Para donos de cães inexperientes, ensinar um filhote a fazer as necessidades no lugar certo pode ser um grande desafio. Esse processo exige paciência e conhecimento. Se, por exemplo, você começar a gritar com seu cão ou até mesmo puni-lo fisicamente, é improvável que obtenha sucesso imediato, e você poderá arruinar seu relacionamento com ele por um longo tempo. Entretanto, existem muitas maneiras de treinar um filhote para não fazer cocô dentro de casa.
Fralda ou jornais
Até que seu animal de estimação esteja totalmente vacinado, você não pode levá-lo para fora de casa. Isso significa que ele deve fazer suas necessidades dentro de casa. Mas onde?
Os Yorkies se adaptam bem ao porte pequeno; geralmente, eles têm acesso a caixas de areia dentro de casa, assim como os gatos. No entanto, não é comum que cães maiores usem caixas de areia. Mesmo assim, inicialmente, você precisará designar uma caixa de areia específica para o filhote. Pode ser uma caixa de areia grande, mas jornais ou tapetes higiênicos são mais comuns.
Um filhote muito jovem não consegue se segurar por muito tempo sem fazer suas necessidades. No início, ele nem entende que não pode. Tente mostrar que você não gosta disso. Faça isso com o tom e a voz, e definitivamente não grite.
Primeiro, coloque um jornal ou cobertor perto do local onde seu filhote dorme, de forma que fique visível. Os filhotes geralmente tentam fazer suas necessidades logo após dormir ou comer, cheirando o chão. Aproveite esse momento e leve seu novo companheiro rapidamente até o jornal. Se o filhote fizer suas necessidades ali, elogie-o e faça carinho. Depois de um tempo, ele virá até o jornal ou cobertor por conta própria.
Ao longo de vários dias, a fralda pode ser gradualmente movida para mais perto da porta, e então o animal de estimação associará a entrada do apartamento ao seu banheiro. Isso será muito útil quando você começar a andar.
Este método não produzirá resultados imediatos, mas muitos treinadores de cães o consideram o principal método para cães muito jovens.
Muitos jornais
Existe uma opção interessante, mas não menos eficaz. Ao sair, o filhote é trancado em um pequeno cômodo onde todo o chão é coberto com jornais. Ele se acostuma a fazer suas necessidades sobre eles. Depois de um tempo, os jornais são removidos um a um. Por fim, resta apenas um, no local desejado.
Caminhadas frequentes
Se possível, leve seu animal de estimação para passear com mais frequência. Evite brincar com ele até que ele faça suas necessidades. E não se esqueça de recompensá-lo quando isso acontecer.
Produtos químicos

"Smart Spray" é um produto de higiene que visa desenvolver nos cães o reflexo de defecar em local previamente designado.
Existem produtos específicos que podem ser pulverizados nas áreas onde o filhote continua a defecar, independentemente do que aconteça. Isso o desencorajará a fazê-lo nesses locais específicos. Se não houver produtos disponíveis, você pode limpar o chão com uma solução fraca de vinagre.
Passear com outros cães
Às vezes, depois de ser treinado para usar fralda, seu amiguinho se recusa a fazer o que precisa ser feito na rua. Nesse caso, você pode passeá-lo até que ele se canse, mas é muito mais fácil deixá-lo sair com animais mais velhos. Um bom exemplo é fundamental!
O segredo é ter paciência e evitar punições físicas. E lembre-se, os cães só adquirem autocontrole completo por volta dos cinco meses de idade.




