Picadas de pulga em humanos: sintomas, tratamento e prevenção.

Além de mosquitos, carrapatos e percevejos, as pulgas são uma praga frequente. Apesar do seu pequeno tamanho, as suas picadas não só causam dor e reações alérgicas, como também podem ser muito perigosas, pois transmitem diversas doenças infecciosas e até mesmo alguns tipos de helmintos. Como se proteger e proteger os seus entes queridos deste flagelo? Que medidas estão disponíveis para se proteger contra parasitas?

Pulgas e seus tipos

Você já foi picado por insetos como pulgas? Não me lembro de nenhum incidente desse tipo nos últimos anos, mas sofri muito com isso quando criança. Um ataque desses parasitas não passa despercebido, pois é acompanhado de uma dor aguda, mas pegar uma pulga é extremamente difícil porque elas se movem muito rápido. Só agora comecei a me perguntar: que tipo de pulgas podem picar humanos? De onde elas vêm? Onde é mais provável encontrar esses insetos?

Embora a ciência conheça mais de 2.000 espécies de pulgas, apenas cerca de 500 delas representam um risco potencial de picada. As mais conhecidas e comumente encontradas incluem:

  • pulga humana;
  • besouro-pulga;
  • pulga do cachorro;
  • pulga do gato;
  • pulga do rato;
  • Pulga de coelho.
Tipos de pulgas

A espécie exata da pulga só pode ser determinada ao microscópio.

Um dos parasitas mais perigosos é a pulga-da-areia. A fêmea penetra na pele humana e, após algum tempo, um grande número de ovos começa a se formar em seu corpo. O inseto cresce e um abscesso grave se desenvolve no local da infecção. A demora em procurar atendimento médico ou a esperança de que o abscesso se resolva espontaneamente pode levar à amputação.

É muito difícil determinar que tipo de inseto o picou, pois todos são muito pequenos. No entanto, os sintomas das picadas de todos os parasitas dessa família são muito semelhantes.

Os principais sintomas de uma picada

A picada de pulga causa dor intensa. Isso ocorre porque esse inseto, diferentemente de percevejos e carrapatos, não possui componente anestésico na saliva. Quase imediatamente após o parasita entrar em contato com a pele, surgem vermelhidão e inchaço no local da picada, acompanhados de dor. A coceira intensa e a vontade de coçar a área afetada são frequentes. As pernas, dos tornozelos aos joelhos, são as áreas mais atacadas pelos insetos, mas às vezes esses pequenos vampiros atingem outras partes do corpo. As pulgas podem picar uma ou várias vezes seguidas, deixando uma série de feridas espaçadas de 1 a 2 centímetros.

O corpo humano pode reagir às picadas de pulgas de maneiras diferentes. Para algumas pessoas, a coceira e a vermelhidão diminuem em poucas horas após a exposição, enquanto para outras, as reações na pele podem persistir por dois dias ou mais, acompanhadas de vermelhidão prolongada e endurecimento significativo.

Picadas de pulga no tornozelo

As áreas da pele mais frequentemente afetadas por picadas de pulgas são os tornozelos.

É comum acreditar que as pulgas atacam apenas pessoas com pele delicada. Isso não é verdade. Suas mandíbulas são bastante poderosas e podem penetrar qualquer tipo de pele. Pessoas com menos sensibilidade e sem alergias podem simplesmente não sentir a picada do inseto.

As crianças reagem com mais intensidade às picadas de parasitas hematófagos, pois sua pele é muito delicada e seu sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido.

Avaliações dos leitores

É muito simples... Elas picam pessoas de sangue azul, ou seja, aquelas cujos vasos sanguíneos e veias estão localizados perto da pele. Geralmente picam as palmas das mãos, os braços, o pescoço e atrás das orelhas, porque a pele ali é mais fina. Elas não conseguem penetrar a pele grossa. As pulgas me mataram, a mim e ao meu filho, mas não picam meu irmão.

