
História da raça
Os ancestrais do Cane Corso moderno são considerados cães molossos, e seus pátria - Roma AntigaNaquela época, representantes dessa raça não serviam apenas como cães de guarda, mas também eram frequentemente usados em operações militares. Essas criaturas poderosas também eram usadas com frequência em arenas de gladiadores para lutar contra tigres, leões e até mesmo humanos.
Com o tempo, a raça se consolidou e se tornou muito popular em áreas rurais. Nesses locais, os cães guardavam propriedades, pastoreavam rebanhos e ajudavam na caça a ursos. A popularidade do versátil Cane Corso é comprovada por suas frequentes menções no folclore.
Com a queda do Império Romano, o amor pela raça também diminuiu, a ponto de praticamente desaparecer, misturando-se com outras raças. O motivo era que... não agradou à nova aristocracia, que consideravam essas criaturas enormes demasiado “plebeias”.
O interesse pelo Cane Corso foi reavivado pelo pesquisador e entusiasta de cães italiano Paolo Breber. Ele iniciou a criação do primeiro clube, que contribuiu enormemente para o aumento do número e aprimoramento da qualidade dos cães. Graças aos esforços dos membros do clube, o Cane Corso foi totalmente reconhecido pela Fédération Cynologique Internationale na década de 1990 e se espalhou por todo o mundo.
Aparência dos cães Cane Corso
O Cane Corso é um animal grande e comprido, com musculatura bem definida. O comprimento do corpo do cão é maior que sua altura na cernelha. Aqui estão as principais características. Características externas da raça:
Altura entre 60 e 68 cm, dependendo do tipo.
- Peso – 40-50 kg.
- Esses animais possuem um crânio largo e uma cabeça maciça. O crânio é mais comprido que o focinho numa proporção aproximada de 2:1.
- Os lábios pendem e cobrem a mandíbula inferior. As mandíbulas são largas.
- O nariz é preto, com narinas largas.
- Os olhos são ligeiramente proeminentes, ovais e escuros. O padrão permite cores de olhos mais claras, desde que os olhos sejam de cor clara, mas as bordas escuras dos olhos são obrigatórias.
- As orelhas são inseridas altas, triangulares e caídas. Alguns donos preferem cortar as orelhas de seus cães para criar um formato triangular.
- O corpo do cão é forte, com pescoço musculoso e peito bem desenvolvido.
- A cauda é relativamente grossa na base e inserida alta. Geralmente é cortada após a quarta vértebra. Quando o cão está excitado, a cauda se levanta ligeiramente, mas não fica enrolada ou ereta.
- As pernas do Cane Corso são musculosas e longas, e seus movimentos são amplos e expressivos.
- A pelagem é brilhante, curta e praticamente sem subpelo.
- Cor da pelagem: preta, vermelha, tigrada, fulva e tons de cinza. Marcas brancas nas patas e no peito são possíveis.
Caráter e treinamento do Cane Corso

A devoção desses animais às suas famílias é quase lendária. Se crescerem em uma família grande desde filhotes, darão a vida por cada membro. Podem até ser treinados para serem bastante tolerantes com outros gatos da família.
Os cães da raça Cane Corso são muito sensíveis a crianças. Ao contrário de muitos outros cães, eles têm uma noção aguçada da própria força e, portanto, Pode brincar com crianças pequenas sem problemas. O cão deve agir com cautela, sempre sem causar danos. O choro de uma criança que ele está encarregado de proteger é o pior castigo para um animal de estimação, por isso ele sempre se comporta com cautela, não se precipita para derrubá-la e não morde acidentalmente. Mas também é importante explicar imediatamente às crianças que se trata de um ser vivo, e não de um bicho de pelúcia.
A principal função do Cane Corso é a de protetor e guardião. Seu comportamento em relação a estranhos reflete esse papel. Se o cão perceber movimentos repentinos ou acreditar que estranhos ou outros cães estão invadindo seu território ou o de seu dono, ele pode atacar facilmente sem esperar por um comando. Sua força e alta tolerância à dor praticamente não deixam chance para o agressor.
Para evitar esse perigo, o cão precisa de educação e treinamento rigorosos. O Cane Corso é mais inteligente e obediente do que a maioria dos mastins, e Treiná-los não é nada difícil.Eles adoram seguir comandos e os aprendem rapidamente. Nas mãos de um treinador experiente, esses animais se tornam equilibrados e obedientes, mas, se não forem treinados, podem se transformar em monstros agressivos que atacam qualquer um de quem não gostem.
Existem vários pontos aos quais se deve prestar atenção ao criar e treinar um Cane Corso:
- Essa raça tem uma personalidade muito dominante. Se uma pessoa não assumir imediatamente uma posição dominante, o cão o fará, tornando-se completamente incontrolável, e conviver com ele será extremamente perigoso.
- O instinto de caça de seus ancestrais é tão forte que os Cane Corsos não devem ser deixados passear sozinhos; existe um alto risco de receberem um "presente" na forma da carcaça do gato do vizinho ou de outro pequeno animal.
Cuidados e convivência com um Cane Corso

Se os donos moram em uma casa particular, o animal pode ser mantido no quintal, em um cercado ou em um canil. No entanto, isso só é possível em áreas com clima ameno. Invernos rigorosos podem ser muito prejudiciais para os gatos italianos, que adoram o calor.
Asseio – Outro ponto importante. Em princípio, isso não é nada difícil. O cão solta pouco pelo e uma escovação ocasional com uma escova rígida é suficiente. Além disso, trate-o regularmente contra pulgas e carrapatos, pois a falta de subpelo pode causar muitos problemas para o seu animal de estimação.
As orelhas, especialmente as cortadas, são limpas regularmente com uma solução especial. Elas são banhadas de 3 a 4 vezes por ano.
Um cão precisa de uma dieta variada, incluindo vegetais, laticínios e grãos. Naturalmente, o alimento favorito deste cão de guarda é a carne. Eles podem até comê-la crua, e isso não será um problema se forem tratados regularmente contra parasitas.
Atividade física intensa e regular — é um elemento fundamental para a saúde física e psicológica de um animal. Após se alimentarem adequadamente, esses cães ficarão mais calmos e menos propensos a danificar móveis ou caçar outros animais de estimação. No entanto, há um ponto importante: imediatamente após comer, o cão não deve ser forçado a se mover, pois isso pode causar um vólvulo. Esse vólvulo deve ser removido imediatamente em uma clínica veterinária, caso contrário, o animal pode morrer.

Apesar de ser fácil de cuidar, saudável e ter um temperamento naturalmente equilibrado, o Cane Corso não é um cão para iniciantes. Sua natureza forte e dominante exige treinamento e disciplina regulares, que somente donos experientes conseguem dominar. O resultado de todo esse esforço será um cão poderoso, inteligente e um companheiro extremamente devotado. No entanto, se o dono demonstrar negligência ou fraqueza, será obrigado a conviver com um animal agressivo e instável que não respeita nenhuma autoridade, e quantas pessoas e animais sofrerão!
Altura entre 60 e 68 cm, dependendo do tipo.

