
Mas esses animais se comportam de maneira completamente diferente se suas vidas estiverem em grave perigo por causa de outros cães e pessoas. Nesse caso, eles um ataque imediato se segue.Assim, o inimigo está praticamente fadado à derrota. Essa característica faz da raça Cane Corso um guarda-costas ideal. Dado o equilíbrio desses animais, eles não causarão problemas aos seus donos, pois a agressividade requer razões convincentes.
Contente
Cane Corso: descrição e características da raça

- Para homens - 45-50 kg;
- Para cadelas - 40-45 kg.
Esses cães possuem uma cabeça distinta, maciça e alongada, com um crânio largo. A testa é assimétrica: convexa na parte frontal e mais plana na protuberância occipital. O nariz é preto com narinas grandes.
O focinho parece mais curto que o crânio, numa proporção aproximada de 1:2. A largura do focinho é sempre maior que o seu comprimento. Os lábios são pendentes e posicionados de forma a cobrirem constantemente a mandíbula inferior, ajudando a moldar o perfil do focinho. As mandíbulas são largas, formando uma ligeira prognatismo.
Os olhos têm formato oval e ligeiramente convexoGeralmente de cor escura. Alguns exemplares da raça têm olhos claros, combinando com a cor da pelagem, mas ainda assim recomenda-se escolher cães com olhos escuros. Qualquer representante desta raça deve ter as bordas dos olhos escuras. O olhar permanece sempre focado.
As orelhas são caídas, profundas, de formato triangular, com base larga. Em muitos animais, elas são cortadas, mas sempre mantêm o formato triangular.
O pescoço é bastante forte e não difere em comprimento da cabeça.
A musculatura é visível na maioria das áreas, incluindo o corpo, com uma cernelha proeminente que geralmente se eleva ligeiramente acima da garupa suavemente inclinada. O peito é proeminente.
A cauda é inserida bastante alta e apresenta um espessamento na base, mas após a quarta vértebra ela frequentemente... precisam ser cortadosQuando excitado, assume uma posição elevada, mas o animal nunca o manterá na vertical nem o torcerá.
Os membros anteriores são particularmente proeminentes, sendo bastante longos e musculosos. Em contraste, os ombros poderosos e os metacarpos volumosos também impressionam. As características da parte traseira incluem um fêmur longo, uma coxa fina e um jarrete moderadamente pronunciado. Ao se movimentar, os cães da raça Cane Corso geralmente apresentam uma passada longa e ampla.
A pele é densa.
A pelagem é curta com um efeito brilhante, sendo o subpelo quase imperceptível.
A cor mais comum é o preto, embora a pelagem possa apresentar vários tons de cinza e vermelho, sendo também comum a pelagem tigrada. Alguns exemplares da raça possuem manchas brancas no peito e nas patas. Uma característica distintiva dos cães Cane Corso com cores diferentes de preto e cinza é a presença de uma máscara facial, em qualquer uma das cores mencionadas, que cobre os olhos.
Personagem