Oh, que horror!!!! Temos pulgas no nosso apartamento e não sabemos de onde vieram!!! Nunca tivemos e não temos animais de estimação!!! De onde veio essa praga?! Há alguns dias, descobri picadas estranhas nas minhas pernas e barriga! Grandes manchas vermelhas que coçam muito! Naturalmente, pensei que fossem picadas de mosquito, mas as picadas de mosquito são bem diferentes e geralmente somem em um dia, enquanto essas manchas estão aqui há três dias!!! E ontem, peguei essa coisa nojenta na minha cama com as minhas próprias mãos!!! Sacudi a cama toda, troquei a roupa de cama e hoje encontrei outra pulga nela!!! O que eu faço?!!! Como me livro dessa coisa nojenta??? Moramos neste apartamento há tanto tempo que nunca tivemos nada parecido!!! A situação piora porque temos um bebê e não podemos usar produtos de limpeza aqui!

Eu também pensava que pulgas só picavam animais, mas descobri que não! É uma picada tão pequena, mas coça demais! Já liguei para o centro de controle de animais e contei tudo o que eu pensava sobre elas. Prometeram vir em alguns dias. Estou pensando em comprar um xampu antipulgas e lavar tudo no apartamento com ele. Meu Deus, que pesadelo! Tive um cachorro por 15 anos e nunca vi nada parecido! Estou em choque!!!

Ah, pulgas são reais mesmo. Minha mãe está com uma infestação agora. Elas picaram todo mundo. E a clínica pré-natal não quer tratar, porque elas somem por no máximo um mês, e custa muito dinheiro e dá muito trabalho. Mas elas não gostam muito de comer animais. E uma pulga bem alimentada não ataca uma pessoa depois de comer um gato. Então, acho que não precisa se preocupar. Pelo menos, a gente nem pensa nisso.

Por que as picadas de pulga são perigosas?

Além do desconforto temporário, as picadas de pulga podem causar danos mais sérios à saúde humana.

Micróbios e bactérias

Mesmo que a coceira seja insuportável, é estritamente proibido coçar as picadas de pulga. Coçar as áreas lesionadas introduz bactérias patogênicas no corpo, fazendo com que as feridas inflamem e supurem, tornando-se ainda mais dolorosas.

Alergia

É crucial saber e lembrar que picadas de pulga podem causar reações alérgicas graves. Embora crianças menores de 12 anos sejam as mais vulneráveis, em alguns casos, adultos também são afetados. Os principais sintomas de uma alergia à picada de pulga incluem:

  • um aumento notável na temperatura corporal (até 40 graus);
  • febre;
  • dificuldade para respirar;
  • o aparecimento de erupções cutâneas em áreas danificadas da pele;
  • ansiedade;
  • distúrbio intestinal;
  • vomitar.

Atenção! A picada de uma pulga pode desencadear um choque anafilático! Se notar algum sinal de reação alérgica grave após o contato com uma pulga, chame uma ambulância o mais rápido possível.

Dermatite e pulicose

As picadas de pulga podem desencadear o desenvolvimento de dermatite, uma lesão inflamatória da pele. Nesse caso:

  • A vermelhidão no local das picadas de insetos aumenta, engrossa e incha;
  • Observa-se um aumento de temperatura e uma sensação de calor nas áreas afetadas da pele;
  • A coceira e a ardência não diminuem;
  • Aparecem bolhas e erupções cutâneas;
  • A pele começa a descamar.
Alergia a picadas de pulga em crianças

O desenvolvimento da dermatite é acompanhado pelo aparecimento de bolhas e descamação da pele.

Outra consequência muito séria e desagradável das picadas de pulgas pode ser a pulicose, uma doença na qual:

  • A pele é afetada nos locais onde as mandíbulas dos parasitas perfuram;
  • Úlceras se formam nas membranas mucosas da boca e da garganta;
  • Observam-se distúrbios no funcionamento do sistema nervoso central.

O primeiro sinal dessa doença pode ser uma erupção cutânea com coceira, acompanhada de vermelhidão intensa.

Pulicose

Vermelhidão intensa no local das picadas de pulga pode indicar o desenvolvimento de doença pulmonar.

