Por que um cachorro uiva? Causas comuns e maneiras de corrigir o comportamento do seu animal de estimação.

Um cachorro que uiva é desagradável para o dono e para todos ao redor. É natural querer treinar seu animal de estimação para parar com esse comportamento. Mas, antes de tentar qualquer treinamento, é importante descobrir por que o cachorro está uivando. Proibições simples e punições severas provavelmente não funcionarão. Somente eliminando a causa subjacente você poderá livrar seu cachorro desse hábito negativo.

Por que um cachorro uiva? - Os principais motivos

Lobo uivando

A capacidade de uivar foi herdada pelos cães de seus ancestrais predadores, os lobos.

O uivo de um cão, especialmente à noite, assusta e irrita muitas pessoas. Essa reação a esses sons deve-se, em parte, à crença popular de que o uivo de um cão pressagia diversos infortúnios.

  • À lua - para uma mudança climática para pior;
  • Numa noite escura e sem lua - rumo a problemas iminentes e até mesmo à guerra;
  • Observando uma pessoa específica – sua doença ou morte;
  • Uivos em massa de cães na área - em homenagem a uma pessoa morta em uma área povoada;
  • O uivo de um cão sem-teto significa más notícias vindas de longe;
  • O uivo de um animal de estimação, acompanhado de uma leve inclinação da cabeça em direção ao chão, significa a morte de um membro da família.

Zoólogos e treinadores de cães são céticos em relação aos presságios populares. Na opinião deles, esse comportamento do cão só pode ser explicado pelo seu próprio estado físico ou mental. Em cada caso específico, existe uma explicação completamente lógica:

  • Deterioração da saúde. O animal está tentando comunicar uma doença ao seu dono. Esta é uma forma de demonstrar preocupação e, ao menor sinal de doença, o dono deve levar o animal ao veterinário.
  • Desconforto. O animal pode estar com frio, fome ou incomodado por um cheiro forte.
  • Instintos. Às vezes, os cães uivam para alertar sobre perigos que ameaçam seus donos ou sua casa.
  • Temer. Os cães se assustam com barulhos altos, luzes piscantes e fogos de artifício. Nessa situação, uma pessoa grita e o cachorro uiva.
  • Anseio. Essa é a razão mais comum para um cachorro uivar, especialmente quando está acorrentado. Uivar é uma forma de sublimar a solidão, uma manifestação da falta de atenção humana.
  • Instinto básico. Ao sentir a presença de uma fêmea por perto, um cão macho pode começar a uivar, exigindo ser levado para um "encontro". Punir um animal de estimação por esse comportamento é insensato e até cruel. É melhor proporcionar a ele a oportunidade de satisfazer esse desejo natural, organizando um encontro com o sexo oposto.
  • Desejo de se comunicar com outros seres humanos. As pessoas usam telefones para se comunicar com entes queridos à distância, e os cães usam suas vozes para o mesmo propósito. Dessa forma, eles comunicam sua localização para outros cães em toda a área.
  • Segurança do território. Ao ouvir passos estranhos, um cachorro uiva para alertar seu dono sobre o perigo.
  • Expressão de insatisfação com as ações do proprietário. Os cães não gostam que manipulem seus corpos: banho, escovação, corte de unhas, etc. Ao começarem a uivar alto e prolongadamente, tentam forçar o dono a desistir e deixá-los em paz.

A explicação lógica para o uivo acompanhado da inclinação da cabeça em direção ao chão é a sensação do cheiro de uma pessoa gravemente doente. Processos irreversíveis no corpo de uma pessoa em fase terminal causam um odor específico que somente o nariz sensível de um cão consegue detectar. O animal tapa o nariz para se proteger desse cheiro mortal, expressando seu descontentamento e saudade da perda iminente com um uivo ou gemido plangente.

