Tipos de pulgas e suas diferenças

Muitos insetos pequenos podem causar problemas significativos para humanos e animais. As pulgas, diferentemente de outros parasitas hematófagos, são extremamente resistentes, ativas e tenazes. Restos fossilizados desses insetos indicam que as pulgas já existiam há 5 milhões de anos, e Aristóteles as mencionava frequentemente em suas obras. Mas seu impacto mais terrível na história da humanidade ocorreu na Idade Média, quando esses parasitas se tornaram a causa da epidemia de peste que ceifou a vida de milhões.

Qual a aparência das pulgas: características morfológicas

As pulgas são insetos hematófagos sem asas que parasitam animais, aves e humanos. Elas têm um tamanho modesto — até 5 mm (independentemente da espécie). À medida que se alimentam, as fêmeas incham e aumentam de tamanho.

É difícil confundir uma pulga com outros insetos hematófagos. A estrutura específica do inseto é a seguinte:

  • O corpo é achatado lateralmente e revestido de cerdas e pentes. Isso permite que os insetos se movam mais rapidamente pela pelagem e se prendam com mais firmeza aos pelos, reduzindo a zero as chances de remoção das pulgas.
  • Possuem três pares de patas fortes com garras bifurcadas nas extremidades. Os membros posteriores são os mais longos, permitindo-lhes saltar longas distâncias (até 30 cm).
  • As peças bucais são perfurantes e sugadoras, mas não há probóscide (como a dos percevejos). A pulga usa suas mandíbulas superiores para cortar a pele e, em seguida, alarga a abertura com as mandíbulas inferiores. Depois disso, o inseto se dirige ao vaso sanguíneo.
  • Na parte posterior encontra-se o pigídio (sensilo abdominal), o órgão sensorial da pulga. Trata-se de um escudo circular coberto por pelos sensíveis chamados tricobótrias, capazes de detectar até mesmo o mais leve movimento do ar.

As pulgas são parasitas muito resistentes, difíceis de detectar e eliminar por conta própria. Além disso, eles não permanecem constantemente no corpo do hospedeiro. Os insetos vivem dentro de casa: perto da cama de uma pessoa, na cama de animais e pássaros. O principal é estar perto do hospedeiro para que possam pousar regularmente em seu corpo e se alimentar.

Se a probabilidade de encontrar um novo hospedeiro for muito baixa, a pulga permanece no corpo permanentemente.

Pulga

As pulgas conseguem saltar até 30 cm graças aos seus longos membros posteriores.

Sem alimento, as pulgas não morrem e, ao contrário dos carrapatos e percevejos, não entram em estado de animação suspensa, apenas reduzem o ritmo de seu desenvolvimento e se tornam menos ativas.

As fêmeas espremem os ovos para fora em vez de os depositarem. Os embriões nem sempre permanecem na pelagem; geralmente caem no chão.

Os parasitas podem ser vetores de diversas doenças:

  • praga;
  • brucelose;
  • encefalite;
  • hepatite;
  • tularemia;
  • salmonelose.

Tipos de insetos

Existem aproximadamente 20 famílias desses insetos na natureza, compreendendo 20.000 espécies. O maior grupo é considerado o das pulgas domésticas. Elas também são conhecidas como pulgas de roupa de cama (pulgas de tapete, pulgas de móveis e pulgas de chão). Isso se refere ao local onde são encontradas. Esses insetos costumam fazer seus ninhos em casas: tipicamente sob rodapés, pisos, colchões e tapetes.

A forma como as pulgas entram em uma casa não é complicada. Os animais de estimação podem trazer parasitas consigo após um passeio, ou estes podem ser trazidos para dentro de casa nas dobras das roupas vindas de um cômodo já infestado. Esses insetos costumam entrar nas casas das pessoas em busca de um novo hospedeiro, frequentemente vindos de porões e apartamentos vizinhos. As pulgas domésticas são geralmente classificadas em espécies com base no hospedeiro que infestam:

  • humano;
  • canino;
  • felino;
  • frango;
  • rato.

Pulgas-da-areia e alakurts, que não são típicas do nosso clima, também são conhecidas em todo o mundo.