Outras doenças

Além de reações alérgicas, dermatite e doenças pulmonares, as pulgas podem transmitir cerca de 25 doenças. Algumas dessas doenças exigem tratamento hospitalar prolongado e, em casos graves, podem ser fatais. As doenças transmitidas por pulgas incluem as seguintes:

  • infecções fúngicas;
  • encefalite;
  • tifo;
  • praga;
  • antraz;
  • salmonelose;
  • tularemia;
  • listeriose;
  • tênias.

Se uma pessoa for picada por pulgas que infestam animais de estimação, o risco de contrair qualquer uma das doenças acima é baixo. No entanto, se a pessoa for picada por pulgas de rato, as chances de contrair a doença aumentam significativamente, pois esses roedores visitam frequentemente fontes potenciais de infecção, como contêineres de lixo, sistemas de esgoto e similares.

Tratamento

Os primeiros socorros para picadas de pulga envolvem a desinfecção das áreas afetadas da pele e o tratamento das feridas com agentes antipruriginosos. As opções de tratamento para picadas de pulga dependem da idade da vítima, do seu tipo físico e da extensão dos danos na pele. Se não houver febre ou reação alérgica grave algumas horas após a picada, o tratamento pode ser feito em casa. Os seguintes produtos podem ser usados ​​para tratar picadas de pulga:

  • Sabonete antibacteriano. Enxágue a ferida com água fria (ou em temperatura ambiente) e sabonete. Ao tratar mordidas em crianças, escolha um produto que não contenha ingredientes sintéticos, que podem causar irritação e piorar a situação.
  • Peróxido de hidrogênio. Destrói patógenos e limpa feridas de coágulos sanguíneos e pus. Adequado para crianças desde os primeiros dias de vida;
  • Solução verde brilhante. Desinfeta e limpa feridas. Recomenda-se tratar mordidas em crianças pequenas com uma solução aquosa de verde brilhante, que pode ser adquirida em farmácias.
  • Solução de iodo. Protege feridas contra infecções. Para a pele de crianças, utilize uma solução com concentração máxima de 5%, pois concentrações mais elevadas podem causar irritação e queimaduras. Para crianças menores de 1 ano de idade, o uso deste produto é recomendado somente se não houver outra solução disponível. Aplique a solução de iodo diluída na pele com extrema cautela, utilizando um cotonete.
  • Soluções de clorofillipto em álcool e óleo — um agente antimicrobiano e anti-inflamatório à base de extrato de folha de eucalipto. Para crianças menores de 12 meses, recomenda-se a solução oleosa;
  • Furacilina é um antisséptico com ação antimicrobiana. Um comprimido deve ser dissolvido em 100 ml de água morna, misturado bem e aplicado sobre as picadas com um algodão. Adequado para todas as idades.
  • Miramistin é um spray (solução) e pomada com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Os componentes do medicamento não são absorvidos pela pele ou mucosas, podendo ser usado topicamente até mesmo em crianças menores de um ano de idade.
  • Solução de permanganato de potássio. Desinfeta feridas e combate infecções. Dissolva 1 a 2 cristais em 1 litro de água morna. A solução deve ser filtrada através de várias camadas de gaze, pois mesmo as menores partículas da substância não dissolvida podem causar queimaduras graves na pele.
  • Creme Boro-Plus. Um produto barato e seguro para crianças e adultos, com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
  • Gel Fenistil. Proporciona alívio eficaz da coceira e efeito anestésico local. Pode ser usado em crianças a partir de 1 mês de idade.
  • Levomekol. Possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias e promove a reparação tecidual. Não deve ser usado em crianças menores de um ano de idade.
  • Pomada de hidrocortisona. Proporciona efeitos antipruriginosos, descongestionantes e anti-inflamatórios. Crianças menores de 12 anos devem usar este produto somente sob supervisão médica.

Lembre-se de que qualquer um dos medicamentos listados deve ser usado com cautela, especialmente em crianças. Evite o contato de sabonetes e medicamentos com os olhos e a boca.