Em diferentes momentos do dia

Em primeiro lugar, é importante entender por que um cachorro uiva de manhã, à tarde ou à noite, e o que ele quer comunicar ao seu dono:

  • Uivar à noite é simplesmente um sinal de tédio. Um cão jovem precisa de apenas algumas horas de sono, então ele não entende por que todos ao seu redor estão deitados imóveis e não interagem com ele. Esse comportamento só pode ser corrigido com treinamento adequado.
  • O miado diurno é uma manifestação de emoção, e nem sempre negativa. Um gato pode até miar de alegria, expressando prazer com uma brincadeira ou ao encontrar seu dono. Se não houver motivo para alegria, o miado é um pedido de atenção do dono. Pode ser que ele esteja buscando companhia, pedindo um passeio ou esteja com fome.
  • Uivar pela manhã é uma forma que o animal de estimação usa para manipular o dono. É uma maneira de forçar o dono a levá-lo para passear o mais rápido possível.

Existem raças ditas silenciosas, que são difíceis de fazer até mesmo latir. Esses cães "inteligentes" incluem whippets, shar-peis, akita inus e são-bernardos. Se um animal de estimação de uma dessas raças começar a uivar repentinamente, significa que ele tem problemas de saúde ou que algo está causando ansiedade ou medo.

Em um sonho

Um filhote de husky acorda e uiva.

Os cachorrinhos costumam uivar porque sentem falta da mãe.

O uivo de um cachorro dormindo é uma reação aos sonhos. Os sonhos dos cães costumam ser muito mais vívidos do que os dos humanos. É comum ver um cachorro dormindo abanando o rabo, chutando as patas como se estivesse correndo, rosnando e latindo. Esse comportamento está associado ao processamento, pelo cão, dos eventos do dia.

Isso é mais comum em filhotes ou cães jovens, que são muito enérgicos e impressionáveis. Conforme o cão amadurece, seu sono se torna mais tranquilo e o uivo cessa.

Se o seu animal de estimação apresentar sono agitado constante, consulte um veterinário. Ele pode precisar de sedativos.

Quando você fica sozinho

O cachorro está uivando no quarto.

Quando uma pessoa se afasta apenas alguns metros de um cachorro, ele começa a choramingar, e agora imagine como é para ele estar sozinho em casa.

Um sentimento de solidão e inutilidade surge inevitavelmente em um cachorro deixado trancado em um apartamento ou acorrentado no quintal. O cão é um animal social e requer atenção quase constante do seu dono.

Quando o dono sai para trabalhar ou fazer outros recados, o cachorro se sente abandonado. O mesmo acontece com um cachorro que uiva no quintal. O animal não entende por que as luzes estão acesas na casa, por que se ouvem vozes e por que precisa passar um tempo sozinho, acorrentado perto da sua casinha. Ao uivar, o cachorro demonstra seu descontentamento com essa situação.

Existem raças que simplesmente não suportam ficar sozinhas. Quando deixadas sozinhas, elas uivam, rasgam ou mastigam vários objetos e arranham os móveis. Dachshunds, Malamutes do Alasca, Chihuahuas e Basset Hounds são considerados barulhentos. Se cães dessas raças forem deixados em um apartamento por longos períodos, os vizinhos certamente reclamarão com o dono.

Para a lua

O lobo uiva para a lua.

Existe uma teoria de que nem todos os cães uivam para a lua, mas principalmente aqueles que têm um estilo de vida mais livre, ou seja, os cães de rua.

O efeito da lua na psique humana e animal permanece em grande parte inexplorado. Durante a lua cheia, cientistas observam distúrbios do sono, problemas de saúde, apatia e até mesmo agressividade em algumas pessoas. Isso é especialmente verdadeiro para os animais, que são altamente sensíveis a fenômenos naturais.

Uivar para a lua é uma manifestação de ansiedade e medo, semelhante aos sentimentos humanos. É assim que o animal expressa seu estado de espírito ansioso, influenciado pela lua.

À música

Cachorro cantor

Muitas vezes, o "canto" dos cães se torna tema de vídeos que depois se tornam populares.

O peculiar "canto" dos cães ao som da música é um fenômeno comum. Quando um cachorro começa a uivar no ritmo de uma melodia, isso não significa que ele esteja sentindo emoções negativas. Se um som for desagradável, ele tentará se afastar dele em vez de choramingar ou uivar.

