Os predadores domesticados conquistaram, com justiça, seu lugar na vida humana: os gatos estão associados a muitas crenças, canções, livros e até mesmo... nomes são dedicados a eles.
Catnip
"Catnip" é um nome popular não para uma, mas para três plantas diferentes: Nepeta cataria, Nepeta nigra e Nepeta nigra. Todas essas ervas aromáticas pertencem à família da menta, Lamiaceae.
A erva-de-gato produz óleos essenciais com um aroma cítrico característico que os gatos adoram. Aliás, esse aroma peculiar não atrai apenas os gatos, mas também animais selvagens. Mesmo pequenas quantidades do óleo essencial nepetalactona têm um efeito estimulante nos gatos. Ao se deparar com uma planta de erva-de-gato, o animal normalmente plácido perde repentinamente a compostura. Em algum momento, o gato começa a mordiscar os caules perfumados, sacode a cabeça, ronrona alto e começa a rolar no chão. Essa "intoxicação" dura cerca de 10 minutos. Após 20 minutos, o gato volta a si.
Os cientistas explicam essa reação à planta pela presença de um gene autossômico no DNA felino. Curiosamente, o alucinógeno sedutor não tem efeito em gatinhos com menos de seis semanas de idade.
Unha de gato
Essa trepadeira lenhosa tropical da família Rubiaceae é apelidada de "garra de gato" devido ao formato característico de seus espinhos. O caule flexível da Uncaria tomentosa usa essas "garras" para se ancorar aos troncos das árvores, permitindo que ela suba e mantenha seu suporte à medida que cresce.
Apesar da semelhança superficial, a planta uncaria não tem qualquer relação com os gatos. A planta possui inúmeras propriedades medicinais, que são amplamente utilizadas por indígenas da Amazônia e por praticantes de medicina tradicional em todo o mundo.
Olho de gato
Este belo mineral ganhou seu nome popular devido à sua superfície refletora. Esse efeito de luz singular confere ao crisoberilo a aparência de um olho com a pupila contraída. O olho de um gato assume essa forma sob luz intensa — a pupila se contrai em uma estreita faixa vertical, criando um olhar brilhante e hipnotizante.
O fenômeno óptico observado na superfície da cimofana foi descrito pela primeira vez pelo mineralogista francês René-Just Haüy. Ele atribuiu as propriedades características especificamente ao crisoberilo, mas hoje, o termo "olho de gato" é usado por leigos para descrever uma grande variedade de gemas decorativas: se uma faixa vertical nítida brilha e se move quando vista em uma superfície polida, é considerada um olho de gato. As seguintes pedras são comumente consideradas olho de gato: rizoberilo, quartzo, turmalina, escapolita, fibrolita, jade e diópsido.
Os olhos de gato mais caros e de maior qualidade são os crisoberilos extraídos no Sri Lanka e em Madagascar.
lêmures de cauda anelada
Os lêmures-de-cauda-anelada são considerados "parecidos com gatos". Para imaginar a aparência desses prossímios exóticos, pense no desenho animado "Madagascar": o carismático e autoconfiante Rei Julien é um lêmure-de-cauda-anelada.
A pelagem do corpo desses animais ágeis é cinza, e sua longa cauda se assemelha a um bastão listrado de policial de trânsito – um órgão flexível usado para manter o equilíbrio, bem como para comunicação e alerta de parentes.
Por que os lêmures são chamados de semelhantes a gatos, visto que as duas espécies não têm parentes em comum? Talvez seja por causa de seu tamanho compacto: este animal tropical é comparável em tamanho a um animal de estimação doméstico. Também é possível que os pesquisadores tenham ficado impressionados com seu estilo de vida noturno, já que predadores domesticados também são mais ativos à noite. Ou talvez a comparação tenha surgido dos enormes olhos amarelos, semelhantes a pires, ou da exuberante cauda listrada dos prossímios de Madagascar. Além disso, os lêmures, assim como os gatos comuns, gostam de tomar sol e às vezes emitem sons que lembram miados e ronronados.
Pata de gato na constelação de Escorpião
A Pata do Gato (ou, às vezes, a Pata do Urso) é o nome dado à nebulosa de emissão NGC 6334 e a uma região de formação estelar na constelação de Escorpião. A nebulosa está localizada a uma distância considerável — 4.370 anos-luz do Sol. Futuras estrelas estão nascendo dentro dessa gigantesca nuvem molecular, e os cientistas estão monitorando de perto esses eventos monumentais em escala galáctica.
É possível entender por que a pata é especificamente "parecida com a de um gato" observando a foto da nuvem: segmentos bem definidos formam uma "pata" com três dedos, três pequenas almofadas arredondadas na parte superior e uma base oval na parte inferior. Exatamente como a pata de um gato espacial desconhecido, viajando pela imensidão do universo e saboreando o leite da Via Láctea.