Humano

A espécie mais comum é a pulga humana (Pulex irritans). Este inseto caracteriza-se pela sua cor castanha e não ultrapassa os 4 mm de comprimento. Difere das outras pulgas pela ausência de dentes torácicos e cefálicos — o que só pode ser observado ao microscópio.

pulga humana

A estrutura corporal da pulga humana é bem adaptada para se movimentar no corpo do hospedeiro.

As picadas de pulga são dolorosas e causam coceira. No entanto, elas não deixam feridas abertas porque as bordas da pele são suturadas.

Picadas de pulga no corpo

As picadas de pulga em humanos geralmente ficam vermelhas, ligeiramente endurecidas e inchadas.

As picadas desses insetos frequentemente causam pulicose, uma lesão cutânea acompanhada de:

  • gânglios linfáticos aumentados;
  • aumento da temperatura corporal;
  • insônia.

Felinos

A pulga do gato (Ctenocephalides felis) é uma espécie que infesta gatos durante os meses mais quentes. Elas são menores que outras pulgas e também se distinguem pela cor escura e brilho perceptível.

As pulgas de gato são perigosas porque podem transmitir riquetsioses (doenças febris, como o tifo).

Pulga de gato

Uma pulga de gato pode até picar um ser humano.

Você pode detectar a presença de pulgas no seu gato pelo comportamento dele. O animal fica inquieto, distraído e dorme mal. Também podem ocorrer enfraquecimento do sistema imunológico, exaustão e anemia. A aparência do gato piora: a pelagem fica arrepiada, sem brilho e emaranhada. Arranhões, inchaço e bolhas podem aparecer no local das picadas. Na maioria das vezes, os insetos picam os gatos debaixo das patas e na barriga, e os humanos, em partes do corpo sem pelos: pernas, braços, peito. Sabe-se que quando as pulgas de gato infestam os ratos, elas deslocam as pulgas de rato.

Canino

Os parentes mais próximos das pulgas de gato são as pulgas de cachorro (Ctenocephalides canis). Sua principal diferença reside na probóscide mais longa.

Pulga de cachorro

As pulgas de cachorro têm um comprimento corporal de até 3 mm, distinguem-se pela sua cor castanha escura e corpo brilhante.

Um cão infestado por pulgas se coça, choraminga, procura parasitas em si mesmo, dorme mal e come pouco. Às vezes, o animal se torna agressivo.

Você pode verificar se há pulgas em casa: basta colocar seu cachorro em uma banheira cheia de água. As pulgas tentarão escapar pulando na cabeça do animal e em objetos distantes.

Pelo de cachorro com vestígios de atividade de pulgas

Os insetos costumam deixar fezes que podem ser encontradas na pelagem dos cães.

As pulgas dos cães transmitem platelmintos, ovos de tênia do pepino, febre de Marselha e tripanossomas.

Frango

A pulga-da-galinha (pulga-de-ave) tem um corpo minúsculo (até 2 mm) e é preta. Ao contrário de outras espécies, possui antenas e um corpo mais achatado. Outra característica desse parasita é seu habitat exigente: as pulgas-da-galinha só conseguem sobreviver em altas temperaturas, acima de 40 °C.0C. Por essa razão, eles não abandonam o corpo do provedor, mas vivem nele permanentemente. O parasita pode picar uma pessoa, mas irá embora rapidamente devido à falta de calor. Além disso, a pele humana é muito grossa para que um inseto consiga roê-la.

Pulga de galinha

As pulgas de galinha podem viver em qualquer ave, incluindo aves domésticas (papagaios, canários).

As picadas dessas pulgas são muito dolorosas e causam muita coceira. As aves começam a coçar as áreas afetadas com o bico. Os parasitas podem ser vistos a olho nu: o inseto rasteja para fora de debaixo das penas e para áreas expostas (pele ao redor dos olhos, patas).

A presença de pulgas no corpo tem um impacto extremamente negativo na saúde das aves: as galinhas param de botar ovos e muitas vezes morrem de exaustão.

Ratos

As pulgas de rato são uma das espécies mais perigosas da ordem.

Pulga de rato

A estrutura dos membros permite que a pulga do rato salte longas distâncias (até meio metro).

O inseto transmite peste bubônica, tênias murinas e de ratos, além de tifo e tifo murino. O parasita se distingue pela coloração mais clara e pelo formato alongado do corpo. Há uma distinção entre pulgas de ratos europeias e pulgas de ratos do sul.

