles moram?
Os percevejos não constroem ninhos no sentido literal da palavra. Eles também não camuflam seus habitats de forma específica, preferindo se instalar o mais próximo possível de sua fonte de alimento: os humanos. Portanto, seus locais favoritos são armários com itens de cheiro "delicioso" e móveis estofados (daí outro nome: "percevejos de sofá"). É possível identificar uma infestação em uma casa pela presença de pontos pretos — as fezes deixadas pelos percevejos. Aliás, os insetos depositam seus ovos nesse mesmo lixo. Normalmente, aqueles que estão "na linha de fogo" são:
- móveis estofados;
- eletrônica;
- pano;
- sapato;
- animais;
- vegetais;
- frutas;
- livros, etc.
Os percevejos são classificados de acordo com sua localização. Os percevejos de sofá fazem seus ninhos em móveis estofados, enquanto os percevejos comuns se aninham perto de roupas de cama e tecidos.
Estilo de vida
O percevejo é uma criatura noturna; durante o dia, o inseto só pode ser encontrado se estiver com muita fome ou se houver várias colônias de parasitas vivendo na casa.
O período de caça geralmente é determinado pela profundidade do sono da pessoa. Das três da manhã às seis da noite são as horas em que o sono é mais intenso. Os insetos se alimentam uma vez a cada cinco a dez dias e passam o resto do dia digerindo a comida em seus esconderijos. É por isso que é mais fácil avistá-los ali do que "encontrá-los por acaso".
Os percevejos são muito resistentes: em baixas temperaturas, eles simplesmente hibernam, podendo permanecer assim por até 12 meses. Além disso, são muito astutos. Assim, se os insetos percebem que estão sendo perseguidos, eles imediatamente abandonam seus ninhos através de dutos de ventilação, tubulações e outras aberturas, e se deslocam para os ninhos de seus vizinhos. Portanto, a luta deve começar em conjunto, ou seja, simultaneamente com todos os moradores da casa.
Como eles se reproduzem?
O mecanismo de acasalamento dos percevejos garante 100% de fertilização, o que explica a alta fertilidade desses insetos.
Uma fêmea pode pôr até 5 ovos por dia, que se assemelham muito a minúsculos grãos de arroz: brancos, alongados, com não mais de 1 mm de comprimento.
O número de ovos que uma rainha põe durante seu ciclo de vida varia entre 400 e 500. Os percevejos escondem seus filhotes em:
- roupas;
- móveis estofados;
- pelos de animais de estimação;
- aparelhos elétricos;
- eletrodomésticos;
- caixas e sacolas.
O ovo se desenvolve em um inseto adulto em 30 a 40 dias se as condições de vida forem favoráveis, e em 80 a 100 dias se as condições forem desfavoráveis (por exemplo, se o ambiente for muito frio). O percevejo não possui estágio larval.
Motivos pelos quais os percevejos aparecem na casa
Assim como outros insetos, os percevejos podem aparecer em uma casa por diversos motivos:
- Se o seu porão estiver infestado de insetos, há 90% de chance de que eles apareçam no seu apartamento mais cedo ou mais tarde. Nesse caso, nem se preocupe em tentar exterminar as pragas sem antes eliminar a fonte do problema.
- Considerando a capacidade de um percevejo de percorrer uma distância de 1 metro em 1 minuto, não é surpreendente que o inseto possa "fugir" de seus vizinhos.
- Você pode trazer um percevejo de volta das férias. Um percevejo pode facilmente cair do colchão do hotel para dentro da sua mala.
- Os insetos também podem entrar em casa vindos da rua, por exemplo, na pelagem de um animal de estimação ou nas roupas de crianças que gostam de brincar na grama.
- Roupas e móveis usados também representam um risco de infestação por percevejos.
Como saber se você tem percevejos em casa
Cientistas comprovaram que aproximadamente 70% das pessoas não sentem picadas de percevejos. Além disso, se o número de insetos ainda não atingiu um nível crítico, mais da metade das vítimas não atribui qualquer importância ao aparecimento de manchas vermelhas isoladas no corpo.