O uivo de um cachorro ao ouvir música é uma canção. Ele expressa sua apreciação pela música e demonstra suas próprias emoções positivas.

Os huskies são considerados a raça mais vocal. Esses cães raramente latem, dependendo inteiramente de ganidos, uivos e rosnados para se comunicar. Os esquimós acreditam que esse comportamento se deve à sua estreita relação com os lobos. Zoólogos atribuem isso ao fato de os huskies serem animais de matilha. Eles precisam de comunicação constante com outros cães. Quando vivem em apartamento, a raça considera sua família como sua matilha, por isso uivam constantemente ao interagir com pessoas.

Como impedir que um cachorro uive

O cão recebe a ordem de ficar em silêncio.

Escolha métodos suaves para impedir que os cães uivem; a crueldade não é apropriada neste caso.

Para livrar seu animal de estimação de um hábito desagradável, você deve primeiro tentar determinar a causa específica desse comportamento. Primeiramente, é importante descartar a possibilidade de doença. Um cão que uiva constantemente deve ser levado ao veterinário para que seu estado de saúde seja avaliado.

Se o cão não apresentar problemas de saúde física, é importante começar a trabalhar com as suas emoções:

  • Tente aumentar o tempo gasto caminhando e brincando com seu animal de estimação. Os passeios devem fornecer energia suficiente para o seu cão: um cão cansado não vai "dar show", especialmente à noite. Se o seu cão for de uma raça de caça, passeios regulares na natureza são essenciais para satisfazer seus instintos.
  • Ao deixar seu cachorro sozinho dentro de casa, certifique-se de que haja bastante comida e água. Providencie um cantinho especial para ele com os brinquedos necessários. Como alternativa, deixe um rádio ligado para ajudá-lo a se sentir mais presente.
  • Isole acusticamente o cômodo. A audição sensível dos cães os faz perceber sons na entrada ou em apartamentos vizinhos, e eles expressam ansiedade uivando ou latindo.
  • Ensine os comandos "quieto", "fique quieto" e "não". Isso lhe permitirá controlar o animal.
  • Se um cachorro uiva ao som de música, o melhor é desligar imediatamente a sua canção favorita. Também é melhor não recompensar o uivo com aplausos ou risadas. Quando o animal perceber que seus uivos trazem prazer ao dono, ele começará a uivar até mesmo à noite, apenas para ter um contato extra com ele. Será muito difícil fazer o cachorro parar de uivar nessa situação.
  • Recompense seu animal de estimação se ele parar de uivar de forma desagradável quando você der o comando: elogie-o e ofereça um petisco.
  • Castigue os uivos saindo de casa. Assim que o cão começar a uivar, o dono deve sair do cômodo e retornar assim que o animal parar. O cão entenderá que o dono está insatisfeito com seu comportamento e aprenderá a ficar quieto.
  • Uma maneira eficaz de lidar com um cachorro que uiva para chamar a atenção é ignorá-lo. Se o cachorro aprender que uivar pode atrair o dono para brincar ou levá-lo para passear, ele uivará com mais frequência.
  • Um cão que dorme ao ar livre em uma casinha pode ser deixado com algum objeto que pertença ao seu dono durante a noite. Isso criará uma sensação de presença humana e acalmará o animal.
  • Um método um tanto drástico para prevenir uivos é a coleira antilatido. Ela é equipada com um controle remoto que o dono usa para aplicar um choque elétrico no pescoço do cão sempre que ele uivar ou latir involuntariamente. Isso serve para treinar o cão a parar de uivar. Se o choque for acompanhado do comando "quieto" ou "fique quieto" todas as vezes, com o tempo, os comandos verbais sozinhos serão suficientes, eliminando o choque por completo.

Existem várias maneiras de fazer um cachorro parar de uivar, mas isso não significa que o animal deixará de sentir emoções negativas. O dono precisa garantir o conforto psicológico do animal; assim, seu estado emocional se estabilizará e o uivo cessará. Se o uivo for uma tentativa de comunicar problemas, o cachorro precisa de ajuda. Se for uma expressão de alegria, não adianta lutar contra ele, pois o animal também tem o direito de expressar suas emoções.

Comentários