Sandy

O parente mais próximo da pulga-do-rato é a pulga-da-areia (Tunga penetrans). Ela difere de outras espécies por ter o corpo oval e coloração avermelhada. O inseto não ultrapassa 1 mm de comprimento.

As pulgas-da-areia vivem na areia, nas praias, na grama seca e, em climas frios, escondem-se no solo, onde põem seus ovos. Este inseto pode ser encontrado na África, Índia, América do Sul e Vietnã. Nessas regiões, as habitações humanas têm pisos de terra, o que facilita a busca por hospedeiros por parte dos parasitas.

pulgas da areia

As fêmeas fertilizadas das pulgas-da-areia diferem significativamente dos machos na aparência.

As fêmeas se fixam na pele do pé e começam a picar. Após se alimentarem abundantemente, o parasita torna-se esférico e penetra mais profundamente no corpo, onde começa a depositar seus ovos. Se a fêmea morrer dentro da pele, ocorre dor intensa e inflamação. As picadas do macho são menos dolorosas, assemelhando-se a picadas de mosquito, e desaparecem em 2 a 3 dias.

Tunga

A pulga-da-areia fêmea fertilizada torna-se esférica.

As pulgas-da-areia são vetores da doença sarcopilose, mais conhecida como tungíase. Os sintomas da doença são os seguintes:

  • Dor aguda no local da mordida;
  • o aparecimento de bolhas e inchaço;
  • coceira;
  • sepse.

A dor pode ser tão intensa que interfere nos movimentos. Em casos avançados, as consequências da tungíase podem ser muito graves. Sem tratamento, pode levar à deformidade e possível amputação dos dedos, necrose tecidual e tromboflebite das paredes venosas das extremidades.

As picadas de pulga-da-areia afetam com mais frequência membros das classes mais pobres da sociedade, que não usam sapatos e não têm condições de pagar pelo tratamento.

Alakurts

A Alakurt é uma das espécies de pulga menos estudadas, nativa da Ásia Central. Seu nome, traduzido literalmente do quirguiz, significa "verme multicolorido". Isso se deve ao fato de as fêmeas fertilizadas serem alongadas e lembrarem um verme. Os indivíduos não fertilizados são pequenos (até 5 mm) e geralmente pretos.

Alakurts (feminino e masculino)

Os alakurts machos diferem das fêmeas por terem as costas côncavas.

A pulga alakurt (também conhecida como pulga de Tien Shan) aparece no inverno, atacando cavalos, ovelhas e camelos que se alimentam de grama congelada. À medida que o parasita se alimenta, ele fica branco e aumenta de tamanho. É difícil de remover porque a pulga se agarra à pele como um carrapato.

De jeito nenhum são pulgas.

Às vezes, o termo "pulgas" é usado para se referir a criaturas que não são pulgas de fato:

  • Psilídeos (Psyllidae). Estes são insetos comuns. Possuem dois pares de asas e se assemelham aos pulgões em seu estilo de vida. Além disso, alimentam-se de seiva vegetal, não de sangue.
  • Besouros-pulga (Alticini). São besouros verdes da família dos besouros-das-folhas. Possuem asas e não se alimentam de sangue.
  • As pulgas-d'água (Daphnia) são crustáceos. Elas vivem em água doce (Daphnia) e água salgada (Amphipods). Sua dieta inclui plâncton, bactérias e outros organismos unicelulares.
    Pulga d'água

    A pulga-d'água é um crustáceo que não representa ameaça para os seres humanos.

  • As pulgas-do-alce (Lipoptena cervi) se assemelham a muitos insetos, razão pela qual são frequentemente chamadas de moscas-do-alce e carrapatos-do-veado. Na verdade, são hematófagas. Elas preferem se alimentar do sangue de ungulados de grande porte e de dedos pares, e atacam humanos apenas em casos extremos, por engano. No entanto, suas picadas podem causar dor e reações alérgicas graves em humanos.
    Sanguessuga

    Os parasitas hematófagos são frequentemente confundidos com pulgas, carrapatos e piolhos.

As pulgas, embora pequenas, são muito numerosas. Existem muitas espécies diferentes, todas perigosas e prejudiciais tanto para humanos quanto para animais de estimação. Saber identificar esses parasitas é o primeiro passo para se livrar deles.

Comentários