No entanto, existem alguns sinais que podem ajudá-lo a identificar esse problema logo no início da infestação em sua casa:
- Um percevejo esmagado na cama. Mesmo sem sentir a dor ou a coceira da picada, uma pessoa pode se mexer durante o sono e esmagar a criatura desajeitada e voraz.
- Manchas pretas de excremento em móveis, roupa de cama e paredes.
- Os percevejos trocam de pele periodicamente, portanto, você pode detectar a presença deles em sua casa procurando por escamas quitinosas pretas em sofás e móveis.
- Se houver um grande número de pragas na casa, um odor desagradável característico aparece - ele é emitido pelos machos para atrair as fêmeas.
Quando pragas infestam sua casa, você pode até encontrar percevejos embaixo da pia do banheiro ou da cozinha.
Três maneiras infalíveis de detectar um parasita
Além dos métodos gerais para detecção de percevejos listados acima, podem ser adicionados mais três métodos populares para identificar vizinhos indesejados.
Oito copos
Instruções:
- Você precisa levar 8 copos de plástico - 4 maiores e 4 menores.
- Insira-os aos pares, um dentro do outro, para tornar a estrutura mais estável.
- Lixe as bordas.
- Despeje um pouco de óleo vegetal e polvilhe a armadilha com talco.
- Coloque os copos perto dos pés da cama.
Quando o inseto subir na cama, cairá na armadilha preparada. Não conseguirá escapar.
Quatro pratos de plástico
Instruções:
- Unte a parte externa dos pratos com óleo vegetal.
- Polvilhe talco dentro.
- Assim como no método anterior, coloque-o perto dos pés da cama.
O inseto deve ficar preso dentro do prato.

Para a armadilha, você pode usar um recipiente com água; se possível, é melhor colocar o pé da cama dentro dessa estrutura.
Quem madruga, Deus ajuda.
Instruções:
- Arrumem a cama com um lençol branco.
- Programe seu alarme para as 3h30 ou 4h da manhã. Esse é o melhor horário para pegar seu inimigo em flagrante.
- Inspecione a cama em busca de percevejos vivos ou esmagados.
É importante ter em mente que os percevejos raramente se limitam a um único cômodo. Portanto, medidas de controle de pragas precisam ser aplicadas em toda a casa.
Características das mordidas
As pessoas reagem de forma diferente ao aparecimento de manchas vermelhas em diferentes partes do corpo: algumas não dão importância, outras atribuem a uma alergia alimentar e outras ainda a picadas de mosquito.
É bastante fácil distinguir picadas de percevejos de outras reações cutâneas:
- As perfurações na pele são agrupadas e múltiplas, formando um trajeto de 3 a 5 picadas de comprimento, cada uma com 3 a 4 cm de comprimento.
- A picada aparece como uma pequena mancha vermelha bem definida com uma protuberância inchada no meio.
- As partes mais vulneráveis do corpo são os braços, as pernas e o pescoço. Se a pessoa dorme nua, podem surgir manchas nas laterais, nas costas e na barriga.
Se você não coçar as picadas de percevejo, a vermelhidão desaparecerá em 2 a 3 horas.
Por que as mordidas são perigosas?
Ninguém quer dividir a casa, muito menos a cama, com visitas indesejadas. Além disso, morar ao lado de sanguessugas pode acarretar uma série de problemas:
- A área afetada fica com coceira intensa. Ao picar, o inseto secreta uma substância especial que impede a coagulação do sangue. No entanto, após 15 a 20 minutos, essa substância causa coceira insuportável. Em seguida, surgem erupções cutâneas e manchas vermelhas na pele. Coçar essas áreas até que fiquem em carne viva pode levar a uma infecção.
- Alergias. Inúmeras picadas de insetos podem causar náuseas, fraqueza, febre e inchaço dos gânglios linfáticos.
- Anemia. Essa condição é mais frequentemente observada em crianças, pois uma única picada de percevejo pode sugar até 7 mg de sangue. Mesmo estimativas aproximadas da perda de sangue em uma criança são alarmantes, especialmente se a casa estiver infestada por insetos.
