O uivo do cachorro não só incomoda os donos, como também pode gerar diversas reclamações dos vizinhos. Para resolver a situação, é importante descobrir por que o cachorro está uivando e se comportando de forma inadequada. Existem várias razões possíveis.
Instinto
Os cães são aparentados aos lobos selvagens e, portanto, compartilham instintos naturais semelhantes. Os animais selvagens usam uivos para se comunicar uns com os outros. Isso os ajuda a caçar presas em conjunto, a alertar sobre perigos e a avisar da aproximação de intrusos em seu território.
Cães domésticos conseguem ouvir o uivo de outro cão a uma grande distância e respondem a ele, enquanto uma pessoa pode não ouvir o segundo participante no diálogo canino.
Não há como reprimir os instintos do seu cão, mas para incentivar uma interação mais frequente com outros cães, escolha passeios onde eles possam interagir uns com os outros de perto.
O animal de estimação não está se sentindo bem.
Quando um cachorro está doente, ele pode começar a uivar, tentando chamar a atenção do dono para que este perceba o estado de saúde precário do animal e o ajude.
Quando parece que seu cachorro está uivando sem motivo aparente, você precisa examinar mais de perto a saúde dele.
Se o seu animal estiver respirando com dificuldade, estiver inativo, mancando, salivando excessivamente ou apresentando qualquer outro comportamento anormal, o uivo provavelmente se deve a alguma doença. Nessa situação, você deve consultar um veterinário imediatamente.
Tédio causado pela solidão
Um cachorro pode uivar quando seus donos estão ausentes, e os vizinhos só ficam sabendo desse comportamento quando ouvem reclamações. Essa é uma forma do animal expressar a saudade que sente do seu dono quando está sozinho e sem nada para fazer.
Para ajudar seu cão a lidar com a solidão sem sofrimento, você precisa acostumá-lo gradualmente a ela. Desde filhote, seu cão deve ficar sozinho em casa todos os dias, saindo pela porta por pelo menos 15 a 20 minutos diários. Se ele se comportar bem, recompense-o com petiscos. Para mantê-lo ocupado enquanto estiver sozinho, considere comprar uma variedade de brinquedos para cães.
Chamada para jogar
Se um cachorro uiva na presença do dono e tenta chamar a atenção com todo o seu comportamento, isso significa que o animal precisa de interação e brincadeiras com ele.
Os cães criam laços fortes com seus donos e sofrem com a falta de atenção. Se você passar mais tempo com seu animal de estimação e levá-lo para passeios mais longos e frequentes, o comportamento dele se normalizará e ele não o incomodará mais com seus uivos.
Fome
A fome, assim como a sede e a saúde debilitada, faz com que o animal alerte os humanos. Os donos podem se esquecer de alimentar seus cães antes de sair para o trabalho, e então todos ao redor terão que ouvir o uivo de um cão faminto.
A solução para esse problema depende inteiramente dos donos; basta verificar os comedouros dos seus animais de estimação com mais frequência. Também é uma boa ideia estabelecer um horário de alimentação e segui-lo rigorosamente.
Aviso de problemas
Às vezes, um cachorro tenta alertar outros sobre algum problema iminente latindo.
Graças ao seu olfato apurado, os animais detectam rapidamente odores estranhos, portanto, uivar pode sinalizar um vazamento de gás ou um incêndio. No entanto, às vezes esse comportamento pode pressagiar, por exemplo, um roubo ou a morte de um dono ou membro da família. Nesses casos, é difícil explicar como o animal pressente o perigo.
A princípio, pode parecer que seu cachorro está latindo sem motivo. Não há necessidade de repreendê-lo por esse comportamento. É importante descobrir o que o cachorro está tentando comunicar com o latido. Talvez ele esteja sentindo cheiro de queimado ou simplesmente chamando por companhia. Se o cachorro estiver saudável, com a comida sempre à mão e o dono passar tempo suficiente com ele, na maioria dos casos o latido não incomodará.