Galeria de fotos: Tratamentos para picadas de pulga

remédios populares

Remédios caseiros também podem ajudar a lidar com os sintomas desagradáveis ​​das picadas de pulga:

  • Bicarbonato de sódio. Para preparar uma solução, dissolva 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 200 ml de água morna fervida. Aplique compressas nas áreas afetadas por 15 a 20 minutos. Seguro para crianças.
  • Vinagre de mesa. O vinagre a 6% deve ser diluído em água na proporção de 1:1 ou 1:2 para tratar feridas na pele de bebês. Tomando as devidas precauções, não representa perigo para os bebês.
  • Chá verde. Um saquinho de chá usado e frio pode ser aplicado em picadas na pele de crianças ou adultos;
  • Suco de babosa. Corte as folhas da planta em pedaços e aplique na pele para aliviar a coceira e a irritação;
  • Calêndula. Adultos podem usar uma tintura à base de álcool, enquanto crianças pequenas podem usar uma infusão aquosa das flores.

Qualquer planta ou preparação à base de ervas pode causar alergias. Portanto, antes de usar o produto, recomenda-se testar a reação de uma criança ou adulto, aplicando-o em uma pequena área de pele íntegra na parte interna do braço.

Quando é necessário procurar atendimento médico?

Se o estado da vítima piorar nas primeiras horas após a mordida, isso pode indicar o desenvolvimento de choque anafilático ou edema de Quincke. Sinais que requerem atenção médica incluem:

  • sensação de calor;
  • vermelhidão da pele;
  • Dor de cabeça e no peito;
  • náusea;
  • vomitar;
  • tontura;
  • medo da morte;
  • agitação ou inibição;
  • o aparecimento de uma tosse seca;
  • asfixia;
  • inchaço das pálpebras;
  • Aumento (inchaço) do nariz, dos lábios ou de todo o rosto;
  • edema laríngeo;
  • nariz escorrendo;
  • queda na pressão arterial;
  • pulso filiforme.

Atenção! Se algum dos sintomas acima aparecer, o paciente precisa ser hospitalizado. Não deixe uma reação alérgica grave a uma picada de inseto sem tratamento, pois o choque anafilático e o angioedema podem ser fatais em questão de minutos!

Prevenção

O contato com pulgas é comum no dia a dia, e é impossível se proteger completamente e proteger seus entes queridos dessa praga. No entanto, algumas medidas preventivas podem ajudar a minimizar a probabilidade de encontrar esses insetos perigosos:

  • Faça uma limpeza completa da sua casa regularmente. Ventile os cômodos e as roupas que ficaram penduradas sem uso por longos períodos, bata os tapetes e mantenha os brinquedos de pelúcia e os acessórios dos animais de estimação limpos;
  • Inspecione regularmente seus animais de estimação de quatro patas e penas em busca de parasitas e compre coleiras antipulgas ou sprays especiais para prevenir o aparecimento desses parasitas;
  • Bloqueie imediatamente as possíveis vias de acesso de insetos à sua casa: rachaduras em batentes de portas, janelas e pisos;
  • Trate periodicamente as instalações com métodos modernos de combate a insetos em casa ou utilize um repelente eletrônico;
  • Ao planejar uma viagem para um local com alta probabilidade de encontrar pequenos vampiros, aplique repelentes contendo DEET (dietiltoluamida) na pele. As opções mais populares são:
    • DESLIGADO Extremo;
    • Proteção Moskitol Super Active;
    • Conforto Medilis;
    • Ultratone.

Repelentes naturais incluem:

  • artemísia;
  • hortelã;
  • tansy;
  • camomila;
  • lavanda;
  • eucalipto.

Arranjos de plantas são pendurados pelos cômodos, posicionados o mais próximo possível do chão. Além disso, qualquer erva pode ser usada para fazer um spray perfumado e aplicado na roupa ou na pele (caso não haja alergia). Para isso, coloque de 50 a 100 gramas de qualquer erva em 1 litro de água fervente, deixe esfriar, despeje em um frasco spray e use conforme as instruções.

Galeria de fotos: métodos modernos de prevenção e controle de pulgas em casa

Vídeo: O que acontece quando uma pulga pica uma pessoa?

As picadas de pulga são bastante comuns. No entanto, com a informação correta e atenção imediata, consequências graves podem ser facilmente evitadas.

Comentários