- Nervosismo, depressão, problemas de sono — esses são os distúrbios emocionais causados pela convivência com percevejos.
Se uma casa estiver infestada por percevejos, uma pessoa pode sofrer até 500 picadas de insetos por noite.
Está comprovado que os percevejos não são vetores de doenças infecciosas. Eles podem apenas transmitir:
- tuberculose;
- lepra;
- praga;
- febre;
- tifo;
- sífilis;
- leishmaniose;
- filariose (um tipo de infecção helmíntica).
No entanto, o contato com percevejos pode causar a infecção por hepatite B. Pesquisadores concluíram que os patógenos podem permanecer viáveis por vários dias nas fezes dos percevejos. Portanto, o contato acidental com áreas contaminadas aumenta o risco de contrair a doença.
Portanto, existem muitos motivos para iniciar uma guerra implacável contra os percevejos.
Como combater percevejos
Existem três abordagens para eliminar percevejos: métodos químicos e físicos de exposição, bem como remédios caseiros.
Vídeo: Avaliando a eficácia de diferentes abordagens para o controle de percevejos
Os percevejos desenvolvem resistência a inseticidas muito rapidamente. Portanto, escolher um tratamento eficaz pode ser bastante difícil. O melhor é procurar ajuda profissional.
Tabela: Produtos químicos
| Nome | Funcionalidades do aplicativo | Avaliação da eficácia |
| Carrasco | O líquido do frasco é diluído em água e as áreas com acúmulos detectados, superfícies de móveis e pisos são tratadas. | Crianças e animais de estimação devem ser mantidos longe da casa durante a aplicação. Você pode retornar para casa após algumas horas, em local bem ventilado. Os insetos e seus ovos morrerão em dois a três dias. |
| Karbofos | O efeito é de natureza neuroparalítica, por isso são necessárias luvas de proteção e máscara. | Ideal para espaços amplos, pois vem em recipientes. |
| Comandante do batalhão | O produto deve ser aplicado nas superfícies afetadas. Um frasco é suficiente para 5 metros quadrados. | Um medicamento muito eficaz, embora não muito econômico. Além disso, não afeta os óvulos. |
| Microfos | Combate percevejos, baratas e formigas. | Válido por até 1 mês |
Se as aulas de química na escola não lhe causaram muita aversão, você pode tentar aplicar o conhecimento adquirido em casa. Prepare uma das três misturas (naftaleno, benzeno e álcool desnaturado; naftaleno, cresol e querosene; terebintina, fenol e ácido salicílico) e aplique-a em rachaduras no chão, buracos nas paredes e rodapés.
Tabela: Medidas físicas de influência
| Tipo de processamento | Funcionalidades do aplicativo | Vantagens | Imperfeições |
| Baixas temperaturas (a partir de -20 graus) | É perfeito para o inverno. Desligue o aquecimento por meio dia e abra todas as janelas. Depois, lave tudo. | Disponibilidade | Caso nem todas as infestações de percevejos sejam encontradas, alguns ovos, cuidadosamente escondidos em colchões ou móveis estofados, podem sobreviver. |
| Altas temperaturas (a partir de +40 graus) | Roupas, cortinas, lençóis e brinquedos devem ser lavados e passados a ferro. Use um vaporizador para limpar as dobras de colchões e móveis. Áreas visivelmente contaminadas devem ser lavadas com água fervente. | Pode danificar tecidos e móveis. A remoção completa não é alcançada com um único tratamento. | |
| Aspirador de pó | Os percevejos, assim como seus habitats, são eliminados mecanicamente. | Este método não elimina todos os insetos adultos e é completamente ineficaz contra os ovos. |
Nos últimos anos, pesquisas têm sido conduzidas sobre métodos biológicos para o controle de percevejos. Especificamente, foram desenvolvidos superparasitas que depositam ovos nos corpos dos insetos, causando sua morte. Um fungo também foi descoberto, capaz de atacar colônias de percevejos e causar sua morte. Esses métodos estão atualmente em desenvolvimento.