Cães dessa raça são muito bons em reconhecer quem é amigo e quem é estranho entre as pessoas ao seu redor. Além disso, demonstram essa percepção também em relação a outros animais. Os Cane Corsos são criaturas com um caráter equilibrado, mas ao mesmo tempo, são caracterizadas por alta agressividadePortanto, se esse animal decide atacar uma pessoa, deve ter tido um motivo. Isso acontece quando alguém tenta invadir seu território. Nesse caso, ele se torna ainda mais feroz e não esperará pelas ordens do dono, mas primeiro tentará deter o intruso.
Muitos destacam a inteligência e o bom desenvolvimento intelectual desses cães, e muitos se encantam com seus movimentos graciosos e porte robusto. Observar tais qualidades no Cane Corso é bastante incomum, visto que, por muitos anos, eles foram considerados cães de companhia. É extremamente difícil discernir neles qualquer traço de aristocracia arrogante, pois possuem uma alma vivaz e o temperamento tipicamente italiano.
Os italianos são conhecidos por serem muito sensíveis à família e às crianças, e essa característica foi transmitida aos cães dessa raça. Você pode esperar devoção absoluta ao proprietárioPortanto, todo o seu comportamento demonstrará submissão e o desejo de cumprir qualquer comando. Esses cães são muito obedientes e conseguem seguir qualquer comando na primeira tentativa. No entanto, eles não foram criados para treinamento mecânico; sua função principal é proteger e guardar.
Os Cane Corsos estão constantemente atentos, monitorando cada movimento de estranhos. Se agirem impulsivamente, sinalizarão que estão sendo observados. Esses cães são únicos por terem autoconsciência, o que permite que brinquem com crianças pequenas. Quando deixados sozinhos com uma criatura tão inofensiva, os Cane Corsos serão muito cuidadosos com a criança e não permitirão que ela caia ou se assuste. Dada a sua natureza protetora, os Cane Corsos farão tudo o que puderem para evitar que a criança chore.
Cuidados e manutenção do Cane Corso
Esses cães precisam de cuidados não apenas para se manterem saudáveis, mas também para terem... oportunidade para reproduçãoO dono de um filhote de raça pura com excelente pedigree pode perder instantaneamente a oportunidade de apresentá-lo em uma exposição e usá-lo para reprodução se não prestar a devida atenção aos seus cuidados.
Instruções de cuidado
Normalmente, esses filhotes não causam mais problemas aos seus donos, no entanto. Existem várias regras., que deve ser observada.
Em primeiro lugar, você precisa designar um local onde seu animal de estimação irá descansar e dormir. É aqui que entra em jogo o passado desta raça: afinal, seus ancestrais, muitos séculos atrás, viviam em áreas cercadas, que geralmente serviam como quintais da aldeia. Portanto, mesmo naquela época, esses cães desenvolveram o hábito de considerar qualquer cerca como seu limite;
- Um Cane Corso se comportará de maneira semelhante em seu apartamento: se o filhote tiver acesso a qualquer cômodo desde o nascimento, todo o apartamento será percebido por ele como seu domínio, portanto, ele desconfiará de visitas ou prestadores de serviços, apesar de todos os seus pedidos;
- Os donos de cães da raça Cane Corso que vivem ao ar livre devem ter um cuidado redobrado com esses filhotes. Eles não conseguem sobreviver facilmente a invernos rigorosos. Portanto, qualquer casinha que você construir para o seu pet deve ser isolada termicamente.
- Se você decidir manter filhotes pequenos ao ar livre, é recomendável levá-los temporariamente para um cômodo aquecido no inverno, quando as geadas se tornam especialmente severas.
Muitos donos mudaram sua atitude em relação a esses animais devido ao prestígio da raça. Portanto, eles não acreditam mais que cães de grande porte sejam adequados apenas para quem vive em casas particulares. Isso explica a situação atual, em que Cane Corsos são cada vez mais vistos em apartamentos urbanos.
No entanto, você deve manter seu filhote ativo regularmente. por meio de uma variedade de jogos e atividades físicasCaso contrário, você poderá ter sérias preocupações com a segurança de seus móveis e acabamentos. Para minimizar esses danos, recomenda-se levar seu animal de estimação para passear com mais frequência. No entanto, não basta apenas passar tempo ao ar livre com seu cachorro — inclua brincadeiras e corridas variadas antes do passeio.
Ao cuidar da pelagem de um filhote de Cane Corso, preste atenção especial à condição do pelo. Você precisará escová-lo com uma escova rígida de tempos em tempos. Lembre-se de que parasitas podem causar danos significativos ao animal, já que ele não possui subpelo. Portanto, após o inverno, você deve tratá-lo regularmente contra pulgas e carrapatos para garantir que seu pet permaneça saudável e feliz pelo maior tempo possível.
A limpeza das orelhas é um procedimento de higiene necessário. Isso deve ser feito especialmente em cães com orelhas cortadas. As orelhas podem ficar rapidamente obstruídas com sujeira, mas removê-la é muito fácil: basta usar gaze embebida em uma solução específica.
Alimentação

A dieta de um filhote deve ser o mais variada possível. Portanto, mesmo que você possa alimentar seu Cane Corso apenas com carne e subprodutos, isso deve ser combinado com outros alimentos, geralmente mais baratos, que fornecerão ao cão os nutrientes necessários. Os mais importantes são:
- produtos lácteos;
- mingaus de cereais;
- vegetais;
- frutas;
- bagas.
Peixes crus com espinhas, especialmente peixes de água doce, devem ser excluídos da dieta de um filhote de Cane Corso, pois podem conter parasitas. Alimentos defumados, doces e alimentos ricos em carboidratos também devem ser evitados.
Tente com mais frequência. dê a ele ossos grandesAlimentar seu Cane Corso com carne crua é bastante arriscado. Nesse caso, você precisará consultar seu veterinário regularmente para a prevenção de parasitas.
Conclusão















Em primeiro lugar, você precisa designar um local onde seu animal de estimação irá descansar e dormir. É aqui que entra em jogo o passado desta raça: afinal, seus ancestrais, muitos séculos atrás, viviam em áreas cercadas, que geralmente serviam como quintais da aldeia. Portanto, mesmo naquela época, esses cães desenvolveram o hábito de considerar qualquer cerca como seu limite;