Tabela: Remédios caseiros para o controle de percevejos
| O que é usado? | Descrição do método |
| Terebintina ou querosene | Utilizado em sua forma pura ou diluído em água (1:5) |
| Ácido acético ou valeriana | Diluído em água. Os insetos não morrem, mas são repelidos pelo odor forte. Este método é usado como tratamento complementar após o extermínio químico ou físico. |
| Folhas de tanchagem, bétula, absinto | Esses aromas protegem sua casa contra infestações de percevejos. Este método é adequado apenas como medida preventiva. |
| Álcool desnaturado | Eles usam isso para inundar áreas infestadas por percevejos. Esse método ajuda a exterminar colônias inteiras. |
O método mais eficaz para se livrar de percevejos é chamar um serviço de controle de pragas. O tratamento não só é rápido, como os especialistas garantem a eliminação das pragas por vários meses.
Vídeo: Conselhos médicos sobre o controle de percevejos
Prevenção
Para evitar que os percevejos se tornem um incômodo, vale a pena tomar medidas preventivas regularmente:
- É necessário selar as frestas ao redor de dutos e canais de comunicação.
- Além disso, isole os soquetes com silicone.
- Verifique se há inquilinos indesejados nos móveis comprados.
- Inspecione periodicamente os móveis e livros em busca de manchas pretas.
- Lave as cortinas, limpe os tapetes e passe pano no chão com mais frequência. Não se esqueça de aspirar bem o cômodo.
- É necessário lavar sistematicamente não apenas a roupa de cama e as roupas, mas também as capas dos móveis.
- Tente evitar que o papel de parede se descole (aliás, esse é um dos lugares preferidos dos insetos para depositar ovos).
- Inspecione cuidadosamente seu quarto de hotel, mantenha sua mala fechada e lave todas as suas roupas ao retornar para casa.
- Use mosquiteiros no verão.
- Você pode colocar ramos de lavanda na área ventilada e trocá-los a cada 14 dias.
Avaliações
Acredite ou não, o giz Mashenka realmente ajudou. Compramos oito e desenhamos em todas as camas, onde dava: dentro, ao redor, como se diz, com todo o nosso coração. Até agora, não tivemos nenhuma reclamação de percevejos. Então, decidi compartilhar minha experiência, porque sofremos muito e gastamos bastante dinheiro! E o mais importante: é inofensivo para humanos. Só certifique-se de comprar giz novo e não falsificado.
No inverno, se a temperatura externa estiver abaixo de 25 graus Celsius, você pode abrir bem todas as janelas e sair por 4 ou 5 dias. O ideal é colocar um sofá com almofadas grossas em uma varanda aberta por algumas semanas. Eu testei congelar o apartamento no meu próprio apartamento; é uma excelente solução!
Me ofereceram o spray anti-percevejos Medilis, que custa 390 rublos. Desmontamos o sofá inteiro e aplicamos o spray, incluindo todos os rodapés e frestas. Um frasco foi suficiente para todo o quarto de 18 metros quadrados. O cheiro era terrível. Após a aplicação, fechamos o quarto por 15 minutos e depois o arejamos por meia hora. Depois de arejar, o cheiro, claro, não tinha desaparecido completamente, então deixamos a janela um pouco aberta e fomos passar a noite na casa da minha avó. A gata ficou em casa e o tratamento não afetou seu comportamento ou bem-estar. De manhã, o cheiro tinha quase desaparecido. Encontramos vários percevejos mortos no chão; não vimos nenhum vivo. Limpamos o chão, o sofá e outros móveis com uma solução de sabão e bicarbonato de sódio. Dois meses se passaram desde então e nenhum novo percevejo apareceu. Pretendo fazer um tratamento preventivo no apartamento com o mesmo produto nos próximos dias.
Os percevejos coexistem com os humanos há séculos. No entanto, isso de forma alguma justifica sua invasão em casas e apartamentos. Depois de estudar os detalhes desse pequeno inimigo hematófago, inspecionar minuciosamente o local e identificar os ninhos do parasita, é hora de escolher os métodos de controle mais adequados. E você certamente terá pelo menos uma fonte de estresse a menos.






















